Início

Questões de Concursos Fonoaudiologia

Resolva questões de Fonoaudiologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q1065137 | Fonoaudiologia, Saúde Coletiva, Fonoaudiologia, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Uma fonoaudióloga contratada por um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) realiza atendimentos terapêuticos de linguagem com adolescentes diagnosticados com esquizofrenia e transtorno afetivo bipolar. Em reunião com familiares, a equipe reforça que o tratamento visa à reinserção social e ao cuidado em liberdade, conforme previsto na legislação vigente.
De acordo com a Lei nº 10.216/2001, assinale a afirmativa correta associada ao modelo assistencial em saúde mental no Brasil.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q1004534 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2024

Acerca da disfagia, avalie as assertivas a seguir.

I. A disfagia orofaríngea pode ser ocasionada por dois fatores principais: doenças neurológicas e/ou alterações das estruturas que transportam o alimento da boca ao esôfago.

II. A disfagia orofaríngea acontece, exclusivamente, com a população idosa.

III. Alguns de seus sinais são sensação de alimento parado na garganta, voz alterada ou rouca após alimentação, tosse, falta de ar, engasgo durante as refeições ou ao deglutir saliva.

Estão corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q1034120 | Fonoaudiologia, Disfagia e Mastigação, Fonoaudiologia, UFG, IV UFG, 2024

A detecção do risco de disfagia é multiprofissional e pode ter como pilar a identificação de alguns componentes. Vale ressaltar que a literatura não dispõe de instrumentos específicos e validados para a população brasileira na triagem de risco de disfagia em idosos, de modo que a utilização dos critérios clínicos deve ser adotada como referencial. Os profissionais da equipe mínima podem identificar situações de risco para disfagia por meio da checagem de critérios de risco, sem necessariamente oferecer alimentos. Os fatores de risco para disfagia a serem investigados na triagem são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q1034116 | Fonoaudiologia, Neonatologia, Fonoaudiologia, UFG, IV UFG, 2024

Sobre a Triagem Auditiva Neonatal (TAN), o Comitê Multiprofissional em Saúde Auditiva (Comusa) recomenda os seguintes indicadores de qualidade para a implantação e avaliação das ações para a atenção integral à saúde auditiva na infância:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

45Q1004679 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma das escalas de avaliação vocal mais difundidas é a GRBAS, criada pelo comitê para testes de função fonatória da Sociedade Japonesa de Logopedia e Foniatria em 1969, para avaliação de voz em nível glótico.
Sobre a escala GRBAS, considerada por Hirano como escala de rouquidão, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q1034126 | Fonoaudiologia, Legislação e Ética Profissional da Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, UFG, IV UFG, 2024

Segundo a Lei nº 13.002/2024, é obrigatória a realização do protocolo de avaliação do frênulo da língua em bebês, em todos os hospitais e maternidades do Brasil. Dentre os sinais e sintomas que um bebê com anquiloglossia pode apresentar estão
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47Q1065129 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiologia, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Uma criança de 3 anos é levada à unidade de saúde pelos pais, que relatam que ela ainda não forma frases completas, fala poucas palavras e prefere gesticular. A audição foi avaliada e considerada normal, assim como seu desenvolvimento motor. A criança frequenta a creche e apresenta boa interação com os colegas e educadores.
O provável diagnóstico para esse caso é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q1065138 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiologia, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Durante os primeiros anos de vida, ocorrem significativas mudanças no desenvolvimento linguístico, com aquisições iniciais rápidas e minuciosas. Com relação ao desenvolvimento de fala e linguagem no primeiro ano de vida, avalie as afirmativas a seguir.

I. A criança avança rapidamente no módulo de compreensão, mas ainda não se comunica por meio da fala.
II. O primeiro ano é marcado por uma aprendizagem distribucional, uma descoberta inconsciente das sequências fonotáticas e sintáticas e de categorias fonéticas.
III. A criança experimenta vocalizações mais organizadas por volta dos 9 meses, um estágio conhecido como balbucio canônico.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q1004676 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

J.L., 75 anos, deu entrada na unidade de emergência após inalar fumaça decorrente de incêndio no apartamento do andar abaixo do seu. Chegou acordado, lúcido e orientado.
A critério da equipe foi submetido à intubação orotraqueal. Assinale a opção que apresenta os possíveis sinais associados à lesão inalatória que levou a equipe a este procedimento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q1001354 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

Com relação a interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem, analise as afirmativas a seguir.

I. Qualquer demanda por uma definição unívoca e definitiva deve ser a princípio rejeitada, por tratar-se de proposta que inevitavelmente está sendo construída a partir das culturas disciplinares existentes e porque encontrar o limite objetivo de sua abrangência conceitual significa concebê-la numa óptica também disciplinar.
II. O que se pode afirmar no campo conceitual é que a interdisciplinaridade será sempre uma reação alternativa à abordagem disciplinar normalizadora dos diversos objetos de estudo.

III. O que se propõe é uma profunda revisão de pensamento, que deve caminhar no sentido da intensificação do diálogo, das trocas, da integração conceitual e metodológica nos diferentes campos do saber.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q1004689 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

A aspiração de alimentos ocorre em 80% dos pacientes traqueostomizados. A fixação da traqueia no pescoço, a diminuição do reflexo de tosse, a modificação da pressão subglótica, a diminuição do movimento anterior da laringe e a consequente diminuição da elevação do complexo hiolaríngeo aumentam consideravelmente a chance de aspiração dos alimentos e da saliva.
Entre os inúmeros procedimentos complementares para a investigação da função da deglutição, o procedimento que serve de triagem e avaliação clínica da biodinâmica da deglutição e é de realização exclusiva para pacientes traqueostomizados, é o teste
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q1014739 | Libras, Educação dos Surdos, Fonoaudiologia, EINSTEIN, VUNESP, 2024

As tendências de educação escolar para pessoas com surdez centram-se ora na inserção desses alunos na escola comum e/ou em suas classes especiais, ora na escola especial de surdos. Existem três tendências educacionais, e uma delas considera as características da pessoa com surdez e utiliza todo e qualquer recurso possível para a comunicação, a fim de potencializar as interações sociais, considerando as áreas cognitivas, linguísticas e afetivas dos alunos, assim como o uso do Português Sinalizado. Entretanto, os resultados obtidos com essa tendência educacional são questionáveis quando se observam as pessoas com surdez frente aos desafios da vida cotidiana. A linguagem gestual visual, os textos orais, os textos escritos e as interações sociais que a caracterizam parecem não possibilitar um desenvolvimento satisfatório. Esses alunos continuam segregados, permanecendo agrupados pela deficiência, marginalizados, excluídos do contexto maior da sociedade.
O texto refere-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

53Q1033279 | Fonoaudiologia, Disfagia e Mastigação, Fonoaudiologia, UFG, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

Caracteriza-se como outro fator que maximiza o risco para a deglutição segura. A presença desse procedimento pode ocasionar menor elevação da laringe, redução da pressão subglótica, além da dessensibilização da tosse reflexa e perda da coordenação do fechamento laríngeo.
JOTZ G. P.; ANGELIS, E. C.; BARROS, A. P. B. Tratado de Deglutição e Disfagia. Rio de Janeiro: Revinter, 2009. Esse trecho refere-se à
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

54Q1033282 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiologia, UFG, IV UFG, 2024

De acordo com o Sistema de Classificação de Boston, há 8 síndromes da afasia clinicamente reconhecidas. A opção que descreve corretamente os locais de lesão sugeridos, de acordo com o modelo de Wernick-Lichtheim é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

55Q1022829 | Fonoaudiologia, Saúde Coletiva, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

Com relação às ações educativas em saúde do trabalhador, analise as afirmativas a seguir.

I. Fonoaudiólogos não se envolvem em ações educativas, como as oficinas direcionadas aos trabalhadores nos locais de trabalho como parte do programa de preservação auditiva.
II. A educação em saúde deve oferecer condições para que as pessoas desenvolvam senso de responsabilidade, tanto pela sua própria saúde como pela saúde da comunidade.
III. Não há grandes dificuldades na implantação de ações educativas no trabalho, visto que existe uma grande valorização dessas atividades por parte dos responsáveis das empresas.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q1001351 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

Relacione as disfluências típicas ao seu respectivo exemplo.

1. Interjeição.
2. Revisão.
3. Palavra incompleta.

( ) “Ontem eu peguei um oni para ir para a escola.“
( ) “Eu estava andando então eu tropecei.”
( ) “Eu fui eu ia estudar fora.”

Assinale a opção que apresenta a relação correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q1004680 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

A disartria flácida, causada por uma lesão no neurônio motor inferior, é uma lesão no sistema nervoso periférico.
Assinale a opção que indica a qualidade vocal que é sua característica básica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q1001360 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

A avaliação neuropsicológica infantil requer cuidados especiais. Com relação aos objetivos específicos de baterias de avaliação neuropsicológica infantil, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Auxilia na identificação da lesão cerebral em crianças com sintomas de etiologia incerta.
( ) Avalia a extensão e a natureza das dificuldades, de modo a traçar procedimentos de intervenção.
( ) Avalia os efeitos de estratégias de intervenção ou reabilitação sobre o funcionamento neuropsicológico.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q1065130 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiologia, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Durante uma aula de fisiologia da fonação, a professora propõe aos alunos que relacionem os aspectos musculares e neurológicos envolvidos na produção dos sons da fala. Um dos alunos menciona que a correta articulação dos sons depende da coordenação entre os sistemas respiratório, fonatório, ressonantal e articulatório.
Com base nos conhecimentos sobre o processo de produção da fala, uma estrutura anatômica essencial para a produção de consoantes linguodentais, como /t/ e /d/, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q1004541 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2024

As gagueiras não são todas iguais. Podem ser definidos 3 subtipos de gagueiras, que são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.