Início

Questões de Concursos Fonoaudiólogo

Resolva questões de Fonoaudiólogo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1341Q802287 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, SES CE, UECE

Na triagem, a organização do bebê entre respiração, sucção e deglutição deve ser observada a partir do

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1342Q803862 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, FEAES PR, PUC PR

Sobre perdas auditivas e seus tipos, assinale a alternativa CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1343Q802071 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, HUJB UFCG PB, AOCP

Assinale a alternativa que descreve os sintomas (sequência) de Pierre Robin.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1344Q212249 | , Fonoaudiólogo, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ, 2019

As duas estratégias terapêuticas que possuem objetivos iguais e possibilitam melhora na excursão laríngea, na abertura da transição faringoesofágica e redução de episódios de penetração e aspiração laríngea são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1345Q801572 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM

O papel das técnicas vocais depende da categoria das disfonias, da formação do clínico e das características do paciente, incluindo desde as alterações e os desvios apresentados até suas preferências e perfil psicológico.

Em relação às categorias das disfonias, considere as afirmativas a seguir.

I ? As disfonias funcionais podem ser classificadas como primárias (por uso incorreto da voz) ou secundárias (por inadaptações vocais).

II ? As disfonias organofuncionais podem representar anomalias do suporte cartilagíneo laríngeo, dos tecidos moles, das vasculares congênitas, entre outras.

III?As disfonias orgânicas psiquiátricas podemser de origem periférica, envolvendo apenas a produção vocal e/ou a deglutição, ou por comprometimento central, com impacto na respiração, voz, deglutição, fala e linguagem.

IV?As disfonias orgânicas endocrinológicas podem representar uma manifestação vocal em processos de regulação hormonal fisiológica ou ainda manifestações vocais nos distúrbios hormonais.

Estão corretas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1346Q801841 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, UFRJ, UFRJ

Um dos objetivos do tratamento fonoaudiológico dos transtornos de aquisição de linguagem é induzir a criança a descobrir as regras e as regularidades das unidades linguísticas, os conceitos e os contextos que ocorrem no ambiente. Intervenções no sentido de direcionar a situação para o item a ser adquirido, modelado pela fala e pelas ações do adulto, com inclusão de intenções comunicativas, funções regulatórias e solicitações de ações, são estratégias de caráter:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1347Q802617 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Buíque PE, IPAD

Em relação à afasia, analise as seguintes afirmações:

1. É uma alteração da comunicação adquirida em conseqüência de lesão neurológica (geralmente, AVC), de déficits sensoriais, intelectuais e psiquiátricos.

2. Pode ser classificada, conforme visão anatomoclínica, em: Broca, Wernick, condução e transcorticais motor e sensorial.

3. As alterações da linguagem oral podem vir acompanhadas de alterações da leitura e da escrita.

4. O tempo decorrido e a evolução do quadro não interferem em sua apresentação.

Está (ão) incorreta (s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1348Q801603 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Campinas SP, IMES

Dentro da fisiologia, considera-se suficiência mastigatória, quando o rendimento mastigatório do adulto tem valores equivalentes ou superiores a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1349Q803914 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, FEAES PR, PUC PR

Paciente portador de câncer de boca com tumor localizado em palato mole atingindo 1/5 de palato duro é encaminhado a um fonoaudiólogo após a intervenção cirúrgica para atendimentos, pois as sequelas impactam aspectos da fala e motricidade oral. Com relação ao quadro descrito acima, avalie as afirmativas:

I. Fatores de risco para essa patologia são: tabagismo, etilismo, uso de próteses dentárias mal adaptadas, higiene oral precária e dentes em mau estado de conservação.

II. Quando o tumor está localizado na cavidade oral, as sequelas da intervenção cirúrgica causam sintomas que incluem a disfagia leve e sensação de corpo estranho na garganta, além das alterações vocais (rouquidão e aspereza).

III. A prótese obturadora é uma alternativa nas ressecções de palato ou maxila para impedir a comunicação oral/nasal e o refluxo alimentar.

IV. A prótese obturadora deve ser indicada nos casos em que o palato mole foi comprometido, mas no caso de lesões mais extensas, não apresenta bons resultados.

Estão CORRETAS apenas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1350Q802645 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, FUB, CESPE CEBRASPE

A linguagem é a base para o intelecto humano, sendo primordial na formulação do pensamento além de possibilitar a forma mais eficaz de comunicação entre os homens. São vários os distúrbios neurológicos e traumáticos que causam transtornos de linguagem. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

A disartria espástica tem como características clínicas da fala, a espasticidade, os movimentos ilimitados, a fraqueza, os movimentos rápidos, as frases longas e a hiponasalidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

1351Q803416 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Palmares PE, NECONSULTORIA

Voz áspera, com esforço, tensa-estrangulada, interrupção articulatória irregular, acentuação excessiva, tremor vocal, são características da Disartria do tipo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1352Q801881 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Campinas SP, IMES

Quando consideramos o desenvolvimento da competência comunicativa e o bem-estar social e emocional da criança pequena, precisamos considerar os seguintes fatores:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1353Q803423 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Louveira SP, VUNESP

As disfonias funcionais por uso incorreto da voz

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1354Q803955 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Porto Velho RO, CONSULPLAN

Segundo Morley, as fissuras do lábio e do palato, compreendem os seguintes grupos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1355Q803189 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Louveira SP, VUNESP

A deglutição

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1356Q803718 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, FUB, CESPE CEBRASPE

O aparelho fonador é composto por um sistema produtor de coluna de ar, constituído pelo nariz, caixa torácica, pulmões, músculos e sistema vibrador (pregas vocais), cavidades nasobucofaríngeas e sistema articulador, composto por lábios, dentes, língua, mandíbula palato e véu palatino responsáveis pela produção dos fonemas da fala. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.

A mandíbula participa diretamente da mastigação e é o ponto de referência para articulação dos fonemas /t/, /d/ e /k.

  1. ✂️
  2. ✂️

1357Q802451 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Em relação aos programas de conservação auditiva implantados para prevenir perdas auditivas induzidas por ruído, julgue os itens seguintes.

Características de ressonância das orelhas externa e média não contribuem para o efeito do entalhe audiométrico registrado em 3 KHz, 4 KHz e 6 KHz nos audiogramas dos empregados expostos a ruído, já que a lesão ocorre na orelha interna.

  1. ✂️
  2. ✂️

1358Q804029 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, SESPA PA, CESPE CEBRASPE

Acerca das afasias em adultos, julgue os itens que se seguem.

Os distúrbios de processamento central de informações podem ser léxico-sintáticos. Esse tipo de problema não prejudica a compreensão de palavras e frases, nem a formulação do discurso.

  1. ✂️
  2. ✂️

1359Q803008 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, FSPSCE RS, MSConcursos

Podem ser características do paciente disléxico, conforme Rubens Wajnsztejn, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1360Q804043 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Acari RN

Para o resultado da audiometria tonal deve ser levado em consideração os aspectos:

I – Tipo da perda auditiva.

II – Grau da perda auditiva.

III – Configuração audiométrica.

IV – Lateralidade.

Está correta a alternativa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.