Início

Questões de Concursos Fonoaudiólogo

Resolva questões de Fonoaudiólogo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2281Q1078663 | Informática, Planilhas Eletrônicas, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Irupi ES, IDESG, 2024

Pode-se criar um gráfico a partir de dados selecionados em uma planilha do Excel 2016 (em sua versão em português e nas configurações padrão):
I. Selecionando os dados, acessando o menu Dados e escolhendo a opção "Inserir Gráfico".
II. Selecionando os dados, clicando com o botão direito e escolhendo "Criar Gráfico".
III. Selecionando os dados, acessando o menu Inserir e escolhendo o tipo de gráfico desejado.
IV. Arrastando os dados selecionados para a área de desenho e escolhendo o tipo de gráfico no menu de contexto.
Quantos dos itens acima está(ão) CORRETO(S)?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2282Q1078667 | Informática, Correio Eletrônico Cliente de e Mail e Webmail, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Irupi ES, IDESG, 2024

Analise as seguintes afirmações sobre o uso de correio eletrônico:
I. Para enviar um e-mail, é necessário conhecer o endereço de e-mail do destinatário.
II. Mensagens de e-mail podem ser facilmente recuperadas após serem excluídas da pasta "Lixeira".
III. É possível programar o envio automático de e-mails para uma data e hora específicas.
Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2283Q994467 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

O conceito de prevenção é definido como “ação antecipada, baseada no conhecimento da história natural a fim de tornar improvável o progresso posterior da doença”. A fase da prevenção secundária pode-se apresentar em dois níveis:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2284Q987302 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Qual das seguintes afirmações é VERDADEIRA sobre o processamento auditivo central?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2285Q994472 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

Julgue se as afirmações abaixo são verdadeiras e em seguida assinale a alternativa correta:

I. Com relação à contração do mento durante a deglutição, observamos que esta contração, assim como a interposição do lábio inferior, acontece com maior frequência em pacientes Classe II de Angle, com “over jet”.
II. Os ruídos ocorridos durante a deglutição, que devem ser diferenciados dos ruídos que ocorrem durante a mastigação, aparecem pelo excesso de força do dorso da língua. Se a língua faz muita força, pelo exagero de seu dorso contra o palato duro, no momento da passagem do bolo da cavidade oral para a orofaringe, isto causa um esforço extra, levando ao ruído.
III. Outra característica de atipia frequentemente apontada é a contração da musculatura periorbicular. Esta contração ocorre, em geral, quando há, ou houve, no passado, projeção da língua anteriormente. Tal contração significa um reflexo natural que evita que a língua se projete para fora trazendo consigo o alimento a ser deglutido. Também podemos encontrar este mecanismo em pessoas com tônus diminuído.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2286Q987308 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Um paciente procura um fonoaudiólogo com queixas de dificuldade na fala e na compreensão da linguagem. Durante a avaliação inicial, o profissional observa que o paciente apresenta também dificuldades de coordenação motora fina e fraqueza muscular facial. Considerando essas informações, qual dos seguintes diagnósticos diferenciais deve ser considerado como prioridade?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2287Q895664 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024

Na prática fonoaudiológica, a CIF é utilizada para avaliar a funcionalidade e a incapacidade relacionadas à comunicação e à deglutição. Indique qual das seguintes abordagens é uma aplicação específica da CIF na prática fonoaudiológica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2288Q908239 | Português, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Bom Sucesso do Sul PR, UNIVIDA, 2024

Texto associado.

Precisamos falar sobre a Madonna, a nova grande voz contra o etarismo

Madonna deixa claro para a gente parar de julgar as pessoas pela idade que elas têm. "Nós somos feitos de futuro", se Madonna é, nós também podemos ser.

Francisco Iglesias | 25/04/2024


“Poder. Inovação. Identidade. Madonna, 65 anos de talento, ativismo e importância na cena musical, misturou tudo isso e muito mais em uma carreira singular na música, moda, filmes, além disso, ultrapassou fronteiras e obliterou o status quo.”, publicou o New York Times durante as celebrações de seu 60º aniversário.

Durante décadas, Madonna esteve no centro de polêmicas por causa de suas canções de discurso empoderado, da defesa da liberdade sexual da mulher e dos LGBTQ+, assim como da liberdade de expressão, influenciando pessoas em todo o mundo. Não poderia ser diferente, nos dias de hoje, a rainha do pop tornar-se mais uma das grandes vozes contra o Etarismo.

“Envelhecer é pecado. Você será criticada, será vilipendiada e definitivamente não será tocada no rádio”, disse Madonna após ganhar o prêmio de Mulher do Ano da Billboard em 2016. “As pessoas dizem que eu sou tão polêmica, mas acho que a coisa mais POLÊMICA1 que já fiz foi ficar por aí.”

Madonna nasceu no final da década de 50 do século passado, em 16 de agosto de 1958. Ela faz parte da geração que inventou o “jovem”, e ao mesmo tempo, sem saber, também o etarismo, conforme brilhantemente o multitarefa Nelson Motta escreveu em sua coluna de outubro de 2023 para “O Globo”.

“Penso que, assim como inventamos o ‘Jovem’ (e o etarismo), cabe a essa geração de sobreviventes tentar inventar o ‘Velho’, pelo rompimento com preconceitos conservadores, com limitações de cultura e comportamento, com a construção de velhos fortes e saudáveis, orgulhosos de sua experiência, trabalhando, produzindo, namorando, fazendo sexo, brigando, sofrendo e vivendo da melhor maneira até onde der.” (Nelson Motta, “De volta para o futuro”, 1968).

Em geral, uma celebridade não pode se dar ao luxo de ser tão contundente no que acredita, mas Madonna fala francamente, “é sem dúvida um ícone. Mesmo com o passar do tempo e as reinvenções da indústria musical, a artista se mantém no topo da lista de referências quando o assunto é cultura pop.”

(Camilla Millan, na revista “Rolling Stones”)

Como deve ser de conhecimento de todos, Madonna fará um show gratuito na praia de Copacabana, Rio de Janeiro, no próximo dia 4 de maio, em celebração aos 100 anos do patrocinador, Banco Itaú, aos seus 40 anos de carreira e ao encerramento do fim da turnê “The Celebration”.

Propaganda boa a gente tem que aplaudir, e o pontapé inicial para essa comemoração dos 100 anos do banco foi a peça publicitária, estrelada por Madonna e outros nomes, de dezembro de 2023. NINGUÉM2 representa mais a ideia de reinvenção e longevidade na prática do que Madonna. “Ser feito de futuro é ter capacidade de perpassar os tempos e permanecer relevante, se reinventando. Esse movimento é um convite para que todos se inspirem e valorizem o tempo, a longevidade e o legado que cada um constrói em suas vidas”, diz em nota a superintendente de Marketing do Itaú, Thaiza Akemi.

O Itaú entregou à Madonna a criação de seu comercial, a primeira em que o banco permitiu que um artista criasse do zero a publicidade. A seguir algumas frases, em tradução livre, da propaganda:

“É um elogio quando me chamam de rainha do pop, mas a monarquia pertence ao passado, eu não. Eu não tenho idade, eu tenho todas as idades. Não é sobre quem eu sou, mas quantas eu sou. CONTÉM3 as minhas conquistas e não o número de anos que vivi nesse planeta.”

“Sempre estou me reinventando, assim posso continuar a ser quem eu sou. Continuo me reinventando para poder continuar sendo eu mesma. Acho que a coisa mais controversa que eu já fiz foi ter ficado por aqui. Já vi muitas estrelas surgirem e sumirem como estrelas cadentes, mas a minha vida nunca irá desaparecer.”

“Nem todos estão indo para o futuro, mas eu estou e continuarei indo, hoje, amanhã e nos próximos 100 anos.”

próximos 100 anos.” Nada se parece mais com Madonna do que essas frases, com isso Madonna deixa claro para a gente parar de julgar as pessoas pela idade que elas TÊM4 . A idade não existe a não ser pelo preconceito.

“Nós somos feitos de futuro”. Se Madonna é assim, nós TANBÉM5 podemos ser.

(Fonte: https://www.em.com.br/colunistas/juventudereversa/2024/04/6844213-precisamos-falar-sobre-amadonna-a-nova-grande-voz-contra-o-etarismo.html. Acesso em: 27 abr. 2024. Adaptado.)

Assinale a alternativa correta quanto ao emprego das aspas no texto apresentado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2289Q1080275 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Fonoaudiólogo, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2022

O Estatuto da Pessoa com Deficiência, em seu artigo 27, determina:
A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem.
Nesse sentido, é incumbência do Poder Público
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2290Q1006806 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, IBFC, 2022

Criança de três anos de idade, sexo masculino, pais sem queixas quanto à audição e desenvolvimento neuropsicomotor, nunca frequentou escola. Nasceu a termo, sem intercorrências, é filho único e tem contato esporádico com outras crianças. Os pais referem que a criança fala algumas palavras, mas não gosta de ser tocado, costuma não responder ao chamado, parece viver num mundo isolado, não gosta de brinquedos, passa a maior parte do dia na tela e grita bastante. Durante a sessão fonoaudiológica foi possível notar dificuldades de linguagem que comprometem a sua interação social, apresentou ecolalia, linguagem idiossincrática e movimentos estereotipados com as mãos. Assinale a alternativa que apresenta a que quadro esse comportamento é mais compatível.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2291Q1006809 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, IBFC, 2022

Em condições ambientais e linguísticas favoráveis, a produção da fala se inicia com uma ideia que precisa ser comunicada. Para que esta comunicação seja efetiva, o falante deve apresentar uma organização do código linguístico contendo sentido________, forma _____________ e os fonemas ____________ que caracterizam a língua. Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2292Q995818 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Em relação aos principais aspectos do desenvolvimento da linguagem em crianças típicas, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2293Q1058547 | Português, Ortografia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Camboriú SC, FURB, 2025

Texto associado.
'A periferia nunca deixou de produzir literatura', defende coordenadora das Fábricas de Cultura


Os hábitos de leitura nas periferias da maiormetrópoledaAméricado Sul são o foco da pesquisa realizada pela Organização Social Poiesis, que analisou o público das oito unidades das Fábricas de Cultura presentes em São Paulo e apontou que mulheres representam 70% do público leitor.

Para a coordenadora artístico-pedagógica das bibliotecas das Fábricas de Cultura, Ifé Rosa, a literatura sempre esteve presente na comunidade, que não deixou "nenhum preconceito impedir de acessar a literatura".

"Todo esse movimento de literatura mostra que ela, na verdade, foi durante muito tempo vista como algo elitista, como algo para outro tipo de público, mas, enquanto isso, aperiferianunca deixou de produzir literatura, de produzir oralidade ou 'oralituras', expressão usada por Leda Maria Martins. A periferia nunca deixou que nenhum preconceito a impedisse de acessar a literatura, algo tão importante para todo ser humano", disse Ifé em entrevista ao Conexão BdF, da Rádio Brasil de Fato.

A pesquisa avaliou oshábitosde leitura dos frequentadores das bibliotecas das Fábricas de Cultura na Brasilândia, Capão Redondo, Diadema, Iguape, Jaçanã, Jardim SãoLuís, Osasco e Vila Nova Cachoeirinha. A coordenadora destaca que a literatura sempre esteve presente nas comunidades e que a diversidade de leitura apontada pela pesquisa ajuda a desconstruir preconceitos sobre "queme o que lê".

Os dados indicam que as mulheres foram 70% do total de leitores, porcentagem maior que a média nacional (61%). Para a coordenadora artístico-pedagógica das bibliotecas das Fábricas de Cultura, Ifé Rosa, o protagonismo feminino revela a participação singular das mulheres nas comunidades. "Sabemos o quanto as mulherestêmum papel fundamental nas periferias, nãonas questões do dia a dia, no trato com aprópriafamília, com a comunidade, mas também com a literatura. Ficamos muito felizes em saber que as mulheres estão acessando a literatura, uma literatura diversa que fala tanto diretamente com as realidades delas quantotambémcom a literatura clássica", contou.

Representatividade

Para a coordenadora, a diversidade de leitura da populaçãoperiférica— que incluimangás,clássicos, autores negros eindígenas— mostra que o acesso "às literaturas" precisa ser ampliado, sempre atento ao que o público deseja ler. Ela também ressalta aimportânciada representatividade e de uma curadoria coletiva.

"Recentemente, Ana Maria Gonçalves — primeira mulher negra a entrar na Academia Brasileira de Letras —, falou algo bem importante: que as pessoas racializadas,negras principalmente, muitas vezes não acessavam a literatura porque não se viam representadas, eram histórias que iam muitoalémda sua realidade. Quando uma criança, um jovem, um adolescente, uma pessoa trabalhadora consegue acessar uma história em que se sinta representada, essa literatura se aproxima", afirma Ifé.


(Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2025/08/20/a-periferia-nunca-deixou-de -produzir-literatura-defende-coordenadora-das-fabricas-de-cultura/. Acesso em 25 ago. 2025. Adaptado.)
Há no texto dezessete palavras sublinhadas. Julgue as assertivas a seguir considerando essas palavras e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__)Duas palavras acentuadas atendem à regra das palavras oxítonas terminadas em -em.

(__)Quatro palavras acentuadas atendem à regra das palavras paroxítonas terminadas em ditongo oral átono, seja ele crescente ou decrescente.

(__)Seis palavras acentuadas atendem à regra das palavras proparoxítonas.

(__)Uma palavra acentuada atende à regra das palavras oxítonas terminadas em -a/-as.

(__)Três palavras acentuadas atendem às regras das monossílabas tônicas.

(__)Uma palavra acentuada atende à regra dos hiatos.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2294Q978931 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Considerando as classificações funcionais de disfagia baseadas em parâmetros observáveis durante avaliação clínica, assinale a alternativa que apresenta achados clínicos compatíveis com disfagia grave/severa, com necessidade de suspensão da via oral.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2295Q908532 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

Qual é o estágio inicial para a compreensão da linguagem falada?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2296Q978933 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), adotada pelo SUS como instrumento normativo e prático na formulação de políticas públicas, propõe uma abordagem ampliada do cuidado em saúde.

Com base nesse referencial, assinale a alternativa correta quanto à atuação do fonoaudiólogo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2297Q985336 | Direito Constitucional, Teoria da Constituição, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Horizontina RS, OBJETIVA, 2025

Tendo em vista a Constituição Federal, os tratados e as convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados pelo Congresso Nacional serão equivalentes a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2298Q978937 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

As disartrias são distúrbios motores da fala causados por lesões neurológicas em diferentes níveis do sistema nervoso. Cada tipo de disartria tem características perceptivo-acústicas distintas.

Assinale a alternativa que relaciona corretamente o tipo de disartria com suas características predominantes.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2299Q895295 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024

O movimento principal da mandíbula é a elevação e o abaixamento. Dois conjuntos de músculos são responsáveis por esses movimentos, e eles são chamados de músculos levantadores e abaixadores da mandíbula. Os músculos levantadores da mandíbula são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2300Q1003844 | Português, Interpretação de Textos, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Bebedouro SP, IBAM, 2025

Texto associado.
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.

A onça vegana e o galo machista

Imagino que, daqui a milhares de anos, quando a Terra for um deserto, exploradores de outras galáxias estudarão nossa história. Descobrirão que, entre os séculos XX e XXI, o planeta foi inundado por desinformação e conceitos fantasiosos. A mídia da época propagou equívocos e a estupidez tomou conta de lares, escolas e discursos políticos. Essa avalanche afetou a inteligência e o discernimento, marcando o declínio da civilização terráquea. Um triste registro de nossa decadência.

Vivemos sob uma onda de ingenuidade e arrogância. Exemplo disso é a reação a uma cena natural no Pantanal: uma onça devorando uma anta. Algo comum, já que onças estão no topo da cadeia alimentar, gerou censura e revolta online. Outro caso inusitado foi um vídeo de adolescentes portuguesas denunciando o comportamento de um galo como machista e opressor ao bicar e copular com as galinhas. Alegavam que o ato configurava "estupros machistas" e exigiam reação humana.

Surpreendentemente, as reações eram sérias, o que me levou a refletir sobre o afastamento da realidade. Muitos escolhem viver em uma bolha idealizada, onde o mal não existe e tudo é fofinho. Essa visão ignora a complexidade do mundo natural, onde conflitos e relações predador-presa são essenciais e deveriam ser estudados, não censurados.

O planeta, a natureza e suas configurações originais existem há 4,5 bilhões de anos. Já nós, humanos, chegamos aqui há apenas 300 mil. Se a nossa lamentável sina se resume a interferir na ordem natural com arrepios e arrogâncias intempestivas disfarçadas de "ações para o bem do planeta e da humanidade", já vamos indo bem, esculhambando tudo com pretensas boas intenções.

Quem sabe o planeta − esse organismo vivo chamado Gaia − já não está dando sinais de irritação, remexendo-se em furacões, enchentes, terremotos e incêndios para livrar-se da prepotência dessa espécie insolente chamada Homo sapiens?

Fernando Fabbrini - Texto Adaptado

https://www.otempo.com.br/opiniao/fernando-fabbrini/a-onca-vegana-eo-galo-machista-1.2848837
A menção ao "organismo vivo chamado Gaia" tem como objetivo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.