Início

Questões de Concursos Fonoaudiólogo

Resolva questões de Fonoaudiólogo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


261Q802762 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, UFRJ, UFRJ

A etapa do processo de protetização auditiva que serve para avaliar os resultados da intervenção e veriicar os benefícios e as limitações no que se refere às habilidades de percepção de fala denomina-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

262Q802603 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, UFRJ, UFRJ

O quadro clínico que inclui episódios de vertigem, zumbido de pitch grave, sensação de plenitude auricular ou sensação de “ouvido cheio”, náuseas e vômitos denomina-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

263Q803886 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

As principais alterações auditivas são detectadas a partir dos exames básicos para o diagnóstico audiológico: audiometria tonal, logoaudiometria e imitânciometria. A partir da interpretação dos resultados desses exames, é possível realizar o topodiagnóstico da alteração auditiva, o que determina o tipo da perda auditiva. Tendo como base o raciocínio clínico na interpretação dos exames básicos para o diagnóstico audiológico, considere as afirmativas abaixo.

I Quando observados limiares auditivos alterados, obtidos por meio da audiometria tonal por via aérea e via óssea, sem presença de Gap aéreo-ósseo, logoaudiometria compatível com a audiometria e timpanometria com curva do tipo "A", os dados sugerem uma alteração do tipo sensorioneural na audição.

II Quando observados limiares auditivos, obtidos por meio da audiometria tonal por via aérea alterados e por via óssea normais, com presença de Gap aéreo-ósseo, logoaudioometria compatível com a audiometria e timpanometria com curva do tipo "A", os dados sugerem uma alteração do tipo condutiva na audição.

III Quando observados limiares auditivos, alterados, obtidos por meio da audiometria tonal por via aérea e via óssea, sem presença de gap aéreo-ósseo, logoaudiometria incompatível com a audiometria e timpanometria com curva do tipo "B", os dados sugerem uma alteração do tipo mista na audição.

IV Quando observados limiares auditivos, normais, obtidos por meio da audiometria tonal por via aérea e via óssea, sem presença de gap aéreo-ósseo, logoaudiometria incompatível com a audiometria e timpanometria com curva do tipo "A", os dados sugerem uma alteração do tipo neural na audição.

Em relação à interpretação da audiometria tonal liminar, logoaudiometria e imitanciometria, estão corretas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

264Q802663 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, ABDI, FEPESE

Analise as afirmativas abaixo:

1. A fonação é uma função neurofisiológica inata.

2. A voz se forma ao longo da vida.

3. A função da deglutição consome pouca energia durante um curto espaço de tempo.

4. A função da deglutição consome muita energia durante um curto espaço de tempo.

5. Voz não é fonação acrescida de ressonância.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

265Q211606 | Fonoaudiologia, Audição, Fonoaudiólogo, MS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito do implante coclear, da sua indicação e da reabilitação
do paciente, julgue os itens seguintes.

A indicação cirúrgica para o implante coclear inclui a avaliação do desempenho auditivo do paciente com e sem o aparelho de amplificação sonora individual.

  1. ✂️
  2. ✂️

266Q801980 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Acari RN

A Classificação Internacional de Doenças e de Problemas Relacionados à Saúde é utilizada por profissionais da área da saúde com a finalidade de referenciar sua prática. No caso específico da Fonoaudiologia a CID auxilia nas ações relacionadas aos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

267Q801799 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

A mastigação é um processo do sistema estomatognático, que pode ser dividido didaticamente em três fases: incisão, trituração, pulverização. Quanto aos movimentos mandibulares, pode-se considerar que os músculos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

268Q801966 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Campinas SP, IMES

A porção anterior da boca é capaz de diferenciar o tamanho, textura e forma de qualquer objeto presente na boca. A isto chamamos de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

269Q803518 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, IAMSPE SP, VUNESP

Sobre o aleitamento materno, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

270Q803319 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Lagoa da Prata MG, FGR

Nas perdas auditivas neurossensoriais, pode-se dizer que, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

271Q801537 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

A identificação das desordens do processamento auditivo central (DPAC) implica em avaliação das habilidades envolvidas nesse processamento. Acerca dos objetivos e resultados obtidos nos testes especiais para avaliação de DPAC, julgue os próximos itens.

Resultados normais no teste dicótico de dígitos indicam que o paciente tem boa habilidade para agrupar componentes do sinal acústico em figura-fundo e identificá-los verbalmente, além de direcionar a atenção para cada orelha separadamente.

  1. ✂️
  2. ✂️

272Q803891 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Louveira SP, VUNESP

A teoria de Ferreiro e Teberosky propõe 4 fases para o desenvolvimento da escrita. A fase silábico-alfabética

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

273Q802892 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

No que diz respeito ao processamento auditivo, julgue os itens seguintes. A maioria dos testes disponíveis para diagnóstico do distúrbio do processamento auditivo requer idade mínima de oito a nove anos e é de confiabilidade questionável para crianças mais novas; além disso, esses testes exigem que o indivíduo esteja apto a entender e realizar a tarefa e a repetir sentenças, palavras e números.
  1. ✂️
  2. ✂️

274Q803426 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

A Psicologia Cognitiva estuda os processos cognitivos envolvidos na leitura e na escrita. Baseados na teoria de desenvolvimento intelectual de Piaget, muitos autores descrevem o desenvolvimento da leitura e da escrita em estágios, na seguinte seqüência:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

275Q802924 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Recife PE, COVEST

Analise as proposições abaixo em relação a tipos de voz.

1) Voz rouca - é a mais comum das alterações vocais. É uma qualidade vocal do tipo ruidoso.

2) Voz soprosa - caracteriza-se por uma emissão rude e desagradável, com grande esforço na fonação.

3) Voz comprimida - é uma voz tensa e desagradável, caracterizada por vibração restrita da mucosa das pregas vocais e contração exagerada do vestíbulo laríngeo.

4) Voz bitonal - apresenta emissão de ar não sonorizado, representado por um ruído audível à fonação.

5) Voz áspera - é uma voz com qualidade vocal, altura e intensidade diversas.

A seqüência correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

276Q803745 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, CISNOP PR, FAFIPA

Complete a lacuna e assinale a alternativa CORRETA.

“O exame de ___________________________________ refere-se às mudanças elétricas que ocorrem nos sistemas auditivo-periférico e central em resposta a um estímulo acústico ou elétrico. Eles permitem a mensuração da atividade neuroelétrica do tálamo e córtex e a observação precisa do processamento da informação auditiva no tempo em milissegundos”.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

277Q802489 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Sorocaba SP, VUNESP

Assinale a alternativa correta sobre o desenvolvimento da comunicação não verbal.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

278Q803309 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Guatambu SC, PL Consultoria

Assinale a alternativa correta. A ocorrência da Disfonia Infantil nas crianças que falam mais e mais alto é muito comum. Quais seriam as técnicas vocais indicadas para o tratamento da disfonia?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

279Q803576 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, AVAPE SP, CONSULPLAN

Em relação às estruturas do aparelho estomatognático, assinale, a seguir, o músculo que NÃO pertence à musculatura que compõe a língua.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

280Q802350 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, CISNOP PR, FAFIPA

O objetivo da escrita não é simplesmente registrar a fala, mas transmitir mensagens por meio de um sistema convencional, representando-se conteúdos linguísticos e pressupondo-se uma análise da linguagem. Ferreiro e Teberosky, em seus estudos, descreveram quatro fases consecutivas do desenvolvimento da escrita. Preencha as lacunas com uma das fases de desenvolvimento da escrita e assinale a alternativa CORRETA:

Fase_______________ o aprendiz faz a distinção entre escrever e desenhar, é possível observar a organização linear de suas produções gráficas e o uso das letras. Utiliza o critério quantitativo, quantidade mínima de letras (três) para que a escrita tenha algum significado. Fase______________ a criança descobre que a quantidade de letras para escrever uma palavra corresponderia às partes da palavra falada. Fase______________ ocorre o domínio da correspondência entre grafema e fonema, porém começam enfrentar a contradição de que a identidade do som não garante a da identidade da letra. Fase_______________é caracterizada pela descoberta de que a sílaba poderia ser reanalisável em elementos menores.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.