Questões de Concurso Foniatria

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q998559 | Medicina, Foniatria, EBSERH, FGV, 2024

Uma criança de 4 meses é levada ao otorrinolaringologista devido a um quadro de estridor respiratório, dispneia e leve cianose desencadeada pelo choro e pelo ato de mamar.
Realizada uma videonasolaringoscopia, ficam evidenciadas epiglote em ômega e pregas ariepiglóticas encurtadas.
Com base na anamnese e no exame de videolaringoscopia, o diagnóstico desse bebê é:

22 Q1005673 | Medicina, Foniatria, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 30 anos chega à emergência com queixa de odinofagia unilateral e halitose. Ao exame, constatam-se dentes com más condições de higiene, úvula centrada e amígdala direita com lesões ulcero-necróticas, recoberta por exsudato tipo pseudomembranoso. O médico sugere a hipótese diagnóstica de angina de Plaut-Vincent.
Nesse caso, o tratamento recomendado é:

23 Q1005675 | Medicina, Foniatria, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 65 anos, com quadro de roncos e apneia noturna presenciada, hipertenso e portador de doença pulmonar obstrutiva crônica, leva para a consulta uma polissonografia com IAH de 40.
Ao exame, o paciente é identificado com IMC de 40, circunferência cervical de 47, fossas nasais permeáveis e amígdala grau 1.
Nesse caso, o tratamento preconizado é:

24 Q1005680 | Medicina, Otorrinolaringologia, Foniatria, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 45 anos, com paralisia facial periférica à direita, compareceu a consulta otorrinolaringológica para avaliação. Ao exame, apresentou teste de Schirmer normal, ausência de reflexo estapédico e alteração da gustação à direita.
Com relação ao topodiagnóstico, a lesão do nervo facial está localizada:

25 Q1005687 | Medicina, Otorrinolaringologia, Foniatria, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 65 anos apresenta história de radioterapia de cabeça e pescoço para tratamento de um câncer de nasofaringe há 3 anos. Há 2 meses, notou um rápido aumento da região anterior do pescoço, associado a disfonia.
Seus exames tiveram os seguintes resultados: otoscopia normal; rinoscopia anterior sem alteração; orofaringoscopia normal; videolaringoscopia com paralisia de prega vocal direita em posição de abdução; endoscopia nasal normal; palpação do pescoço evidenciando tireoide aumentada de volume à direita com presença de um nódulo; ultrassonografia cervical com presença de nódulo sólido em lobo tireoidiano direito medindo 3 cm; ausência de linfonodomegalia cervical.
O próximo passo para o esclarecimento diagnóstico dessa paciente é:

26 Q1005690 | Medicina, Foniatria, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 4 anos comparece a consulta ambulatorial com um quadro de hiperemia e edema na região pré-auricular direita e saída de secreção purulenta através de um pequeno orifício na região anterior da hélice à direita. A mãe relata um episódio semelhante a esse, há cerca de 1 ano.
Com base na história clínica, o provável diagnóstico é:

27 Q998562 | Medicina, Otorrinolaringologia, Foniatria, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 50 anos foi submetido a cirurgia endoscópica nasossinusal para tratamento de uma rinossinusite crônica com polipose nasossinusal. Evoluiu no pós-operatório imediato com equimose periorbital, sem alteração da motilidade ocular ou alteração visual.
Essa complicação foi consequente à:

28 Q998564 | Medicina, Foniatria, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 42 anos iniciou quadro de febre, cefaleia, artralgia, lesões cutâneas (máculas eritematosa, pápulas e vesículas) e lesões vesicobolhosas em mucosa oral e lábios, que rapidamente se ulceraram e formaram crostas sangrantes. Ela relata que estava com quadro viral respiratório e que fez uso de dipirona antes do aparecimento das lesões.
Diante do exposto, o quadro clínico sugere:

29 Q998560 | Medicina, Otorrinolaringologia, Foniatria, EBSERH, FGV, 2024

Uma criança de 5 anos chega à emergência com quadro de odinofagia intensa, sialorreia, febre e dispneia intensa e súbita. A radiografia lateral de pescoço evidencia “sinal do polegar”.
Nesse cenário clínico, o diagnóstico provável dessa criança é:

30 Q1005685 | Medicina, Foniatria, EBSERH, FGV, 2024

Um menino de 8 anos, com quadro de disfonia e dispneia aos esforços, apresenta história de 2 cirurgias laríngeas (aos 4 e aos 6 anos) devido a quadros de dispneia.
O histórico apresentado juntamente com o resultado do exame médico indicam um provável diagnóstico de:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.