Início

Questões de Concursos Fonoaudiólogo

Resolva questões de Fonoaudiólogo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


861Q802553 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Acerca da rotina de avaliação vestibular por meio da vectoeletronistagmografia (VENG), julgue os itens a seguir.

Na avaliação vestibular por meio da VENG pode-se obter achados sugestivos de lesão central ou periférica.

  1. ✂️
  2. ✂️

862Q211479 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, MS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca das principais características eletroacústicas das próteses
auditivas ou aparelhos de amplificação sonora individual, julgue
os itens a seguir.

Considera-se ganho acústico a diferença entre os limiares de audibilidade de um indivíduo em campo livre com e sem a prótese auditiva.

  1. ✂️
  2. ✂️

863Q802591 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, SESA ES, CESPE CEBRASPE

As alterações da linguagem causadas por lesão neurológica que acometem produção e compreensão da linguagem oral e escrita são denominadas afasia. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

864Q801842 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, UFRJ, UFRJ

Movimentos associados que resultam da falta de informação dos fusos neuromusculares que não registram devidamente as variações da atividade motora e da tônica-sinética, afetando a segmentação progressiva do movimento intencional, são denominados de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

865Q803646 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, SESA ES, CESPE CEBRASPE

Acerca de desvio fonológico, que se manifesta pela ininteligibilidade da fala em graus variáveis, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

866Q803652 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, ABDI, FEPESE

Afasia é uma patologia que compromete o uso da linguagem com fins comunicativos, tendo sempre afetadas as seguintes fases:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

867Q802117 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Dentre as metodologias de oralização da criança surda, o método criado por Guy Perdoncini, na década de 60, foi o:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

868Q802120 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, FUB, CESPE CEBRASPE

Acerca dos potenciais evocados de longa latência ou tardios, julgue os itens que se seguem.

O P300 depende da atenção e da discriminação de diferenças entre um estímulo raro e um frequente.

  1. ✂️
  2. ✂️

869Q803668 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

No que se refere à avaliação auditiva comportamental e lúdica e suas faixas etárias de aplicação, julgue os próximos itens.

Nos testes de detecção de fala, estímulos são oferecidos utilizando-se apresentações a viva voz por meio de alto-falante ou fones, não sendo útil para avaliação de bebês e crianças com distúrbio de desenvolvimento ou portadoras de perdas auditivas de grau severo e profundo.

  1. ✂️
  2. ✂️

870Q803159 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Balneário Camburiú SC, FEPESE

Analise as afirmativas a seguir, quanto à anatomia e ao funcionamento do sistema auditivo.

I. Uma das funções do ouvido médio é fazer com que as pressões no lado externo e interno do tímpano sejam iguais, o que é proporcionado por um pequeno tubo que se abre na faringe: a Trompa de Eustáquio.

II. Outra função do ouvido médio é produzir um ganho mecânico, isto é, as vibrações captadas pelo ouvido externo devem ser amplificadas pelo ouvido médio a fim de serem melhor percebidas pelo ouvido interno.

III. O conjunto de alavancas é formado por ossículos: o martelo que transmite as vibrações para frente e para trás da membrana timpânica; o estribo que recebe tais vibrações para o ossículo seguinte; e a bigorna que comunica essas vibrações ao ouvido interno através da janela oval.

IV. O ouvido interno é formado pelo labirinto, uma estrutura tubular e preenchida pela endolinfa, podendo ser dividida em três partes: vestíbulo, cóclea e canais semicirculares.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

871Q801656 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Sorocaba SP, VUNESP

Nos casos de respiração oronasal, a fonoterapia só deve ser iniciada quando o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

872Q801722 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Acerca da topografia da lesão, de acordo com os achados à audiometria de tronco encefálico (ABR) e emissões otoacústicas evocadas, julgue as associações propostas nos seguintes itens.

ABR ausente, emissões ausentes – lesão na cóclea ou via auditiva central

  1. ✂️
  2. ✂️

873Q803270 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, HRTN RN

A deglutição é uma função que envolve o transporte de material da cavidade oral até o estômago sem permitir a entrada de nenhuma substância na via aérea. Para que a deglutição ocorra de forma segura, é necessária uma coordenação precisa e complexa dos diversos músculos e nervos que participam desse processo.

Considerando os nervos envolvidos na deglutição, uma lesão nos pares cranianos V, VII e XII resultará em disfagia nas seguintes fases da deglutição:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

874Q803542 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Acari RN

A perda parcial ou total da voz devido à histeria ou alterações da laringe, com a perda da propriedade de modular, mas não de reproduzir sons. Esta compreensão revela o significado de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

875Q803807 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, HRTN RN

No âmbito hospitalar, o fonoaudiólogo tem como espaço de atuação os ambulatórios, as unidades de internação e as Unidades de Tratamento Intensivo, podendo atuar em diversos distúrbios da comunicação e deglutição em todas as faixas etárias.

São alterações ou situações que podem necessitar da intervenção fonoaudiológica em hospitais e maternidades, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

876Q803310 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, IAMSPE SP, VUNESP

Em relação à biossegurança, pode-se afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

877Q802820 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, UFRJ, UFRJ

A curva timpanométrica caracterizada por um pico de máxima admitância à baixa pressão, porém com amplitude reduzida, geralmente presentes em condições de aumento de rigidez do sistema, denomina-se tipo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

878Q803079 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, SESA ES, CESPE CEBRASPE

Quando o sinal elétrico transmitido pelas fibras neurais que compõem o nervo auditivo passa para o tronco encefálico, ocorrem sinapses em uma série de estações, que enviam a informação acústica para os centros do processamento auditivo no córtex. Essa rede é composta por inúmeras fibras nervosas e é conhecida como sistema nervoso auditivo central. Assinale a opção que descreve corretamente o trajeto na ordem correta dessa via.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

879Q803335 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Louveira SP, VUNESP

A análise dos recursos comunicativos, sociais e cognitivos de crianças pequenas permite avaliar como está ocorrendo o desenvolvimento infantil. Crianças, com alterações na aquisição da linguagem oral, consideradas como um Distúrbio Específico de Linguagem, geralmente apresentam

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

880Q212775 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, MS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca das principais características eletroacústicas das próteses
auditivas ou aparelhos de amplificação sonora individual, julgue
os itens a seguir.

As relações de intensidade entre as diversas frequências que compõem um sinal sonoro complexo podem ser alteradas em função da resposta de frequências da prótese auditiva.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.