Início

Questões de Concursos Fonoaudiologia

Resolva questões de Fonoaudiologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q1065139 | Fonoaudiologia, Audiologia, Fonoaudiologia, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

A timpanometria é definida como uma medida dinâmica da imitância acústica em função de mudanças na pressão do ar no meato acústico externo. O ponto de equivalência de pressão entre orelha externa e orelha média chama-se PPT.
Segundo a classificação de Jerger (1970 e 1972), relacione o tipo de curva à sua respectiva característica.

1. Tipo A
2. Tipo B
3. Tipo C

( ) Não apresenta pico timpanométrico.
( ) Com PPT < -100 daPa - sua ocorrência está relacionada à pressão negativa na orelha média.
( ) Apresenta PPT entre +50 e -100 daPa e altura timpanométrica entre 0,3 e 1,6 ml.

Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q1033285 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiologia, UFG, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

Darley, Aronson e Brown (1975) definiram Disartrias como “um nome coletivo para um grupo de distúrbios relacionados com a fala decorrentes de alterações no controle muscular do mecanismo de fala resultante do dano de quaisquer processos motores básicos, envolvidos na execução da fala.” A fala é um comportamento complexo que requer contração coordenada de um grande número de músculos para sua produção. Essa contração é controlada por impulsos nervosos que se originam de áreas motoras do córtex cerebral e, então, passam aos músculos pelos trajetos motores. Em geral, o controle da atividade muscular pode ser considerado como se o sistema nervoso envolvesse uma série de níveis mais elevados que dominam os níveis inferiores.
MURDOCH, Bruce E. Desenvolvimento da Fala e Distúrbios da Linguagem. Rio de Janeiro: Revinter, 2012. [Adaptado].

Qual o tipo de disartria de acordo com o local da lesão?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q1004683 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

O tratamento indicado para os distúrbios da deglutição no idoso envolve uma equipe de profissionais, sendo o fonoaudiólogo o profissional que ensinará o paciente a deglutir, reeducar, ou criar condições alternativas de deglutição quando os problemas aparecerem nesta área.
Sobre os cuidados que devem ser indicados e orientados pelo fonoaudiólogo na reabilitação dos distúrbios da deglutição no idoso, analise os itens a seguir.

I. Higiene oral e consistência dos alimentos.
II. Prótese dentária bem adaptada e atenção na hora da alimentação.
III. Sabor dos alimentos e quantidade de alimento a ser oferecida.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q1004539 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2024

Entre os critérios de indicação de Implante Coclear, temos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q1004691 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

A válvula de fala é um dispositivo terapêutico utilizado em pacientes traqueostomizados, durante o processo de reabilitação fonoaudiológica. É indicada, principalmente para pacientes traqueostomizados dependentes ou não da ventilação mecânica, na fase aguda ou crônica, desde a população neonatal até a geriátrica.
Assinale a opção que apresenta contraindicações do uso da válvula de fala.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q1004540 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2024

Considerando a interpretação dos audiogramas, avalie as assertivas a seguir, atribuindo V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) As medidas dos limiares para tom puro por condução aérea e do limiar de reconhecimento de fala permitem estabelecer a sensibilidade auditiva, revelando a magnitude da perda auditiva.

( ) Os limiares por condução óssea, quando comparados com os resultados da condução aérea, permitem diferenciar perdas auditivas condutivas, neurossensoriais e mistas.

( ) Os testes de logoaudiometria, em conjunto com as medidas de sensibilidade, permitem uma estimativa das dificuldades de comunicação que podem ser esperadas a partir da perda auditiva.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q1033280 | Fonoaudiologia, Disfagia e Mastigação, Fonoaudiologia, UFG, IV UFG, 2024

Sobre a presença da traqueostomia, é sabido que esta pode afetar diretamente qual fase da deglutição?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q1065134 | Fonoaudiologia, Voz, Fonoaudiologia, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

A fonoaudióloga de uma equipe multiprofissional está elaborando, junto ao NASF, ações de prevenção de alterações vocais em professores da rede municipal de ensino. As atividades incluem oficinas coletivas, orientação sobre ergonomia vocal, promoção de hábitos saudáveis e encaminhamentos para avaliação individual quando necessário.
Nessa intervenção, está sendo utilizada a seguinte estratégia de saúde pública:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q1022828 | Fonoaudiologia, Saúde Coletiva, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

Com relação à inserção do fonoaudiólogo na saúde do trabalhador, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para falsa.

( ) A atuação do fonoaudiólogo com trabalhadores, na década de 1980, privilegiava o diagnóstico, uma vez que sua formação era fortemente voltada para a reabilitação dos distúrbios da comunicação humana, em uma perspectiva clínico-terapêutica.
( ) A Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR) surgiu no fim da década de 1980 como uma das doenças mais frequentes relacionadas ao trabalho.
( ) O fonoaudiólogo que atuava nas indústrias que emitiam muito ruído, realizava audiometria nos trabalhadores como única ação, numa visão baseada em Saúde Ocupacional, em consonância com a Engenharia de Segurança e a Medicina do Trabalho.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q1034114 | Fonoaudiologia, Motricidade Orofacial, Fonoaudiologia, UFG, IV UFG, 2024

Um achado que podemos obter na avaliação do sistema sensório-motor oral de recém-nascidos pré-termo é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q1004677 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

As alterações laríngeas comumente vistas na infância são predominantemente associadas a dois sintomas clássicos que podem ocorrer de forma isolada, ou em combinação: dificuldade respiratória e alteração vocal.
Assinale a opção que melhor exemplifica alterações laríngeas comumente vistas na infância.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q1004686 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

Indivíduos submetidos à ventilação mecânica via intubação endolaríngea e/ou traqueostomia costumam apresentar alteração na deglutição, caracterizando disfagias orofaríngeas dos mais variados graus, resultando em aspiração. Esses procedimentos podem acarretar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q1034117 | Fonoaudiologia, Neonatologia, Fonoaudiologia, UFG, IV UFG, 2024

A TAN deve ser realizada, preferencialmente, nos primeiros dias de vida (24h a 48h) na maternidade, e, no máximo, durante o primeiro mês de vida, a não ser em casos quando a saúde da criança não permita a realização dos exames. No caso de nascimentos que ocorram em domicílio, fora do ambiente hospitalar, ou em maternidades sem triagem auditiva, a realização do teste deverá ocorrer no primeiro mês de vida. Deve ser organizada em duas etapas (teste e reteste), no primeiro mês de vida. A presença ou ausência de indicadores de risco para a deficiência auditiva (IRDA) deve orientar o protocolo a ser utilizado, que é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q1035303 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Fonoaudiologia, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Uma equipe multiprofissional do SUS realiza atendimento domiciliar a um paciente idoso com sequelas neurológicas graves, disfagia e dependência funcional total. A fonoaudióloga realiza visitas periódicas, orienta a família quanto ao manejo da alimentação e estimula estratégias de comunicação alternativa.
A Lei nº 10.424/2002, incluiu a assistência domiciliar como parte das ações do SUS.
Em relação à assistência domiciliar, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q1001349 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

Com relação às principais manifestações fonológicas em crianças com distúrbio fonológico, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para verdadeira e (F) para a falsa.

( ) O diagnóstico ocorre predominantemente entre 2 e 4 anos de idade.
( ) O Distúrbio fonológico é mais observado em sujeitos do gênero masculino, porém parece apresentar maior gravidade no gênero feminino.
( ) A substituição tende a ser o tipo de erro mais recorrente; pode haver distorções de alguns sons específicos, que se mantém após os 7 anos de idade.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q1004682 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

O idoso pode apresentar dificuldades de alimentação devido ao processo natural de envelhecimento.
Sobre as principais modificações relacionadas aos distúrbios de fase oral na deglutição do idoso, analise os itens a seguir.

I. Duração prolongada da fase oral, trânsito oral lentificado, redução da massa muscular da língua com declínio da força, dificuldade de vedamento labial, problemas de mastigação pela deficiência de arcada dentária, diminuição da quantidade de saliva.
II. Duração acelerada da fase oral, trânsito oral normal, aumento de massa muscular da língua, problemas na mastigação, redução do levantamento e anteriorização laríngea, diminuição do fechamento das vias aéreas.
III. Duração prolongada da fase oral, trânsito oral lentificado, redução da massa muscular da língua com declínio da força, dificuldade de vedamento labial, problemas na mastigação pela deficiência de arcada dentária, aumento da quantidade de saliva, diminuição da sensibilidade laringofaríngea.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q1065131 | Fonoaudiologia, Audiologia, Fonoaudiologia, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Mulher, 20 anos, há nove meses, começou a ter dificuldades para entender o professor em sala de aula e, após um mês, não entendia mais o que as pessoas falavam. Refere zumbido bilateral. Nega qualquer problema de saúde. Ressonância magnética e tomografia normais. Apresenta presença de emissões otoacústicas transientes e ausência de resposta neural no potencial evocado auditivo de tronco encefálico bilateralmente.

Diante desse caso, a hipótese diagnóstica e sua conduta são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q1001356 | Saúde Pública, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

A Constituição Federal de 1988 endossou a proposta que representou uma nova etapa na história da Saúde Púbica brasileira.
Assinale a opção que a indica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q1065135 | Fonoaudiologia, Disfagia e Mastigação, Fonoaudiologia, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

A aspiração broncopulmonar consiste na inalação de saliva, secreção orofaríngea, gástrica, sangue, líquidos e/ou alimentos para a laringe e trato respiratório. Com relação ao protocolo de broncoaspiração (BCA), avalie as afirmativas a seguir.

I. As principais complicações da aspiração broncopulmonar são a pneumonia associada à ventilação (PAV), a pneumonia aspirativa e a pneumonite.
II. A identificação dos fatores de risco e da ocorrência de disfagia favorece o melhor manejo da deglutição e, dessa forma, pode contribuir para reduzir o índice de BCA.
III. A redução de eventos adversos relacionados à BCA exige envolvimento exclusivamente do fonoaudiólogo.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q1065136 | Fonoaudiologia, Neonatologia, Fonoaudiologia, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Em uma maternidade vinculada ao SUS, a equipe de Fonoaudiologia realiza rotineiramente a Triagem Auditiva Neonatal Universal (TANU), por meio das emissões otoacústicas evocadas (EOAE), e o Teste da Linguinha para avaliação do frênulo lingual dos recém-nascidos. Ambos os procedimentos fazem parte das políticas públicas de atenção integral à saúde da criança.
Com base nas diretrizes nacionais, sobre a TANU e o Teste da Linguinha, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.