Início

Questões de Concursos Fonoaudiólogo

Resolva questões de Fonoaudiólogo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1661Q802123 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Ipojuca PE, CESPE CEBRASPE

Acerca da avaliação das habilidades de reconhecimento de fala, julgue os itens subsequentes.

Utiliza-se rotineiramente, nos testes que avaliam os índices de reconhecimento de fala, um único nível de apresentação, que corresponde a 40 dB acima da média dos limiares tonais da área da fala.

  1. ✂️
  2. ✂️

1662Q802128 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, IAMSPE SP, VUNESP

Pertence à categoria dos transtornos invasivos do desenvolvimento. É um transtorno de caráter progressivo, uma vez que entre 6 e 18 meses de idade nota-se um quadro de regressão do desenvolvimento após um período de normalidade do lactente, atingindo predominantemente meninas.

Essas características estão presentes
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1663Q802129 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Na tentativa de descrever subgrupos, as alterações de desenvolvimento de linguagem foram divididas em três categorias distintas: receptivos/expressivos, expressivos e de processamento central, com base nas classificações das afasias em adultos. Acerca desse assunto, julgue os seguintes itens.

As desordens receptivas e expressivas compreendem a agnosia verbal auditiva, caracterizada por um impedimento significativo de compreensão da linguagem oral, ausência ou restrição de fala a palavras isoladas, sendo que a fonologia é gravemente afetada. Compreendem também o distúrbio fonológico/sintático: dificuldade de compreensão quando o enunciado é longo ou quando inclui estruturas mais complexas, presentes nas alterações morfossintáticas e fonológicas.

  1. ✂️
  2. ✂️

1664Q803155 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Limeira SP, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, acerca da pesquisa das emissões otoacústicas (EOAs), utilizada como procedimento de triagem auditiva neonatal.

As EOAs são utilizadas na bateria de testes subjetivos aplicados para diagnóstico em pacientes simuladores.

  1. ✂️
  2. ✂️

1665Q802393 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, FUSAR RJ, FEC UFF

As causas estruturais e/ou idiopáticas responsáveis pela disfagia mecânica são de origem inflamatória, traumas, estenoses laringotraqueais, macroglossia, divertículo faringoesofágico, doenças da coluna cervical, tumores de cabeça e pescoço, sequelas agudas ou tardias do tratamento da radioterapia e/ou quimioterapia, sondas nasoenterais e traqueotomia. Dentro das etiologias apresentadas pode-se afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1666Q802405 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

Avaliar as condições auditivas de crianças nascidas prematuras e com baixo peso sujeitas a alterações específicas de linguagem é imprescindível para a realização da intervenção e da tomada de medidas preventivas eletivas. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.

Os bebês prematuros com alto risco para deficência auditiva que, durante a triagem auditiva neonatal, apresentarem respostas cocleares normais no teste de emissões otoacústicas não precisarão posteriormente de acompanhamento do desenvolvimento auditivo.

  1. ✂️
  2. ✂️

1667Q802664 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

A linguagem dos afásicos apresenta características particulares de acordo com cada quadro apresentado. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.

A estereotipia consiste na utilização de forma inadequada de um nome no lugar de um termo relacionado ao nome correto.

  1. ✂️
  2. ✂️

1668Q802478 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, SESPA PA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, quanto à etiologia das alterações no desenvolvimento da linguagem.

Estudos recentes têm mostrado que o papel dos pais pode ser significativo no desenvolvimento da linguagem da criança. Responder pelo filho, antecipar sua fala, ou mostrar impaciência são alguns dos sintomas que alguns pais apresentam. Como conseqüência, a criança é constituída na linguagem como um interlocutor incapaz de assumir a iniciativa dialógica.

  1. ✂️
  2. ✂️

1669Q803770 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, UFRJ, UFRJ

Os distúrbios fonológicos podem apresentar dois componentes, a saber: um fonético e outro fonêmico. O componente fonêmico é identiicado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1670Q801732 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, SESPA PA, CESPE CEBRASPE

Quanto aos hábitos orais em crianças, julgue os itens a seguir.

Para a criança, o hábito de sugar a língua, os lábios ou o dedo, é menos prejudicial, em termos fonoaudiológicos, que o hábito de usar chupeta.

  1. ✂️
  2. ✂️

1671Q802500 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, SEMAD MA, CESPE CEBRASPE

Com a regulamentação da profissão pela Lei n.o 6.965/1981, a escola passou a ser um espaço de atuação definido legalmente para o profissional da fonoaudiologia. Acerca da atuação do fonoaudiólogo e das importantes atividades desenvolvidas por esse profissional inserido no contexto educacional, julgue os itens subseqüentes.

O fonoaudiólogo deve atuar juntamente com a equipe da instituição, participando dos planejamentos e conselhos de classe e colaborar com sugestões na elaboração dos planejamentos.

  1. ✂️
  2. ✂️

1672Q802246 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, FEAES PR, PUC PR

Em um hospital da cidade, uma criança de 2 anos foi atendida com o seguinte histórico: não fala, comunica-se com gestos e é muito agitada. O médico otorrinolaringologista realizou otoscopia, que se apresentou sem alterações. A criança foi encaminhada para avaliação audiológica cujos resultados foram: ausência de reflexo cocleopalpebral com a utilização de agogô, localização lateral do som do tambor em forte intensidade. A audiometria em campo livre, com a utilização de tons modulados, apresentou respostas auditivas em 500 HZ, na intensidade de 85 dBNA. Nas demais frequências não houve resposta auditiva. A timpanometria apresentou-se do tipo A, segundo a classificação de Jerger, com ausência de reflexos acústicos e emissões otoacústicas, bilateralmente. Na avaliação dos potenciais auditivos de tronco encefálico, foi observada presença de onda V apenas em 99 dBHL, com tempo de latência absoluta da onda aumentada. As demais ondas não foram observadas em ambas as orelhas. Considerando o desenvolvimento da audição e o caso descrito acima, analise as afirmativas a seguir:

I. Tendo em vista que os resultados sugerem presença de surdez, a amplificação sonora monoaural é indicada. O equipamento de amplificação deve ser intracanal e não há necessidade de controles especiais de ganho ou saída acústica máxima.

II. A criança atendida apresenta resultados que indicam perda auditiva de grau profundo, bilateral, do tipo neurossensorial.

III. Os resultados são compatíveis com otosclerose de origem genética, por isso, um procedimento médico e cirúrgico é indicado.

IV. Como existem diversas formas de compreensão da surdez é importante orientar a família sobre o fato de que formas diferentes de atuação são possíveis, permitindo e incentivando-a a decidir sobre a abordagem que lhe pareça ideal.

V. A possibilidade da realização de uma cirurgia para realização de implante coclear (IC) não é considerada, pois a idade da criança ainda não permite.

Está(ão) CORRETA(S):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1673Q802760 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Com referência à Otoneurologia, julgue os itens subseqüentes.

Um teste subjetivo que poucas vezes é encarado como tal e que fornece informações muito úteis sobre a integridade do ouvido médio e a possibilidade de envolvimento coclear ou retrococlear é a imitanciometria, ou mais propriamente dito, teste de medidas de imitância acústica.

  1. ✂️
  2. ✂️

1675Q801759 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

O processamento auditivo central (PAC) envolve várias habilidades, dependendo do tipo de tarefa solicitada e das modalidades sensoriais avaliadas, além da auditiva. Acerca dos testes que avaliam o PAC, ou seja, os processos que permitem que um indivíduo analise e interprete padrões sonoros, julgue os itens que se seguem.

O teste dicótico de dígitos na tarefa de integração biaural tem, como objetivos, avaliar a habilidade para agrupar componentes do sinal acústico em figura-fundo, e identificá-los.

  1. ✂️
  2. ✂️

1676Q802786 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, SEMAD MA, CESPE CEBRASPE

A avaliação feita pelo fonoaudiólogo de um paciente disfágico em período de internação hospitalar inicia-se pela investigação do prontuário, onde são colhidas informações médicas, informações junto ao fisioterapeuta e à enfermagem e informações sobre outros exames que auxiliem o fonoaudiólogo sobre possíveis restrições e precauções quanto a dieta e manuseio do paciente.

O cisto laríngeo congênito é uma dilatação sacular do ventrículo laríngeo, que pode envolver, além do ventrículo, outras estruturas supraglóticas. Essa dilatação é preenchida por ar; assim, quando a pressão aérea intralaríngea aumenta, também se expande, causando obstrução respiratória, dispnéia, disfagia e alteração do choro.

  1. ✂️
  2. ✂️

1677Q804071 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, ABDI, FEPESE

A musculatura intrínseca da laringe aduz, abduz e é responsável pela tensão das pregas vocais nas funções de respiração, esfíncter de proteção e fonação.

Os principais músculos intrínsecos da laringe são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1678Q802335 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Palmares PE, NECONSULTORIA

A labirintite é uma disfunção vestibular secundária a fatores irritantes, tóxicos, endócrinos, exócrinos, metabólicos, infecciosos ou traumáticos. A labirintite relacionada ao trabalho com exposição a substâncias químicas atóxicas tem sido descritas em trabalhadores expostos ao:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1679Q212513 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, MS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação à Portaria n.º 587/2004 - política pública em saúde
auditiva no Brasil -, julgue os seguintes itens.

A triagem e o monitoramento da audição de neonatos, pré-escolares e escolares é papel do serviço de atenção à saúde auditiva na média complexidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

1680Q803367 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, SESPA PA, CESPE CEBRASPE

Antônio, que tem 42 anos de idade e trabalha em uma marcenaria há 20 anos, apresentou-se para uma avaliação audiológica queixando-se de queda auditiva progressiva bilateral e declarando não possuir antecedente familiar com queixa de perda auditiva.

Com base na situação hipotética acima, julgue se cada item a seguir lista uma constatação provável de ser obtida em uma avaliação audiológica de Antônio.

Perda neurossenssorial bilateral de grau severo para a qual não seja necessária a indicação de aparelho de amplificação sonora individual (AASI), já que a audição social, nesses casos, é pouco prejudicada.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.