Início

Questões de Concursos Fonoaudiólogo

Resolva questões de Fonoaudiólogo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1601Q802096 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Limeira SP, CESPE CEBRASPE

Uma paciente de 43 anos de idade apresentou quadro súbito de perda auditiva acompanhada de forte zumbido do lado direito há cerca de 7 dias. Refere não apresentar esses sintomas à esquerda, ouvindo normalmente desse lado, mas não consegue falar ao telefone com o aparelho à sua direita. Os dados otoscópicos mostraram-se normais bilateralmente.

Na formulação do diagnóstico audiológico do quadro clínico acima descrito, é correto prever que ocorra(m)

curva timpanométrica do tipo B à direita e do tipo A à esquerda, com reflexos acústicos presentes bilateralmente

  1. ✂️
  2. ✂️

1602Q803388 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

Quanto aos possíveis achados encontrados na bateria de testes audiológicos realizados pelo fonoaudiólogo em sua rotina clínica, julgue os itens que se seguem.

O teste de Weber lateraliza para o lado que apresenta menor perda ou alteração condutiva quando ambos os ouvidos apresentam perda condutiva em diferentes graus ou quando um lado apresenta alteração condutiva e o outro lado permanece normal.

  1. ✂️
  2. ✂️

1603Q211522 | , Fonoaudiólogo, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ, 2019

As cartilagens laríngeas acessórias que apresentam forma de cone e localizam-se no ápice das cartilagens aritenóideas são denominadas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1604Q211796 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, MS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A escrita não se limita a traçar letras e a leitura não está restrita
a decodificar os sons que as letras representam. A linguagem
escrita depende de um conjunto de condições sociais que
favoreçam seu aprendizado. A respeito desse assunto julgue os
próximos itens.

A linguagem falada envolve processos intuitivos e automatizados, e a linguagem escrita demanda alto nível de abstração.

  1. ✂️
  2. ✂️

1605Q801628 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

É um nervo exclusivamente sensitivo. Lesões deste nervo podem causar diminuição da audição, vertigem, alteração do equilíbrio, nistagmo. O nervo referido é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1606Q802179 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Ipojuca PE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes, acerca das disfonias funcionais que decorrem do mau uso ou abuso do aparelho fonador.

A disfonia funcional com abuso vocal prolongado pode levar ao desenvolvimento de lesões orgânicas secundárias, como os nódulos vocais.

  1. ✂️
  2. ✂️

1607Q802961 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Cantagalo RJ, CONSULPLAN

“De acordo com a classificação de Luria, esses pacientes têm uma pronúncia vagarosa de sons isolados e de palavras, fazendo longas pausas na transição de uma palavra para outra, sendo cada palavra pronunciada com grande esforço. No entanto, tal afasia não é simplesmente representada por um distúrbio da fala motora, mas, principalmente, por uma perturbação da fala interna. O paciente parece incapaz de guardar a esquematização da fala interna, o que conduz à fala hesitante e a uma redução da complexidade gramatical das frases produzidas. A linguagem oral e escrita se caracterizam por curtos fragmentos de frases. Estes afásicos têm uma fala monótona e, uma vez criados os padrões articulatórios, não conseguem suprimi-los, o que conduz à perseveração. A compreensão também está comprometida. Luria sugere que o distúrbio básico nos pacientes com essa afasia não é uma deficiência na capacidade de criar novas articulações, mas, sim, uma perturbação na automaticidade da fala contínua em consequência da perturbação dos esquemas da fala.” O trecho anterior descreve pacientes com afasia
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1608Q803743 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, SEMAD MA, CESPE CEBRASPE

As alterações vocais decorrentes das síndromes do abuso vocal são geralmente flutuantes ou intermitentes e mantêm-se por períodos prolongados. O abuso ou mau uso prolongado da voz podem causar alterações orgânicas secundárias. Julgue os itens que se seguem acerca das alterações orgânicas secundárias mais freqüentemente encontradas e as características vocais a ela relacionadas.

Os nódulos de pregas vocais apresentam qualidade vocal com características de soprosidade, aspereza, (quebras vocais( e ataque vocal brusco. Os sintomas vocais nestes casos são fadiga vocal, alterações de pitch, alterações ressonantais e extensão dinâmica reduzida.

  1. ✂️
  2. ✂️

1609Q803291 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, SESPA PA, CESPE CEBRASPE

As crianças que apresentam alterações no desenvolvimento de linguagem, normalmente apresentam deficit em outros aspectos, usualmente alterações primárias relacionadas aos aspectos lingüísticos. Os aspectos que influenciam ou que devem ser observados na exclusão dessas crianças com alterações específicas, incluem

problemas neurológicos congênitos ou adquiridos.

  1. ✂️
  2. ✂️

1610Q801756 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, SESA ES, CESPE CEBRASPE

No que concerne aos distúrbios funcionais da voz, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1611Q804068 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, FSPSCE RS, MSConcursos

Com relação aos nódulos vocais, segundo Behlau, podemos dizer que esses são, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1612Q803839 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, IAMSPE SP, VUNESP

O aleitamento materno

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1613Q803604 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Buíque PE, IPAD

Sobre a participação do fonoaudiólogo no tratamento das alterações auditivas na infância é incorreto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1614Q803607 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, FSPSCE RS, MSConcursos

Segundo descrito no livro: Dificuldades Escolares: um desafio superável, com relação a evolução no curso da dislexia, podemos dizer que, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1615Q801865 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

A linguagem dos afásicos apresenta características particulares de acordo com cada quadro apresentado. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.

A parafasia consiste na repetição de um segmento linguístico constituído de alguns fonemas ou palavras de uma locução, quando o paciente tenta se comunicar oralmente.

  1. ✂️
  2. ✂️

1616Q803918 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Sorocaba SP, VUNESP

Durante a avaliação fonoaudiológica de uma criança de 9 anos com queixa de alteração na fala, constata-se quadro fonêmico, caracterizado por produção dos fonemas linguodentais e sibilantes com anteriorização da língua e imprecisão articulatória generalizada. A causa mais provável para essa alteração é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1617Q803410 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, FEAES PR, PUC PR

O câncer de cabeça e de pescoço ainda têm grande incidência no Brasil, sendo que nos países desenvolvidos o diagnóstico precoce tem contribuído para um prognóstico mais favorável, bem como para a melhora da qualidade de sobrevida do paciente. Frente a esse panorama, o diagnóstico precoce deve ser uma meta a ser atingida o mais rapidamente possível.

Sobre esse assunto, é CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1618Q803412 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, FUB, CESPE CEBRASPE

A linguagem é a base para o intelecto humano, sendo primordial na formulação do pensamento além de possibilitar a forma mais eficaz de comunicação entre os homens. São vários os distúrbios neurológicos e traumáticos que causam transtornos de linguagem. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

As causas mais comuns responsáveis pela disfagia mecânica são as inflamatórias, os traumas, a doença da coluna cervical, a macroglossia, o câncer da cabeça e do pescoço, as sondas nasoenterais, o divertículo faringoesofágico e a traqueostomia.

  1. ✂️
  2. ✂️

1619Q801621 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Ipojuca PE, CESPE CEBRASPE

A classificação dos pacientes afásicos é efetuada com base no grupo de sintomas de linguagem associados a cada quadro. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

O estilo do discurso de pacientes com afasia de Wernicke é telegráfico e agramático, e esses pacientes apresentam, ainda, distúrbios motores da fala, na forma de apraxias e(ou) disartrias.

  1. ✂️
  2. ✂️

1620Q802142 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, SES SC, UFSC

Sobre a disartria causada por alterações nas bases fonoarticulatórias, cujas manifestações variam conforme o tipo de lesão neurológica, assinale a alternativa CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.