Início

Questões de Concursos Fisioterapeuta

Resolva questões de Fisioterapeuta comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1321Q796710 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de São José SC, ESAG

A técnica de EDIC é descrita como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1322Q797738 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, SES DF, CESPE CEBRASPE

Com relação ao controle da ventilação, julgue os itens a seguir. A força de contração dos músculos inspiratórios é controlada pelo núcleo para-ambíguo, área caudal do grupo respiratório ventral.
  1. ✂️
  2. ✂️

1323Q799302 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Sabendo-se que a diabetes aumenta o risco de doença coronariana, podemos mencionar como efeitos da fisioterapia, respectivamente, a redução na concentração sangüínea de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1324Q796232 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de São José SC, ESAG

Atividade coreiforme e balismo são descritas concomitantemente como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1325Q797297 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, HUGG UNIRIO RJ, IBFC

Leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta. Considerando a displasia broncopulmonar (DBP) quanto à definição, fisiopatologia e conduta fisioterapêutica.

I. A DBP é uma patologia de início súbito.

II. O prematuro de muito baixo peso está constantemente predisposto a desenvolver DBP.

III. DBP é definida como patologia crônica que leva a dependência de O2.

IV. O tratamento fisioterapêutico deve ser baseado nas alterações clínicas, radiológicas e na sintomatologia da doença.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1326Q797044 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, SES CE, UECE

No acidente vascular encefálico a reação associada em que a adução ou abdução do membro normal provoca uma resposta semelhante no membro afetado é denominada:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1327Q800375 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE

De acordo com a abordagem de tratamento de reeducação do períneo proposta por Souchard (1989), analise as afirmativas a seguir:

1. A posição de trabalho na reeducação do períneo é com o indivíduo deitado em decúbito dorsal, sacro no chão, lordose lombar corrigida, pernas apoiadas no chão e joelhos fletidos para favorecer a ação diafragmática.

2. O contato direto sobre os bordos do esfíncter anal permite sentir o aumento do volume perineal durante a expiração.

3. No bloqueio diafragmático em inspiração com hiperlordose lombar que o acompanha, o períneo encontra-se distendido ao nível de seus bordos.

4. Um dos exercícios a ser realizado é a contração dos esfíncteres durante a expiração incluindo o contato direto sobre os bordos do esfíncter anal, a fim de se obter um melhor relaxamento no tempo inspiratório.

5. Uma das manobras do tratamento consiste na solicitação da “expiração pelos esfíncteres”, na qual o diafragma deve se contrair paradoxalmente no tempo expiratório.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1328Q798587 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Natividade RJ, CONSULPLAN

Para o tratamento fisioterap¨ºutico da polimiosite em fase aguda indica©se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1329Q797577 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca da monitorização do sistema respiratório, julgue os itens seguintes. A pressão média das vias aéreas correlaciona-se claramente com a pressão alveolar apesar da diferença entre a resistência inspiratória e expiratória.
  1. ✂️
  2. ✂️

1330Q800905 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Polícia Civil PA, CESPE CEBRASPE

Acerca da legislação profissional na área de fisioterapia, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1331Q800908 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Venda Nova do Imigrante ES, CONSULPLAN

O uso de drogas em aerossol é comum em pacientes com afecções pulmonares. A correta prescrição e a orientação do uso de tais drogas, por profissionais da área de saúde, são fundamentais para o sucesso da terapia. Sendo assim, analise as afirmativas sobre o tema.

I. Embora os MDI’s (inaladores com dosímetro) produzam partículas na faixa respirável (de 9 a 12 ?m), a velocidade e a dispersão iniciais podem comprometer a eficácia do tratamento.

II. A velocidade e a dispersão iniciais da nuvem de aerossol fazem com que cerca de 80% da dose que deixam o ativador impactem e se depositem na orofaringe.

III. A deposição importante na orofaringe pode ser um fator na absorção sistêmica de algumas drogas, já a deposição pulmonar varia de 10 a 20%.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1332Q797335 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Uma mulher de quarenta e dois anos de idade, com histórico de tratamento de câncer do colo do útero, histerectomia e exame negativo do linfonodo sentinela inguinal, foi atendida no ambulatório de fisioterapia ginecológica com diagnóstico de incontinência urinária e prolapso grau II. O estudo urodinâmico revelou fluxo urinário máximo de 22 mililitros por segundo e capacidade vesical de 350 mililitros.

Considerando esse caso clínico, julgue os próximos itens.

O tratamento fisioterapêutico do assoalho pélvico na incontinência urinária da paciente será mais efetivo se realizado em grupos do que de forma individual.
  1. ✂️
  2. ✂️

1333Q800675 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, SESA ES, CESPE CEBRASPE

Um paciente com quarenta e dois anos de idade, motorista de ônibus, com jornada de trabalho diária de sete horas, sedentário, com sobrepeso do tipo 1, apresentando quadro de lombalgia funcional, poderá ter como consequência da postura sentada por longo período

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1334Q800165 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Um paciente de cinquenta e dois anos de idade, com 180 cm de altura e 75 kg, portador de doença pulmonar obstrutiva crônica, está internado no ambulatório de clínica médica com grave pneumonia adquirida na comunidade, o que lhe tem gerado dificuldade de manter ventilação espontânea. Na avaliação, o paciente apresentava-se consciente no leito e com volume respiratório de 2,5 L/min. Destacam-se, ainda, a presença de uma grande cicatriz em região da testa, com fios da sutura à mostra, e o histórico de uma anastomose de esôfago, recente. Nesse momento, a equipe de fisioterapia considera a realização do suporte ventilatório não invasivo e invasivo para o tratamento do paciente.

Acerca desse caso clínico, julgue os próximos itens.

O quadro clínico descrito é compatível com insuficiência respiratória alveolocapilar.
  1. ✂️
  2. ✂️

1335Q801192 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Em relação às enfermidades neurológicas, ósseas, articulares, dos nervos periféricos e aos traumatismos medulares, julgue os itens subseqüentes.

As doenças ou lesões do neurônio motor superior que estabelece sinapse com o motoneurônio inferior levam a um estado de flacidez ou tônus muscular diminuído.

  1. ✂️
  2. ✂️

1336Q796594 | Fisioterapia, Fundamentos da Saúde, Fisioterapeuta, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

Paciente de 25 anos deu entrada na UTI com um quadro de choque séptico em função de peritonite e insuficiência respiratória grave (síndrome da angústia respiratória em fase avançada), sendo necessário usar drogas vasoativas e IOT (intubação orotraqueal), com suporte ventilatório mecânico (VM). Com esse quadro, foi realizada gasometria arterial cujos resultados foram os seguintes: pH = 7,22; PaCO2 = 55 mmHg; [HCO3] = 19 mEq/L; BE = -7,5mEq/L. Considerando esse caso, o distúrbio ácido-básico que apresenta o paciente é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1337Q798652 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Limeira SP, CESPE CEBRASPE

O colabamento alveolar pode ocorrer em pacientes que apresentem insuficiência respiratória associada à diminuição da capacidade efetiva de tosse. Os fatores que contribuem para o aparecimento desse quadro clínico incluem

aumento da complacência pulmonar.

  1. ✂️
  2. ✂️

1338Q683459 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, AL GO, IADES, 2019

Um paciente com 75 anos de idade, diabético e hipertenso, foi atendido como vítima de acidente carro x carro. Como consequência do acidente, sofreu fraturas na diáfise do fêmur e tíbia à esquerda, com extensa exposição de partes moles, fraturas nas costelas II a VI e traumatismo cranioencefálico. Foi atendido com rapidez pelo Corpo de Bombeiros e levado ao hospital, onde, após a fixação das fraturas, está sendo mantido sedado, sob ventilação mecânica por TOT.

Acerca desse caso clínico, assinale a alternativa correta em relação à adequada assistência fisioterapêutica em terapia intensiva.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1339Q801488 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

As fraturas de colo de fêmur são lesões comuns nos idosos e freqüentemente devido a traumas triviais. Considerando seu mecanismo, essas fraturas ocorrem porque, nessa faixa etária,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1340Q797924 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

Marque a afirmativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.