Início

Questões de Concursos Fonoaudiólogo

Resolva questões de Fonoaudiólogo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1801Q803315 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, FUB, CESPE CEBRASPE

Nos recém-nascidos pré-termo (RNPT), uma série de características interfere na amamentação e na sucção. Acerca do aleitamento materno dos RNPT e dos diversos procedimentos necessários para o aleitamento, julgue os itens a seguir.

O período de transição da alimentação por sonda para a via oral é realizado de forma gradual. Parte do leite é oferecido por via oral e o restante pela sonda no RNPT.

  1. ✂️
  2. ✂️

1802Q802106 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, UFRJ, UFRJ

O conceito psiconeurológico da aprendizagem e da psicomotricidade aponta o cérebro, nas suas habilidades, como órgão de aprendizagem e como órgão de reabilitação, desde as mais elementares até as mais diferenciadas, respeitando a organização e a hierarquização funcional que o caracteriza. Essa airmação é sustentada pelo modelo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1803Q803449 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, UFRJ, UFRJ

A deglutição disfuncional do neonato, segundo a escala oromotora neonatal (NOMAS), apresenta, quanto ao desempenho da mandíbula e da língua, respectivamente, as seguintes características:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1804Q803467 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Limeira SP, CESPE CEBRASPE

As lesões nos ossos e tecidos da face implicam seqüelas funcionais e estéticas em diferentes graus, dependendo do local, do tipo e da extensão da lesão. Considerando que esses casos necessitam de assistência multiprofissional durante a fase de internação hospitalar, julgue os itens que se seguem.

A disfagia orofaríngea mecânica é causada principalmente pela modificação nas fases antecipatória, preparatória e oral da deglutição, podendo afetar também a fase faríngea

  1. ✂️
  2. ✂️

1805Q802190 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito ao exame de vectoelectronistagmografia, julgue os itens a seguir.

O exame requer uma dieta prévia baseada em utilização de alimentos com cafeína, e eliminação de bebida alcoólica e cigarro.

  1. ✂️
  2. ✂️

1806Q802221 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, HUGG UNIRIO RJ, IBFC

Assinale a alternativa correta. Em recém-nascidos de baixo peso que estão fazendo uso de sonda para nutrição, o primeiro teste de sucção nutritiva deve ser realizado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1807Q803504 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Louveira SP, VUNESP

Para o tratamento da paralisia facial, o fonoaudiólogo deve utilizar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1808Q803254 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Limeira SP, CESPE CEBRASPE

Os pacientes idosos portadores de perda auditiva do tipo neurossensorial de grau moderado com presença de recrutamento apresentam

reflexos acústicos ipsilaterais e contralaterais ausentes bilateralmente.

  1. ✂️
  2. ✂️

1809Q801983 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Com referência à Otoneurologia, julgue os itens subseqüentes.

A avaliação otoneurológica consiste em um conjunto de procedimentos que permite a exploração semiológica dos sistemas auditivo e vestibular, no entanto não mantém relações com o sistema nervoso central.

  1. ✂️
  2. ✂️

1810Q803025 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

A fonoterapia em pacientes submetidos à laringectomia é a produção sonora através da voz esofágica, que consiste em introduzir o ar através de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1811Q802027 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, SES DF, FUNIVERSA

O distúrbio de deglutição que apresenta sinais e sintomas específicos que se caracterizam por alterações em qualquer etapa e(ou) entre as etapas dinâmicas da deglutição, podendo ser congênito ou adquirido, após comprometimento neurológico, mecânico ou psicogênico, e trazer prejuízo aos aspectos nutricionais, de hidratação, no estado pulmonar, prazer alimentar e social do indivíduo, além de complicações mais graves como a pneumonia aspirativa e o óbito, é denominado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1812Q803603 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, FEAES PR, PUC PR

É comum encontrar o paciente disfágico em situação limite em sua vida pessoal, fragilizado pela doença ou mesmo pela situação hospitalar em si. Para muitos, não conseguir comer, sentindo toda série de desconforto decorrente dos sintomas inerentes a disfagia (engasgos, tosse, refluxo nasal, dispneia, etc) ocorre de forma progressiva (envelhecimento, doenças neurológicas progressivas), para outros a disfagia pode ser um sintoma abrupto (pós-AVC) que pode causar total estranhamento. Sobre esse assunto avalie as assertivas a seguir:

I. O fonoaudiólogo, ao abrir espaço em seu atendimento clínico para a escuta de questões emocionais está invadindo o campo da psicologia e atuando de forma antiética.

 II. A recusa alimentar pode ser uma forma de resistência do sujeito de empreender o tratamento, por dificuldade de lidar com a situação nova a que está exposto. E falar sobre isso para o próprio profissional que lida com o manejo da alimentação faz todo o sentido para o paciente, que em seu sofrimento não está preocupado com os limites de cada área de conhecimento.

III. Os AVCs têm início abrupto; paciente e familiares são pegos de surpresa e há total estranhamento frente às sequelas decorrentes. O fonoaudiólogo deve estar preparado para uma escuta clínica desse sofrimento do sujeito.

IV. No ambiente hospitalar, transformações no campo do orgânico (traqueostomias, SNE, gastrostomia, etc) são frequentes e encaradas como normais pela equipe de saúde. No entanto, para o sujeito em sofrimento, tais transformações em seu corpo demandam uma reconstrução/ressimbolização da imagem corporal, sendo que tais aspectos devem ser acolhidos pelo profissional em quem recair a transferência do paciente. Ese é um trabalho de luto imprescindível para que o paciente possa empreender o esforço necessário para sua reabilitação.

Está(ão) CORRETA(S):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1813Q801836 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, SES DF, FUNIVERSA

As disfonias que são principalmente relacionadas aos transtornos do humor, ao uso abusivo de substâncias, aos transtornos da ansiedade, à esquizofrenia, à demência e aos transtornos alimentares e somatoformes são denominadas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1814Q803414 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, HUGG UNIRIO RJ, IBFC

Assinale a alternativa correta. Em crianças normais, o terceiro nível de comunicação pré-verbal está caracterizado pelo aparecimento de novas condutas comunicativas e que revelam a intencionalidade da criança. Comportamentos desse tipo começam a ser observados a partir dos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1815Q802199 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Ipojuca PE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem acerca da utilização dos testes para avaliação de desordens no processamento auditivo central (DPAC).

A partir dos 3 anos de idade podem ser utilizados todos os testes especiais para avaliação de DPAC.

  1. ✂️
  2. ✂️

1816Q803039 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, FEAES PR, PUC PR

Paciente, 78 anos, internado há 10 dias, é portador de doença de Parkinson e necessita fazer angioplastia. Está desnutrido e apresentou quadro de pneumonia. Médico solicita avaliação fonoaudiológica. Analise as hipóteses a seguir:

I. Paciente pode estar com quadro de disfagia associado à doença de Parkinson.

II. Paciente apresenta nível de compreensão rebaixado, confusão mental, alteração de linguagem escrita, flacidez de musculatura de OFA, deglutição comprometida para sólidos.

III. Disfagia pode ser induzida por medicamentos neurolépticos. Os antidepressivos geralmente causam secura na mucosa da boca e a diminuicao da saliva compromete a manipulação do bolo alimentar, além de provocar sonolência, diminuição o estado de vigília e comprometendo a deglutição segura.

IV. Disfagia pode ser decorrente da idade em função de rebaixamento da força muscular, deficiência na mastigação (ausência de dentes, prótese mal adaptada).

Quais hipóteses são compatíveis com o quadro desse paciente?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1817Q802028 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, SESPA PA, CESPE CEBRASPE

Quanto aos problemas respiratórios e anatômicos, julgue os itens que se seguem.

São fatores que levam à respiração bucal: posturas anormais - tanto corporais como orofaciais -, infecções do aparelho respiratório, estrutura facial alterada, postura e tônus de língua inadequados.
  1. ✂️
  2. ✂️

1818Q802797 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Limeira SP, CESPE CEBRASPE

Com relação ao trabalho do fonoaudiólogo na área da voz, que abrange manutenção, uso correto e reabilitação de alterações da voz, julgue os itens que se seguem.

Sulco vocal, cisto epidermóide e ponte de mucosa são alterações estruturais mínimas da laringe consideradas como desarranjo estrutural que ocorre durante a embriogênese.

  1. ✂️
  2. ✂️

1819Q803311 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Conhecer o desenvolvimento de crianças nascidas normais ou sob condições de baixo peso e prematuridade é imprescindível para a realização de intervenção e tomada de medidas preventivas efetivas quanto a alterações específicas de linguagem. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

A prematuridade é a patologia neonatal com maior associação a sequelas neurológicas principalmente pela possibilidade da ocorrência de hemorragia peri-intraventricular.

  1. ✂️
  2. ✂️

1820Q803316 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, SES CE, UECE

Em pacientes com ressecção parcial do véu palatino deve(m) ser

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.