Início

Questões de Concursos Gastroenterologia

Resolva questões de Gastroenterologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q1033832 | Medicina, Medicina Intensiva, Gastroenterologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente feminina de 48 anos foi internada por pancreatite aguda apresentando necessidade de hidratação venosa, analgesia parenteral, hemodiálise e reposição de eletrólitos. Durante o sétimo dia de internação com catéter venoso central (CVC), houve febre (38,5 °C) com calafrio e evidência de purulência no óstio do CVC.

Foi proposta a coleta de 2 sets de hemocultura após a retirada do catéter venoso central e início de antibiótico, pois havia taquicardia, taquipneia e mudança comportamental. Houve melhora clínica logo no dia seguinte, após as medidas anteriores, com a retirada do CVC e introdução de esquema antibiótico para sepse por catéter venoso central. No 3º dia da coleta saiu o resultado de crescimento de Staphylococcus aureus em 2 frascos de hemocultura. O teste de sensibilidade demonstrou ser sensível à oxacilina.

Sobre o quadro descrito, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q1003520 | Medicina, Gastroenterologia, EBSERH, IBFC, 2023

Mulherde 50 anos, realizou endoscopia digestiva alta e foi diagnosticada com o tumor estromal do trato gastrointestinal (GIST). Em relação ao GIST, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q1006986 | Medicina, Gastroenterologia, EBSERH, IBFC, 2022

Sobre as doenças inflamatórias intestinais, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q1003475 | Medicina, Gastroenterologia, EBSERH, IBFC, 2023

A doença inflamatória intestinal (DII) associa-se a risco 2 vezes maior de tromboembolismo venoso. Pacientes com DII devem ser rastreados para fatores de risco relacionados a tromboembolismo venoso. Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q1007573 | Medicina, Gastroenterologia, EBSERH, IBFC, 2023

A doença celíaca é desencadeada pela ingestão de alimentos com glúten e pode se manifestar com sintomas como diarreia, inchaço e dor abdominal. Em relação a doença celíaca, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q1003518 | Medicina, Gastroenterologia, EBSERH, IBFC, 2023

Homem de 58 anos, sem histórico familiar ou pessoal de carcinoma colorretal, realizou exame de colonoscopia e foi diagnosticado com um pólipo séssil, medindo 15mm, localizado no cólon ascendente, ressecado com alça em monobloco. A análise histopatológica do pólipo diagnosticou adenoma séssil serrilhado. Em relação ao intervalo adequado para a próxima colonoscopia, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q1033845 | Patologia, Hipóteses Diagnósticas, Gastroenterologia, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente com 45 anos de idade apresenta lesões esbranquiçadas em placas, localizadas nas bordas da língua. As lesões não são removidas com uso de espátulas.


Essa condição patológica está ligada à(ao):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1056344 | Medicina, Gastroenterologia, Gastroenterologia, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

Texto associado.

O caso hipotético a seguir contextualiza a questão. Leia-o atentamente.


Mulher, 55 anos, com pirose e regurgitação há quatro meses, associados a episódios de náuseas e vômitos, perda ponderal e odinofagia. É tabagista e possui histórico familiar de câncer de esôfago.

Para diagnóstico de Doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), o método que avalia os movimentos anterógrados e retrógrados e a natureza física e química do refluxato trata-se de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q1006981 | Medicina, Gastroenterologia, EBSERH, IBFC, 2022

Mulher, 32 anos, no 20º dia de puerpério apresenta quadro de hematoquezia e será submetida à colonoscopia. Assinale a alternativa que contempla a melhor opção para sedação, considerando o intervalo mínimo para retomada segura do aleitamento materno.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q1006983 | Medicina, Clínica Médica Humana, Gastroenterologia, EBSERH, IBFC, 2022

Assinale a alternativa que apresenta uma situação em que há indicação para solicitação de TC abdominal na pancreatite aguda.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q1003519 | Medicina, Gastroenterologia, EBSERH, IBFC, 2023

Homem de 31 anos procura o especialista com exames de endoscopia digestiva alta e colonoscopia mostrando presença de alguns pólipos sésseis, em todo o trato gastrointestinal. Exame físico: lesões pigmentadas na pele. Ele é estudante de medicina e pesquisou que tem maior possibilidade de tumores genitais benignos e malignos e, ainda, maior risco para tumores malignos do trato gastrointestinal e pancreático. Assinale a alternativa com o provável diagnóstico do paciente.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q1035111 | Medicina, Endocrinologia, Gastroenterologia, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 29 anos foi levado para o pronto-socorro por seus familiares por apresentar dificuldade em movimentar os membros inferiores ao acordar e impossibilidade de deambulação. Relatou ser previamente hígido. No dia anterior, realizou exercício físico intenso e extenuante. Disse ter se hidratado adequadamente e à noite, antes de se deitar, comeu grande quantidade de uma refeição rica em carboidrato. Ao exame físico, foi observada uma redução da força proximal em membros inferiores, mas sem outras alterações ao exame. Sinais vitais estavam normais. Nos exames laboratoriais coletados no pronto-socorro foram obtidos os seguintes resultados: sódio: 138 mEq/L, cálcio: 8,9 mEq/L, potássio: 2,2 mEq/L, magnésio: 1,9 mEq/L e glicemia: 86 mEq/L. Foi realizada reposição de potássio no pronto-socorro, e o paciente encaminhado para avaliação ambulatorial.
Se for confirmada a hipótese de paralisia periódica hipocalêmica, a orientação para prevenção de novos episódios de fraqueza em membros inferiores é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q1033840 | Medicina, Gastroenterologia, Gastroenterologia, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 69 anos foi admitido no hospital com síndrome de insuficiência cardíaca, aumento significativo do volume abdominal e edema de membros inferiores. Vinha em uso irregular de carvedilol e valsartan. Negou história de consumo de bebida alcoólica e hemotransfusão. O exame clínico indicava turgência jugular patológica, discretos estertores crepitantes bibasais e ritmo cardíaco regular. O abdômen se encontrava ascítico, tenso e com presença do sinal de piparote. Além da abordagem relacionada à insuficiência cardíaca, optou-se pela realização de paracentese.

Diante da hipótese de ascite provocada por hepatopatia congestiva, são esperados os seguintes resultados:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q1003466 | Medicina, Gastroenterologia, EBSERH, IBFC, 2023

Mulher de 30 anos, em uso de nimesulida há 7 dias devido a cólicas menstruais, é admitida no pronto-socorro da cidade com queixa de melena. Exame físico:descorada 1+/4+, FC 110 bpm, P 110x70mmhg e saturação de 96% em ar ambiente. Após as primeiras medidas, paciente foi submetida a endoscopia digestiva alta que constatou moderada quantidade de coágulos em câmara gástrica; lesão ulcerada de bordos regulares e planos medindo cerca de 7 mm, localizada em parede anterior de região pré-pilórica, e observou-se também coto vascular, sem sangramento ativo no momento. O médico endoscopista optou pela realização de hemostasia endoscópica, com injeção de epinefrina e aplicação de clipes hemostáticos. Em relação a classificação da úlcera e ao tratamento realizado, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q1056346 | Medicina, Gastroenterologia, Gastroenterologia, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

Texto associado.
As informações a seguir contextualizam a questão.Leia-as atentamente.

A gastrite por Helicobacter pylori está etiologicamente relacionada à úlcera péptica e ao câncer gástrico; a infecção é geralmente adquirida na infância, especialmente por meio de transmissão dentro das famílias.
Qual é o melhor exame diagnóstico da H. pylori em pacientes com sintomas dispépticos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q1056350 | Medicina, Gastroenterologia, Gastroenterologia, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

Texto associado.
O caso hipotético a seguir contextualiza a questão.Leia-o atentamente.


Homem, 32 anos, com diagnóstico de hepatite C, apresenta cirrose hepática diagnosticada há seis meses. Ao exame físico, evidencia nível de consciência adequado, ausência de flapping e ascite discreta. Nos exames laboratoriais, detectado bilirrubina total de 3 mg/dL; albumina de 3,5 g/dL; e, tempo de ativação de protrombina 1,7.
Optando-se pela paracentese diagnóstica, NÃO corresponde à indicação de profilaxia primária para peritonite bacteriana espontânea:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q1033838 | Psiquiatria, Psicofarmacologia, Gastroenterologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 59 anos procurou atendimento médico pois vinha apresentando insônia há pelo menos 6 meses, além de redução progressiva no apetite e perda de peso. Relatou ansiedade, tristeza, desânimo, fadiga, alteração da concentração, baixa autoestima e episódios de náuseas. Negou pensamentos de morte, mas alegou que o quadro estava causando significativo impacto social e profissional. Negou doenças prévias ou uso de medicações. Dentro do último mês, havia sido realizada uma investigação extensa para afastar doenças que pudessem causar esses sintomas. Como todos os exames vieram dentro da normalidade, a paciente procurou nova avaliação clínica. Não foram encontradas alterações ao exame clínico. O médico explicou para a paciente que ela estava com um quadro compatível com depressão.


Para essa paciente, a medicação que poderia trazer maior benefício, especialmente para os sintomas de insônia, ansiedade, redução do apetite, perda de peso e náuseas, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q1033848 | Medicina, Endocrinologia, Gastroenterologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente do sexo feminino, 34 anos, com relato de dor epigástrica crônica, teve piora significativa nos últimos 3 meses. Foi aventada a hipótese de síndrome de Zollinger-Ellison. Assim, a endoscopia digestiva alta detectou úlcera péptica grave.

Esse achado é secundário a hipersecreção de ácido gástrico devido a um tumor neuroendócrino não-β, geralmente bem diferenciado que libera o seguinte hormônio:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q1003495 | Medicina, Gastroenterologia, EBSERH, IBFC, 2023

A diarreia aguda é uma condição caracterizada por aumento da frequência e do volume das fezes. É uma doença comum, que pode ser causada por uma variedade de fatores. Sobre os tipos de diarreia aguda, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q1071669 | Medicina, Gastroenterologia, Gastroenterologia, EBSERH, IBFC, 2023

O adenocarcinoma gástrico tem um prognóstico ruim, principalmente, devido à fase tardia do diagnóstico. A chave para a detecção precoce do adenocarcinoma e melhoria da sobrevida é identificar os pacientes com maior risco de desenvolver o câncer. Em relação aos fatores de risco do adenocarcinoma gástrico, assinale a alternativa que apresenta corretamente os principais fatores.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.