Questões de Concurso Foniatria

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q1005689 | Medicina, Foniatria, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 30 anos tem história de hipoacusia na orelha esquerda desde o nascimento; porém, devido a problemas financeiros a e familiares, a hipoacusia nunca foi investigada.
Ao exame, verificam-se otoscopia normal e audiometria com hipoacusia neurossensorial severa na orelha esquerda. Uma tomografia computadorizada de mastoide em corte coronal e axial evidenciou a cóclea e o vestíbulo formando uma cavidade cística à esquerda.
Diante do quadro exposto, concluiu-se que a etiologia da hipoacusia se deve a:

12 Q998556 | Medicina, Pediatria e Neonatologia, Foniatria, EBSERH, FGV, 2024

Uma criança de 9 anos comparece à emergência com quadro de odinofagia, febre, exantema e prurido cutâneo. A mãe relata que há colegas na escola com quadro clínico semelhante. Ao exame, constatam-se hiperemia de língua, com aspecto “em framboesa”, e exsudato em tonsilas palatinas.
O agente etiológico responsável pelo quadro apresentado é:

13 Q998557 | Medicina, Foniatria, EBSERH, FGV, 2024

Uma criança de 11 anos é encaminhada ao otorrinolaringologista com história de há 2 meses apresentar roncos noturnos intensos e sialorreia noturna. Ao exame da cavidade oral, evidenciam-se hipertrofia amigdaliana direita, grau IV de Brodsky, com presença de nódulo em seu polo superior, e amígdala grau I de Brodsky à esquerda.
A conduta recomendada para essa criança é:

14 Q998558 | Medicina, Foniatria, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 25 anos com história de amigdalites de repetição (cerca de 4 episódios ao ano), chega à emergência com história de há 4 dias apresentar odinofagia intensa, principalmente à direita, febre de 39 graus celsius e surgimento de trismo há 24 horas. No exame da cavidade oral, notam-se um abaulamento em região peritonsilar à direita e um desvio de úvula para esquerda.
A conduta adequada para essa paciente é:

15 Q1005677 | Medicina, Genética Médica, Foniatria, EBSERH, FGV, 2024

Um menino de 12 anos, com deficiência intelectual a alterações comportamentais (irritabilidade, hiperatividade), é levado ao foniatra para esclarecimento diagnóstico. Ao exame, constatamse fácies alongada, orelhas grandes e em abano, mandíbula proeminente e deficiência intelectual.
Com base na história e no exame físico, a hipótese diagnóstica mais provável é:

16 Q1005679 | Medicina, Foniatria, EBSERH, FGV, 2024

Um menino de 1 ano é avaliado por um pediatra, que nota uma alteração no formato do crânio da criança (crânio estreito e alongado). O pediatra suspeita de uma fusão prematura de sutura sagital do crânio e encaminha a criança para o cirurgião craniomaxilofacial que confirma esse diagnóstico.
Diante do exposto acima, é correto concluir que se trata de um caso de:

17 Q1005681 | Medicina, Foniatria, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 42 anos relatou história de hipoacusia bilateral há 8 anos, que se intensificou na última gestação, associada a um zumbido de leve intensidade bilateralmente. A mãe e a tia materna operaram os ouvidos devido a um quadro semelhante ao dela. A otoscopia da paciente estava normal. Realizou audiometria, cujo resultado reforçou a hipótese de otosclerose em fase inicial.
Sabe-se que o laudo audiométrico compatível com otosclerose em fase inicial da doença é:

18 Q1005682 | Medicina, Foniatria, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 70 anos vai a uma consulta com um otorrinolaringologista com queixa de epífora, dor, hiperemia e edema no canto interno do olho direito, além de drenagem de secreção pelo ponto lacrimal. Não tem queixas nasais. Relata 3 quadros semelhantes a esse nos últimos 2 anos, tendo feito uso de antibióticos orais.
Ao exame, apresenta abaulamento com hiperemia no canto interno do olho direito com drenagem de secreção amarelada à compressão local. A rinoscopia anterior revela fossas nasais permeáveis e sem secreção.
Diante do exposto, o diagnóstico dessa paciente é:

19 Q1005686 | Medicina, Foniatria, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 40 anos, com história de aumento de volume em região cervical anterior há cerca de 1 ano, de forma lenta e gradual, comparece ao otorrinolaringologista. Nega disfagia, disfonia e também tabagismo.
Ao exame, verificam-se o aumento do volume da tireoide, não sendo palpável nenhum nódulo, e ausência de linfonodomegalia cervical.
De acordo com o descrito acima, a principal hipótese diagnóstica para o caso é:

20 Q998554 | Medicina, Foniatria, EBSERH, FGV, 2024

Um adolescente de 15 anos, com história de obstrução nasal à direita associada a epistaxes à direita, de repetição e de grande intensidade, já tendo sido submetido a 3 tamponamentos nasais anteroposteriores à direita no último ano, realiza uma tomografia computadorizada de seios paranasais para investigação diagnóstica. O laudo revela massa na nasofaringe à direita, alargando a fossa pterigopalatina e deslocando anteriormente a parede posterior do antro maxilar.
Com base na história clínica e nos achados tomográficos, o diagnóstico desse paciente é:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.