Início

Questões de Concursos Fisioterapeuta

Resolva questões de Fisioterapeuta comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


341Q796516 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, SESA ES, CESPE CEBRASPE

Com relação à terapia com infravermelho, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

342Q798926 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Maricá RJ, FUNRIO

Na avaliação do paciente com disfunção do músculo cardíaco, considera-se critério de contra-indicação para a cinesioterapia:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

343Q799973 | Fisioterapia, Fisioterapia Cardiovascular, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Um paciente de cinquenta e dois anos de idade, com 180 cm de altura e 75 kg, portador de doença pulmonar obstrutiva crônica, está internado no ambulatório de clínica médica com grave pneumonia adquirida na comunidade, o que lhe tem gerado dificuldade de manter ventilação espontânea. Na avaliação, o paciente apresentava-se consciente no leito e com volume respiratório de 2,5 L/min. Destacam-se, ainda, a presença de uma grande cicatriz em região da testa, com fios da sutura à mostra, e o histórico de uma anastomose de esôfago, recente. Nesse momento, a equipe de fisioterapia considera a realização do suporte ventilatório não invasivo e invasivo para o tratamento do paciente.

Acerca desse caso clínico, julgue os próximos itens.

Em caso de utilização do suporte ventilatório não invasivo, as pressões deverão se limitar a, no máximo, 15 cmH2O.
  1. ✂️
  2. ✂️

344Q691204 | Legislação Estadual, Fisioterapeuta, AL GO, IADES, 2019

Nos termos da Resolução n° 1.007/1999, compete à Presidência, em matéria administrativa,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

345Q801296 | Fisioterapia, Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Uma mulher de cinquenta anos de idade relata ter sofrido uma lesão nervosa periférica decorrente de um acidente com uma porta de vidro que ocasionou um corte profundo na região próxima do punho. Na avaliação fisioterapêutica, foi observado que a paciente apresenta déficits motores para realizar a extensão do punho e a extensão das articulações metacarpofalangeanas do segundo ao quinto dedos, além da abdução e da extensão do polegar.

A respeito do caso clínico descrito, julgue os itens a seguir.

A deformidade de mão em garra é comum nesse tipo de lesão.
  1. ✂️
  2. ✂️

346Q797713 | Fisioterapia, Fisioterapia em Ginecologia e Obstetrícia, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Uma mulher de quarenta e dois anos de idade, com histórico de tratamento de câncer do colo do útero, histerectomia e exame negativo do linfonodo sentinela inguinal, foi atendida no ambulatório de fisioterapia ginecológica com diagnóstico de incontinência urinária e prolapso grau II. O estudo urodinâmico revelou fluxo urinário máximo de 22 mililitros por segundo e capacidade vesical de 350 mililitros.

Considerando esse caso clínico, julgue os próximos itens.

O fluxo urinário máximo e a capacidade vesical obtidos no estudo urodinâmico indicam um prognóstico desfavorável de sucesso da cirurgia do assoalho pélvico.
  1. ✂️
  2. ✂️

347Q801371 | Fisioterapia, Fisioterapia Cardiovascular, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Um paciente de quarenta e cinco anos de idade apresentou, durante visita domiciliar do agente comunitário de saúde, pressão arterial registrada de 162 mmHg × 102 mmHg e foi rastreado como suspeito de ser hipertenso. Na consulta fisioterapêutica, a pressão arterial aferida, nos dois braços, foi de 175 mmHg × 105 mmHg (média de 3 medidas), e o paciente afirmou que esses eram os valores cotidianos de sua pressão arterial.

Acerca desse caso clínico, julgue os itens a seguir.

Para o paciente em questão, é recomendada a prática de atividade física de 5 a 7 dias por semana por, no mínimo, 30 min por dia, de forma contínua ou acumulada, em dois momentos de 15 min.
  1. ✂️
  2. ✂️

348Q799461 | Fisioterapia, Fisioterapia Cardiovascular, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Um paciente de cinquenta e dois anos de idade, com 180 cm de altura e 75 kg, portador de doença pulmonar obstrutiva crônica, está internado no ambulatório de clínica médica com grave pneumonia adquirida na comunidade, o que lhe tem gerado dificuldade de manter ventilação espontânea. Na avaliação, o paciente apresentava-se consciente no leito e com volume respiratório de 2,5 L/min. Destacam-se, ainda, a presença de uma grande cicatriz em região da testa, com fios da sutura à mostra, e o histórico de uma anastomose de esôfago, recente. Nesse momento, a equipe de fisioterapia considera a realização do suporte ventilatório não invasivo e invasivo para o tratamento do paciente.

Acerca desse caso clínico, julgue os próximos itens.

A utilização inicial de suporte ventilatório não invasivo é correta e segura, desde que o paciente apresente melhora do quadro clínico em até seis horas do início desse suporte.
  1. ✂️
  2. ✂️

349Q799505 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Funarte, FGV

O treinamento de equilíbrio envolve atividades que desafiam os limites de estabilidade do paciente e é importante que o fisioterapeuta dê os passos necessários para garantir a segurança do paciente nessa etapa da reabilitação. O equilíbrio pode ser dividido nas categorias de avaliação em estático, dinâmico, antecipatório, reativo e organização sensorial. Como intervenções propostas para essas categorias, se os déficits estiverem presentes, é correto relacionar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

350Q796438 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Fisioterapeuta, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Normalmente, o sucesso da reabilitação de um paciente pósoperatório depende, de forma considerável, das medidas corretas de fisioterapia após o procedimento cirúrgico, bem como do momento pré-operatório. Isso se aplica, por exemplo, em pacientes submetidos a artroplastia total de quadril. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes. A deambulação com andador é indicada no primeiro dia pósoperatório.
  1. ✂️
  2. ✂️

351Q800050 | Fisioterapia, Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Cáceres MT, CEV UFMT, 2017

“Paciente posicionado em decúbito dorsal com joelho flexionado à 15°. O Fisioterapeuta estabiliza o fêmur distal com uma mão e segura a tíbia proximal por trás com a outra mão. O Fisioterapeuta aplica uma força à tíbia proximal dirigida anteriormente”.

Esse texto refere-se ao Teste de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

352Q800967 | Fisioterapia, Fundamentos da Saúde, Fisioterapeuta, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

No sistema nervoso maduro, os neurônios fazem conexões muito específicas em sinapses, transmitindo informações do neurônio à célula pós-sináptica. Com relação a alguns dos eventos que ocorrem em uma sinapse química ativa, julgue os itens a seguir. Após a liberação do neurotransmissor na fenda sináptica, ocorre sua difusão através dessa fenda e a ativação do receptor da membrana, que se associa a um canal iônico, e que se abre assim que ocorre a ligação entre neurotransmissor e receptor.
  1. ✂️
  2. ✂️

353Q799197 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, SETEPS PA, CESPE CEBRASPE

Às 9 h da manhã, um paciente apresenta PaO2 de 85 mmHg, saturação arterial de oxigênio (SaO2) de 98% e hemoglobina de 14g/dL. Esse paciente sofre uma reação hemolítica que, repentinamente, diminui sua hemoglobina para 7g/dL. Assumindo que não há doença pulmonar, julgue os itens que seguem.

A PaO2 será reduzida, pois seu valor depende da quantidade da hemoglobina do sangue.

  1. ✂️
  2. ✂️

354Q797032 | Fisioterapia, Fisioterapia Neonatal e Pediátrica, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A internação hospitalar de crianças frequentemente produz preocupação, tristeza, ansiedade, medo e estresse. Para minimizar esses sentimentos, torna-se necessário humanizar o ambiente hospitalar. Acerca desse assunto, julgue os itens subsecutivos. Realizar festividades — como aniversariantes do mês, festas regionais — é uma estratégia de integração paciente/família com a equipe. No entanto, a equipe deve ser rígida e reforçar aos familiares e pacientes as regras do setor, para não haver perda do respeito.
  1. ✂️
  2. ✂️

355Q800627 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Criciúma SC, FEPESE

A incontinência urinária de esforço genuína se traduz pela perda involuntária de urina pela uretra, ocorrida quando a pressão intravesical exceder a pressão uretral máxima na ausência de contração do músculo detrusor.

 Sobre o tema e o tratamento fisioterapêutico, analise as afirmativas a seguir:

1. A contração voluntária do assoalho pélvico age mais especificamente nas fibras musculares do tipo II, fazendo com que elas se hipertrofiem, potencializando a força de contração perineal.

2. A eletroestimulação perineal fornece impulsos aferentes, reestabelecendo as conexões neuromusculares, melhorando a função da fibra muscular, aumentando seu tônus e alterando seu padrão de ação.

3. Estudos científicos mostram que a eletroestimulação endovaginal possui resultados promissores, sendo capaz de reeducar o assoalho pélvico, porém demonstra melhores resultados quando associada a outros métodos de tratamento conservador.

4. Estudos científicos apontam que o biofeedback, os cones vaginais e a eletroestimulação são complementos para os exercícios de fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico e que esses recursos complementares devem ser aplicados em sessões alternadas.

5. Para alcançar resultados significativos num programa de fisioterapia do assoalho pélvico é preciso conhecer a função do mesmo e saber como contrair sem relaxar a musculatura com o objetivo de retenção urinária.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

356Q692256 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, AL GO, IADES, 2019

A espirometria é uma das ferramentas diagnósticas mais utilizadas na avaliação funcional respiratória, constituindo um exame de ampla aplicabilidade e reprodutibilidade na grande maioria dos pacientes. Além dos valores obtidos de fluxos e volumes, a análise da morfologia da curva expiratória e inspiratória também traz informações diagnósticas importantes.

Em relação à espirometria, assinale a alternativa correta.
  
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

357Q797238 | Fisioterapia, Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia, Fisioterapeuta, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

A análise cinesiológica dos movimentos do tornozelo, e das necessidades de força e flexibilidade dos tecidos moles que envolvem essa área, é determinante para o tratamento de diversas lesões que acometem essa articulação. Com base nessa consideração, julgue os itens a seguir. No exercício de subir escadas, durante a fase de tração para cima, ou seja, na ascensão do corpo, a perna move-se posteriormente pela flexão plantar do tornozelo, para aumentar a sua posição vertical.
  1. ✂️
  2. ✂️

358Q797241 | Fisioterapia, Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia, Fisioterapeuta, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Com relação à abordagem do paciente na área da fisioterapia neuropediátrica, julgue os itens que se seguem. Na lesão de plexo braquial durante o parto, a mobilização e o estímulo dos movimentos do ombro devem ser iniciados imediatamente no pós-parto.
  1. ✂️
  2. ✂️

359Q798837 | Fisioterapia, Fisioterapia Cardiovascular, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

O teste cardiopulmonar de exercício (TCPE) associa as variáveis do teste ergométrico convencional com análise de gases expirados. Nesse sentido, esse teste é fundamental, em condições patológicas, para a avaliação da necessidade do uso de oxigênio e de respostas a tratamentos.
  1. ✂️
  2. ✂️

360Q796564 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, HUGG UNIRIO RJ, IBFC, 2017

Leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta. Considere o posicionamento terapêutico como intervenção que promove a estabilidade postural no recém-nascido.

I. A posição supina está mais associada a efeitos deletérios, como favorecimento do tônus extensor.

II. A posição supina favorece a estabilidade postural e o movimento de flexão e extensão da cabeça.

III. A posição prona permite a utilização dos músculos extensores da cabeça e promove a flexão das extremidades.

IV. A posição lateral permite simetria e movimentos de flexão antigravitacional.

V. A posição lateral auxilia na manutenção dos membros superiores na linha média e estimula o contato visual com as mãos.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.