Início

Questões de Concursos Fonoaudiólogo

Resolva questões de Fonoaudiólogo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


341Q803480 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

A caracterização dos achados audiológicos se correlaciona com quadros clínicos devido ao seu padrão de acometimento das estruturas do sistema auditivo. Com base nos conhecimentos sobre a caracterização audiológica das alterações que acometem o sistema auditivo, considere as afirmativas abaixo.

I Achados audiológicos que se caracterizam por perda auditiva do tipo sensorioneural bilateral, progressiva, com limiares auditivos em configuração descendente, timpanometria do tipo "A" e que são mais esperados em sujeitos acima de 60anos, sugerem um quadro clínico de doença de Meniére.

II Achados audiológicos que se caracterizam por perda auditiva do tipo condutiva bilateral, que progride com acometimento de todas as frequências por via aérea e via óssea, com limiares auditivos inicialmente de configuração ascendente, timpanometria do tipo "A" ou "Ar", sugerem um quadro clínico de otosclerose.

III Achados audiológicos que se caracterizam por perda auditiva do tipo condutiva, variando de grau entre 40 e 60dB, com limiares auditivos em configuração horizontal, índice de reconhecimento de fala (IRF) dentro dos limites normais, timpanometria do tipo "Ad", sugerem um quadro clínico de descontinuidade da cadeia ossicular.

IV Achados audiológicos que se caracterizam por perda auditiva do tipo sensorioneural unilateral ou assimétrica, com limiares auditivos em configuração de entalhe em 3, 4 e 6 KHz, com recuperação em 8000Hz, timpanometria do tipo "A" (quando há apenas acometimento da orelha interna), sugerem um quadro clínico de perda auditiva induzida por níveis elevados de pressão sonora.

Em relação à caracterização audiológica das alterações que acometem o sistema auditivo, estão corretas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

342Q802568 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, FSPSCE RS, MSConcursos

Mara Behlau, afirma sobre o pólipo que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

343Q802621 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Carangola MG, IDECAN

“São perturbações na voz que podem alterar as qualidades vocais. Estas alterações podem se caracterizar por qualidade vocal rouca, áspera ou soprosa, desequilíbrio entre a ressonância nasal ou oral, intensidade elevada ou fraca demais, tom muito agudo ou muito grave para a idade ou o sexo.” Diante do quadro, pode-se suspeitar de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

344Q802146 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, SES CE, UECE

A fonoterapia em pacientes submetidos à laringectomia é a produção sonora através da voz esofágica, que consiste em introduzir o ar através de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

345Q803697 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Betim MG, FUMARC

No atendimento fonoaudiológico a um indivíduo adulto que apresenta alterações de fala de origem musculoesquelética, é CORRETO afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

346Q803954 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM

De acordo com Grunwell (1981, apud MOTA, 2001), “desvio fonológico” é uma desordem linguística que se manifesta pelo uso de padrões anormais no meio falado da linguagem. As características clínicas clássicas de crianças com tal transtorno encontram-se bem delimitadas pela autora.

Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa, considerando tais características.

( ) Fala espontânea apresentando erros, principalmente desvios consonantais da pronúncia adulta alvo, e audição dentro dos padrões de normalidade.

( ) Nenhuma disfunção neurológica detectável relevante para a produção da fala, assim como capacidade intelectual íntegra para o desenvolvimento da linguagem.

( ) Compreensão da linguagem rebaixada para a idade mental. Linguagem expressiva com desempenho rebaixado em relação ao tamanho do vocabulário e à extensão das expressões sintáticas.

A sequência correta é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

347Q802999 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, HRTN RN

Os segmentos linguísticos constituídos de apenas alguns fonemas ou palavras, repetidos automaticamente sempre que o paciente afásico tenta se comunicar oralmente, são denominados:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

348Q802490 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Balneário Camburiú SC, FEPESE

Os músculos elevadores da mandíbula são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

349Q803007 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Campinas SP, IMES

Os movimentos mandibulares são executados pelos músculos da mastigação, inervados pelo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

350Q801510 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

O Brasil é um país com muitas diferenças regionais. O Pacto pela Saúde, que trata da consolidação do SUS e aprova as suas diretrizes operacionais, visa alcançar maior efetividade e redefinir responsabilidades coletivas por resultados sanitários em função das necessidades de saúde da população e na busca da equidade social. A Portaria n.o 2.073/GM/2004 instituiu a política de atenção à saúde auditiva, e a Portaria n.o 587/2004 determinou que as secretarias de estado da saúde dos estados adotem as providências necessárias à organização e implantação das redes estaduais de atenção à saúde auditiva.

Acerca dos assuntos abordados no texto acima, julgue os itens de 111 a 116.

A Comissão Intergestores Tripartite (CIT) é composta por representantes do Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (CONASS) e do Conselho Estadual de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS), de forma paritária.

  1. ✂️
  2. ✂️

351Q801512 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Recife PE, COVEST

Segundo o Comitê Nacional de Ruído e Conservação Auditiva (1994), em relação à definição de perda auditiva, é incorreto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

352Q802562 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Alto Araguaia MT, ATAME Grupo

Sobre a relação entre a linguagem oral e a linguagem escrita, identifique a alternativa incorreta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

353Q803924 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Quando um paciente é capaz de escrever palavras soletradas e palavras sem sentido, mas pronunciáveis, porém não consegue escrever palavras ditadas de forma irregular, ele é portador de agrafia:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

354Q802675 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, SES CE, UECE

A característica mais marcante no retrognatismo é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

355Q802713 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Louveira SP, VUNESP

A função primordial da orelha média é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

356Q802212 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Recife PE, COVEST

Em relação aos mecanismos hidráulicos e de alavanca do sistema tímpano-ossicular, é correto afirmar que a pressão sonora aumenta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

357Q803520 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Alto Araguaia MT, ATAME Grupo

Sobre a atenção primária á saúde julgue Verdadeiro (V) ou Falso (F): ( ) I - A atenção primária em saúde é definida como “a atenção essencial à saúde, baseada na tecnologia e métodos práticos, cientificamente comprovados e socialmente aceitáveis (...)”.

( ) II - É a parte integral de um sistema de saúde do país, do qual é função central, sendo o enfoque principal do desenvolvimento social e econômico global da comunidade.

( ) III - É o primeiro nível de contato dos indivíduos, da família e da comunidade com o sistema nacional de saúde.

( ) IV - Constitui um primeiro elemento de um processo de atenção continuada à saúde.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

358Q803022 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, IAMSPE SP, VUNESP

Sobre a avaliação da voz, pode-se afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

359Q803297 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Liberato Salzano RS, FUNDATEC

Para Andrade (in: FERNANDES et al. 2010), três subgrupos de gagueira podem ser definidos: idiopática ou do desenvolvimento, neurogênica e psicogênica. Sobre esse conceito, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

360Q802860 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Paulo Afonso BA, CONSULPLAN

É um nervo exclusivamente sensitivo. Lesões deste nervo podem causar diminuição da audição, vertigem, alteração do equilíbrio, nistagmo. O nervo referido é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.