Início

Questões de Concursos Fisioterapeuta

Resolva questões de Fisioterapeuta comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2081Q797518 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, HUJB UFCG PB, AOCP

Paciente feminina, 69 anos, foi submetida a uma artrodese do quadril. No exame da marcha, o fisioterapeuta observa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2082Q798808 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Em relação à epidemiologia clínica, julgue os itens seguintes. O ensaio clínico aleatorizado é o melhor método para testar uma intervenção terapêutica. No caso de um ensaio clínico de efetividade, pretende-se responder se o tratamento funciona em condições controladas, isto é, em condições ideais.
  1. ✂️
  2. ✂️

2083Q800866 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Analise as afirmativas abaixo sobre a unidade musculotendínea e assinale a alternativa correta.

I. A distensão muscular é causada pelo alongamento excessivo do músculo ou pela contração forçada contra uma sobrecarga.

 II. As câimbras acontecem pela perda excessiva de água, sódio, potássio, magnésio e cálcio.

III. Não é encontrada inflamação na tendinose, somente degeneração no tendão.

IV. A compressão traumática do tecido mole que resulta em sangramento nos tecidos circundantes é chamado de contusão.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2084Q796781 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Ibiraçu ES, CONSULPLAN

O sistema respiratório funciona sobretudo para trocar oxigênio e dióxido de carbono entre a atmosfera e as células do corpo. O sistema respiratório deve mover o gás para dentro e para fora dos pulmões com o mínimo de trabalho. Com relação à anatomia do sistema respiratório do adulto, analise as afirmativas a seguir.

I. O tórax é formado pela caixa torácica, pelas vértebras, pelas vértebras torácicas e pelo esterno. Ele contém o esôfago, a traqueia, os pulmões, o coração e os grandes vasos. O tórax possui uma forma cilíndrica e é limitado pelo diafragma em sua base.

II. O mediastino divide o tórax verticalmente, separando as cavidades pleurais esquerda e direita. O mediastino é limitado de cada lado das cavidades pleurais pela pleura parietal e anteriormente pelo esterno, posteriormente pelas vértebras torácicas, inferiormente pelo diafragma e superiormente pela entrada torácica.

III. Os pulmões são dois órgãos em forma de cone. Eles estão localizados nas cavidades pleurais, separados pelo mediastino. Os pulmões do adulto médio pesam cerca de 800 g, mas seu volume é de 90% de gás e somente 10% de tecido.

IV. A caixa torácica inclui as vértebras torácicas, o esterno e as costelas e cartilagens costais. Essas estruturas fornecem suporte e proteção para as vísceras torácicas. Elas também servem como pontos de origem e inserção para os músculos respiratórios.

Está(ão) INCORRETA(s) apenas a(s) afirmativa(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2085Q799865 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, HUGG UNIRIO RJ, IBFC

Assinale a alternativa correta. Segundo Piaget, o desenvolvimento mental do lactente e da criança pequena depende da capacidade de mover-se normalmente para perceber o ambiente e agir sobre ele. Isso ocorre no (s) primeiro (s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2086Q800890 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Recife PE, COVEST

Na utilização da eletroterapia, podemos afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2087Q799115 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, SEAD PA, CESPE CEBRASPE

A respeito da ventilação mecânica, julgue os itens que se seguem.

A principal diferença entre a ventilação mecânica invasiva e a ventilação mecânica não-invasiva é o modo ventilatório.

  1. ✂️
  2. ✂️

2088Q798097 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Ibiraçu ES, CONSULPLAN

Os protocolos terapêuticos respiratórios podem ser formulários escritos ou podem utilizar algoritmos (fluxogramas lógicos). O American College of Chest Physicans (ACCP) identificou os elementos de um protocolo terapêutico respiratório que podem servir como guia para o desenvolvimento de protocolos. Com relação a estes elementos, analise as alternativas a seguir.

I. Objetivos claramente determinados.

II. Descrição que inclui um algoritmo e das opções nos pontos de decisão e de ação.

III. Descrição das complicações potenciais e correções.

IV. Descrição dos pontos finais e de decisão em que o médico deve ser contatado e o programa do protocolo.

Estão corretas as alternativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2089Q797083 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de São José SC, ESAG

Sobre as doenças vasculares cerebrais e suas causas, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2090Q800671 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura Vitorino Freire MA, Instituto Graça Aranha

A marcha patológica deve ser obervada pelo fisioterapeuta desde a entrada do paciente na sala de avaliação. É observado que um paciente apresenta apoio do calcanhar de forma vigorosa e hiperextensão do joelho de forma abrupta além de espessamento do coxim do calcanhar durante a marcha. A causa de tal alteração na marcha provavelmente será:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2091Q800933 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Considerando-se que a lesão vascular cerebral mais freqüente ocorre na cápsula interna. Sendo assim, quanto ao tônus muscular esperado no Acidente Vascular Cerebral, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2092Q799910 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Palmares PE, NECONSULTORIA

A dispersão de um feixe de Ultra-som é resultado de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2093Q799408 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura Poço de José de Moura PB, EDUCA Assessoria Educacional

Durante a exacerbação da asma, os estudos da função pulmonar mostram

I. Diminuição do VEF1, da capacidade vital e do volume de reserva inspiratória.

II. Aumento do volume residual, da capacidade residual funcional e da capacidade vital.

III. Diminuição do volume de reserva inspiratória, da capacidade pulmonar total e da capacidade residual funcional.

IV. Aumento do volume residual e do VEF1.

Somente está CORRETO o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2094Q796338 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Em relação à neuroanatomia, à neurofisiologia muscular, à cinesiologia e às fases da marcha, julgue os itens que se seguem.

A ruptura do ligamento cruzado anterior da articulação do joelho pode ser avaliada pelo sinal da gaveta posterior positivo.

  1. ✂️
  2. ✂️

2095Q799156 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, SEAD SE, CESPE CEBRASPE

Com relação à abordagem do paciente com paralisia cerebral e consequente atraso no desenvolvimento motor, julgue os itens subsequentes.

Por volta do 4.º mês de vida, o lactente, estando em decúbito dorsal, é capaz de levantar a cabeça e os ombros, antecipando a ajuda de alguém para se deslocar para a posição sentada.

  1. ✂️
  2. ✂️

2096Q798133 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Queimados RJ, CEPUERJ

A progressão da prescrição de um programa de exercícios terapêuticos depende do estágio da lesão, dos objetivos e da estabilidade dos sintomas. Nos casos de sintomas instáveis e exacerbações frequentes, a progressão objetiva:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2098Q799937 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Limeira SP, CESPE CEBRASPE

No que se refere à utilização da diatermia por microondas, seus fundamentos físicos, indicações e contra-indicações, julgue os itens que se seguem.

O grau de penetração das microondas é proporcional ao seu comprimento de onda e, assim, inversamente proporcional à sua freqüência

  1. ✂️
  2. ✂️

2099Q798152 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Criciúma SC, FEPESE

Conforme os achados da Esclerose Múltipla (EM), e seus sintomas característicos como a tríade de Charcot, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2100Q799694 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, FSPSCE RS, MSConcursos

É o componente fundamental estrutural e funcional do sistema nervoso. Possui a capacidade de responder a estímulos originando e conduzindo sinais elétricos. Podem ser curtos ou bem longos, como o nervo isquiático que sai da medula e vai até o hálux. É formado por um corpo celular (soma), e um ou mais prolongamentos contendo citoplasma que partem do corpo celular. Esses prolongamentos podem ser de dois tipos: dendritos e os axônios, sendo que o primeiro transmite os impulsos ao corpo celular (receptor) e o segundo conduz os impulsos do corpo celular (condutor). Assinale a alternativa CORRETA para a definição acima:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.