Início

Questões de Concursos Fonoaudiólogo

Resolva questões de Fonoaudiólogo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1181Q802430 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

Algumas alterações genéticas modificam a morfologia e, consequentemente, a fisiologia do organismo. Com relação às alterações anatomofisiopatológicas da audição e da fonação, julgue os próximos itens.

A síndrome de Waardenburg e a síndrome de Pendred são caracterizadas por alterações autossômicas dominantes que apresentam, na maioria dos casos, perda auditiva sensorioneural.

  1. ✂️
  2. ✂️

1182Q212097 | , Fonoaudiólogo, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ, 2019

Embora não oclua mecanicamente as vias aéreas, a cartilagem epiglote possui uma extremidade fixa que é elevada pela aproximação da laringe contra o hioide, determinada pela contração dos músculos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1183Q803462 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, SES SC, UFSC

Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a afirmativa abaixo. Um paciente que apresente dificuldades na repetição de palavras no contexto de uma linguagem fluente, com certa anomia, parafasias fonêmicas, alterações na compreensão de material complexo e apraxia ideomotora, pode ser diagnosticado com afasia:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1184Q840327 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. O Sistema Único de Saúde (SUS) inclui entre seus objetivos a assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas. O SUS também inclui no seu campo de atuação a realização de ações de assistência terapêutica integral, inclusive farmacêutica.

II. Entre os objetivos do Sistema Único de Saúde (SUS), incluise a formulação de política de saúde destinada a promover, nos campos econômico e social, a observância do disposto no § 1º do artigo 2º da Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, assim como a realização de ações de identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1185Q803976 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, FUB, CESPE CEBRASPE

Acerca da abordagem utilizada na rotina de avaliação do processamento auditivo central, julgue os próximos itens.

A Avaliação do processamento auditivo central pode ser realizada em crianças a partir dos dois anos de idade. Existe uma variação de faixa etária inicial para cada teste.
  1. ✂️
  2. ✂️

1186Q802186 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, SESA ES, CESPE CEBRASPE

O Comitê Brasileiro de Perdas Auditivas na Infância recomenda a Triagem Auditiva Universal (TANU), realizada na ocasião da alta hospitalar. No que se refere aos critérios que devem ser seguidos em um programa de TANU, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1187Q802706 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Guatambu SC, PL Consultoria

Entre as patologias da voz, há aquela muitas vezes originada por um único abuso vocal, de tratamento cirúrgico. A lesão é unilateral e a disfonia costuma ser severa, caracterizada por uma voz diplofônica, rouca e soprosa. A qual patologia da voz se referem as características anteriores:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1188Q803498 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

De acordo com a análise dos resultados, a partir dos níveis de referências obtidos, utilizando os procedimentos de avaliação audilógica descritos, em crianças ouvintes de 0 a 18 meses de idade, eutróficas, nascidas a termo e sem intercorrências, com exame pediátrico e desenvolvimento normal em relação ao padrão de respostas esperadas para sons instrumentais, nível mínimo de respostas aos tons puros (dBNA), padrão de respostas a estímulos verbais e ocorrência do reflexo cocleopalpebral (RCP) respectivamente, julgue os itens subseqüentes.

6 a 9 meses – localização lateral e indireta para baixo e para cima – 40 dBNA a 60 dBNA – localiza a voz da mãe e do examinador – RCP presente.

  1. ✂️
  2. ✂️

1189Q802227 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Campinas SP, IMES

A criança pode ter reflexos de desenvolvimento tardio estimulados e reflexos de controle tardio inibidos. A esse tipo de estimulação, damos o nome de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1191Q802501 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

A identificação das desordens do processamento auditivo central (DPAC) implica em avaliação das habilidades envolvidas nesse processamento. Acerca dos objetivos e resultados obtidos nos testes especiais para avaliação de DPAC, julgue os próximos itens.

No teste de escuta monótica e dicótica com sentenças, a habilidade auditiva envolvida é o fechamento, situação em que o paciente percebe o todo da palavra ou mensagem, mesmo quando partes são omitidas.

  1. ✂️
  2. ✂️

1192Q802260 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, FUB, CESPE CEBRASPE

Acerca das informações obtidas na avaliação da função da orelha média através da imitanciometria para diferenciar perdas auditivas periféricas de perdas auditivas centrais, julgue os itens a seguir.

A pesquisa dos reflexos em lesão de tronco cerebral tem como característica a ausência de reflexos contralaterais e a presença dos ipisilaterais.

  1. ✂️
  2. ✂️

1193Q802518 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Maricá RJ, FUNRIO

Na criança com autismo, a linguagem se encontra seriamente comprometida, pois não há intenção comunicativa. Esse aspecto da linguagem se refere ao aspecto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1194Q803800 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Campinas SP, IMES

Desde o nascimento, o indivíduo apresenta uma função normal no processo auditivo no que se refere à capacidade de organizar e compreender os estímulos sonoros que recebe. A isto chamamos de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1195Q802011 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, IAMSPE SP, VUNESP

Relaciona-se à compressão mediana glótica deficiente, atrofia ou alteração estrutural na mucosa ou ainda deficiência no músculo tireoaritenoide. Seus correlatos fisiopatológicos podem ser disfonias neurológicas, presbifonia, atrofia muscular e sulco vocal estria. Esses fatores podem gerar voz rouco-soprosa, rouco áspera, bitonal e desagradável.

 Essas são características de fenda vocal

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1196Q804059 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, AMEAS PR, Prosperity

Quando a deglutição se altera existindo risco de aspiração ou de subnutrição, ocorre a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1197Q802024 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Recife PE, COVEST

Relacione os tipos de afasia, com as suas respectivas manifestações clínicas.

1) Estereotipias

2) Agramatismos

3) Parafasia semântica

4) Neologismos

( ) Seqüências fonêmicas ou grafêmicas que não existem, mas assemelham-se às palavras da língua, não sendo, portanto, compreendidas pelos interlocutores.

( ) Alterações na estrutura sintáxica, caracterizada pela omissão de elementos gramaticais.

( ) Repetições perseverativas e involuntárias de um determinado comportamento.

( ) Troca de um vocabulário por outro, estando os dois relacionados semanticamente.

A seqüência correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1198Q803305 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, HRTN RN

Em relação à avaliação fonoaudiológica do idoso com afasia, analise as seguintes afirmativas e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Para os pacientes idosos, a situação de avaliação pode desencadear ansiedade pela falta de costume dessa geração a testes formais.

( ) Não se deve avaliar aspectos específicos de diferentes canais sensoriais como visão e audição.

( ) O ambiente físico deve ser considerado no processo de avaliação, observando a presença de ruídos e a iluminação desfavorável.

( ) Na avaliação da afasia no idoso, deve-se utilizar protocolos padronizados que avaliam os diferentes níveis da linguagem.

Assinale a sequência CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1199Q802544 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, SEMAD MA, CESPE CEBRASPE

Exposições inadequadas a ruído ocupacional geram perdas auditivas irreversíveis, pois o impacto do ruído ocasiona alteração na cóclea. As empresas necessitam de um programa de conservação auditiva (PCA) caso seu ambiente esteja com o nível de ruído acima do estipulado pelas normas de segurança. São os objetivos e deveres de um PCA implantado em uma empresa

redução da responsabilidade da empresa diante das ações trabalhistas que empregados impetram por perda auditiva por meio do monitoramento audidivo do empregado com exames periódicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

1200Q801525 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, HRTN RN

Sobre a norma de atenção humanizada ao recém-nascido de baixo peso - método canguru, é incorreto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.