Início

Questões de Concursos Fonoaudiólogo

Resolva questões de Fonoaudiólogo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


441Q802132 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Sorocaba SP, VUNESP

Em relação à avaliação das afasias, o fonoaudiólogo deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

442Q801879 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, FEAES PR, PUC PR

Considerando-se o processo de reabilitação auditiva, leia as afirmativas abaixo:

I. A Política Nacional de Atenção à Saúde Auditiva garante, entre outros benefícios, ações integrais de promoção da saúde, a concessão de prótese auditiva, quando indicado, e reabilitação auditiva.

II. Um equipamento de amplificação sonora tem por finalidade atenuar os sinais de fala e a reduzir a amplificação dos sons ambientais e sinais sonoros de perigo e alerta para melhorar conforto acústico.

III. Um atitude positiva do idoso, considerando-se o processo de protetização e reabilitação auditiva contribui para o sucesso do uso do aparelho de amplificação sonora.

IV. Um período de experiência domiciliar com o aparelho de amplificação pode confundir o idoso e levá-lo a desistir do uso do aparelho.

V. Programas de reabilitação auditiva do paciente idoso, planejados de maneira consistente e adequada pode melhorar a sua qualidade de vida.

Está(ão) CORRETA(S):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

443Q802675 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, SES CE, UECE

A característica mais marcante no retrognatismo é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

444Q803240 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

No que se refere às fases da deglutição e aos mecanismos neuromotores envolvidos nesse processo, julgue os itens subsecutivos. São quatro as fases da deglutição: preparatória oral, oral propriamente dita, orofaríngea e esofágica. Alguns autores acrescentam, ainda, uma fase dita antecipatória, a qual prepara o indivíduo para o início da deglutição, além do estímulo sensorial para a vontade de alimentar-se, gustação e salivação.
  1. ✂️
  2. ✂️

445Q833717 | Português, Morfologia Pronomes, Fonoaudiólogo, IESES, 2021

Na frase “Aquela senhora, a partir de hoje, trabalha em outra empresa”, os pronomes são classificados, respectivamente, como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

446Q803297 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Liberato Salzano RS, FUNDATEC

Para Andrade (in: FERNANDES et al. 2010), três subgrupos de gagueira podem ser definidos: idiopática ou do desenvolvimento, neurogênica e psicogênica. Sobre esse conceito, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

447Q802542 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

No que se refere à avaliação auditiva comportamental e lúdica e suas faixas etárias de aplicação, julgue os próximos itens.

O procedimento de audiometria condicionada lúdica tradicional utiliza o reforço de comportamentos de respostas corretas para a obtenção de limiares. Esse procedimento é útil para avaliação em pré-escolares e em crianças pequenas.

  1. ✂️
  2. ✂️

448Q802559 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Carangola MG, IDECAN

“De acordo com a classificação de Luria, os pacientes com afasia _____________________ não têm dificuldade para ouvir e entender palavras isoladas e falam com fluência. Sua audição fonêmica permanece intacta, e não demonstra esquecimento do significado primário das palavras. Embora estes pacientes pareçam entender o sentido geral do discurso, são incapazes de perceber a relação gramatical, porque não podem ver a totalidade complexa da associação de palavras. Consequentemente, são incapazes de processar ou decodificar informações de acordo com as regras lógico-gramaticais da linguagem. Assim, embora a capacidade de entender palavras isoladas esteja preservada, são incapazes de apreender o sentido de uma frase inteira. O distúrbio de linguagem observado nesta condição não se baseia em déficit de audição nem déficit de memória, mas representa uma perturbação das relações lógico-gramaticais.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

449Q801564 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, IAMSPE SP, VUNESP

Após a laringectomia total, uma das opções de reabilitação da comunicação oral é o desenvolvimento da voz esofágica. De acordo com a fisiologia da voz esofágica, o ar deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

450Q802095 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Um dos recursos terapêuticos atuais para a reabilitação da deficiência auditiva é o implante coclear, um dispositivo que estimula diretamente as células ganglionares do nervo auditivo, possibilitando a sensação de audição. No que concerne ao implante coclear, julgue os itens a seguir. O implante coclear é constituído de componentes internos — que são inseridos cirurgicamente — e externos — que incluem a antena, os cabos de transmissão e o processador de fala.
  1. ✂️
  2. ✂️

451Q802111 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca da avaliação do equilíbrio corporal, julgue os itens subsecutivos. O estímulo calórico produz uma corrente perilinfática na direção da ampola do canal lateral excitado — prova quente — ou na direção oposta — prova fria —, flexionando as células sensoriais da crista ampular e desencadeando o reflexo vestíbulo-ocular (RVO).
  1. ✂️
  2. ✂️

452Q801630 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, SES CE, UECE

O paciente com queimadura na face, hospitalizado e ainda com muita dor, submetido à alimentação por via oral, tende a limitar os movimentos de mandíbula, tanto para a apreensão dos alimentos como para a realização da mastigação, levando a retrações teciduais que mais tarde prejudicarão a realização das funções estomatognáticas. Para prevenir que isso ocorra, o Fonoaudiólogo orienta a equipe de enfermagem para realizar mastigação

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

453Q801633 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Limeira SP, CESPE CEBRASPE

As lesões nos ossos e tecidos da face implicam seqüelas funcionais e estéticas em diferentes graus, dependendo do local, do tipo e da extensão da lesão. Considerando que esses casos necessitam de assistência multiprofissional durante a fase de internação hospitalar, julgue os itens que se seguem.

A solicitação de avaliação fonoaudiológica nos traumas de face é realizada pela equipe de cirurgia bucomaxilofacial. Nesses casos, o atendimento visa à adequação das funções do sistema estomatognático - deglutição, mastigação, respiração e fonação - exclusivamente no período pré-operatório, não sendo indicada no pós-operatório imediato.

  1. ✂️
  2. ✂️

454Q803688 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Bragança PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Reestruturando o campo de significados que motivam o comportamento de tentar evitar o gaguejar, podemos levar os indivíduos a restabelecerem a sua fluência, atribuindo novos significados à realidade da fala, de forma a permitir a reestruturação das representações ligadas à produção da fala e da gagueira. Nesse contexto, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

455Q802926 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Lagoa da Prata MG, FGR

A história clínica precisa, juntamente com os achados audiológicos e testes tradicionais, são usados para diferenciar as patologias cocleares das retrococleares. A alteração que pode confirmar a patologia retrococlear é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

456Q803953 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Lagoa da Prata MG, FGR

A língua pode interferir na manutenção do equilíbrio oclusal. A respeito, podemos dizer que a afirmação CORRETA é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

457Q803705 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Quanto à etiologia das alterações no desenvolvimento da linguagem, julgue os itens seguintes.

Uma das explicações refere-se às dificuldades das crianças em converter as informações lingüísticas recebidas em sinais de fala, isto é, a dificuldade estaria no processo de input, o que caracterizaria uma desordem receptiva.

  1. ✂️
  2. ✂️

458Q801920 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, AMEAS PR, Prosperity

Os problemas na muda vocal ocorrem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

459Q802712 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

A respeito do implante coclear, da sua indicação e da reabilitação do paciente, julgue os itens seguintes.

O implante coclear, que permite a detecção de sons a partir de uma intensidade de aproximadamente 50 dBNA, está programado para detectar os sons da fala, principalmente os fonemas de espectro agudo.

  1. ✂️
  2. ✂️

460Q802741 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Recife PE, COVEST

Analise as proposições abaixo em relação ao uso de sons facilitadores na terapia vocal.

1) Sons nasais: suavizam a emissão e dissipam energia sonora no trato vocal.

2) Sons fricativos: direcionam o fluxo aéreo para o ambiente e aumentam o tempo máximo de fonação sem esforço.

3) Sons vibrantes: mobilizam a mucosa e reduzem o esforço fonatório.

4) Sons plosivos: produzem grande contratação do músculo tiroaritenóideo e relaxa o músculo cricotireóideo.

5) Sons hiperagudos: produzem clareza na emissão e promovem a coaptação das pregas vocais.

6) Som basal: produzem relaxamento do músculo tiroaritenóideo e contratação do músculo cricotireóideo.

A seqüência correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.