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Questões de Concursos Fonoaudiólogo

Resolva questões de Fonoaudiólogo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q211723 | Fonoaudiologia, Motricidade Orofacial, Fonoaudiólogo, MS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Quanto à atuação dos fonoaudiólogos no leito hospitalar e em
UTI neonatal, julgue os itens a seguir.

Aos recém-nascidos e lactentes com neuropatias e alterações de tônus muscular não é indicada a estimulação tátil e gustativa nem a estimulação da sucção não nutritiva.

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62Q803187 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Nova União MG, FUMARC

De acordo com o Ministério da Saúde (Brasil, 1990), dentre os princípios doutrinários, os que se destacam são:

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63Q803346 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito à utilização da voz humana como estímulo, o conceito psicofísico de limiar teve que ser adaptado, de forma a especificar o tipo de resposta que se solicita do paciente. Quanto aos diferentes tipos de limiares logoaudiométricos, e suas utilizações clínicas, julgue os itens seguintes. O limiar logoaudiométrico, conhecido como speech reception threshold (SRT) ou limiar de recepção de fala (LRF), coincide com a média dos limiares audiométricos para as frequências de 500, 1.000 e 2.000 Hz.
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64Q841746 | Fonoaudiologia, Audiologia, Fonoaudiólogo, SES DF, IADES, 2020

Considerando o quadro do menino de 7 anos de idade, anteriormente apresentado, a partir da análise das queixas auditivas e relacionadas ao processamento auditivo central, julgue os itens a seguir. 
As queixas relativas ao comportamento dispersivo da criança podem estar relacionadas a um exame audiológico com curvas timpanométricas do tipo B na orelha direita e do tipo C na orelha esquerda, com reflexos acústicos ausentes.
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65Q802819 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito da atuação fonoaudiológica no ambiente hospitalar, julgue os itens subsecutivos. Na observação da deglutição, é desnecessário ao fonoaudiólogo avaliar a qualidade vocal do paciente após cada deglutição, pois o objetivo da avaliação é a habilidade de deglutir diferentes consistências de alimentos.
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66Q802317 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, HUJB UFCG PB, AOCP, 2017

Assinale a alternativa que contém o principal Nervo Craniano envolvido na Paralisia Facial Periférica (PFP).
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67Q802669 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Quanto aos procedimentos e cuidados na aplicação da audiometria tonal, julgue os itens a seguir. O audiologista deverá refazer o exame toda vez que tiver dúvidas sobre a consistência das respostas, no mesmo dia, evitando retornos.
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68Q802251 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Quatro Barras PR, ITEDES

Do ponto de vista neuropsicológico, os transtornos de aprendizagem apresentam manifestações importantes na aquisição e no uso das habilidades de audição, fala, leitura, escrita e raciocínio ou matemática. O diagnóstico dessas alterações deve ser realizado por equipe multiprofissional, e, normalmente, a origem dessas alterações é que norteia o programa de intervenção. Se ela for escolar, a atuação fonoaudiológica deverá ser voltada para o ambiente educacional, com propostas junto aos professores. Por outro lado, se essa dificuldade for decorrente de uma disfunção neuropsicológica, a atuação deverá ser clínica, por meio de programas remediativos. Com base nessas informações, analise as afirmações a seguir.

I. Nos transtornos de aprendizagem decorrentes de disfunção neuropsicológica, um dos aspectos fundamentais considerados na terapia fonoaudiológica é a remediação fonológica.

II. O trabalho com compreensão de leitura, utilizando a técnica de Cloze, a fim de que o aluno passe da rota fonológica para a lexical, deve ser uma das prioridades do trabalho terapêutico voltado para os transtornos de aprendizagem, de origem escolar.

III. A produção de textos utilizando estratégias metalinguísticas deve ser considerada em um programa de intervenção voltado para os transtornos de aprendizagem, independentemente de sua origem.

IV. Nos casos de transtorno de aprendizagem, os aspectos de fala, leitura e escrita devem ser promovidos pelo educador, com assessoria fonoaudiológica por meio de adaptações pedagógicas.

Estão coerentes com a abordagem neuropsicológica apenas as afirmativas:

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69Q801785 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Quanto à determinação dos limiares auditivos por via aérea e por via óssea, julgue os itens que se seguem. A força causada pela pressão do vibrador ósseo sobre a área do crânio em que está colocado deve ser de 500 mg, aproximadamente.
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70Q212575 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, MS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Quanto à prova calórica, que é parte integrante da avaliação
vestibular, julgue os itens subsequentes.

A posição correta para estimulação na prova calórica é a posição I de Brunnings, que coloca o paciente na posição horizontal (deitado) com a cabeça erguida 45º, ou na posição vertical (sentado), com a cabeça inclinada 90º para trás.

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71Q211823 | , Fonoaudiólogo, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ, 2019

Quando um ou mais fonemas perdem a distinção entre si em um determinado contexto, tem-se uma neutralização fonêmica. Nesse caso, usa-se um símbolo representativo dessa perda da contrastividade, que é denominado:
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72Q802004 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, FUB, CESPE CEBRASPE

O aparelho fonador é composto por um sistema produtor de coluna de ar, constituído pelo nariz, caixa torácica, pulmões, músculos e sistema vibrador (pregas vocais), cavidades nasobucofaríngeas e sistema articulador, composto por lábios, dentes, língua, mandíbula palato e véu palatino responsáveis pela produção dos fonemas da fala. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.

O sistema de ressonância visa projetar o som no espaço pelo reforço da intensidade de sons de determinadas frequências. É um sistema que independe da anatomia do sistema articulador.
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73Q212268 | Fonoaudiologia, Linguagem, Fonoaudiólogo, MS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A atuação do fonoaudiólogo na área da linguagem visa à
prevenção e à reabilitação dos transtornos que acometem a
comunicação, compreensão e expressão. Acerca desse assunto,
julgue os itens a seguir.

Com relação ao desenvolvimento normal da linguagem é correto afirmar que, entre seis e nove meses de vida, algumas vocalizações emitidas pelo bebê começam a adquirir características de linguagem propriamente dita, com entonação, ritmo e tom.

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74Q803051 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

As atividades que devem ser desenvolvidas no ambiente escolar pelo fonoaudiólogo incluem realizar avaliação audiológica nos alunos que apresentarem alterações na triagem auditiva.
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75Q804090 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

As atividades que devem ser desenvolvidas no ambiente escolar pelo fonoaudiólogo incluem participar, com a equipe multidisciplinar que integra a escola, na elaboração de programas que visem aprimorar o desenvolvimento da linguagem escrita, da audição e da fala.
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76Q803861 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito à utilização da voz humana como estímulo, o conceito psicofísico de limiar teve que ser adaptado, de forma a especificar o tipo de resposta que se solicita do paciente. Quanto aos diferentes tipos de limiares logoaudiométricos, e suas utilizações clínicas, julgue os itens seguintes. Os limiares de detecção de voz são utilizados para testes em pacientes com surdez profunda.
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77Q802696 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir acerca dos prováveis achados obtidos na imitanciometria, procedimento eletroacústico integrante da bateria de avaliação audiológica. A diminuição da rigidez tímpano-ossicular resulta em timpanograma do tipo “Ad”, característico de membranas cicatriciais ou flácidas.
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78Q801560 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, 2017

O comportamento da deglutição na infância está constantemente se adaptando às mudanças ocorridas com o desenvolvimento. Durante todos os estágios do desenvolvimento da criança algumas funções primárias são mantidas, incluindo a manutenção da via aérea, a passagem de alimentos e líquidos pela faringe, a respiração e a fonação. A identificação de uma criança com risco de problemas de alimentação e deglutição depende da avaliação de um sistema dinâmico, que está continuamente se acomodando ao crescimento e desenvolvimento, enquanto garante a segurança e a eficiência no transporte dos alimentos.

A respeito do tema, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.

( ) A coordenação da deglutição melhora com a idade, apesar de os mecanismos protetores das vias aéreas estarem inteiramente desenvolvidos desde o nascimento.

( ) A alteração do mecanismo de deglutição não é observada em crianças normais, acontecendo em crianças com doenças agudas e/ou crônicas.

( ) Em algumas crianças a falha no crescimento e o baixo peso são as primeiras manifestações clínicas.

( ) O acúmulo de alimento na cavidade oral, o ritmo adequado de sucção, o refluxo nasal, a tosse durante a alimentação, os engasgos, a cianose, a náusea, a taquipneia, a apneia ou a respiração ruidosa durante a alimentação, bem como o histórico de pneumonias são alguns dos sinais que levam a suspeitar de disfagia.

A sequência correta é

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79Q801835 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, SESAU RO, FUNRIO, 2017

Em relação ao desenvolvimento da aquisição da linguagem escrita, analise as afirmativas a seguir.

I. O estágio de adivinhação linguística caracteriza-se pela aquisição de um vocabulário visual, a criança é capaz de reconhecer um pequeno grupo de palavras como se fossem desenhos.

II. No estágio logográfico há o desenvolvimento do léxico logográfico, com acesso direto da palavra escrita à memória semântica.

III. No estágio alfabético, a criança inicia o processo de associação fonema-grafema, podendo decodificar palavras novas e escrever algumas palavras simples.

Assinale:

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80Q803571 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Recife PE, COVEST

As funções do sistema estomatognático são:
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