Início

Questões de Concursos Fonoaudiólogo

Resolva questões de Fonoaudiólogo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2241Q1051594 | Fonoaudiologia, Neonatologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue o próximo item, acerca da atuação do fonoaudiólogo na saúde materna e na infantil.


O trabalho fonoaudiológico no alojamento conjunto tem por objetivo promover a saúde do binômio nos aspectos de alimentação e comunicação e também realizar intervenções que visem proteger, nessa área, a mãe e o recém-nascido.

  1. ✂️
  2. ✂️

2242Q900302 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Lindóia do Sul SC, AMAUC, 2024

Fonética e fonologia são áreas que estudam os sons que emitimos quando falamos, os fonemas. Os fonemas são classificados em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2243Q900310 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Lindóia do Sul SC, AMAUC, 2024

A primeira infância é um período essencialmente relevante para o desenvolvimento de ações voltadas à saúde auditiva infantil, uma vez que a identificação e a intervenção da deficiência auditiva nos primeiros anos de vida propiciam condições favoráveis ao desenvolvimento das habilidades auditivas e da linguagem oral. A respeito do teste de audiometria tonal liminar (ATL) condicionada, assinale a opção correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2244Q987865 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

Durante o desenvolvimento infantil, é comum que algumas crianças apresentem dificuldades relacionadas à fala e à linguagem. Entre as várias alterações fonoaudiológicas, uma das mais recorrentes é a dislalia.

Considerando os diferentes tipos de dislalia, assinale a alternativa que não descreve uma característica típica dessa alteração:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2245Q995805 | Fonoaudiologia, Motricidade Orofacial, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Assinale a alternativa que apresenta o músculo intrínseco da língua que tem como principal função estreitar e alongar a língua, e que também auxilia a relaxar suas margens e elevar a parte posterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2246Q995815 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Durante toda a avaliação clínica da deglutição, o avaliador deve estar atento às possíveis alterações observadas, tanto na dinâmica orofaríngea, possibilidade de estase e penetrações e/ou aspirações laríngeas. Na situação de ocorrência de tosse ou pigarros durante a deglutição é sinal sugestivo de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2247Q1058548 | Português, Sintaxe, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Camboriú SC, FURB, 2025

Texto associado.
'A periferia nunca deixou de produzir literatura', defende coordenadora das Fábricas de Cultura


Os hábitos de leitura nas periferias da maiormetrópoledaAméricado Sul são o foco da pesquisa realizada pela Organização Social Poiesis, que analisou o público das oito unidades das Fábricas de Cultura presentes em São Paulo e apontou que mulheres representam 70% do público leitor.

Para a coordenadora artístico-pedagógica das bibliotecas das Fábricas de Cultura, Ifé Rosa, a literatura sempre esteve presente na comunidade, que não deixou "nenhum preconceito impedir de acessar a literatura".

"Todo esse movimento de literatura mostra que ela, na verdade, foi durante muito tempo vista como algo elitista, como algo para outro tipo de público, mas, enquanto isso, aperiferianunca deixou de produzir literatura, de produzir oralidade ou 'oralituras', expressão usada por Leda Maria Martins. A periferia nunca deixou que nenhum preconceito a impedisse de acessar a literatura, algo tão importante para todo ser humano", disse Ifé em entrevista ao Conexão BdF, da Rádio Brasil de Fato.

A pesquisa avaliou oshábitosde leitura dos frequentadores das bibliotecas das Fábricas de Cultura na Brasilândia, Capão Redondo, Diadema, Iguape, Jaçanã, Jardim SãoLuís, Osasco e Vila Nova Cachoeirinha. A coordenadora destaca que a literatura sempre esteve presente nas comunidades e que a diversidade de leitura apontada pela pesquisa ajuda a desconstruir preconceitos sobre "queme o que lê".

Os dados indicam que as mulheres foram 70% do total de leitores, porcentagem maior que a média nacional (61%). Para a coordenadora artístico-pedagógica das bibliotecas das Fábricas de Cultura, Ifé Rosa, o protagonismo feminino revela a participação singular das mulheres nas comunidades. "Sabemos o quanto as mulherestêmum papel fundamental nas periferias, nãonas questões do dia a dia, no trato com aprópriafamília, com a comunidade, mas também com a literatura. Ficamos muito felizes em saber que as mulheres estão acessando a literatura, uma literatura diversa que fala tanto diretamente com as realidades delas quantotambémcom a literatura clássica", contou.

Representatividade

Para a coordenadora, a diversidade de leitura da populaçãoperiférica— que incluimangás,clássicos, autores negros eindígenas— mostra que o acesso "às literaturas" precisa ser ampliado, sempre atento ao que o público deseja ler. Ela também ressalta aimportânciada representatividade e de uma curadoria coletiva.

"Recentemente, Ana Maria Gonçalves — primeira mulher negra a entrar na Academia Brasileira de Letras —, falou algo bem importante: que as pessoas racializadas,negras principalmente, muitas vezes não acessavam a literatura porque não se viam representadas, eram histórias que iam muitoalémda sua realidade. Quando uma criança, um jovem, um adolescente, uma pessoa trabalhadora consegue acessar uma história em que se sinta representada, essa literatura se aproxima", afirma Ifé.


(Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2025/08/20/a-periferia-nunca-deixou-de -produzir-literatura-defende-coordenadora-das-fabricas-de-cultura/. Acesso em 25 ago. 2025. Adaptado.)
"Sabemos o quanto as mulheres têm um papel fundamental nas periferias, não só nas questões do dia a dia, no trato com a própria família, com a comunidade, mas também com a literatura."

No excerto, as expressões em destaque foram utilizadas para construir um sentido. A relação que elas estabelecem é de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2248Q895292 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024

Ao se preparar um plano de fonoterapia para o Distúrbio do Processamento Auditivo (DPAC), o objetivo é criar condições para que o indivíduo possa reorganizar os aspectos envolvidos na comunicação, quanto à utilização dos fonemas e às regras da língua.

Para cada tipo de distúrbio do PAC, alguns aspectos deverão ser predominantemente treinados.

Quando na fonoterapia é enfatizado o treino da consciência fonológica (análise e síntese) associada à leitura, busca-se trabalhar qual distúrbio do processamento auditivo? Assinale a alternativa CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2249Q989798 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Considerando-se a tradicional classificação de Jerger (1972) para o timpanograma, escolha a alternativa que apresenta correlação adequada entre tipo de curva e sua respectiva definição.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2250Q1080166 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Fonoaudiólogo, UFPE, COVEST COPSET

O conceito de comunicação posto na Lei no 13.146/2015 (Lei da Acessibilidade) inclui diferentes opções comunicacionais, tais como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2251Q989799 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Considerando a Lei Orgânica do Sistema Único de Saúde - Lei Federal 8.080/90, 19, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2252Q1080167 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Fonoaudiólogo, UFPE, COVEST COPSET

Nos termos da Lei nº 13.146/2015 (Lei Brasileira de Inclusão), o termo `barreiras atitudinais´ é definido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2253Q1020795 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, EBSERH, VUNESP, 2020

Para a avaliação e o diagnóstico do distúrbio fonológico, a literatura aponta a avaliação complementar com provas aplicadas sem equipamentos e, dentre elas, a diadococinesia oral, que é utilizada para
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2254Q992896 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Sobre câncer de boca e orofaringe, marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2255Q992897 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Considere a seguinte situação:
um fonoaudiólogo atende um paciente que foi submetido a uma cirurgia de orofaringe devido a um câncer. Durante a reabilitação, o paciente apresenta dificuldades significativas de deglutição, afetando sua nutrição e qualidade de vida. O profissional decide aplicar uma abordagem interdisciplinar, incluindo exercícios de fortalecimento muscular, alterações na consistência dos alimentos e uso de técnicas específicas para facilitar a deglutição segura.
Considerando a situação descrita, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2256Q986505 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

De acordo com o Art. 4º do Código de Ética que trata dos princípios gerais éticos e bioéticos adotados pela Fonoaudiologia analise as afirmativas e assinale F (FALSO) e V (VERDADEIRO).

( ) exercício da atividade buscando maximizar os benefícios e minimizar os danos aos clientes, à coletividade e ao ecossistema;

( ) compartilhamento de benefícios sociais, tanto na assistência quanto na pesquisa;

( ) conduta incompatível com a dignidade do órgão ou falta de decoro;

( ) aprimoramento dos conhecimentos técnicos, científicos, éticos e socioculturais.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2257Q1049508 | Fonoaudiologia, Motricidade Orofacial, Fonoaudiólogo, EBSERH, IBFC, 2022

É considerada um subgrupo de disfunções musculoesqueletais e é a principal causa de dor na região orofacial não relacionada a dentição. Em razão do envolvimento de vários componentes do sistema mastigatório, cabe ao cirurgião dentista a responsabilidade do diagnóstico desta disfunção. Assinale a alternativa que apresenta a que disfunção o trecho se refere.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2258Q994470 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

O processo de cognição nada mais é do que como a criança aprende, conhece e atribui significado ao real. Caracteriza o conhecimento como a compreensão do modo de construção ou transformação de objetos e acontecimentos. Considerando os estágios do desenvolvimento segundo Piaget, o estágio PréOperatório apresenta as seguintes características:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2259Q987307 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Em relação à intervenção nos distúrbios da linguagem, qual das seguintes estratégias terapêuticas é mais adequada para abordar a afasia em adultos após um acidente vascular cerebral (AVC)?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2260Q987315 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

No que concerne à imitanciometria, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.