Início

Questões de Concursos Fonoaudiólogo

Resolva questões de Fonoaudiólogo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


801Q802188 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens subsequentes, no que se refere à atuação fonoaudiológica nos transtornos de linguagem. No paralítico cerebral, o desenvolvimento fonológico não apresentará atrasos quando comparado com as crianças que não têm problemas motores e seguirão as etapas do desenvolvimento normal.
  1. ✂️
  2. ✂️

802Q802214 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Carangola MG, IDECAN

Os músculos da mastigação podem ser classificados em elevadores e depressores. Os músculos depressores têm a função de abaixar a mandíbula, além de atuarem em outras funções. Assinale-os.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

803Q803250 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, FUB, CESPE CEBRASPE

A avaliação audiológica infantil é composta de métodos comportamentais e procedimentos de técnicas condicionadas que contribuem com informações confiáveis para o processo de diagnóstico audiológico infantil. Com relação à avaliação audiológica infantil, julgue os itens seguintes.

Na audiometria com reforço visual, uma virada de cabeça eliciada por um estímulo sonoro é reforçada visualmente por meio da ativação e iluminação de um brinquedo. Mesmo se nenhuma resposta de orientação ocorrer, o reforço é apresentado na fase de condicionamento.

  1. ✂️
  2. ✂️

804Q802247 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Sabe-se que o bebê portador de fissura lábio-palatina, como qualquer recém-nascido, precisa ser nutrido. Sobre essa situação, é correto afirmar que o:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

805Q802000 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, HRTN RN

Sobre a avaliação da sucção nos casos de disfagia infantil, considere as afirmativas a seguir.

I. A avaliação da sucção não nutritiva deve ser realizada em crianças até 6 meses de idade, utilizando-se dedo mínimo enluvado, com eliciação prévia do reflexo de busca.

II. A avaliação da deglutição de saliva tem início com a inspeção da mucosa oral, para avaliação da sua lubrificação, e com observação da frequência de deglutição por meio da ausculta cervical.

III. A avaliação da sucção nutritiva pode ser realizada no seio materno ou utilizando-se utensílios da rotina da criança, adequando, se necessário, a consistência nos casos de desempenho insatisfatório.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

806Q211690 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, ENADE, INEP

Segundo resultados divulgados pelo Censo 2010, realizado pelo IBGE, 45,6 milhões de pessoas apresentam algum tipo de deficiência, o que representa 23,91% da população brasileira. Em 2011, foi lançado o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Plano Viver sem Limite, cujos objetivos gerais incluem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

807Q803579 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Palmares PE, NECONSULTORIA

Manifesta-se geralmente na idade adulta, caracterizada por dificuldade no relaxamento muscular após contração associado à fraqueza muscular. Estamos falando da distrofia de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

808Q801788 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Buíque PE, IPAD

A definição: "Transtorno caracterizado por nível de leitura abaixo do esperado para a escolaridade, levando-se em consideração a ausência de problemas neurológicos, intelectuais, sensoriais, emocionais e educacionais" refere-se a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

809Q802310 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens a seguir, com relação à atuação do fonoaudiólogo na prática da amamentação. Em relação à anatomia do recém-nascido, sua maxila, até os três meses de idade, é pequena e retraída, e sua cavidade oral é pequena, de forma que a língua ocupa praticamente todo o espaço existente na cavidade oral.
  1. ✂️
  2. ✂️

810Q801543 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Polícia Civil PA, CESPE CEBRASPE

Quanto ao tipo, as perdas auditivas classificam-se em condutiva, mista, neurossensorial, central e funcional. Quanto a essa classificação, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

811Q801545 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Louveira SP, VUNESP

Nas fissuras palatinas, os distúrbios articulatórios compensatórios mais freqüentes são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

812Q802347 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, SES SC, UFSC

O sistema auditivo é constituído de estruturas sensoriais e conexões centrais responsáveis pela audição e pelo equilíbrio corporal. Analise as afirmativas sobre a anatomofisiologia do sistema auditivo.

I. O meato acústico externo é constituído por um terço externo, com esqueleto cartilaginoso, e dois terços internos de esqueleto ósseo.

II. O mecanismo de alavanca e relação hidráulica gera um importante ganho ao sistema durante a transmissão do meio líquido para o meio aéreo.

III. Os órgãos sensoriais do sáculo e do utrículo são denominados ampolas.

IV. As células ciliadas internas possuem mais inervação aferente do que as células ciliadas externas.

V. No córtex auditivo, os estímulos também são diferenciados de acordo com a frequência.

Assinale a alternativa CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

813Q802884 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

A escrita não se limita a traçar letras e a leitura não está restrita a decodificar os sons que as letras representam. A linguagem escrita depende de um conjunto de condições sociais que favoreçam seu aprendizado. A respeito desse assunto julgue os próximos itens.

Se há omissão de letras na escrita da criança, então, necessariamente, há atraso no desenvolvimento da compreensão da segmentação fonêmica, caracterizado pela não detecção de todos os sons componentes das palavras escritas.

  1. ✂️
  2. ✂️

814Q803675 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Na atuação com crianças com gagueira, as pesquisas têm mostrado que freqüentemente os familiares apresentam atitudes inadequadas frente às disfluências das crianças, apesar de não serem a causa do problema. A preocupação, a dúvida a respeito do problema e a vontade de ajudar, aliadas à falta de conhecimento acerca da fluência e da gagueira geram freqüentemente comportamentos e atitudes inadequados, que tendem a manter e agravar o quadro. Nesse contexto, julgue os itens a seguir.

A importância do meio ambiente em que a criança está inserida no desenvolvimento da gagueira foi destacada por vários estudiosos, que afirmaram que as disfluências normais apresentadas por algumas crianças podem evoluir para gagueira, dependendo quase inteiramente das reações do seu ambiente familiar.

  1. ✂️
  2. ✂️

815Q802166 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Campinas SP, IMES

A voz humana já existe desde o nascimento e é produzida pelo trato vocal a partir de um som básico gerado na:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

816Q802679 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, FUB, CESPE CEBRASPE

Acerca dos potenciais evocados de longa latência ou tardios, julgue os itens que se seguem.

No MMN (mismatch negativity), a atenção não é requerida, nem a resposta comportamental.

  1. ✂️
  2. ✂️

817Q212098 | , Fonoaudiólogo, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ, 2019

As estruturas dinâmicas do sistema estomatognático necessitam de energia para desenvolver e executar suas funções. Tais estratégias desempenham suas funções a partir da integração:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

818Q801671 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Conhecer o desenvolvimento de crianças nascidas normais ou sob condições de baixo peso e prematuridade é imprescindível para a realização de intervenção e tomada de medidas preventivas efetivas quanto a alterações específicas de linguagem. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

A prematuridade e o baixo peso ao nascer influenciam o desenvolvimento linguístico inicial em função da imaturidade biológica.

  1. ✂️
  2. ✂️

819Q801962 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

Algumas alterações genéticas modificam a morfologia e, consequentemente, a fisiologia do organismo. Com relação às alterações anatomofisiopatológicas da audição e da fonação, julgue os próximos itens.

A aplasia de Mondini é uma malformação estrutural do ouvido interno, havendo uma deformidade de desenvolvimento da cóclea. É o tipo mais comum de malformação coclear, tem sua origem relacionada à parada do desenvolvimento na sétima semana gestacional, é autossômica dominante e não necessariamente bilateral.

  1. ✂️
  2. ✂️

820Q801963 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

A identificação das desordens do processamento auditivo central (DPAC) implica em avaliação das habilidades envolvidas nesse processamento. Acerca dos objetivos e resultados obtidos nos testes especiais para avaliação de DPAC, julgue os próximos itens.

O teste não verbal de escuta direcionada tem por objetivo verificar a atenção seletiva por meio de uma tarefa de separação biaural.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.