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Questões de Concursos Fonoaudiologia

Resolva questões de Fonoaudiologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q1034123 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiologia, UFG, IV UFG, 2024

O único par de nervo craniano responsável pela inervação motora da fala e deglutição é
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82Q1034127 | Fonoaudiologia, Legislação e Ética Profissional da Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, UFG, IV UFG, 2024

De acordo com o Parecer da SBFª 09/2022, sobre a Atuação Fonoaudiológica em Unidades de Terapia Intensiva, quais critérios deverão ser observados pelo fonoaudiólogo antes de sua atuação com pacientes críticos?
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83Q1001373 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

As doenças da coluna cervical são traumáticas, neoplásicas ou degenerativas, e desencadeiam compressões medulares e/ou radiculares, sendo tratadas, cirurgicamente, por meio da abordagem pela via anterior, em virtude da possibilidade de acesso rápido e seguro.
As complicações após a utilização dessa abordagem dizem respeito a sintomas otorrinolaringológicos, sendo a disfagia e disfonia as queixas mais comuns.
Assinale a opção que indica o diagnóstico das principais complicações cirúrgicas que resultam na disfagia.
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84Q1022824 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

A Unesco, em 1958, considerava como alfabetizada a pessoa capaz de ler e escrever um enunciado simples relacionado a sua vida diária. Em 1978, a própria Unesco adotou os conceitos de analfabetismo e analfabetismo funcional. Nesse sentido, considera-se alfabetizada funcionalmente a pessoa que é capaz de usar a leitura, a escrita e as habilidades matemáticas de modo a responder às demandas de seu contexto social.
Sobre o tema, relacione as categorias de classificação de alfabetização aos seus respectivos conceitos.

1. Analfabetismo.
2. Alfabetismo rudimentar.
3. Alfabetismo básico.
4. Alfabetismo pleno.

( ) Nesse nível conseguem ler e compreender textos de média extensão, localizam informações, leem números na casa dos milhões.
( ) Nessa categoria não realizam tarefas simples envolvendo a leitura de palavras e frases, embora uma parte dessa população seja capaz de identificar números familiares.
( ) Apresentam habilidade para localizar informação explícita em textos curtos e conhecidos, ler e escrever números familiares e realizar operações aritméticas simples.
( ) Pessoas sem restrições para ler e compreender: são capazes de ler textos mais longos, relacionar suas partes, comprara e interpretar informações , distinguir fatos de opiniões, realizar inferências e sínteses.

Assinale a opção que apresenta a relação correta, segundo a ordem acima.
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85Q1001344 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

Assinale a opção que indica o exame fundamental para o processo do diagnóstico audiológico e que determina a frequência (Hz) e a intensidade (dB) com que os sons podem ser detectados na faixa de 20 a 20000 Hertz) (Hz).
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86Q1001352 | Saúde Pública, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

Redes de atenção à saúde são arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas, que integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado.
Relacione a rede temática de atenção à saúde às suas respectivas características.

1. Rede de atenção à saúde materna e infantil – Rede Cegonha.
2. Rede de atenção às urgências e emergências (RUE).
3. Rede de atenção à saúde de pessoas com doenças crônicas.
4. Rede de cuidados da pessoa com deficiência.

( ) A Rede está organizada em dois componentes: o préhospitalar (móvel e fixo) e o hospitalar.
( ) Visa garantir o fluxo adequado para o atendimento ao planejamento sexual e reprodutivo, pré-natal, parto e nascimento, puerpério e primeira infância.
( ) Busca proporcionar atenção integral à saúde dessa população, desde a APS até a reabilitação, incluindo o fornecimento de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, quando necessário.
( ) Vem sendo pensada a partir de diferentes tecnologias, estruturadas em serviços territorializados, construídos da seguinte forma: Serviços Assistenciais em Oncologia, Linha de Cuidado de Sobrepeso e Obesidade.

Assinale a opção que apresenta a relação correta, segundo a ordem apresentada.
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87Q1034124 | Fonoaudiologia, Motricidade Orofacial, Fonoaudiologia, UFG, IV UFG, 2024

É o maior dos nervos cranianos. Ele emerge do aspecto ventrolateral da Ponte e possui tanto a função sensorial como a motora. É responsável por transmitir informação sensorial quanto ao toque, pressão, dor e temperatura da cabeça, face e dentes, incluindo sentidos das membranas mucosas das cavidades oral e nasal. Também transmite informação proprioceptiva da musculatura facial e lingual. A propriocepção se refere a uma consciência interna do movimento do músculo, posicionamento e postura. Estamos falando do
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88Q1001374 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

Amélia, 83 anos, deu entrada na emergência sendo diagnosticada com acidente vascular encefálico em tronco. A equipe de Fonoaudiologia foi chamada para avaliar a possibilidade de introdução da dieta oral.
Sabendo que na disfagia observada houve acometimento da fase oral e faríngea da deglutição, assinale a opção que indica os possíveis pares cranianos afetados.
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89Q1022823 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

A atuação do Fonoaudiólogo Educacional como assessor é ampla e, provavelmente, é a mais disseminada. Há inúmeras ações realizadas por esse profissional nessa função.
Com relação a atuação do fonoaudiólogo educacional, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Desenvolvimento de ações individuais, principalmente de intervenção dentro da escola no horário escolar.
( ) Atuação integrada à equipe escolar, a fim de criar ambientes físicos favoráveis à comunicação humana e ao processo ensino-aprendizagem.
( ) Participação ativa em processos de formação continuada de profissionais da educação.

As afirmativas são, respectivamente,
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90Q1022830 | Segurança e Saúde no Trabalho, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

O Anexo 2 da Norma Regulamentadora 15 (NR - 15) estabelece os limites de exposição a sons intensos em ambiente ocupacional. De acordo com essa tabela, o limite de exposição por dia a um som de 90dB (A), é de
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91Q1004674 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

A mandíbula, único osso móvel da face, liga-se à base craniana, ao osso temporal, por meio da articulação têmporo-mandibular. Ela é dupla, bilateral com movimentos sincronizados entre as duas articulações.
Assinale a opção que indica, corretamente, seus componentes.
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92Q1034119 | Fonoaudiologia, Motricidade Orofacial, Fonoaudiologia, UFG, IV UFG, 2024

É uma cartilagem única, em forma de folha, sendo mais fechada na infância, passando a uma configuração mais aberta na puberdade. Apresenta enorme variabilidade de forma e curvatura. Estamos falando da
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93Q1004681 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

Welham e MacLagahn descrevem a fadiga vocal como uma adaptação negativa que ocorre como consequência do uso prolongado da voz. Os mecanismos subjacentes à fadiga vocal podem incluir comprometimento em diversos níveis.
Com relação à fadiga vocal, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Fadiga neuromuscular: redução da capacidade do músculo em manter sua atividade.
( ) Aumento da viscosidade da prega vocal: gerado pelo uso intenso da voz que interfere no limiar de pressão fonatória, piorando a eficiência na produção do som.
( ) Fadiga respiratória: reduz a capacidade de manter pressão subglótica em níveis eficientes para fonação.

As afirmativas são, respectivamente,
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94Q1034125 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiologia, UFG, IV UFG, 2024

A afasia refere-se à deficiência de linguagem como resultado de dano encefálico no hemisfério dominante para linguagem, quase sempre o hemisfério esquerdo. Afeta a capacidade expressiva e receptiva. São classificadas basicamente em tipos não fluentes e fluentes. Pessoas que se apresentam com afasias não fluentes possuem quais características de fala e linguagem?
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95Q1001367 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

A respeito dos deveres do fonoaudiólogo em relação às redes sociais, assinale a afirmativa correta.

I. Respeitar as normas e os princípios éticos da profissão nas redes sociais.
II. Ter consentimento e autorização formal do cliente, ou de seu(s) representante(s) legal (is), para publicação de imagens, vídeos e áudios.
III. Verificar a veracidade do conteúdo das informações ao compartilhar e retransmitir mensagens, mesmo em grupos de discussão restritos.

Está correto o que se afirma em
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96Q1034121 | Fonoaudiologia, Legislação e Ética Profissional da Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, UFG, IV UFG, 2024

Com base na Resolução do CFFª nº 719/2023, qual a competência do fonoaudiólogo na atuação em disfagias?
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97Q1001361 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

Com relação às diretrizes organizativas das redes temáticas de atenção à saúde e compromissos do fonoaudiólogo, analise as afirmativas a seguir.

I. Cada rede temática tem suas diretrizes organizativas estabelecidas por portarias específicas, e desse modo vale buscar compreender a dimensão das atividades do fonoaudiólogo em cada rede de saúde.
II. Na rede de atenção as urgências no SUS, é possível identificar a atuação do fonoaudiólogo em diversos pontos de atenção da rede.
III. Na rede Cegonha, cabe ao fonoaudiólogo trabalhar de forma independente sem envolver outros profissionais para a promoção da saúde e da qualidade de vida das gestantes.

Está correto o que se afirma em
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98Q1001366 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

Sobre as infrações éticas do fonoaudiólogo relacionadas à propaganda e à publicidade, analise as afirmativas a seguir.

I. Anunciar preços, descontos e sorteios, exceto na divulgação de cursos, palestras, seminários e afins.
II. Consultar, diagnosticar ou prescrever tratamento por quaisquer meios de comunicação de massa.
III. Anunciar procedimentos ou materiais no tratamento que não tenham evidência científica ou eficácia comprovada.

Está correto o que se afirma em
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99Q1001368 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

Sobre as manobras voluntárias de deglutição, segundo o Consenso Brasileiro de Nutrição e Disfagia em idosos hospitalizados, analise as afirmativas a seguir.

I. Escolha do utensílio, cabeça fletida, cabeça em extensão e cabeça virada para o lado comprometido.
II. Cabeça virada para o lado comprometido, deglutição com esforço, deglutição múltipla, manobra de Kasaki e manobra de Masako.
III. Deglutição de esforço, múltipla, supraglótica e supersupraglótica, manobra de Mendelsohn, alternância de consistência durante a deglutição e manobra de Masako.

Está correto o que se afirma em
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100Q1065132 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiologia, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Durante a reabilitação de um paciente com afasia (PCA) de expressão decorrente de AVC isquêmico em hemisfério esquerdo, o fonoaudiólogo observa grande esforço articulatório, uso de estereótipos verbais e emissão predominantemente automática. O paciente apresenta compreensão preservada e forte motivação para a comunicação.
Diante desse caso, fica indicada a seguinte abordagem/estratégia terapêutica:
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