Início

Questões de Concursos Fonoaudiólogo

Resolva questões de Fonoaudiólogo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


621Q802767 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, FUB, CESPE CEBRASPE

São vários os distúrbios da comunicação que interferem no desenvolvimento geral da criança. Quando não tratados podem gerar alterações em seu aprendizado e socialização. Com relação a esses distúrbios e seu tratamento, julgue os itens seguintes.

Crianças com atraso de aquisição de linguagem persistente não apresentam riscos para desenvolverem desvios fonológicos e distúrbios de leitura e escrita, porque ao chegarem à época da alfabetização já adquiriram a consciência fonológica que é parte do desenvolvimento normal da linguagem e da fala.

  1. ✂️
  2. ✂️

622Q801559 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Quatro Barras PR, ITEDES

O sr. José, com 80 anos de idade, ensino médio completo, funcionário público aposentado, com diagnóstico de demência de Alzheimer leve a moderada, comparece a um ambulatório de fonoaudiologia acompanhado por sua filha, Sebastiana, 53 anos de idade, que exerce o papel de cuidadora informal do mesmo, e apresenta, durante a anamnese, os relatos seguintes.

 “O médico já me informou que, com a evolução da doença, a tendência é que estes problemas de fala que ele vem apresentando piorem, e isto tem me estressado muito. Ele tem muita dificuldade de achar uma palavra. Muitas vezes diz outra relacionada, ou então ele, por exemplo, em vez de dizer caneta, diz: Aquela coisa de escrever! Muitas vezes, ele não entende o que eu falo, ou entende só uma parte do que eu falei. Ele parece conversar normalmente, mas se a gente prestar atenção, muita coisa que ele fala é sem nexo, sem sentido. Ele costumava ler e escrever, mas não consegue mais fazer isso como antes. Troca palavras, pula letras, tem muita dificuldade. Às vezes, eu fico com vergonha, porque, algumas vezes, quando ele está conversando com alguém, ele ignora a pessoa, interrompe a conversa no meio e até fala sozinho.”

Considerando o caso apresentado, avalie as afirmações que se seguem:

I. As alterações, tanto de linguagem oral quanto escrita, presentes na demência e relatadas pela cuidadora, têm relação com outras alterações cognitivas e comportamentais também encontradas na demência.

II. Uma das atuações do fonoaudiólogo junto a essa cuidadora é o procurar minimizar seu estresse, no sentido de realizar orientações sobre estratégias facilitadoras da comunicação com o pai com demência.

III. Há necessidade de se realizar intervenção fonoaudiológica com o idoso, já que, diante da característica progressiva da afasia, dislexia e agrafia, a estimulação visa não só à estabilização do quadro, como também ao reestabelecimento das habilidades perdidas.

IV. Os relatos da cuidadora sobre as manifestações do idoso são indicativos de algumas alterações que, provavelmente, serão verificadas na avaliação clínica da linguagem. Na ordem em que foram apresentadas, são elas: anomia/parafasia semântica/paráfrase; alteração da compreensão oral; alteração discursiva; dislexia/agrafia; alteração pragmática da linguagem.

É correto apenas o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

623Q803655 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, SES DF, FUNIVERSA

A deglutição é definida como um processo sinérgico composto por fases intrinsecamente relacionadas, sequenciais e harmônicas. A fase em que são observados cinco estágios distintos (captação do alimento, qualificação, preparo, posicionamento e ejeção do bolo alimentar) é denominada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

624Q803455 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Louveira SP, VUNESP

Em relação ao desenvolvimento fonológico, pode-se afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

625Q845968 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. A rede que compõem o Sistema Único de Saúde (SUS) é ampla e abrange tanto ações como serviços de saúde. Ela engloba a atenção básica, média e alta complexidades, os serviços de urgência e emergência, a atenção hospitalar, as ações e serviços das vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental e assistência farmacêutica.

II. De acordo com a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, a vigilância sanitária é um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

626Q802484 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Betim MG, FUMARC

Marque a afirmativa INCORRETA, relacionada ao distúrbio fonológico:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

627Q804026 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura Municipal de Paranaguá PR, FAUEL

A respiração, fonação, condução do bolo alimentar ao esôfago e proteção durante a deglutição são consideradas funções:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

628Q803519 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, SES DF, FUNIVERSA

A aplicação da epidemiologia nos serviços de saúde tem sido mais comum em virtude do avanço no processo de municipalização. Considerada como área do conhecimento que possibilita descrever, explicar e intervir nos problemas de saúde, a epidemiologia está inserindo-se, em uma posição de destaque, no arcabouço jurídico-institucional das secretarias de saúde. Levando em consideração a contribuição da epidemiologia para os casos de morbidade na fonoaudiologia, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

629Q802755 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Para melhorar seu desempenho, o ideal é que o Deficiente Auditivo faça uso de Aparelho de Amplificação Sonora Individual. Sobre este fato, é certo afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

631Q804038 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, FEAES PR, PUC PR

31. Considerando o caso do paciente J.S. da questão anterior (questão 30), analise as afirmativas que seguem:

I. Não se observa confirmação de resultados entre as avaliações, sendo mais indicado repetir os precedimentos para que o tipo de perda auditiva seja confirmado.

II. Não há necessidade de se realizar audiometria tonal, pois o problema é de processamento auditivo central, portanto, somente a avaliação do processamento auditivo é indicada nesse caso.

III. Como o paciente foi agricultor por muitos anos, é possível que, o uso de agrotóxicos tenha, provocado alterações inflamatórias permanentes na orelha média, o que justifica os resultados apresentados na avaliação audiológica.

IV. Frequentemente pessoas idosas apresentam perdas auditivas do tipo condutivo, com imitanciometria do tipo B, segundo a classificação de Jerger, o que levanta dúvidas sobre os resultados obtidos na avaliação audiológica.

V. A origem neurossensorial da alteração auditiva descrita no texto é confirmada, também, pelas emissões otoacústicas ausentes e pela ausência de comprometimento de orelha média na imitanciometria.

Está(ão) CORRETA(S):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

632Q803820 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, FUB, CESPE CEBRASPE

São vários os distúrbios da comunicação que interferem no desenvolvimento geral da criança. Quando não tratados podem gerar alterações em seu aprendizado e socialização. Com relação a esses distúrbios e seu tratamento, julgue os itens seguintes.

O tratamento fonológico com base em pares mínimos utiliza pares de palavras que se diferenciam entre si em apenas um contraste de fonemas.

  1. ✂️
  2. ✂️

633Q802289 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Ipojuca PE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, acerca das informações do reflexo acústico no diagnóstico diferencial dos distúrbios da audição.

O limiar do reflexo acústico é o menor nível de pressão sonora ou nível de audição do sinal ativador que elicia uma mudança mensurável na imitância, que coincide com a apresentação do sinal ativador.

  1. ✂️
  2. ✂️

634Q842744 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, SES DF, IADES, 2020

Um menino de 7 anos de idade compareceu à avaliação fonoaudiológica, acompanhado de sua mãe. As principais queixas foram ronco com momentos de pausas na respiração durante o sono e o fato de ele comer apenas macarrão, carne moída e leite. Apresenta comportamento dispersivo na escola, com dificuldades na alfabetização e trocas na fala.

Com base no caso descrito, no que se refere ao sistema estomatognático, julgue os itens a seguir. 
A terapia fonoaudiológica focada na musculatura posterior de língua e no esfíncter velofaríngeo pode reduzir os sintomas de ronco e de sonolência diurna.
  1. ✂️
  2. ✂️

635Q803587 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, SESA ES, CESPE CEBRASPE

O uso de qualquer teste isolado para avaliar a sensibilidade auditiva da criança não é recomendado. Dessa forma, torna-se importante que a abordagem audiológica selecionada esteja de acordo com o desenvolvimento da criança que está sendo avaliada naquele momento. Assinale a opção correta acerca da audiometria condicionada.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

636Q801550 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Triunfo PE, METTA CeC

Qual o tipo de timpanometria que apresenta um pico de máxima complacência ao redor da pressão de ar do 0 da Pa, cuja variação não exceda a -100 da Pa e são encontradas em indivíduos com função de ouvido médio normal:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

637Q801592 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

No que se refere às fases da deglutição e aos mecanismos neuromotores envolvidos nesse processo, julgue os itens subsecutivos. Na fase esofageana, a abertura do esfíncter superior do esôfago, constituído principalmente por fibras do músculo cricofaríngeo, é possível devido à anteriorização e elevação do hioide, que traciona a laringe, reduzindo a pressão de repouso do esfíncter superior.
  1. ✂️
  2. ✂️

638Q802874 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Um dos recursos terapêuticos atuais para a reabilitação da deficiência auditiva é o implante coclear, um dispositivo que estimula diretamente as células ganglionares do nervo auditivo, possibilitando a sensação de audição. No que concerne ao implante coclear, julgue os itens a seguir. O implante coclear decodifica o padrão sonoro em frequências e intensidades por meio de estímulos elétricos em eletrodos localizados em diferentes porções da cóclea e do nervo coclear, possibilitando o reconhecimento da fala.
  1. ✂️
  2. ✂️

639Q803657 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Liberato Salzano RS, FUNDATEC

Segundo Jotz et al., NÃO faz parte das condições consideradas antecedentes de risco para a disfagia infantil:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

640Q841813 | Fonoaudiologia, Saúde Coletiva, Fonoaudiólogo, SES DF, IADES, 2020

A equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), composta por fonoaudióloga, enfermeira, psicólogo, fisioterapeuta e o médico da família, conduzem, às quartas-feiras, grupos de gestantes de acordo com a distribuição das equipes de saúde da família que atendem a determinado território. Nos grupos, são apresentadas estratégias em grupo para discussão de aspectos referentes à saúde materna, ao parto, ao puerpério e a respeito do desenvolvimento global do bebê. 

No que tange a esse atendimento, julgue os itens a seguir. 
A produção de leite logo após o nascimento da criança é controlada principalmente por hormônios e a apojadura, que costuma ocorrer até o terceiro ou quarto dia pósparto, e acontece somente se a criança sugar o seio em esquema de livre demanda.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.