Questões de Concursos Fonoaudiólogo

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11Q803232 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens, acerca das disfonias funcionais. A terapia vocal deve incluir modificação da causa primária (eliminação do abuso vocal) e tratamento dos sintomas, para facilitar a produção vocal.
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12Q802835 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

A audiometria e a logoaudiometria são procedimentos que se complementam na avaliação audiológica. Há uma relação direta entre os resultados desses dois exames, o que fornece subsídios ao clínico para confirmar e interpretar esses resultados. Dentre os procedimentos de logoaudiometria, o índice (percentual) de reconhecimento de fala (IRF ou IPRF) é um procedimento que avalia a inteligibilidade da fala. Tendo como base a correlação clínica entre a audiometria e o IPRF, considere as afirmativas abaixo.

I A melhora do reconhecimento da fala com o aumento da intensidade do estímulo é conhecida como fenômeno de Rollover e é encontrada em perdas sensorioneurais.

 II O IPRF em perdas auditivas condutivas varia de acordo com o grau da perda, podendo ser registrados índices que denotam moderada dificuldade de inteligibilidade (60 a 75%).

III Quando há um desempenho no IPRF incompatível com os resultados da audiometria tonal, suspeita-se de uma alteração retrococlear na audição.

IV O IPRF em perdas auditivas sensorioneurais apresenta uma redução no desempenho do sujeito proporcional ao grau da perda auditiva.

Em relação à correlação clínica entre a audiometria e o IPRF, estão corretas as afirmativas

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13Q211809 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, ENADE, INEP

Os estudos sobre o processo de aquisição de linguagem tiveram grande impulso no século XX. Entre as principais teorias que surgiram, podemos destacar a Inatista, a Behaviorista, o Cognitivismo Construtivista e a Sociointeracionista. Considerando as diferentes implicações dessas teorias nas propostas de atuação fonoaudiológica, a aquisição da linguagem,

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14Q211658 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, ENADE, INEP

Uma jovem professora recém-formada, leciona em duas escolas de ensino médio de sua cidade. Após os primeiros meses no emprego, procurou o serviço de fonoaudiologia de uma Unidade Básica de Saúde, pois seus alunos reclamam que não conseguem entender o que ela diz durante as aulas. Ela acredita que isso ocorre porque sua voz é fraca. A avaliação fonoaudiológica revelou que ela não possui distúrbio orgânico de comunicação, porém sua fala caracteriza-se por articulação com amplitude reduzida e velocidade de fala aumentada. Na anamnese, ela reconheceu que é uma pessoa tímida e que sempre falou dessa forma, porém isso não lhe havia trazido problemas anteriormente. Além disso, referiu que os ambientes em que dá aula são ruidosos e, quando tenta falar mais forte, sente fadiga.

A partir do caso descrito, avalie as seguintes condutas a serem adotadas pelo fonoaudiólogo.

I. Encaminhá-la ao serviço de psicologia, para que possa enfrentar sua timidez, que é a causa principal de seu problema.

II. Orientá-la quanto aos diferentes fatores identificados, que estão prejudicando a efetividade da comunicação entre ela e seus alunos.

III. Propor tratamento fonoaudiológico semanal, que priorize os problemas vocais, pois estudos indicam que o risco de professores desenvolverem disfonias é elevado.

IV. Indicar acompanhamento por meio de programa de aprimoramento da comunicação, de efetividade conhecida, que favoreça o aperfeiçoamento dos padrões de fala, voz e linguagem.

V. Encaminhá-la para investigação neurológica, já que a redução da amplitude articulatória e da velocidade da fala são manifestações que ocorrem com frequência nos quadros de disartria.

É correto apenas o que se afirma em

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15Q212619 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, ENADE, INEP

Um fonoaudiólogo foi convidado a assessorar um grupo de canto coral durante a turnê de apresentações. Nesse período, além do trabalho de condicionamento vocal, ele deveria ministrar pequenas palestras, com orientações ao grupo. Nessa situação, o trabalho de condicionamento vocal e os temas das palestras deveriam abranger, respectivamente,

I. exercícios vocais com empuxo e orientações sobre tipo respiratório.

II. exercícios vocais com sons vibrantes em escalas ascendentes e descendentes e orientações sobre saúde vocal.

III. exercícios vocais de ressonância e de projeção da voz e orientações sobre relação corpo-voz.

IV. exercícios de trato vocal semiocluído e orientações sobre higiene vocal.

É correto apenas o que se afirma em

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16Q835081 | Direito Sanitário, Aspectos Constitucionais, Fonoaudiólogo, IESES, 2021

Em relação à competência e as atribuições que exercerão a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, em seu âmbito administrativo, leia o apresentado a seguir e identifique a sequência correta: I. Elaboração de normas técnicas e estabelecimento de padrões de qualidade e parâmetros de custos que caracterizam a assistência à saúde. II. Elaboração de normas para regular as atividades de serviços privados de saúde, tendo em vista a sua relevância pública. III. Decidir sobre os aspectos operacionais, financeiros e administrativos da gestão compartilhada do SUS, em conformidade com a definição da política consubstanciada em planos de saúde, aprovados pelos conselhos de saúde. IV. Conjugação dos recursos financeiros, tecnológicos, materiais e humanos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios na prestação de serviços de assistência à saúde da população. A sequência correta é:
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17Q834665 | Estatuto da Pessoa Idosa, Política de Atendimento ao Idoso, Fonoaudiólogo, IESES, 2021

No que diz respeito às entidades de atendimento ao idoso, assinale a alternativa INCORRETA:
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18Q802974 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

Criança de 3 anos de idade foi levada pela mãe para avaliação audiológica. De acordo com a anamnese, a paciente vem apresentando um quadro de gripe recorrente, agitação e falta de atenção. Segundo a mãe, a criança nunca apresentou alteração auditiva anterior. A meatoscopia demonstra a opacidade da membrana timpânica bilateralmente. Após avaliação audiológica, foi obtido laudo audiológico compatível como perda auditiva do tipo condutiva bilateralmente, de grau leve, com configuração horizontal. Com base nesse caso clínico, os procedimentos utilizados na audiologia pediátrica para avaliação do paciente e realização do diagnóstico audiológico inclui os seguintes recursos:
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19Q212065 | Fonoaudiologia, Motricidade Orofacial, Fonoaudiólogo, MS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Quanto à atuação dos fonoaudiólogos no leito hospitalar e em
UTI neonatal, julgue os itens a seguir.

A deglutição é constituída por quatro fases distintas: a preparatória, a oral, a faríngea e a esofágica. Nos bebês, todas as fases da deglutição são reflexas, sendo que as fases preparatória e oral se tornam voluntárias assim que eles adquirem controle maior da sucção e da região anterior da boca.

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20Q212751 | Fonoaudiologia, Audição, Fonoaudiólogo, MS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere à avaliação auditiva comportamental e lúdica e
suas faixas etárias de aplicação, julgue os próximos itens.

Nos testes de detecção de fala, estímulos são oferecidos utilizando-se apresentações a viva voz por meio de alto-falante ou fones, não sendo útil para avaliação de bebês e crianças com distúrbio de desenvolvimento ou portadoras de perdas auditivas de grau severo e profundo.

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