Início

Questões de Concursos Fonoaudiólogo

Resolva questões de Fonoaudiólogo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


501Q803919 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Nova União MG, FUMARC

Em relação aos conceitos de linguagem abaixo pode-se dizer que:

I- Pragmática- relaciona-se à intenção comunicativa.

II- Semântica- relaciona-se ao estudo do signo lingüístico quanto ao significado.

III- Fonológico- relaciona-se ao estudo da língua.

IV- Morfossintático- relaciona-se ao estudo dos fonemas.

Marque a alternativa CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

502Q211574 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, MS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Os distúrbios neurológicos causam varias alterações na voz, na
fala e na aquisição da linguagem. A respeito das características,
avaliações e terapias relacionadas a esses distúrbios, julgue os
itens seguintes.

Enquanto a ecolalia e a expressão reduzida com tendência ao mutismo são características da afasia motora transcortical, nesse tipo de distúrbio a compreensão básica é normal, a compreensão da leitura é frequentemente boa e a leitura, apesar de apresentar falhas, pode ser caracterizada como quase normal.

  1. ✂️
  2. ✂️

503Q803202 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

No que se refere à avaliação auditiva comportamental e lúdica e suas faixas etárias de aplicação, julgue os próximos itens.

A audiometria com reforço visual é um procedimento de teste válido e confiável que deve ser utilizado na avaliação audiométrica de crianças desde os três meses de vida.

  1. ✂️
  2. ✂️

504Q803207 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, FUSAR RJ, FEC UFF

O processamento temporal é definido como o processamento do estímulo acústico ao longo do tempo. Segundo FROTA (2011), o processamento temporal é fundamental para a compreensão da fala em silêncio e em ambientes ruidosos. A alternativa que corresponde aos testes de ordenação e sequência temporal é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

505Q846737 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, SES DF, IADES, 2020

Um menino de 7 anos de idade compareceu à avaliação fonoaudiológica, acompanhado de sua mãe. As principais queixas foram ronco com momentos de pausas na respiração durante o sono e o fato de ele comer apenas macarrão, carne moída e leite. Apresenta comportamento dispersivo na escola, com dificuldades na alfabetização e trocas na fala.

Com base no caso descrito, no que se refere ao sistema estomatognático, julgue os itens a seguir. 
As modificações ósseas advindas da respiração oral, da postura de língua e de lábios são trabalhadas apenas a partir da intervenção ortodôntica.
  1. ✂️
  2. ✂️

506Q802002 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM

Em relação às medidas de imitância acústica, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

507Q803293 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Quatro Barras PR, ITEDES

Com objetivo de divulgar ações promotoras de saúde, uma fonoaudióloga criou um blog com informações úteis aos pais quanto ao desenvolvimento de seus filhos. Para dirimir dúvidas, disponibilizou um espaço para perguntas, tendo uma internauta lhe enviado o texto transcrito abaixo.

“Prezada fonoaudióloga, Tenho um filho com 6 meses de vida, que tem chorado muito nestes últimos três dias. Procurei o pediatra, que me informou que seu estado de saúde é perfeito, mas tem ficado muito irritado, está babando mais do que de costume e sua gengiva esta inchada. Gostaria de saber se pode ser seu dentinho nascendo e se posso dar chupeta para acalmá-lo”.

Considerando a erupção dos primeiros dentes decíduos e o uso da chupeta, analise as afirmações abaixo:

I. As alterações oclusais advindas do uso de chupeta dependem da frequência, intensidade e duração.

II. A dentição decídua ocorre aos três meses de vida e, em virtude do atraso na erupção dentária do bebê, recomenda-se consulta com odontopediatra.

III. Crianças amamentadas no peito materno por mais tempo (1 a 2 anos) têm chances menores de apresentarem hábitos orais deletérios e alterações oclusais.

IV. Os incisivos centrais laterais são, na maioria das crianças, os primeiros dentes decíduos à erupção.

São corretas apenas as afirmações:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

508Q804063 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Guatambu SC, PL Consultoria

Assinale a alternativa correta, considerando as três fases da deglutição (fase oral, fase faríngea e fase esofágica), assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

509Q802532 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

A linguagem dos afásicos apresenta características particulares de acordo com cada quadro apresentado. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.

A ecolalia consiste na repetição imediata do discurso do outro.

  1. ✂️
  2. ✂️

510Q803568 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Campinas SP, IMES

A função sensitiva bucal é muito importante para a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

511Q803828 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

A triagem auditiva neonatal, o diagnóstico auditivo e a reabilitação fazem parte de um processo contínuo e indissociável, para que se alcance o objetivo esperado em crianças com perdas auditivas permanentes. Não é possível identificar efetivamente as perdas auditivas sem as etapas subsequentes de diagnóstico e reabilitação. Portanto, além da realização do teste e reteste, é necessário que se garanta o monitoramento e acompanhamento do desenvolvimento da audição e linguagem e, sempre que necessário, o diagnóstico e a reabilitação. O Ministério da Saúde recomenda um protocolo de atendimento nos serviços de triagem. Com base nas recomendações do Ministério da Saúde, considere as afirmativas abaixo.

I Uma criança sem indicador de risco que falhou na triagem com as emissões otoacústicas deve realizar o reteste antes da alta hospitalar, com o potencial evocado auditivo de tronco encefálico automático, na intensidade de 35dBnNA.

II As crianças triadas antes da alta hospitalar e que falharem no registro das emissões otoacústicas, porém com resultados satisfatórios no registro do potencial evocado auditivo de tronco encefálico automático, em 35 dBnNA, devem ser monitoradas até os três meses de idade.

III Uma criança com indicador de risco e que, submetida ao teste da triagem, falhar no potencial evocado auditivo de tronco encefálico automático, em 35 dBnNA, deve ser encaminhada para o diagnóstico audiológico.

IV As crianças triadas e que falharem no registro das emissões otoacústicas devem ser retestadas antes da alta com as emissões otoacústicas. Se a falha persistir, deve ser realizado um reteste em até 30 dias, com o mesmo procedimento.

Em relação aos protocolos de atendimento nos serviços de triagem auditiva recomendados, estão corretas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

512Q803113 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura Municipal De Colônia Do Gurguéia PI, Instituto Machado de Assis

Um fonoaudiólogo orienta os pais de uma criança, com 3 anos de idade e com atraso na linguagem, a repetir sempre a palavra de modo correto, de forma lúdica, sem ansiedade, usando pausas, entonações e inflexões. O aspecto do aconselhamento utilizado por esse fonoaudiólogo é o (a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

513Q803370 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, HUJB UFCG PB, AOCP

A Otoneurologia é o campo da Otorrinolaringologia e da Audiologia, que estuda o equilíbrio corporal, sendo que este não depende somente do labirinto. Essa área estuda o aparelho vestíbulo-coclear e suas relações com outros órgãos e sistemas. Assinale a alternativa que descreve os sistemas responsáveis pelo equilíbrio.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

514Q803630 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, SESPA PA, CESPE CEBRASPE

Os distúrbios no aprendizado da leitura e da escrita são comumente diagnosticados, tanto na clínica fonoaudiológica quanto no dia-a-dia da própria escola. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

Na aprendizagem da linguagem escrita, podem ocorrer desordens de integração visual-motora — disgrafia —, mas não ocorre a deficiência de formulação e sintaxe, na qual o paciente não organiza as idéias adequadamente ao escrever, mesmo sendo eficiente na utilização do código oral.

  1. ✂️
  2. ✂️

515Q803643 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, SES DF, FUNIVERSA

Segundo Jerger (1970), a timpanometria é uma medida dinâmica da imitância acústica, que verifica a mudança na complacência, decorrente da variação de pressão do ar no conduto auditivo externo. Trata-se de um método que avalia a mobilidade da membrana timpânica e das condições funcionais da orelha média. O gráfico resultante é conhecido como timpanograma e pode ser classificado em cinco tipos de curvas timpanométricas. O fonoaudiólogo, que é o profissional habilitado para a realização desse procedimento, deve conhecer o significado de cada uma das curvas timpanométricas. Considerando essas informações, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

516Q802628 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Campinas SP, IMES

Segundo Chomsky, o indivíduo nasce com capacidades inatas, com universais cognitivos e lingüísticos e que cabe ao meio estimular este potencial. Isso quer dizer que impostamos essa percepção ao meio ambiente pelo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

517Q802127 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

Quando auxiliamos o indivíduo a reconhecer os elementos de sua qualidade vocal condicionada durante toda a vida, através de um processo de leitura de vozes, estamos realizando a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

518Q804006 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, SES SC, UFSC

Sobre as alterações linguístico-cognitivas observadas em pacientes que sofreram traumatismo cranioencefálico, é CORRETO afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

519Q211881 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, MS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Algumas alterações genéticas modificam a morfologia e,
consequentemente, a fisiologia do organismo. Com relação às
alterações anatomofisiopatológicas da audição e da fonação,
julgue os próximos itens.

A aplasia de Mondini é uma malformação estrutural do ouvido interno, havendo uma deformidade de desenvolvimento da cóclea. É o tipo mais comum de malformação coclear, tem sua origem relacionada à parada do desenvolvimento na sétima semana gestacional, é autossômica dominante e não necessariamente bilateral.

  1. ✂️
  2. ✂️

520Q211403 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, MS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Quanto à prova calórica, que é parte integrante da avaliação
vestibular, julgue os itens subsequentes.

A prova calórica contribui com achados no exame vestibular, sugestivos de lesão periférica do aparelho vestibular.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.