Questões de Concursos Fisioterapia

Resolva questões de Fisioterapia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q1004656 | Fisioterapia, Neurologia na Fisioterapia, Fisioterapia, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 18 anos, sexo masculino, sofreu fratura da coluna cervical após mergulhar em águas rasas. Permaneceu internado por 3 meses, devido a infeções de repetição, até a cirurgia ser realizada.
Ao receber alta hospitalar, foi encaminhado ao ambulatório de um serviço de Fisioterapia Neurofuncional. Ao exame, a escala de incapacidade da asia foi determinada como B, nível neurológico C5.
A partir dessa descrição, sobre o quadro motor/sensitivo apresentado e as atividades que o paciente seria capaz de realizar, se treinado, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q1001329 | Fisioterapia, Ortopedia e Traumatologia na Fisioterapia, Fisioterapia, EBSERH, FGV, 2024

A artroplastia de quadril é uma abordagem cirúrgica usualmente indicada quando existe grande desgaste articular. Devido à evolução das técnicas e materiais cirúrgicos, somados às técnicas fisioterapêuticas, o processo de reabilitação alcança ótimos resultados e, geralmente, garante excelentes níveis de funcionalidade a articulação substituída.
Quanto à artroplastia de quadril e às respectivas orientações para início do processo de reabilitação, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q1004657 | Fisioterapia, Fisioterapia, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente do sexo feminino, 50 anos, sofreu um AVC isquêmico que afetou a região motora e provocou espasticidade e fraqueza dos músculos antigravitacionais do membro superior direito e perda da destreza manual. Sua queixa funcional é não conseguir alcançar e agarrar objetos com o membro superior afetado. Para alcançar tal objetivo, é necessário que o fisioterapeuta utilize um processo estruturado de análise de problemas de movimento do membro superior, identificando os desvios cinemáticos (compensações e componentes essenciais faltantes) e formular hipóteses sobre as possíveis deficiências para propor estratégias de tratamentos. Assim, conhecer a biomecânica normal dos movimentos de alcance (transporte), preensão e manipulação manual é essencial.
A respeito da biomecânica normal destes movimentos, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q1001330 | Fisioterapia, Neurologia na Fisioterapia, Fisioterapia, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 52 anos, sexo masculino, foi diagnosticado com ELA há 3 anos. Hoje, depende de cadeira de rodas para deslocamento primário, devido à fraqueza dos membros inferiores. Também apresenta fraqueza nos membros superiores, o que dificulta a realização de atividades básicas de vida diária. Apresenta ainda dificuldade na fala e deglutição, levando à necessidade do uso de uma dieta líquida espessada. Ao exame, apresenta atrofia muscular generalizada, reflexos diminuídos, padrão de fraqueza muscular distal maior que proximal. Funções cognitivas preservadas, com relato de fadiga e de dificuldades respiratórias leves.
Assinale a opção que indica, na fase intermediária do problema desse paciente, o manejo adequado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q1004658 | Fisioterapia, Avaliação Neurológica, Fisioterapia, EBSERH, FGV, 2024

A incapacidade na Doença de Parkinson é principalmente devida à tétrade de sinais motores cardinais (tremor, rigidez, acinesia e instabilidade postural) o que é atribuído à distúrbios na via cortico-estriatal-tálamo-cortical, mas a sintomatologia não é restrita a problemas nessa via, levando a ocorrência de sinais e sintomas não motores, como os distúrbios sensitivos. Entre estes, incluem-se a diminuição da sensibilidade tátil, a diminuição da propriocepção e a diminuição da sensibilidade térmica (aumento do limiar para perceber calor e frio) e o aumento da sensibilidade nociceptiva (presença de dor). Alterações tanto centrais quanto periféricas podem estar envolvidas nessas alterações.
Assim sendo, assinale a opção que apresenta os métodos de avaliação que podem detectar e quantificar as alterações sensitivas em pacientes com Doença de Parkinson.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q1001331 | Fisioterapia, Pneumologia, Fisioterapia, EBSERH, FGV, 2024

Na DPOC, a dispneia piora durante exercícios intensos porque os músculos respiratórios consomem até 16% do oxigênio, gerando uma oferta menor de oxigênio para os músculos esqueléticos. Com o tempo, isso faz o indivíduo com DPOC aumentar a frequência respiratória e reduzir o tempo expiratório, aprisionando ar nos pulmões. Esse aprisionamento de ar reduz a capacidade inspiratória, aumentando a sensação de falta de ar. Além disso, a contínua sobrecarga dos músculos respiratórios pode causar fadiga, comprometendo a ventilação adequada e limitando o desempenho físico.
Uma das possibilidades de intervenção do fisioterapeuta é o treinamento muscular inspiratório, que pode ser feito
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q1004659 | Fisioterapia, Fisioterapia, EBSERH, FGV, 2024

A dor, experiência pessoal, possui componentes sensoriais (qualidade, intensidade, localização), emocionais e comportamentais, (reações de enfrentamento, medo, evitação, auto-proteção e catastrofização). É associada a um dano tecidual real ou potencial.
Uma paciente de 68 anos, com hanseníase, queixa-se de dor em queimação na região do antebraço e mão, à direita.
Para uma avaliação eficaz da dor nesse caso, assinale a opção que indica os aspectos que devem ser investigados para que o fisioterapeuta possa estabelecer uma conduta adequada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q1001332 | Fisioterapia, Fisioterapia, EBSERH, FGV, 2024

A insuficiência respiratória hiper cápnica aguda é caracterizada por uma diminuição dos níveis de pressão parcial arterial de oxigênio e pode ser causada por diversas condições, especialmente doenças respiratórias crônicas.
Para esses pacientes, o suporte respiratório é essencial, visando facilitar a ventilação alveolar, manter uma oxigenação adequada, melhorando a sobrevivência. A cânula nasal de alto fluxo é uma intervenção que pode ser utilizada em pacientes com doença respiratória crônica. Essa intervenção possui algumas vantagens em relação a outras intervenções de suporte ventilatório.
Sobre a cânula nasal de alto fluxo, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q1004660 | Fisioterapia, Fisioterapia, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente do sexo masculino, de 32 anos, sofreu um traumatismo cranioencefálico há 6 meses, ao se envolver em um acidente pilotando sua moto.
No setor de Fisioterapia Neurofuncional, ao ser avaliado, apresentava hemiparesia e espasticidade à esquerda, com predomínio braquial. Queixava-se de dificuldades de se vestir de maneira independente e de realizar as atividades de autocuidado.
Assinale a opção que indica os testes adequados para avaliar a função motora e a atividade do membro superior, respectivamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q1001333 | Fisioterapia, Fisioterapia, EBSERH, FGV, 2024

Existem diversas técnicas que podem ser usadas pelo fisioterapeuta respiratório. No geral, as técnicas são divididas entre técnicas de desobstrução e de expansão pulmonar.
A técnica de hiperinsuflação manual, também conhecida como bag squeezing é capaz de gerar benefícios como melhora da oxigenação, remoção de secreção e reversão de alvéolos colapsados. Mas essa técnica possui também efeitos adversos.
Sobre o bag squeezing, assinale a opção que apresenta seu principal efeito adverso.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q1004661 | Fisioterapia, Fisioterapia, EBSERH, FGV, 2024

O fisioterapeuta respiratório está realizando uma avaliação funcional de um paciente com DPOC. Esse fisioterapeuta decidiu realizar o teste de caminhada de 6 minutos.
Assinale a opção que indica o objetivo principal a ser avaliado nesse teste.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q1001334 | Fisioterapia, Fisioterapia, EBSERH, FGV, 2024

Paciente do sexo masculino, 18 anos, com diagnóstico de bronquiectasia.
Ao exame físico: SpO2: 93%; FR: 16ipm; FC: 87bpm; e PA: 120x70mmhg. Ausculta pulmonar audível com roncos no terço inferior anterior e lateral esquerdo.
O fisioterapeuta decide aplicar uma técnica desobstrutiva. Ele solicita que o paciente se deite em decúbito lateral direito, com uma elevação do quadril e membros inferiores em relação à parte superior do restante do corpo.
O fisioterapeuta solicita que o paciente realize respirações diafragmáticas tranquilas, após isso o fisioterapeuta instrui o paciente a inspirar profundamente e, ao final da inspiração, realiza uma apneia de três segundos. Após isso, o fisioterapeuta solicita uma expiração forçada.
Diante do caso clínico descrito, assinale a opção que indica as técnicas realizadas pelo fisioterapeuta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q1004662 | Fisioterapia, Fisioterapia, EBSERH, FGV, 2024

O teste de marcha estacionário é usado na avaliação cardiorrespiratória no contexto clínico ambulatorial. Ele possui algumas vantagens, como praticidade, baixo custo, necessidade de pequeno espaço físico e rapidez na aplicação.
Para que o teste seja bem-sucedido e o resultado confiável, o fisioterapeuta deve seguir o procedimento de aplicação corretamente.
A respeito da aplicação do teste, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q1001335 | Fisioterapia, Fisioterapia, EBSERH, FGV, 2024

A Técnica de Expiração Forçada (TEF), foi criada por Pryor e Webber, e consiste em uma modificação da tosse normal. O objetivo dessa técnica é separar o muco da parede brônquica e movê-lo para as vias aéreas superiores por meio da liberação do ar, conseguida pela contração dos músculos expiratórios. Ela é caracterizada por ser uma técnica de remoção de secreções que causa menor alteração na pressão pleural, além de uma menor probabilidade de causar colapso dos bronquíolos.
Sobre as características da TEF, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q1004663 | Fisioterapia, Fisioterapia, EBSERH, FGV, 2024

Paciente com 55 anos, fumante, relata dificuldade para realizar grandes esforços. Recebeu o diagnóstico clínico de bronquite crônica.
Ao exame físico fisioterapêutico, apresenta tórax em tonel, ausculta pulmonar com murmúrio vesicular audível sem anormalidades. SpO2 97%, FC 89 bpm e FR 18 ipm. Relata fazer uso de corticoide inalatório contínuo e broncodilatador nas crises de broncoespasmo.
Durante determinado momento da avaliação, o fisioterapeuta decidiu usar o peak flow portátil com o objetivo de medir
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q1001336 | Fisioterapia, Fisioterapia, EBSERH, FGV, 2024

A hipertensão arterial é uma condição crônica caracterizada pela elevação persistente da pressão sanguínea nas artérias. Esse aumento da pressão pode sobrecarregar o coração e danificar os vasos sanguíneos, contribuindo para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, acidentes vasculares cerebrais e outras complicações. O controle rigoroso da pressão arterial por meio de medidas como dieta adequada, prática de exercícios físicos e, quando necessário, medicação. O fisioterapeuta pode ajudar pacientes com hipertensão arterial mediante intervenções seguras, como o exercício resistido.
Sobre essa modalidade de exercício, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q1004664 | Fisioterapia, Fisioterapia, EBSERH, FGV, 2024

O teste de caminhada de seis minutos (TC6) é uma avaliação simples e de baixo custo que pode ser utilizada em pacientes com DPOC.
O fisioterapeuta está realizando o TC6 em um paciente que possui o diagnóstico de doença pulmonar obstrutiva crônica.
O paciente iniciou o teste de maneira estável, entretanto o fisioterapeuta, no minuto 5, decidiu encerrar o teste imediatamente, porque o paciente apresentou
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q1001337 | Fisioterapia, Fisioterapia, EBSERH, FGV, 2024

Paciente com 65 anos de idade, sexo feminino e com diagnóstico de insuficiência cardíaca congestiva devido à disfunção do ventrículo esquerdo. Chegou à unidade de terapia intensiva necessitando do uso de ventilação mecânica não invasiva. Após 12 horas a paciente evoluiu com instabilidade do quadro clínico devido à agudização do quadro de insuficiência cardíaca. Ela apresentou hipoxemia na gasometria e aumento do trabalho muscular respiratório, necessitando ser intubada e ventilada mecanicamente.
Como o fisioterapeuta deve estar atento aos ajustes dos parâmetros do ventilador mecânico, assinale a opção que indica seu objetivo inicial.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q1004665 | Fisioterapia, Fisioterapia, EBSERH, FGV, 2024

A Ventilação Não Invasiva (VNI) é a aplicação de um suporte ventilatório sem utilização de métodos invasivos da via aérea (entubação orotraqueal e traqueostomia). Em crescente uso, a VNI tem papel fundamental em patologias pulmonares agudas.
Um fisioterapeuta foi solicitado na emergência para avaliar a possibilidade do uso da VNI em uma paciente com diagnóstico de pneumonia. Ao avaliar a paciente, o fisioterapeuta contraindicou a VNI e indicou a entubação traqueal seguida de ventilação mecânica invasiva.
Assinale a opção que justifica o procedimento do fisioterapeuta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q1001338 | Fisioterapia, Fisioterapia, EBSERH, FGV, 2024

As doenças cardiovasculares afetam o coração e os vasos sanguíneos, podendo incluir problemas como doença coronariana, insuficiência cardíaca e hipertensão arterial sistêmica. Essas doenças causam complicações graves, impactam significativamente a qualidade de vida e podem exigir cuidados médicos específicos.
Um fisioterapeuta está trabalhando com um grupo de pacientes com doenças cardiovasculares em um ambulatório de um serviço de saúde privada. O objetivo principal solicitado ao profissional é a redução do risco de mortalidade.
De acordo com as evidências disponíveis, assinale a opção que indica a melhor intervenção para alcançar esse desfecho.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.