Questões de Concursos Fiscal de Renda

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41Q1069805 | Português, Interpretação de Textos, Fiscal de Renda, SEFAZ RJ, CEPERJ

Texto associado.

TEXTO 1

RUI BARBOSA E O IMPOSTO SOBRE A RENDA MEMÓRIA DA RECEITA FEDERAL


O imposto sobre a renda teve em Rui Barbosa, primeiro Ministro da Fazenda do período republicano, um ardente defensor. Seu relatório de janeiro de 1891 dedica, com erudição e brilhantismo, 38 páginas ao tema. Mostra a história, as formas de aplicação do imposto e as propostas de adoção.
No relatório, Rui Barbosa lembrava as qualidades de um imposto justo, indispensável e necessário: “No Brasil, porém, até hoje, a atenção dos governos se tem concentrado quase só na aplicação do imposto indireto, sob sua manifestação mais trivial, mais fácil e de resultados mais imediatos: os direitos de alfândega. E do imposto sobre a renda, por mais que se tenha falado, por mais que se lhe haja proclamado a conveniência e a moralidade, ainda não se curou em tentar a adaptação, que as nossas circunstâncias permitem, e as nossas necessidades reclamam”.
Resumidamente, a proposta de Rui Barbosa se sustentava nos seguintes pilares:
1. O imposto incidiria sobre as rendas provenientes de propriedades imóveis, do exercício de qualquer profi ssão, arte ou ofício, de títulos ou fundos públicos, ações de companhias, juros e dívidas hipotecárias e de empregos públicos;
2. Estariam isentas as rendas não superiores a 800$000, a dos agentes diplomáticos das nações estrangeiras, rendimentos das sociedades de socorros mútuos e benefi cência e juros das apólices da dívida pública possuídas por estrangeiros residentes fora do país;
3. A declaração do contribuinte seria o ponto de partida do lançamento. O Fisco devia procurar outras fontes para a verificação fiscal, pois fi caria muito prejudicado caso se baseasse unicamente na declaração do contribuinte. Discordou da posição de alguns em entregar a determinação da renda unicamente ao arbítrio do Fisco. O arbitramento podia degenerar em arbítrio. Na sua visão, o arbitramento seria aceito se a renda não fosse conhecida fixa e precisamente, mas sujeito a conhecimento e impugnação do interessado, com todos os recursos do contencioso administrativo.
Suas sugestões, no entanto, não encontraram respaldo para serem postas em prática.

O texto 1 faz parte da “Memória da Receita Federal” porque:

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43Q1069815 | Economia, Macroeconomia, Fiscal de Renda, SEFAZ RJ, CEPERJ

A partir de janeiro de 2001, o Banco Central do Brasil passou a divulgar o Balanço de Pagamentos de acordo com a metodologia contida na 5ª edição do Manual de Balanço de Pagamentos do Fundo Monetário Internacional. A alternativa que nãorepresenta uma modificação metodológica é:

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44Q1069816 | Economia, Macroeconomia, Fiscal de Renda, SEFAZ RJ, CEPERJ

O item que não consta na conta de transações correntes do balanço de pagamentos do Brasil é:

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45Q1069819 | Economia, Microeconomia, Fiscal de Renda, SEFAZ RJ, CEPERJ

A receita total de uma empresa perfeitamente competitiva é máxima no nível de produção em que:

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46Q1069821 | Direito Tributário, Tributos Federais, Fiscal de Renda, SEFAZ RJ, CEPERJ

A empresa XX importou, para uso próprio, aparelho de tomogra?a computadorizada, a ser utilizado em um dos seus inúmeros estabelecimentos. Nos termos da Constituição Federal, sobre a operação deve incidir o seguinte tributo:

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47Q1069826 | Direito Tributário, Tributos Municipais, Fiscal de Renda, SEFAZ RJ, CEPERJ

O Imposto sobre a Propriedade Imobiliária (IPTU) é de competência municipal e tem a seguinte característica estabelecida pela Constituição Federal:

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48Q1069727 | Auditoria Governamental, Sistema de Controle Interno, Fiscal de Renda, SEFAZ RJ, CEPERJ

No desempenho do Controle Interno, conforme os respectivos campos de ação e os objetivos a alcançar, as auditorias realizadas serão de ordem:

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49Q1069742 | Auditoria, Documentos e Relatórios, Fiscal de Renda, SEFAZ RJ, CEPERJ

Ao elaborar relatório evidenciando os resultados dos exames efetuados, de acordo com a forma ou tipo de atividade realizada, o servidor do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Estadual deverá reunir, principalmente, informações quanto aos atos de gestão, fatos ou situações observados, utilizando linguagem sucinta e resumida, transmitindo o máximo de informações de forma breve. Esses procedimentos correspondem ao atributo de qualidade denominado:

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50Q1069750 | Contabilidade Pública, Contabilidade Pública, Fiscal de Renda, SEFAZ RJ, CEPERJ

O poder que uma entidade pública possui de participar nas decisões políticas, financeiras e operacionais de outra entidade da qual receba recursos financeiros a qualquer título é denominado:

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51Q1069751 | Administração Financeira e Orçamentária, Despesa Pública, Fiscal de Renda, SEFAZ RJ, CEPERJ

As despesas orçamentárias destinadas a atender a despesas e investimentos ou inversões financeiras de outras esferas de governo ou de entidades privadas sem fins lucrativos, observado, respectivamente, o disposto nos artigos 25 e 26 da Lei de Responsabilidade Fiscal, serão identificadas pelo elemento de despesa denominado:

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52Q1069753 | Contabilidade Pública, Sistema Contábil, Fiscal de Renda, SEFAZ RJ, CEPERJ

O desdobramento suplementar dos elementos de despesa, para atendimento das necessidades de escrituração contábil e controle da execução orçamentária, será feito de forma:

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53Q1069758 | Contabilidade Geral, Balanço Patrimonial, Fiscal de Renda, SEFAZ RJ, CEPERJ

O prejuízo no exercício deverá ser obrigatoriamente absorvido, pelos saldos de quais contas, respectivamente:

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54Q1069763 | Contabilidade Geral, Investimentos, Fiscal de Renda, SEFAZ RJ, CEPERJ

A operação pela qual uma companhia transfere parcelas do seu patrimônio para uma ou mais sociedades, constituídas para esse fim ou já existentes, extinguindo-se ou dividindo-se seu cpital, é denominada:

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55Q1069771 | Contabilidade Geral, Demonstração do Resultado do Exercício, Fiscal de Renda, SEFAZ RJ, CEPERJ

Considere os dados abaixo, retirados da contabilidade de determinada empresa:

Despesas operacionais ..................................... 568.800,00

Lucro antes do IR e CSLL............................... 4.550.400,00

Participação de administradores................................... 10%

Participação de empregados........................................... 8%

Participações de debenturistas....................................... 5%

Prejuízos acumulados......................................... 113.760,00

Provisão para IR e CSLL.................................... 341.280,00

Reserva legal.................................................................. 5%

Com base nesses dados, pode-se afirmar que o lucro líquido do exercício dessa empresa no final do exercício foi:

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56Q1069774 | Contabilidade Geral, Contabilidade, Fiscal de Renda, SEFAZ RJ, CEPERJ

Os títulos negociáveis, sem valor nominal e estranho ao capital social e que conferirão aos seus titulares direito de crédito eventual contra a companhia, consistente na participação dos lucros anuais, são denominados:

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57Q1069807 | Raciocínio Lógico, Probabilidade, Fiscal de Renda, SEFAZ RJ, CEPERJ

Em uma empresa, 60% dos empregados são homens. Sabe- se, ainda, que 70% dos homens usam o crachá de identificação da empresa, ao passo que 80% das mulheres também o usam. Sabendo que um crachá foi encontrado no pátio da empresa, a probabilidade de esse crachá pertencer a uma mulher é de:

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58Q1069814 | Estatística, Estatística Descritiva Análise Exploratória de Dados, Fiscal de Renda, SEFAZ RJ, CEPERJ

As variáveis X e Y possuem covariância negativa. Pode-se dizer então que:

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59Q1069828 | Direito Administrativo, Regime Jurídico Administrativo, Fiscal de Renda, SEFAZ RJ, CEPERJ

O servidor Mévio é submetido a processo administrativo disciplinar na repartição W, não tendo sido comunicado de vários atos praticados pela Comissão processante, vindo a ser condenado à pena de advertência. Nesse caso, houve violação do seguinte princípio aplicável à Administração Pública:

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60Q1069721 | Legislação Estadual, Legislação do Estado do Rio de Janeiro, Fiscal de Renda, SEFAZ RJ, CEPERJ

No âmbito do Poder Executivo Estadual, segundo a Lei n.º 287/79, para o desempenho do controle interno são competentes os seguintes órgãos:

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