Início

Questões de Concursos Fonoaudiólogo

Resolva questões de Fonoaudiólogo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1961Q1050934 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

O transtorno de linguagem oral, que provoca grande dificuldade manifestada por crianças em desenvolver as habilidades linguísticas, na ausência de comprometimentos em outras áreas do desenvolvimento e que se apresenta de maneira muito heterogênea, denomina-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1962Q1047864 | Fonoaudiologia, Neonatologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Com relação à estimulação precoce em bebês de risco, avalie as afirmativas a seguir e assinale V para afirmativa verdadeira e F para falsa.

( ) A prematuridade é reconhecida como fator de risco para distúrbios do desenvolvimento motor (DM), uma vez que promove interrupção na progressão do desenvolvimento das estruturas cerebrais.

( ) As Diretrizes da Estimulação Precoce do Ministério da Saúde, são um programa de acompanhamento e intervenção clínico terapêutica multiprofissional com bebês de alto risco e com crianças pequenas acometidas por patologias orgânicas.

( ) O cuidado à saúde da criança durante os primeiros anos de vida, por meio do acompanhamento do desenvolvimento infantil é essencial para a promoção à saúde, prevenção de agravos e a identificação de atrasos no Desenvolvimento Neuropsicomotor.


As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1963Q1047868 | Fonoaudiologia, Disfagia e Mastigação, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

O exame de maior utilidade na investigação diagnóstica da disfagia que, quando precedido de uma anamnese clínica adequada, consegue caracterizar convenientemente o grau de disfunção e frequentemente, identificar a causa da anomalia com grande precisão e, é considerado o método objetivo padrão-ouro utilizado com maior frequência, denomina-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1964Q1049678 | Fonoaudiologia, Voz, Fonoaudiólogo, EBSERH, IBFC, 2023

Considere o seguinte caso clínico: uma senhora de 72 anos procurou avaliação fonoaudiológica devido a queixa de fadiga vocal. Na queixa a paciente refere que “muitas vezes parece que a voz fica soprosa, fraca intensidade, sem energia”. Assinale a alternativa que apresenta o tipo de voz caracterizado no laudo fonoaudiológico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1965Q1048402 | Linguística, Divisões da Linguística, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Para que haja uma boa comunicação é necessário que os níveis linguísticos estejam bem desenvolvidos. Todos são importantes no processo do desenvolvimento da linguagem infantil.
O nível linguístico que se concentra em pelo menos dois aspectos: 1) Funções comunicativas: habilidades comunicativas e 2) Conversação: habilidades conversacionais, compromisso conversacional, fluência do discurso e adequação referencial, denomina-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1966Q1051587 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Hospitalar, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca da avaliação do equilíbrio corporal, julgue o item subsecutivo.

O nistagmo pós-calórico é o movimento ocular desencadeado por uma estimulação labiríntica com água (ou ar) fria e quente.

  1. ✂️
  2. ✂️

1967Q1051588 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Hospitalar, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca da avaliação do equilíbrio corporal, julgue o item subsecutivo.


A prova calórica avalia cada labirinto separadamente e permite reconhecer o lado acometido, porém não permite caracterizar a intensidade da lesão vestibular.

  1. ✂️
  2. ✂️

1968Q1051589 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Hospitalar, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca da avaliação do equilíbrio corporal, julgue o item subsecutivo.


O estímulo calórico produz uma corrente perilinfática na direção da ampola do canal lateral excitado — prova quente — ou na direção oposta — prova fria —, flexionando as células sensoriais da crista ampular e desencadeando o reflexo vestíbulo-ocular (RVO).

  1. ✂️
  2. ✂️

1969Q911067 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Na avaliação da deglutição em bebês, durante a sucção em seio materno, devem ser observados o vedamento labial, a pega, a coordenação entre sucção, respiração e deglutição, a relação entre a frequência de sucções por deglutição e a existência de pausas.
Essas estratégias de avaliação têm como objetivo avaliar a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1970Q1043214 | Fonoaudiologia, Avaliação e Reabilitação Vestibular, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Quando se pensa em realizar um determinado exercício para a voz, deve-se analisar as questões anatômicas e fisiológicas.
Quando se necessita de forte intensidade, ocorre a ativação do músculo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1971Q1050930 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

A terapia fonoaudiológica de bebês e crianças pequenas, incluindo aquelas com perda auditiva, que pode ser abordada a partir de diferentes referenciais teóricos.
O estágio do desenvolvimento sensório motor, primeiro dos quatros estágios da sua teoria, vai do nascimento até os dois anos de idade.

O autor que, em sua teoria, considera a linguagem como parte de uma função mais ampla, a que chamou de semiótica é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1972Q1042280 | Fonoaudiologia, Neonatologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Relacione as alterações mais frequentes na atuação com as díades mães-bebês na fase puerperal, na amamentação com suas características:

1. Aspectos anatômicos do bebê
2. Problemas na pega
3. Problemas na dinâmica da ordenha
4. Aspectos anatômicos da mama ou mamilos

( ) Boca com pouca abertura durante o reflexo de procura; retração labial.
( ) Cirurgias plásticas redutoras e prótese de silicone.
( ) Boca pequena, retração mandibular exacerbada, micrognatia, frênulo da língua curto.
( ) Reflexos orais incoordenados, exacerbados ou incompletos, padrão mordedor.

Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1973Q1042283 | Fonoaudiologia, Motricidade Orofacial, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Com o auxílio do examinador, o paciente sentado em uma maca, vira a cabeça 45° para o lado a ser avaliado e deita-se rapidamente, mantendo a cabeça pendente e a inclinação de 45° por aproximadamente 30 segundos e depois retorna lentamente a posição sentada; a seguir o procedimento é realizado com a cabeça inclinada 45° para o lado oposto.
Essa prova denomina-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1975Q911065 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Com relação à atuação fonoaudiológica na área materno-infantil, analise as afirmativas a seguir:

I. No contexto da amamentação, a Fonoaudiologia está inserida desde o período pré-natal e pós-parto, compondo a equipe multidisciplinar, que visa contribuir no suporte às mães, especialmente durante o estabelecimento da amamentação exclusiva.

II. Na perspectiva da prevenção, a Fonoaudiologia possibilita a redução de: fissuras mamilares, padrão de sucção ineficiente, pega inadequada e padrão de incoordenação das funções de sucção, deglutição e respiração.

III. O leite materno é o alimento ideal para o bebê, contendo todos os benefícios nutricionais, imunológicos, fisiológico e afetivos.


Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1976Q985346 | Direito Sanitário, Lei Orgânica da Saúde, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Horizontina RS, OBJETIVA, 2025

Conforme a Lei Orgânica da Saúde, em consultas, exames e procedimentos realizados em unidades de saúde públicas ou privadas, toda mulher tem o direito de fazer-se acompanhar por pessoa maior de idade, durante todo o período do atendimento, independentemente de notificação prévia. Sobre o exposto, analisar os itens.

I. No caso de atendimento que envolva qualquer tipo de sedação ou rebaixamento do nível de consciência, caso a paciente não indique acompanhante, a unidade de saúde responsável pelo atendimento indicará pessoa para acompanhá-la, preferencialmente profissional de saúde do sexo feminino, sem custo adicional para a paciente, que não poderá recusar o nome indicado independentemente de justificativa, registrando-se o nome escolhido no documento gerado durante o atendimento.

II. No caso de atendimento realizado em centro cirúrgico ou unidade de terapia intensiva com restrições relacionadas à segurança ou à saúde dos pacientes, devidamente justificadas pelo corpo clínico, somente será admitido acompanhante que seja profissional de saúde.

III. Em casos de urgência e emergência, os profissionais de saúde ficam autorizados a agir na proteção e defesa da saúde e da vida da paciente, ainda que na ausência do acompanhante requerido.


Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1977Q1043215 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Quando todos os níveis linguísticos estão se desenvolvendo de forma organizada, a criança pode contar histórias ou narrativas. O nível linguístico que pode ser entendido como a estruturação, reconhecimento e acesso ao vocabulário denomina-se nível
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1978Q1047857 | Fonoaudiologia, Motricidade Orofacial, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Com relação aos aspectos da respiração oral diurna e noturna e sua interferência nas estruturas anátomo-funcionais da face, avalie as afirmativas a seguir e assinale V para a verdadeira e F para a falsa.

( ) As causas mais frequentes da respiração oral são as obstruções nasais e/ou faríngeas.

( ) As consequências da respiração oral podem ser flacidez de estruturas da face como lábios, que pode resultar em lábio superior hipodesenvolvido e inferior espesso e com eversão, dificultando o velamento labial.

( ) Os músculos bucinadores, temporais e o músculo mentual podem apresentar flacidez, enquanto os masseteres se apresentam em hiperfunção.


As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1979Q1050931 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Os músculos mastigatórios exercem uma força e transferem para a mandíbula que se articula realizando um movimento complexo que é a soma dos movimentos de elevação, abaixamento, projeção, retroprojeção e lateralidade.
O músculo da mastigação que se origina no arco zigomático, se insere no ramo da mandíbula e tem como função elevar e protrair a mandíbula é denominado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1980Q1050932 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Em relação a aquisição e o desenvolvimento da linguagem oral, assinale (V) para afirmativa verdadeira e (F) para falsa.
( ) O surgimento da linguagem verbal, natural e espontânea, é certamente índice relevante do desenvolvimento normal, bem como pode ser tomado como preditivo do desenvolvimento cognitivo e social da criança.
( ) Cada indivíduo faz seu desenvolvimento na combinação única de suas características biológicas, psíquicas e sociais, que interagem entre si ao longo do próprio desenvolvimento.
( ) Na etapa de desenvolvimento, ocorre a transformação da experiência em linguagem verbal e vice-versa, é o período em que a criança expande suas possibilidades motoras, psíquicas, e se apropria do código linguístico, tanto em seu aspecto receptivo, quanto expressivo.
As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.