Questões de Concursos Fonoaudiologia

Resolva questões de Fonoaudiologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q1034114 | Fonoaudiologia, Motricidade Orofacial, Fonoaudiologia, UFG, IV UFG, 2024

Um achado que podemos obter na avaliação do sistema sensório-motor oral de recém-nascidos pré-termo é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

42Q1001347 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

O envelhecimento do ouvido humano é o resultado cumulativo de vários aspectos etiológicos extrínsecos, somados ao modelo de envelhecimento geneticamente determinado. Considerando o processo de envelhecimento e a deficiência auditiva no idoso, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para falsa.

( ) A perda auditiva no idoso é mais acentuada para frequências altas, o que afeta de modo predominantemente, a compreensão da fala.
( ) Ser portador de deficiência auditiva é algo que vai além de não ouvir bem. As frustrações que o indivíduo vivencia por sua inabilidade em compreender o que seus familiares e amigos estão dizendo representa um desafio.
( ) Uma forma de minimizar os efeitos negativos da deficiência auditiva sobre esses indivíduos é utilizar os recursos tecnológicos disponíveis como os aparelhos auditivos de amplificação sonora individual (AASI) e os implantes cocleares (IC).

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q1004675 | Nutrição, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

É comum o idoso internado reduzir sua ingestão calórica por inapetência e/ou disfagia, o que pode levar a deficiências nutricionais. A terapia nutricional deve ser indicada em casos de desnutrição ou em risco de desenvolve-la, ingestão oral inferior a 75% da oferta alimentar, disfagia, doenças catabólicas e/ou perda de peso involuntária superior a 5% em 3 meses ou maior que 10% em 6 meses. Sobre os objetivos da terapia nutricional em geriatria, analise as afirmativas a seguir.

I. Oferece energia, proteína e micronutrientes.
II. Aumenta o ganho lipídico e proteico.
III. Reduz a morbidade e a mortalidade.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q1034115 | Fonoaudiologia, Voz, Fonoaudiologia, UFG, IV UFG, 2024

A escala GRBASI, usada internacionalmente, é um método simples de avaliação do grau global da disfonia de cinco fatores independentes, considerados os mais importantes na definição de uma voz disfônica. O conjunto de letra - seu correspondente significado em português: descrição da disfonia é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

45Q1001348 | Linguística, Divisões da Linguística, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

A linguagem é uma das funções do ser humano que apresenta uma evolução das mais complexas em sua aquisição e desenvolvimento.
Relacione as dimensões da linguagem listadas a seguir aos seus respectivos processos.

1. Forma da Linguagem.
2. Conteúdo da Linguagem.
3. Uso da Linguagem.

( ) Semântica.
( ) Pragmática.
( ) Fonologia, Morfologia e Sintaxe.

Assinale a opção que apresenta a relação correta, segundo a ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q1004676 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

J.L., 75 anos, deu entrada na unidade de emergência após inalar fumaça decorrente de incêndio no apartamento do andar abaixo do seu. Chegou acordado, lúcido e orientado.
A critério da equipe foi submetido à intubação orotraqueal. Assinale a opção que apresenta os possíveis sinais associados à lesão inalatória que levou a equipe a este procedimento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q1034116 | Fonoaudiologia, Neonatologia, Fonoaudiologia, UFG, IV UFG, 2024

Sobre a Triagem Auditiva Neonatal (TAN), o Comitê Multiprofissional em Saúde Auditiva (Comusa) recomenda os seguintes indicadores de qualidade para a implantação e avaliação das ações para a atenção integral à saúde auditiva na infância:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

48Q1001349 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

Com relação às principais manifestações fonológicas em crianças com distúrbio fonológico, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para verdadeira e (F) para a falsa.

( ) O diagnóstico ocorre predominantemente entre 2 e 4 anos de idade.
( ) O Distúrbio fonológico é mais observado em sujeitos do gênero masculino, porém parece apresentar maior gravidade no gênero feminino.
( ) A substituição tende a ser o tipo de erro mais recorrente; pode haver distorções de alguns sons específicos, que se mantém após os 7 anos de idade.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q1004677 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

As alterações laríngeas comumente vistas na infância são predominantemente associadas a dois sintomas clássicos que podem ocorrer de forma isolada, ou em combinação: dificuldade respiratória e alteração vocal.
Assinale a opção que melhor exemplifica alterações laríngeas comumente vistas na infância.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q1034117 | Fonoaudiologia, Neonatologia, Fonoaudiologia, UFG, IV UFG, 2024

A TAN deve ser realizada, preferencialmente, nos primeiros dias de vida (24h a 48h) na maternidade, e, no máximo, durante o primeiro mês de vida, a não ser em casos quando a saúde da criança não permita a realização dos exames. No caso de nascimentos que ocorram em domicílio, fora do ambiente hospitalar, ou em maternidades sem triagem auditiva, a realização do teste deverá ocorrer no primeiro mês de vida. Deve ser organizada em duas etapas (teste e reteste), no primeiro mês de vida. A presença ou ausência de indicadores de risco para a deficiência auditiva (IRDA) deve orientar o protocolo a ser utilizado, que é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

51Q1001350 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

O distúrbio específico de linguagem é uma desordem diagnosticada quando a criança apresenta alterações significativas no processo de aquisição e desenvolvimento de linguagem, quando comparada a outras habilidades cognitivas. Uma atividade, por exemplo, para ser realizada como intervenção nesses casos, pode ser o jogo de adivinhação.
Nessa proposta, o terapeuta seleciona uma determinada quantidade de ilustrações referentes a determinadas palavras, as apresenta para a criança, lembra seus nomes e depois retira do seu campo visual. Em seguida, escolhe uma das ilustrações, fornece pistas para a criança (função, classe semântica, número de sílabas, de fonemas, entre outras) e solicita que ela adivinhe qual é a palavra.
Essa atividade tem como objetivo principal estimular o(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q1004678 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

Alterações estruturais mínimas da cobertura (aemc) são variações da composição dos tecidos das pregas vocais, cujo impacto restringe-se à função fonatória da laringe.
Assinale a opção que apresenta as 5 alterações estruturais mínimas da cobertura da prega vocal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q1034118 | Fonoaudiologia, Neonatologia, Fonoaudiologia, UFG, IV UFG, 2024

A laringe situa-se no pescoço, sendo conectada inferiormente à traqueia e superiormente abre-se na faringe. Em qual período do desenvolvimento embrionário forma-se a laringe, podendo ocorrer malformações nesta estrutura?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

54Q1001351 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

Relacione as disfluências típicas ao seu respectivo exemplo.

1. Interjeição.
2. Revisão.
3. Palavra incompleta.

( ) “Ontem eu peguei um oni para ir para a escola.“
( ) “Eu estava andando então eu tropecei.”
( ) “Eu fui eu ia estudar fora.”

Assinale a opção que apresenta a relação correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q1004679 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma das escalas de avaliação vocal mais difundidas é a GRBAS, criada pelo comitê para testes de função fonatória da Sociedade Japonesa de Logopedia e Foniatria em 1969, para avaliação de voz em nível glótico.
Sobre a escala GRBAS, considerada por Hirano como escala de rouquidão, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q1034119 | Fonoaudiologia, Motricidade Orofacial, Fonoaudiologia, UFG, IV UFG, 2024

É uma cartilagem única, em forma de folha, sendo mais fechada na infância, passando a uma configuração mais aberta na puberdade. Apresenta enorme variabilidade de forma e curvatura. Estamos falando da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

57Q1001352 | Saúde Pública, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

Redes de atenção à saúde são arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas, que integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado.
Relacione a rede temática de atenção à saúde às suas respectivas características.

1. Rede de atenção à saúde materna e infantil – Rede Cegonha.
2. Rede de atenção às urgências e emergências (RUE).
3. Rede de atenção à saúde de pessoas com doenças crônicas.
4. Rede de cuidados da pessoa com deficiência.

( ) A Rede está organizada em dois componentes: o préhospitalar (móvel e fixo) e o hospitalar.
( ) Visa garantir o fluxo adequado para o atendimento ao planejamento sexual e reprodutivo, pré-natal, parto e nascimento, puerpério e primeira infância.
( ) Busca proporcionar atenção integral à saúde dessa população, desde a APS até a reabilitação, incluindo o fornecimento de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, quando necessário.
( ) Vem sendo pensada a partir de diferentes tecnologias, estruturadas em serviços territorializados, construídos da seguinte forma: Serviços Assistenciais em Oncologia, Linha de Cuidado de Sobrepeso e Obesidade.

Assinale a opção que apresenta a relação correta, segundo a ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q1004680 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

A disartria flácida, causada por uma lesão no neurônio motor inferior, é uma lesão no sistema nervoso periférico.
Assinale a opção que indica a qualidade vocal que é sua característica básica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q1034120 | Fonoaudiologia, Disfagia e Mastigação, Fonoaudiologia, UFG, IV UFG, 2024

A detecção do risco de disfagia é multiprofissional e pode ter como pilar a identificação de alguns componentes. Vale ressaltar que a literatura não dispõe de instrumentos específicos e validados para a população brasileira na triagem de risco de disfagia em idosos, de modo que a utilização dos critérios clínicos deve ser adotada como referencial. Os profissionais da equipe mínima podem identificar situações de risco para disfagia por meio da checagem de critérios de risco, sem necessariamente oferecer alimentos. Os fatores de risco para disfagia a serem investigados na triagem são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

60Q1001353 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

Os profissionais da Estratégia da Saúde da Família (ESF) consideram que o trabalho em equipe é construído por meio de elementos da prática interprofissional em saúde. Com relação ao trabalho em equipe na ESF, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Os profissionais da ESF reconhecem que a comunicação, a colaboração, e o auxílio mútuo são indispensáveis para o trabalho em equipe, de modo que cada profissional, com sua formação específica, contribui para o trabalho da equipe de saúde.
( ) Ressalta-se que o trabalho em equipe deve ser construído por meio da interação e articulação dos profissionais em uma equipe, na tentativa de superar a fragmentação do trabalho e, consequentemente, o parcelamento da assistência.
( ) O trabalho em equipe é efetivo quando se constrói a interprofissionalidade dentro da equipe, de maneira que todos os profissionais usam os elementos que viabilizam uma equipe integrada.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.