Questões de Concursos Fonoaudiologia

Resolva questões de Fonoaudiologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q1033280 | Fonoaudiologia, Disfagia e Mastigação, Fonoaudiologia, UFG, IV UFG, 2024

Sobre a presença da traqueostomia, é sabido que esta pode afetar diretamente qual fase da deglutição?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q1033281 | Fonoaudiologia, Legislação e Ética Profissional da Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, UFG, IV UFG, 2024

A Resolução do Conselho Federal de Fonoaudiologia nº 773/2023 dispõe sobre a prática fonoaudiológica em audição e equilíbrio no ambiente hospitalar. Em seu artigo segundo, descreve as competências do fonoaudiólogo nessa atuação. Uma destas competências é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q1033282 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiologia, UFG, IV UFG, 2024

De acordo com o Sistema de Classificação de Boston, há 8 síndromes da afasia clinicamente reconhecidas. A opção que descreve corretamente os locais de lesão sugeridos, de acordo com o modelo de Wernick-Lichtheim é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q1033283 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiologia, UFG, IV UFG, 2024

Sobre as síndromes da Afasia, o que descreve corretamente o tipo e a sintomatologia correspondente é?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q1033284 | Fonoaudiologia, Voz, Fonoaudiologia, UFG, IV UFG, 2024

Acerca dos tipos de voz, as características do tipo vocal são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q1033285 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiologia, UFG, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

Darley, Aronson e Brown (1975) definiram Disartrias como “um nome coletivo para um grupo de distúrbios relacionados com a fala decorrentes de alterações no controle muscular do mecanismo de fala resultante do dano de quaisquer processos motores básicos, envolvidos na execução da fala.” A fala é um comportamento complexo que requer contração coordenada de um grande número de músculos para sua produção. Essa contração é controlada por impulsos nervosos que se originam de áreas motoras do córtex cerebral e, então, passam aos músculos pelos trajetos motores. Em geral, o controle da atividade muscular pode ser considerado como se o sistema nervoso envolvesse uma série de níveis mais elevados que dominam os níveis inferiores.
MURDOCH, Bruce E. Desenvolvimento da Fala e Distúrbios da Linguagem. Rio de Janeiro: Revinter, 2012. [Adaptado].

Qual o tipo de disartria de acordo com o local da lesão?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q1022820 | Fonoaudiologia, Audiologia, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

A Triagem Auditiva Neonatal (TAN), mais conhecida como teste da orelhinha, é uma avaliação que objetiva detectar o mais precocemente possível a perda auditiva congênita e/ou adquirida no período neonatal.
Com relação à triagem auditiva neonatal, analise as afirmativas a seguir.

I. De acordo com a Lei Federal nº 12.303/2010, é obrigatória a realização do exame de emissões otoacústicas evocadas em todos os hospitais e maternidades para as crianças nascidas em suas dependências.
II. Também no sentido de detectar alterações auditivas, o profissional de atenção básica deverá orientar as mães para acompanhar os marcos do desenvolvimento de seus filhos até os 12 meses de vida, de acordo com a Caderneta de Saúde da Criança.
III. O teste da orelhinha consiste em procedimentos comportamentais subjetivos que não causam dor ou desconforto.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1022821 | Fonoaudiologia, Disfagia e Mastigação, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma alimentação saudável é iniciada com o aleitamento materno, que, isoladamente, é capaz de nutrir, de modo adequado, a criança nos primeiros 6 meses de vida.
Assinale a opção que indica a técnica de amamentação adequada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q1022822 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

A Atenção Básica (AB) desempenha um importante papel na estruturação da atenção à saúde no SUS, como ordenadora e coordenadora do cuidado, visando garantir a continuidade das ações de saúde e a longitudinalidade do cuidado, além de contribuir para a organização dos pontos de atenção, com ampliação do acesso e qualificação do cuidado.
Com relação às diretrizes do cuidado da pessoa idosa no SUS, analise as afirmativas a seguir.

I. A pessoa idosa sempre estará vinculada à atenção básica, independentemente de ser assistida em outro ponto de atenção, sendo a AB responsável pelo acompanhamento do caso, de forma articulada e integrada aos outros pontos de atenção.
II. Para a qualificação da atenção à população idosa, é importante a inclusão de determinados temas no escopo de atuação das referidas equipes, tais como: prevenção da violência, prevenção de quedas, alimentação e nutrição, saúde bucal, identificação de condições e doenças crônicas, transtornos mentais decorrentes ou não do uso de álcool e outras drogas, questões medicamentosas (como polifarmácia e interações).
III. A população idosa é propensa a alterações nutricionais devido a fatores relacionados às modificações fisiológicas, psicológicas e sociais, ocorrência de doenças crônicas, uso de diversas medicações, dificuldades com a alimentação, e alterações da mobilidade com dependência funcional.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q1022823 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

A atuação do Fonoaudiólogo Educacional como assessor é ampla e, provavelmente, é a mais disseminada. Há inúmeras ações realizadas por esse profissional nessa função.
Com relação a atuação do fonoaudiólogo educacional, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Desenvolvimento de ações individuais, principalmente de intervenção dentro da escola no horário escolar.
( ) Atuação integrada à equipe escolar, a fim de criar ambientes físicos favoráveis à comunicação humana e ao processo ensino-aprendizagem.
( ) Participação ativa em processos de formação continuada de profissionais da educação.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q1022824 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

A Unesco, em 1958, considerava como alfabetizada a pessoa capaz de ler e escrever um enunciado simples relacionado a sua vida diária. Em 1978, a própria Unesco adotou os conceitos de analfabetismo e analfabetismo funcional. Nesse sentido, considera-se alfabetizada funcionalmente a pessoa que é capaz de usar a leitura, a escrita e as habilidades matemáticas de modo a responder às demandas de seu contexto social.
Sobre o tema, relacione as categorias de classificação de alfabetização aos seus respectivos conceitos.

1. Analfabetismo.
2. Alfabetismo rudimentar.
3. Alfabetismo básico.
4. Alfabetismo pleno.

( ) Nesse nível conseguem ler e compreender textos de média extensão, localizam informações, leem números na casa dos milhões.
( ) Nessa categoria não realizam tarefas simples envolvendo a leitura de palavras e frases, embora uma parte dessa população seja capaz de identificar números familiares.
( ) Apresentam habilidade para localizar informação explícita em textos curtos e conhecidos, ler e escrever números familiares e realizar operações aritméticas simples.
( ) Pessoas sem restrições para ler e compreender: são capazes de ler textos mais longos, relacionar suas partes, comprara e interpretar informações , distinguir fatos de opiniões, realizar inferências e sínteses.

Assinale a opção que apresenta a relação correta, segundo a ordem acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q1022828 | Fonoaudiologia, Saúde Coletiva, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

Com relação à inserção do fonoaudiólogo na saúde do trabalhador, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para falsa.

( ) A atuação do fonoaudiólogo com trabalhadores, na década de 1980, privilegiava o diagnóstico, uma vez que sua formação era fortemente voltada para a reabilitação dos distúrbios da comunicação humana, em uma perspectiva clínico-terapêutica.
( ) A Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR) surgiu no fim da década de 1980 como uma das doenças mais frequentes relacionadas ao trabalho.
( ) O fonoaudiólogo que atuava nas indústrias que emitiam muito ruído, realizava audiometria nos trabalhadores como única ação, numa visão baseada em Saúde Ocupacional, em consonância com a Engenharia de Segurança e a Medicina do Trabalho.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q1022829 | Fonoaudiologia, Saúde Coletiva, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

Com relação às ações educativas em saúde do trabalhador, analise as afirmativas a seguir.

I. Fonoaudiólogos não se envolvem em ações educativas, como as oficinas direcionadas aos trabalhadores nos locais de trabalho como parte do programa de preservação auditiva.
II. A educação em saúde deve oferecer condições para que as pessoas desenvolvam senso de responsabilidade, tanto pela sua própria saúde como pela saúde da comunidade.
III. Não há grandes dificuldades na implantação de ações educativas no trabalho, visto que existe uma grande valorização dessas atividades por parte dos responsáveis das empresas.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q1022830 | Segurança e Saúde no Trabalho, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

O Anexo 2 da Norma Regulamentadora 15 (NR - 15) estabelece os limites de exposição a sons intensos em ambiente ocupacional. De acordo com essa tabela, o limite de exposição por dia a um som de 90dB (A), é de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q1001343 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

Com relação a tuba auditiva ou Trompa de Eustáquio, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para verdadeira e (F) para a falsa.

( ) É um tubo achatado com direção medial, anterior e inferior, que se estende da parede anterior da cavidade timpânica (óstio timpânico da tuba auditiva) à parede nasal da faringe (óstio faríngeo da tuba auditiva).
( ) As funções da tuba auditiva são: função ventilatória e função de drenagem. A principal função é arejar a orelha média e equalizar a pressão de ar externo com a pressão do ar na orelha média.
( ) A função ventilatória da tuba auditiva é representada por um sistema de transporte mucociliar, constituído por células ciliadas e células mucosas secretoras tanto da tuba auditiva como da orelha média.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q1001344 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

Assinale a opção que indica o exame fundamental para o processo do diagnóstico audiológico e que determina a frequência (Hz) e a intensidade (dB) com que os sons podem ser detectados na faixa de 20 a 20000 Hertz) (Hz).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q1001345 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

No diagnóstico audiológico pediátrico é essencial a escolha de procedimentos que configurem resultados confiáveis e objetivos. O teste que é viável em neonatos e crianças, que fornece dados sobre as condições da orelha média, além de sugerir diferenças entre os limiares auditivos na comparação entre as orelhas, é a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q1004673 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

São inúmeras as causas de disfagia na criança. Alguns autores dividem por doenças que acometem as diversas regiões dos tratos respiratórios e digestivo superior.
Sobre os defeitos congênitos da laringe, da traqueia e do esôfago, avalie os itens a seguir.

I. Fístula traqueoesofágica.
II. Fendas laringotraqueoesofágicas.
III. Estenose e membrana de esôfago.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q1001346 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

Com relação à intervenção fonoaudiológica nas perdas auditivas unilaterais em crianças, analise as afirmativas a seguir.

I. É importante salientar que nas perdas auditivas unilaterais não há garantia de que a orelha não afetada esteja livre de eventuais alterações futuras.
II. As malformações de orelha externa, de um modo geral, não estão associadas às malformações de orelha média, uma vez que não possuem a mesma origem embriológica.
III. As perdas auditivas unilaterais podem ser condutivas, mistas e neurossensoriais, incluindo a síndrome do espectro da neuropatia.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q1004674 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

A mandíbula, único osso móvel da face, liga-se à base craniana, ao osso temporal, por meio da articulação têmporo-mandibular. Ela é dupla, bilateral com movimentos sincronizados entre as duas articulações.
Assinale a opção que indica, corretamente, seus componentes.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.