Início

Questões de Concursos Fisioterapeuta

Resolva questões de Fisioterapeuta comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


941Q800552 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Em relação à radiologia torácica em adultos, julgue os itens a seguir. Para radiografia torácica, a posição de rotina é a anteroposterior: a parede anterior do tórax se apoia no chassi, e os ombros, sem se elevarem, são encurvados para frente.
  1. ✂️
  2. ✂️

942Q796977 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, TJ PE, SUSTENTE

A absorção de um fármaco é definida como a passagem da droga de seu local de administração para o plasma. Por conseguinte, é fundamental que se tenha segurança da absorção para eleger a melhor via de administração da droga. Sobre as vias de administração de fármaco, é INCORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

943Q799541 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, FEAES PR, PUC PR

Assinale a alternativa que indica CORRETAMENTE alterações anatomofisiológicas relacionadas ao envelhecimento.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

944Q799808 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Acari RN

A bronquiectasia se refere à dilatação anormal e irreversível dos brônquios causada pelas alterações destrutivas e inflamatórias das paredes das vias aéreas. Sobre tal enfermidade, analise as proposições a seguir:

( ) Com a obliteração sustentada das vias aéreas laterais, em virtude dos surtos de infecção, a pressão inspiratória se redistribui, atuando principalmente sobre as paredes das pequenas vias brônquicas, não ocluídas, que se dilatam.

( ) A perpetuação do processo inflamatório, em parte mediado por citocinas, com liberação de produtos derivados especialmente de neutrófilos, somada à reparação e fibrose, leva as manifestações clínicas comuns a doença.

( ) As alterações presentes na parede do brônquio favorecem a destruição dos cílios do epitélio e a deficiência dos mecanismos de defesa, aumentando o risco de infecções.

( ) Em vigência do processo infeccioso, assim como da dilatação dos vasos do epitélio, é comum o aparecimento de hemoptises.

( ) A assistência fisioterapêutica é de fundamental importância, principalmente no que concerne a desobstrução brônquica.

A sequência correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

945Q797762 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca do desmame da ventilação mecânica em pediatria, julgue os próximos itens. São causas mais frequentes da falha no desmame em pediatria o desequilíbrio entre a capacidade dos músculos respiratórios e o trabalho respiratório, a obstrução das vias aérea superiores, o excesso de secreção brônquica e a tosse ineficaz.
  1. ✂️
  2. ✂️

946Q798297 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, HUGG UNIRIO RJ, IBFC

Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo, nas afirmações sobre os modos de disparo da abertura da válvula inspiratória no início do ciclo ventilatório.

( ) No disparo a fluxo, o início do ciclo ventilatório é independente do esforço do paciente.

( ) No disparo a tempo, o início do ciclo ventilatório é independente do esforço do paciente.

( ) No disparo a volume, o início do ciclo ventilatório é independente do esforço do paciente.

( ) No disparo a tempo, o início do ciclo ventilatório é dependente do esforço do paciente e gera disparo mais fácil, menor esforço e reduz o dissincronismo.

A sequência correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

947Q798809 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens seguintes, considerando que as lesões medulares geralmente resultam em sérias deficiências, incluindo paraplegia, tetraplegia e paralisia completa. A compressão do nervo ulnar causa a síndrome do pronador.
  1. ✂️
  2. ✂️

948Q800120 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Queimados RJ, CEPUERJ

Algumas doenças que afetam o tecido dos pulmões alteram a distensibilidade do parênquima pulmonar. Em relação à complacência pulmonar, a sua redução permite que o volume pulmonar aumente e, durante a expiração, o fluxo expiratório é limitado por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

949Q798349 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Limeira SP, CESPE CEBRASPE

Durante o exercício terapêutico, diversas forças exercidas no segmento da coluna vertebral impõem modificações no posicionamento entre as vértebras e suas estruturas articulares. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem

Durante o movimento de flexão lateral de tronco, o núcleo pulposo desloca-se para o lado da convexidade da curva da coluna.

  1. ✂️
  2. ✂️

950Q800661 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Recife PE, COVEST

Sobre a fratura do colo do fêmur em idosos, podemos afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

951Q797847 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura Municipal De Colônia Do Gurguéia PI, Instituto Machado de Assis

Para minimizar a fadiga muscular durante a utilização da eletroterapia no início da recuperação funcional de um paciente submetido à reconstrução do ligamento cruzado anterior, o fisioterapeuta pode utilizar os procedimentos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

952Q801239 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Considere-se que um paciente com diagnóstico de tendinite patelar unilateral tenha recebido indicação de exercício terapêutico do tipo contração muscular excêntrica em cadeia fechada. Nesse exercício, o fisioterapeuta deve orientar o paciente a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

953Q797680 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2018

Nos pacientes com lesões medulares, identificar o nível da lesão auxilia no programa de tratamento da fisioterapia. Os grupos musculares chaves dos miótomos L4, L5 e S1 podem ser avaliados de acordo com a American Spinal Injury Association (ASIA). Assinale a alternativa em que estes aparecem corretamente ordenados.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

954Q800755 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, FUB, CESPE CEBRASPE

Com relação à doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), julgue os itens a seguir.

Nos casos de DPOC grave, é comum o parâmetro P0,1 apresentar-se elevado tanto na estabilidade quanto na exacerbação da doença.
  1. ✂️
  2. ✂️

955Q800760 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, HUGG UNIRIO RJ, IBFC

Assinale a alternativa incorreta. Entre as limitações do uso da ventilação não invasiva RPPI estão:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

956Q796941 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Liberato Salzano RS, FUNDATEC

Qual das patologias abaixo tem como característica movimentos lentos, involuntários, de retorcer-se, rolar ou serpentear-se?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

957Q801303 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, SESA ES, CESPE CEBRASPE

Um paciente de vinte e cinco anos de idade foi atendido em uma clínica fisioterapêutica. Durante a avaliação do membro superior direito, o fisioterapeuta solicitou ao paciente que permanecesse com o cotovelo fletido a 90.º, o antebraço em pronação, a mão fechada e o punho em extensão. O fisioterapeuta aplicou pressão, forçando a flexão do punho, com o antebraço do paciente estabilizado, e o paciente relatou dor súbita próximo à origem comum dos extensores do punho, no nível do epicôndilo lateral.

Com base no resultado do teste acima aplicado, a provável síndrome do paciente em questão é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

958Q796200 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Nas autoposturas respiratórias descritas por Ph.-E. Souchard, podemos realizar a expiração do tórax de diferentes formas. Podemos expirar a zona 1 (alto do tórax), zona 2 (terço médio) e zona 3 (ventre). Quais músculos precisam ser contraídos para expirar a zona 2 ?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

959Q798249 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de São João da Barra RJ, FUNRIO

A prática de exercícios amplos nas articulações do membro superior é fundamental durante a imobilização do punho ipsolateral na Fratura de Colles, como prevenção dos seguintes agravamentos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

960Q799303 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, SEAD PA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos à insuficiência respiratória.

Um exemplo de insuficiência respiratória hipoxêmica é um edema pulmonar cardiogênico que desenvolve uma relação PaO2/FiO2 < 200.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.