Questões de Concursos Fonoaudiologia

Resolva questões de Fonoaudiologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q1004681 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

Welham e MacLagahn descrevem a fadiga vocal como uma adaptação negativa que ocorre como consequência do uso prolongado da voz. Os mecanismos subjacentes à fadiga vocal podem incluir comprometimento em diversos níveis.
Com relação à fadiga vocal, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Fadiga neuromuscular: redução da capacidade do músculo em manter sua atividade.
( ) Aumento da viscosidade da prega vocal: gerado pelo uso intenso da voz que interfere no limiar de pressão fonatória, piorando a eficiência na produção do som.
( ) Fadiga respiratória: reduz a capacidade de manter pressão subglótica em níveis eficientes para fonação.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q1034121 | Fonoaudiologia, Legislação e Ética Profissional da Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, UFG, IV UFG, 2024

Com base na Resolução do CFFª nº 719/2023, qual a competência do fonoaudiólogo na atuação em disfagias?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

63Q1001354 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

Com relação a interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem, analise as afirmativas a seguir.

I. Qualquer demanda por uma definição unívoca e definitiva deve ser a princípio rejeitada, por tratar-se de proposta que inevitavelmente está sendo construída a partir das culturas disciplinares existentes e porque encontrar o limite objetivo de sua abrangência conceitual significa concebê-la numa óptica também disciplinar.
II. O que se pode afirmar no campo conceitual é que a interdisciplinaridade será sempre uma reação alternativa à abordagem disciplinar normalizadora dos diversos objetos de estudo.

III. O que se propõe é uma profunda revisão de pensamento, que deve caminhar no sentido da intensificação do diálogo, das trocas, da integração conceitual e metodológica nos diferentes campos do saber.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q1004682 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

O idoso pode apresentar dificuldades de alimentação devido ao processo natural de envelhecimento.
Sobre as principais modificações relacionadas aos distúrbios de fase oral na deglutição do idoso, analise os itens a seguir.

I. Duração prolongada da fase oral, trânsito oral lentificado, redução da massa muscular da língua com declínio da força, dificuldade de vedamento labial, problemas de mastigação pela deficiência de arcada dentária, diminuição da quantidade de saliva.
II. Duração acelerada da fase oral, trânsito oral normal, aumento de massa muscular da língua, problemas na mastigação, redução do levantamento e anteriorização laríngea, diminuição do fechamento das vias aéreas.
III. Duração prolongada da fase oral, trânsito oral lentificado, redução da massa muscular da língua com declínio da força, dificuldade de vedamento labial, problemas na mastigação pela deficiência de arcada dentária, aumento da quantidade de saliva, diminuição da sensibilidade laringofaríngea.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q1034122 | Fonoaudiologia, Motricidade Orofacial, Fonoaudiologia, UFG, IV UFG, 2024

A respeito das paralisias faciais periféricas, dizemos que o Sinal de Bell é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

66Q1001355 | Saúde Pública, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

Com relação ao trabalho em equipe interprofissional e à prática colaborativa na Atenção Primária à Saúde, analise as afirmativas a seguir.

I. O trabalho em equipe interprofissional envolve diferentes profissionais da área da saúde, que, juntos, compartilham o senso de pertencimento à equipe e trabalham juntos de maneira integrada e interdependente para atender às necessidades de saúde.
II. O trabalho em equipe interprofissional envolve elementos do contexto social, político e econômico.
III. A constituição de uma equipe demanda trabalho – é uma construção, um processo dinâmico no qual os profissionais se conhecem e aprendem a trabalhar juntos.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q1004683 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

O tratamento indicado para os distúrbios da deglutição no idoso envolve uma equipe de profissionais, sendo o fonoaudiólogo o profissional que ensinará o paciente a deglutir, reeducar, ou criar condições alternativas de deglutição quando os problemas aparecerem nesta área.
Sobre os cuidados que devem ser indicados e orientados pelo fonoaudiólogo na reabilitação dos distúrbios da deglutição no idoso, analise os itens a seguir.

I. Higiene oral e consistência dos alimentos.
II. Prótese dentária bem adaptada e atenção na hora da alimentação.
III. Sabor dos alimentos e quantidade de alimento a ser oferecida.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q1034123 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiologia, UFG, IV UFG, 2024

O único par de nervo craniano responsável pela inervação motora da fala e deglutição é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

69Q1001356 | Saúde Pública, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

A Constituição Federal de 1988 endossou a proposta que representou uma nova etapa na história da Saúde Púbica brasileira.
Assinale a opção que a indica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q1004684 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

A detecção do risco para disfagia é multiprofissional e pode ter como pilar alguns componentes, como doenças de base, antecedentes, comorbidades, sinais clínicos de aspiração, complicações pulmonares e funcionalidade da alimentação.
Os profissionais da equipe mínima podem identificar situações de risco para disfagia por meio de checagem de critérios de risco, sem necessariamente oferecer alimento.
Assinale a opção que apresenta alguns desses critérios.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q1034124 | Fonoaudiologia, Motricidade Orofacial, Fonoaudiologia, UFG, IV UFG, 2024

É o maior dos nervos cranianos. Ele emerge do aspecto ventrolateral da Ponte e possui tanto a função sensorial como a motora. É responsável por transmitir informação sensorial quanto ao toque, pressão, dor e temperatura da cabeça, face e dentes, incluindo sentidos das membranas mucosas das cavidades oral e nasal. Também transmite informação proprioceptiva da musculatura facial e lingual. A propriocepção se refere a uma consciência interna do movimento do músculo, posicionamento e postura. Estamos falando do
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

72Q1001357 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

Sobre os objetivos do trabalho do fonoaudiólogo nas redes de atenção em saúde coletiva, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Buscar a compreensão e a construção da articulação entre os diversos pontos de atenção.
( ) Participar da padronização de procedimentos e da elaboração de protocolos na atenção à saúde.
( ) Contribuir no planejamento e na condução de estudos epidemiológicos e, consequentemente, na produção de conhecimento para a área da saúde.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q1004685 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

O avanço da idade produz mudanças fisiológicas que podem alterar a voz. Estas mudanças ocorrem em todo o trato vocal, que não para de sofrer modificações desde que o indivíduo nasce. Assinale a opção que apresenta características da voz do idoso.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q1034125 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiologia, UFG, IV UFG, 2024

A afasia refere-se à deficiência de linguagem como resultado de dano encefálico no hemisfério dominante para linguagem, quase sempre o hemisfério esquerdo. Afeta a capacidade expressiva e receptiva. São classificadas basicamente em tipos não fluentes e fluentes. Pessoas que se apresentam com afasias não fluentes possuem quais características de fala e linguagem?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

75Q1001358 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

No diagnóstico precoce da surdez, a utilização de estímulos com especificidade de frequência é um diferencial na aplicação do Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (PEATE). O limite eletrofisiológico no PEATE, é indicado pelo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q1004686 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

Indivíduos submetidos à ventilação mecânica via intubação endolaríngea e/ou traqueostomia costumam apresentar alteração na deglutição, caracterizando disfagias orofaríngeas dos mais variados graus, resultando em aspiração. Esses procedimentos podem acarretar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q1034126 | Fonoaudiologia, Legislação e Ética Profissional da Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, UFG, IV UFG, 2024

Segundo a Lei nº 13.002/2024, é obrigatória a realização do protocolo de avaliação do frênulo da língua em bebês, em todos os hospitais e maternidades do Brasil. Dentre os sinais e sintomas que um bebê com anquiloglossia pode apresentar estão
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

78Q1001359 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

O Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (PEATE) possibilita a avaliação da integridade na condução do estímulo pela via auditiva, desde a porção periférica até o tronco encefálico alto.
Assinale a opção que indica a base para essa análise.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q1004687 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

Sendo indicado ventilar o paciente de modo invasivo, deve-se escolher o modo e os parâmetros para iniciar a ventilação mecânica. Os ajustes iniciais poderão ser modificados após a adaptação do paciente ao monitoramento, ao estado clínico do paciente, ao nível de consciência e ao nível de oxigênio e gás carbônico no sangue.
Sobre os modos de suporte ventilatório, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q1034127 | Fonoaudiologia, Legislação e Ética Profissional da Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, UFG, IV UFG, 2024

De acordo com o Parecer da SBFª 09/2022, sobre a Atuação Fonoaudiológica em Unidades de Terapia Intensiva, quais critérios deverão ser observados pelo fonoaudiólogo antes de sua atuação com pacientes críticos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.