Questões de Concursos GSF

Resolva questões de GSF comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q882243 | Enfermagem, Exame Físico, GSF, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

Ana comparece a Estratégia Saúde da Família com as seguintes queixas: sonolência, confusão mental, agitação, flacidez muscular e cefaleia. Enquanto aguarda atendimento, Ana apresenta um episódio de convulsão, manifestando contrações musculares involuntárias, cianose, sialorreia, lábios e dentes cerrados. Diante do quadro de Ana deve-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q882244 | Enfermagem, Processo de Enfermagem e Sistematização da Assistência de Enfermagem, GSF, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

H.U.V., sexo masculino, 49 anos, apresenta doença neurológica crônica e comparece a Estratégia Saúde da Família para atendimento de rotina. Durante a verificação dos sinais vitais, a técnica de enfermagem, percebe um padrão anormal de respiração caracterizado por inspirações rápidas e superficiais, seguida de inspirações regulares ou irregulares e períodos de apneia. Qual o nome dado ao padrão de respiração apresentado por H.U.V.?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q882245 | Enfermagem, GSF, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

G.H.V., 62 anos, após cirurgia de próstata, recebe alta hospitalar com sistema de drenagem vesical. Durante uma visita domiciliar, realizada pela enfermeira e pela técnica de enfermagem de sua área de abrangência, lhe são repassados alguns cuidados relacionados à sondagem vesical de demora. Qual dos cuidados abaixo descritos está CORRETO?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q882246 | Enfermagem, Exame Físico, GSF, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

Após avaliação do pulso de um indivíduo, o técnico de enfermagem registra em prontuário que o pulso encontra-se filiforme. Este achado significa que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q882247 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, GSF, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

F.G.H., 20 anos, genitores hipertensos, é afrodescendente, diabético, sedentário, obeso, exposto a tabagismo passivo, possui maus hábitos alimentares, sobretudo consumo excessivo de sal e consumo limitado de vegetais, fibras, peixes gordurosos e potássio. F.G.H. estudou até o 5° ano, possui condições de habitação inadequadas e baixa renda familiar.

De acordo com o caso, qual fator de risco modificável para Hipertensão Arterial Sistêmica é apresentado por F.G.H.?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q882248 | Enfermagem, Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, GSF, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, segundo Resolução COFEN N° 564 de 2017, provocar perigo de morte, debilidade permanente de membro, sentido ou função, dano moral irremediável na pessoa ou ainda as que causem danos mentais, morais, patrimoniais ou financeiros:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q905176 | Odontologia, Lesões da Mucosa Oral, GSF, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

Paciente trabalhador rural, sexo masculino, branco, 52 anos, procurou o cirurgião dentista para realização de consulta de rotina. Durante o exame clínico foi observado áreas ressecadas, descamativas e ásperas no vermelhão do lábio inferior, associadas áreas brancas, fissuradas e por vezes ulceradas e endurecidas. Diante do caso clinico marque a alternativa que corresponde ao diagnóstico provável, meio de diagnóstico e tratamento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q905177 | Odontologia, Código de Ética Odontológica, GSF, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

Em relação ao Código de Ética Odontológica, marque a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q905178 | Odontologia, GSF, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

Em relação às exodontias na prática odontológica, analise as proposições a seguir.


I- A exodontia dos molares superiores pode ser realizada com o fórceps nº 23 ou “chifre de vaca”, que apresenta mordente com ponta ativa mais afilada, se encaixa na região da bifurcação das raízes, sendo utilizado principalmente em dentes com coroas destruídas ou restos radiculares.


II- A sindesmotomia visa à desinserção dos tecidos moles em torno do dente, utilizando descolador periósteo do tipo Molt, facilitando a aplicação do fórceps em uma posição mais apical e evitando assim possíveis dilacerações do tecido gengival.


III- A exodontia do canino superior é realizada com o fórceps nº 150 por meio de movimentos de luxação progressiva e lenta para vestibular e palatino, porém com maior projeção para vestibular, podendo-se associar também movimentos de rotação. O canino deve ser removido nos sentidos incisal e vestibular.


IV- A realização da técnica cirúrgica com retalho é indicada para expor raízes que foram fraturadas durante exodontias pelo método fechado, para dentes anquilosados ou com hipercementose, durante a realização de extrações seriadas e de dentes multirradiculares com coroas destruídas.


V- O uso de alavancas é contra indicado em exodontias de terceiros molares, restos radiculares e dentes impactados associadas à técnica cirúrgica a retalho devido à grande possibilidade de fraturas da tábua óssea em torno destes dentes.


É CORRETO o que se afirma apenas em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q905179 | Odontologia, Dentes Permanentes, GSF, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

Em relação aos traumatismos dentoalveolares, analise as proposições a seguir:


I- A avulsão total do dente de seu alvéolo apesar de grave não configura a situação de trauma de pior prognóstico, pois mantém em condições aceitáveis a saúde pulpar e periodontal caso não ocorra fratura alveolar e obedeça a condições como reposicionamento imediato após o trauma sem que haja manipulação desnecessária como lavagem prévia e contato com a raiz, seguido de atendimento odontológico em até 48 horas.


II- A intrusão traumática de dentes indica que o alvéolo dentário sofreu fratura compressiva para promover a nova posição do dente, podendo ser de tal modo que o dente pareça ausente ao exame clínico. Tal condição é menos frequente quando comparado às luxações laterais e apresentam pior prognóstico.


III- A condução terapêutica para a mobilidade dentária vai depender do seu grau de severidade, em condições de mobilidade leve, a retirada do contato oclusal é um tratamento eficaz, já em casos de mobilidade severa é recomendada esplintagem associada aos dentes adjacentes. Em ambas as situações uma observação periódica é necessária.


É CORRETO o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.