Início

Questões de Concursos Fonoaudiólogo

Resolva questões de Fonoaudiólogo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


761Q841116 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiólogo, SES DF, IADES, 2020

Um menino de 7 anos de idade compareceu à avaliação fonoaudiológica, acompanhado de sua mãe. As principais queixas foram ronco com momentos de pausas na respiração durante o sono e o fato de ele comer apenas macarrão, carne moída e leite. Apresenta comportamento dispersivo na escola, com dificuldades na alfabetização e trocas na fala.

Com base no caso descrito, no que se refere ao sistema estomatognático, julgue os itens a seguir. 
A criança pode apresentar as estruturas anatômicas características do quadro fisiopatológico da apneia obstrutiva do sono, que são palato duro ogival, língua volumosa, palato mole posteriorizado e hipertrofia de tonsilas palatinas.
  1. ✂️
  2. ✂️

762Q803787 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Recife PE, COVEST

Relacione os sistemas de captação do som do tipo CROS com os seus respectivos usos.

1) CROS

2) BICROS

3) HICROS

4) TRANSCROS

( ) Usado em perdas auditivas profundas, ou em anacusia e perdas unilaterais.

( ) Usado em perdas auditivas bilaterais com uma orelha anacúsica, para permitir a percepção dos sons vindos de ambos os lados.

( ) Usado em perdas auditivas unilaterais, para permitir a percepção dos sons vindos de ambos os lados.

( ) Usado em perdas muito acentuadas nas altas freqüências, com limiares normais ou próximos ao normal, nas baixas freqüências.

A seqüência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

763Q803804 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

Acerca das principais características eletroacústicas das próteses auditivas ou aparelhos de amplificação sonora individual, julgue os itens a seguir.

As relações de intensidade entre as diversas frequências que compõem um sinal sonoro complexo podem ser alteradas em função da resposta de frequências da prótese auditiva.

  1. ✂️
  2. ✂️

764Q803848 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Cantagalo RJ, CONSULPLAN

“É um sintoma associado a outras doenças ou decorrentes de alterações anatômicas importantes do aparelho fonador. Alterações endócrinas, alterações dos hormônios sexuais e refluxo gastroesofágico são causas frequentes neste tipo de patologia.” A descrição anterior refere-se à
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

765Q802059 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Campinas SP, IMES

A teoria Vygotskianiana introduz a visão de que pensamento e fala são, a princípio, distintos, e após o desenvolvimento do indivíduo, a linguagem verbal passa a ser a grande forma de mediação, o que nos indica que o indivíduo antes passou pela fase:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

766Q212491 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, MS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Os distúrbios neurológicos causam varias alterações na voz, na
fala e na aquisição da linguagem. A respeito das características,
avaliações e terapias relacionadas a esses distúrbios, julgue os
itens seguintes.

Na disartrofonia espástica, a voz tende a ser tensa, estrangulada, com pitch que pode ser grave ou agudo, podendo haver quebra de sonoridade e ressonância laringofaríngea.

  1. ✂️
  2. ✂️

767Q802587 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens seguintes, a respeito das alterações vocais encontradas rotineiramente na prática clínica do fonoaudiólogo. Os nódulos vocais, causados por abuso vocal, são bilaterais, localizando-se na junção dos terços anterior e médio das pregas vocais, região de maior amplitude de vibração.
  1. ✂️
  2. ✂️

768Q801828 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, SES CE, UECE

Para as seqüelas cervicofaciais do tipo fusão mentoesternal, quando o paciente apresenta cicatrizes com retrações que ligam a região mentoniana ao esterno, pode-se orientar quanto à

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

769Q803373 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Juatuba MG, CONSULPLAN

Com base na terapia da gagueira, assinale a alternativa que NÃO relaciona adequadamente a técnica para reabilitação à sua forma de realização.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

770Q803126 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, SEMAD MA, CESPE CEBRASPE

A palavra imitância descreve fenômenos elétricos ou mecânicos relacionados com a impedância, que é a oposição à transmissão de sinais, e a admitância, que é o seu inverso, ou seja, a facilitação à transmissão de sinais. A palavra impedanciometria, utilizada por muitos anos, tem o mesmo significado, mas atualmente os audiólogos preferem a expressão imitanciometria. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Os reflexos timpânicos ocorrem simultaneamente nas duas orelhas, por isso podem ser produzidos por meio da estimulação do mesmo lado que está sendo testado (reflexos ipsilaterais) ou do lado oposto (reflexos contralaterais).

  1. ✂️
  2. ✂️

771Q802104 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Porto Velho RO, CONSULPLAN

São técnicas utilizadas para a reabilitação da disfagia, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

772Q802897 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

O desenvolvimento infantil é um processo multidimensional que se inicia com o nascimento e que engloba o crescimento físico e a maturação neurológica, comportamental, cognitiva, social e afetiva da criança. Crianças com microcefalia e prejuízos do desenvolvimento neuropsicomotor beneficiam-se de Programa de Estimulação Precoce, que objetiva estimular a criança e ampliar suas competências, abordando os estímulos que interferem em sua maturação, para favorecer o desenvolvimento motor e cognitivo. Nesse sentido, o Ministério da Saúde instituiu o Plano Nacional de Enfrentamento da microcefalia: protocolo de atenção à saúde e resposta à ocorrência de microcefalia relacionada à infecção pelo vírus Zika. Esse plano contém recomendações a serem adotadas no atendimentos de bebês, portadores de microcefalia, principalmente no que se refere à estimulação precoce. Uma dessas recomendações é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

773Q802901 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Guaíra PR, CETRO

A deglutição pode estar alterada porque

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

774Q801653 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, CISNOP PR, FAFIPA

As disfonias organofuncionais são constituídas por alterações vocais acompanhadas de uma série de lesões. Lesões de massa geralmente unilaterais, de configuração exolítica a partir da borda livre, podendo ser sésseis ou pediculados, de tamanhos e coloração variados referem-se a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

775Q212361 | , Fonoaudiólogo, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ, 2019

Na eletrococleografia, o componente específico de corrente direta, analisado como uma pequena deflexão negativa e cuja resposta corresponde à porção distal do nervo coclear, que pode ser registrado após estimulação acústica por um clique ou toneburst, é conhecido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

777Q802709 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

No que diz respeito ao processamento auditivo, julgue os itens seguintes. Os testes de ordenação e sequência temporal envolvem habilidades de sequencialização de frequência e(ou) de duração dos sons e reconhecimento do modelo do contorno acústico ao longo do tempo.
  1. ✂️
  2. ✂️

778Q806551 | Legislação Federal, Lei Federal 6965 1981, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Júlio de Castilhos RS, Energia Essencial

Conforme o Art. 7º da Lei Federal nº 6.965 de 1981, o Conselho Federal de Fonoaudiologia será constituído de __________ efetivos e respectivos suplentes, eleitos pela forma estabelecida nesta Lei. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna acima:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

779Q802463 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2018

Paciente do sexo feminino, 58 anos, professora, com diagnóstico recente de Esclerose Lateral Amiotrófica, conseguindo manter parte das atividades profissionais, porém com abalos emocionais. Avaliação fonoaudiológica quanto à fala indica um quadro de disartria flácida caracterizada por presença de hipernasalidade e consoantes imprecisas.

Assinale a alternativa que, segundo Halpern e com base nos resultados da avaliação fonoaudiológica inicial, apresenta os fatores que podem influenciar no tratamento da disartria apresentada pela paciente.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

780Q212150 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, MS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Os distúrbios neurológicos causam varias alterações na voz, na
fala e na aquisição da linguagem. A respeito das características,
avaliações e terapias relacionadas a esses distúrbios, julgue os
itens seguintes.

A disartria espástica ocorre na presença de lesão central, comprometendo, mais especificamente, o sistema piramidal. A disfagia orofaríngea a ela associada apresenta alteração da fase faríngea, havendo grande comprometimento dos mecanismos de proteção da via aérea inferior.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.