Início

Questões de Concursos Fonoaudiólogo

Resolva questões de Fonoaudiólogo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1981Q1048405 | Fonoaudiologia, Voz, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Higiene vocal consiste em normas básicas que auxiliam a preservar a saúde vocal e a prevenir o aparecimento de alterações e doenças.
Considera-se como uma boa prática para o uso adequado da voz:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1982Q1048407 | Fonoaudiologia, Voz, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

O papel das técnicas vocais depende da categoria das disfonias, da formação do clínico e das características do paciente. A categoria das disfonias que pode representar anomalias de suporte cartilagíneo laríngeo; anomalias dos tecidos moles; anomalias vasculares, dentre outras alterações, denomina-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1983Q1042277 | Fonoaudiologia, Motricidade Orofacial, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Relacione os exames instrumentais aplicados às funções orofaciais ás suas respectivas características:
1. Fotogrametria
2. Videometria
3. Paquimetria
( ) com a correta utilização, as medições de profundidade, espessura e comprimento obtidas por meio dessa avaliação orofacial podem servir para comparações pré e pós fonoterapia.
( ) com esse procedimento, o resultado não se detém apenas à aparência estática da estrutura, mas se foca na avaliação dinâmica da função ou da estrutura.
( ) possibilita avaliação da simetria e da postura da musculatura orofacial, bem como o comportamento dessa musculatura diante da forma existente.

Assinale a opção que indica a relação correta na ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1984Q1042287 | Fonoaudiologia, Motricidade Orofacial, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Com o aumento da sobrevivência de recém-nascidos pré-termo, existe agora uma conscientização de que dificuldades alimentares são o maior déficit enfrentado pelos prematuros.
Com relação coordenação sucção-deglutição e deglutiçãorespiração, nesses casos, analise as afirmativas a seguir:

I. A inabilidade para alimentação oral é uma das mais frequentes razões para a demora na alta hospitalar destes recém-nascidos.
II. Embora a sucção venha sendo documentada em fetos humanos a partir da 15ª semana de gestação, a coordenação adequada entre sucção e deglutição inicia-se após a 36ª semana gestacional.
III. O desenvolvimento do controle respiratório não interfere nos reflexos de sucção e deglutição no recém-nascido prematuro.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1985Q1042275 | Fonoaudiologia, Voz, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Relacione a categoria de abordagem usual do tratamento fonoaudiológico das disfonias com suas respectivas características e finalidades.

1. Método auditivo
2. Método de fala
3. Método de sons facilitadores
4. Método de competência glótica
( ) é indicado quando se quer promover uma melhora global na emissão sem manipulação de certos parâmetros, podendo aplicar exercícios de jogos de intensidade e de projeção vocal.
( ) baseia-se no impacto imediato que uma modificação na escuta da própria voz causa sobre a produção vocal produzindo um impacto global na qualidade vocal.
( ) baseia-se na necessidade de um ajuste muscular primário para uma produção vocal suficientemente equilibrada e que favoreça o uso continuado da voz sem sinais e sintomas de fadiga vocal.
( ) esse método age de modo direto na fonte glótica e, portanto, na maioria das vezes, é o trabalho de eleição nas disfonias, com a qual se obtém os efeitos mais imediatos.

Assinale a opção que indica a relação correta na ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1986Q1020797 | Fonoaudiologia, Avaliação e Reabilitação Vestibular, Fonoaudiólogo, EBSERH, VUNESP, 2020

Na prática clínica fonoaudiológica em otoneurologia, na reabilitação vestibular, da vertigem posicional paroxística benigna – VPPB, indica-se para o reposicionamento canalicular de canais semicirculares laterais a manobra que se inicia com o paciente sentado na maca e posicionado deitado de lado na direção do labirinto saudável.
Essa descrição refere-se à manobra
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1987Q1050795 | Fonoaudiologia, Avaliação e Reabilitação Vestibular, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

O Teste Dicótico de Dígitos pode ser aplicado em duas etapas: uma em que o indivíduo é orientado a repetir oralmente os quatro números independentemente da ordem de apresentação, e outra em que o indivíduo é indicado para repetir oralmente apenas o que for solicitado da orelha indicada – direita ou esquerda.
Esse teste avalia a habilidade de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1988Q1050799 | Fonoaudiologia, Avaliação e Reabilitação Vestibular, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Os diversos tipos de nistagmo e outros movimentos oculares direta ou indiretamente relacionados com a função vestibular podem ser observados e registrados.
Na avaliação vestibular, a prova que avalia cada labirinto separadamente e permite reconhecer o lado acometido e caracterizar a intensidade da lesão vestibular é a Prova
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1989Q1051590 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Hospitalar, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca da avaliação do equilíbrio corporal, julgue o item subsecutivo.


A posturografia estática e a dinâmica permitem a caracterização do estado funcional do sistema vestibuloespinhal; são indicadas para pacientes com tontura, desequilíbrio e quedas, e são úteis para monitorar a evolução do tratamento das vestibulopatias.

  1. ✂️
  2. ✂️

1990Q910812 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Salto do Lontra PR, FAU, 2024

“No processo de mastigação normal, os fenômenos espaciais que ocorrem na mandíbula durante os ciclos mastigatórios são as fases de abertura da boca, na qual a mandíbula se abaixa, com relaxamento dos músculos levantadores e a contração isotônica dos músculos abaixadores da mandíbula”. Assinale a alternativa que contém um músculo abaixador da mandíbula:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1991Q1006819 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Hospitalar, Fonoaudiólogo, EBSERH, IBFC, 2022

O trabalho terapêutico que o fonoaudiólogo realiza no ambiente hospitalar, conhecido como técnica de sucção não nutritiva em bebês propicia vários benefícios a destacar nas afirmativas abaixo.
I. Atraso na digestão permitindo o ganho de peso. II. Leva à adequação da musculatura oral. III. Diminui a oxigenação durante as mamadas evitando a ocorrência de cólicas.

Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1992Q1047859 | Fonoaudiologia, Audiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Como a perda auditiva induzida por níveis de pressão sonora elevados (PAINPSE) por vezes não pode ser tratada, métodos de prevenção específica para crianças precisam ser desenvolvidos, pesquisados e aplicados.

Com relação à prevenção da PAINPSE em crianças, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A prevenção da PAINPSE tem sido recomendada desde os anos 1940 e já faz parte do currículo escolar brasileiro e de vários outros países.
( ) É possível encontrar protetores auditivos em concha próprios para crianças e até para recém-nascidos, aqui no Brasil e no exterior.
( ) A educação a respeito da conservação auditiva pode ser feita com os pais em vários momentos que fogem à sala de aula: na triagem auditiva realizada ainda na maternidade, em campanhas de vacinação, no acompanhamento pediátrico e em conjunto com outras campanhas públicas de saúde.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1993Q1047866 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Hospitalar, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Com relação à atuação fonoaudiológica no tratamento das disfagias orofaríngeas em ambiente hospitalar, analise as afirmativas a seguir:

I. Exercícios para aumento da força de estruturas orofaríngeas, manobras posturais e de limpeza e de modificações da dieta são estratégias frequentemente utilizadas em pacientes críticos ou potencialmente críticos.

II. Na UTI é diferente: a definição do diagnóstico funcional e da justificativa fisiopatológica não são fundamentais para embasar os objetivos da fonoterapia.

III. É frequente a tolerância reduzida ao tempo de fonoterapia, o que torna necessárias intervenções mais curtas e mais frequentes, em geral mais de uma vez ao dia.


Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1994Q1042282 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Hospitalar, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Com relação a atuação do Fonoaudiólogo em ambiente hospitalar, assinale V para afirmativa verdadeira e F para falsa.

( ) O fonoaudiólogo que atua em âmbito hospitalar deve desenvolver ações que contribuam para a promoção, prevenção e restabelecimento da saúde e o aprimoramento da comunicação.
( ) A princípio a inserção do fonoaudiólogo em hospitais foi marcada pela intervenção em disfagia exclusivamente.
( ) É necessário que as equipes de saúde saibam lidar com emoções e invistam na capacidade de escuta, além de perceber o sujeito numa dimensão subjetiva.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1995Q1049506 | Fonoaudiologia, Disfagia e Mastigação, Fonoaudiólogo, EBSERH, IBFC, 2022

A fase da mastigação que transforma o alimento em elementos tão reduzidos, com consistência ideal para a deglutição é conhecida como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1996Q1006817 | Fonoaudiologia, Avaliação e Reabilitação Vestibular, Fonoaudiólogo, EBSERH, IBFC, 2022

Na avaliação clínica para disfagia orofaríngea neurogênica em adultos há fatores preditivos de risco para aspiração laringotraqueal, tais como:
I. Tosse. II. Voz molhada. III. Alterações respiratórias.

Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1997Q1043225 | Fonoaudiologia, Saúde Coletiva, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Com relação a atuação do fonoaudiólogo na saúde do trabalhador, assinale (V) para afirmativa verdadeira e (F) para falsa.

( ) Os exames audiométricos já eram rotinas nas empresas desde a década de 1980 e sempre foram realizados por fonoaudiólogos.

( ) Os distúrbios da voz relacionados ao trabalho (DVRT) que são consequentes do desgaste da voz decorrentes da desvalorização e degradação do trabalho, são mais recentes.

( ) Foi a partir da instituição do SUS, em 1990, que se incrementou na Fonoaudiologia um movimento no sentido de desenvolver ações preventivas afinadas com os pressupostos da saúde coletiva.


As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1998Q1047869 | Fonoaudiologia, Disfagia e Mastigação, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

A dificuldade secundária à perda sensorial e/ou muscular de estruturas responsáveis pela deglutição fisiológica normal, com controle neurológico central e os nervos periféricos podendo estar intactos, caracterizam a disfagia orofaríngea
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1999Q1049675 | Fonoaudiologia, Neonatologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, IBFC, 2023

O fonoaudiólogo que atua em unidade neonatal e deve levar em consideração na avaliação do bebê:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2000Q1020798 | Fonoaudiologia, Voz, Fonoaudiólogo, EBSERH, VUNESP, 2020

O nervo vago é dividido em ramificações que são responsáveis pela inervação de toda a cabeça, pescoço, tórax e abdome e, particularmente quanto aos aspectos vocais, uma lesão originada no trajeto entre o núcleo ambíguo e a musculatura laríngea provoca diferentes manifestações na produção vocal.
Nessa concepção, uma lesão alta, localizada acima do forame jugular, produz uma paralisia
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.