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Questões de Concursos Fonoaudiologia

Resolva questões de Fonoaudiologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q1001362 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

Na fonoaudiologia, certamente, as questões sobre a voz do professor são as mais estudadas e pesquisadas, tendo seus primeiros registros na década de 1980. A queixa do professor deve ser o primeiro aspecto a ser investigado na avaliação.
Considerando os aspectos importantes a serem investigados na avaliação da voz dos professores, relacione alguns desses aspectos às suas respectivas características.

1. Situação funcional.
2. Ambiente da escola.
3. Aspectos vocais.
4. Estilo de vida.

( ) Investiga a presença e a duração da alteração vocal, fatores causais, se já realizou ou realiza algum tratamento de voz.
( ) Investiga as características dos espaços da escola: a presença e o tipo de ruído, a acústica da sala, o eco, a poeira, a temperatura, entre outros aspectos.
( ) Investiga se o professor é usuário de tabaco e de álcool, se realiza atividades de lazer, avalia seus hábitos alimentares e se tem problemas na articulação temporomandibular.
( ) Investiga o tempo de profissão, as escolas em que o professor atua, o nível e a rede de ensino em que leciona, as atividades que desempenha e o número de aulas semanais.

Assinale a opção que apresenta a relação correta, segundo a ordem apresentada.
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122Q1001365 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

Sobre os deveres do fonoaudiólogo em relação ao sigilo profissional, analise as afirmativas a seguir.

I. Guardar sigilo sobre as informações de outros profissionais também comprometidos com o caso.
II. Conservar prontuários e documentos que resguardem a relação de seus clientes em arquivo apropriado, não permitindo que pessoas estranhas o acessem.
III. Manter sigilo, mesmo quando o fato seja de conhecimento público, em caso de falecimento da pessoa envolvida.

Está correto o que se afirma em
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123Q1001370 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

A mucosa oral possui numerosas glândulas que, embora não estejam estritamente dentro da cavidade oral, lançam sua secreção nessa cavidade.
O conjunto de secreções dessas glândulas é a saliva, que atua sobre o bolo alimentar e possui poder enzimático. Há dois grupos de glândulas salivares: as principais e as acessórias.
Assinale a opção que relaciona, corretamente as glândulas acessórias.
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124Q1001372 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

As doenças neuromusculares compreendem um conjunto de afecções do sistema motor, hereditárias ou adquiridas, que afetam a unidade motora. Compreende-se por unidade motora a unidade mínima funcional composta de corpo celular do neurônio motor, raízes nervosas, nervo periférico, junção neuromuscular e tecido muscular esquelético.
Sobre as doenças neuromusculares, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A miastenia grave autoimune adquirida caracteriza-se pela fraqueza muscular flutuante, decorrente da destruição dos receptores da acetilcolina na membrana pós sináptica.
( ) As alterações motoras decorrentes da lesão no neurônio motor inferior são marcadas pela presença de fasciculação, fraqueza, flacidez, hipotrofia e hiporreflexia.
( ) As alterações motoras decorrentes de lesão do neurônio motor superior são marcadas pela presença de espasticidade e hiper reflexia.

As afirmativas são, respectivamente,
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125Q1001350 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

O distúrbio específico de linguagem é uma desordem diagnosticada quando a criança apresenta alterações significativas no processo de aquisição e desenvolvimento de linguagem, quando comparada a outras habilidades cognitivas. Uma atividade, por exemplo, para ser realizada como intervenção nesses casos, pode ser o jogo de adivinhação.
Nessa proposta, o terapeuta seleciona uma determinada quantidade de ilustrações referentes a determinadas palavras, as apresenta para a criança, lembra seus nomes e depois retira do seu campo visual. Em seguida, escolhe uma das ilustrações, fornece pistas para a criança (função, classe semântica, número de sílabas, de fonemas, entre outras) e solicita que ela adivinhe qual é a palavra.
Essa atividade tem como objetivo principal estimular o(a)
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