Início

Questões de Concursos Gastroenterologia

Resolva questões de Gastroenterologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q1056348 | Medicina, Gastroenterologia, Gastroenterologia, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

Texto associado.
O caso hipotético a seguir contextualiza a questão.Leia-o atentamente.


Homem, 32 anos, com diagnóstico de hepatite C, apresenta cirrose hepática diagnosticada há seis meses. Ao exame físico, evidencia nível de consciência adequado, ausência de flapping e ascite discreta. Nos exames laboratoriais, detectado bilirrubina total de 3 mg/dL; albumina de 3,5 g/dL; e, tempo de ativação de protrombina 1,7.
Qual é a pontuação de Child-Pugh do paciente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q1035112 | Medicina, Neurologia, Gastroenterologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 39 anos procurou o ambulatório com queixas de sonolência diurna e fadiga. Durante a anamnese, ela comentou que vinha dormindo mal à noite. Ela acreditava que seu sono estivesse sendo prejudicado por uma sensação de “inquietude” e desconforto nas pernas quando deitava na cama à noite. Isso gerava uma forte necessidade de movimentá-las, o que provocava alívio parcial do desconforto. Negou fazer uso de medicações ou ter doenças prévias. O exame físico estava sem alterações. O médico que estava atendendo suspeitou de síndrome das pernas inquietas.

Entre as alternativas abaixo, a conduta mais indicada para essa paciente é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q1035113 | Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Gastroenterologia, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 62 anos, hipertenso, compareceu a consulta ambulatorial regular. Apesar da implementação adequada de medidas de estilo de vida, relatou que seus níveis pressóricos se mantiveram elevados nas aferições de pressão em sua residência. Estava em uso de doses plenas de enalapril, indapamida e amlodipina. Em investigação recente, foram afastadas causas secundárias de hipertensão arterial. Ao exame, apresentava ritmo cardíaco regular e presença de quarta bulha cardíaca na ausculta cardíaca. A pressão arterial era de 155 por 96 mmHg e a frequência cardíaca era de 71 batimentos por minuto. Em exames laboratoriais recentes, a glicemia foi de 92 mg/dL, creatinina de 1,0 mg/dL, ureia de 32 mg/dL, sódio de 140 mg/dL e potássio de 3,9 mg/dL.

No caso desse paciente, a medicação que deve ser associada para um melhor controle pressórico é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q1035114 | Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Gastroenterologia, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 68 anos, com diagnóstico de câncer de próstata, foi internado para realização de prostatectomia. Estava em uso de anlodipino 10 mg ao dia e atorvastatina 20 mg ao dia. Relatou que no passado fez uso de “medicação para arritmia”, mas suspendeu por conta própria há 5 anos. Apresentava placa ateromatosa não obstrutiva em carótidas bilateralmente. Foi avaliado pela equipe de clínica médica no dia anterior da cirurgia.

O exame físico não apresentava alterações significativas. A pressão arterial era de 148 por 90 mmHg e a frequência cardíaca, de 69 batimentos por minuto.

Nesse caso, a conduta correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q1049724 | Medicina, Gastroenterologia, Gastroenterologia, EBSERH, IBFC, 2023

Homem de 25 anos queixa-se que, há mais dois meses, tem episódios diários de diarreia. Colonoscopia: normal. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q1006975 | Medicina, Clínica Médica Humana, Gastroenterologia, EBSERH, IBFC, 2022

Paciente de 58 anos, encaminhada para avaliação de elevação isolada de transaminases (2x o limite superior). Ultrassonografia de abdome evidenciando esteatose moderada. Antecedentes pessoais: obesidade grau 2, diabetes tipo 2 e etilismo social menos de 20 g /dia. Medicações em uso: metformina 850 mg/dia. Sobre o caso exposto, assinale a alternativa que apresenta a melhor conduta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q1056342 | Medicina, Gastroenterologia, Gastroenterologia, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

Texto associado.

O caso hipotético a seguir contextualiza a questão. Leia-o atentamente.


Mulher, 55 anos, com pirose e regurgitação há quatro meses, associados a episódios de náuseas e vômitos, perda ponderal e odinofagia. É tabagista e possui histórico familiar de câncer de esôfago.

Diante da hipótese diagnóstica de Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE), são consideradas indicações para a realização de Endoscopia Digestiva Alta (EDA), EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q1056347 | Medicina, Gastroenterologia, Gastroenterologia, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

Texto associado.
As informações a seguir contextualizam a questão.Leia-as atentamente.

A gastrite por Helicobacter pylori está etiologicamente relacionada à úlcera péptica e ao câncer gástrico; a infecção é geralmente adquirida na infância, especialmente por meio de transmissão dentro das famílias.
No regime de tratamento da H. pylori, o inibidor de bomba de próton que deve ser evitado, especialmente em regimes com amoxicilina, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q1033835 | Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Gastroenterologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma estudante universitária de 23 anos marcou avaliação clínica pois vinha apresentando episódios recorrentes de perda de consciência desde a adolescência, geralmente em situações de estresse emocional intenso ou durante prolongada permanência em pé em ambientes quentes. Ela descreveu que, momentos antes de perder a consciência, sentia tontura, visão turva, suor frio e náuseas. Em um dos episódios mais recentes, enquanto estava em pé em uma fila, começou a sentir esses sintomas e desmaiou, recuperando a consciência em menos de 2 minutos. Negou doenças prévias e afirmou que se sentia saudável. Durante a consulta médica, não foram encontradas alterações ao exame físico. A paciente levou Holter de 24 horas, eletrocardiograma e ecocardiograma, que estavam dentro da normalidade. A paciente queria saber o que fazer ao ter a sensação de desmaio.


Nesse contexto de um quadro sugestivo de síncope vasovagal, além de sugerir que ela deite no chão ou outro tipo de superfície quando sentir os pródromos de síncope, o médico deve orientá-la a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q1006973 | Medicina, Hepatologia, Gastroenterologia, EBSERH, IBFC, 2022

Paciente cirrótico encaminhado ao plantão de endoscopia devido a Hemorragia Digestiva Alta, estável hemodinamicamente, sendo visualizado ao exame a presença de 04 cordões varicosos de médio e grosso calibres. Sobre o caso exposto, assinale a alternativa que apresenta a melhor conduta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q1006978 | Medicina, Clínica Médica Humana, Gastroenterologia, EBSERH, IBFC, 2022

Paciente, sexo feminino, 23 anos, procurou o pronto socorro com queixa de dor abdominal de forte intensidade, localizada em região periumbilical, irradiada para o dorso, iniciada há 1 dia, associada a náuseas e vômitos. Relata etilismo apenas social” nos fins de semana. Refere antecedente de colecistopatia litiásica. Ao exame físico encontra-se anictérica, corada, desidratada (2+/4+), FC=85bpm, FR=16irm, PA: 110x70mmHg, com abdômem difusamente doloroso a palpação profunda, com descompressão brusca dolorosa negativa, RHA normais. Assinale a alternativa que apresenta conduta inicial correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q1006982 | Medicina, Cirurgia Geral, Gastroenterologia, EBSERH, IBFC, 2022

Paciente masculino, 65 anos, submetido à dissecção endoscópica de submucosa de uma lesão gástrica de 20 mm, classificação de Paris 0-IIa + IIc. O exame anatomopatológico do espécime ressecado revelou tratar-se de lesão moderadamente diferenciada em sua maioria, com foco de 10% de células pouco coesas em anel de sinete. A lesão estava restrita à mucosa (T1M3) e não há invasão linfovascular. As margens lateral e vertical estão livres de neoplasia com margem mínima de 5mm. Assinale a alternativa que apresenta a melhor conduta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q1006988 | Medicina, Hepatologia, Gastroenterologia, EBSERH, IBFC, 2022

Paciente de 52 anos do ambulatório de doença hepática gordurosa não alcoólica foi submetido à endoscopia para rastreamento de varizes esofágicas. Nunca apresentou hematêmese, melena, hematoquezia ou anemia. Diante deste quadro clínico, assinale a alternativa que apresenta a melhor conduta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q1006989 | Medicina, Hepatologia, Gastroenterologia, EBSERH, IBFC, 2022

Paciente de 60 anos, masculino, portador de cirrose de etiologia alcoólica, classificação de Child-Pugh A, sem sinais de ascite ao exame físico, foi internado por hematêmese. Assinale a alternativa correta sobre o uso de antibióticos nesse caso.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q1056343 | Medicina, Gastroenterologia, Gastroenterologia, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

Texto associado.

O caso hipotético a seguir contextualiza a questão. Leia-o atentamente.


Mulher, 55 anos, com pirose e regurgitação há quatro meses, associados a episódios de náuseas e vômitos, perda ponderal e odinofagia. É tabagista e possui histórico familiar de câncer de esôfago.

Realizada Endoscopia Digestiva Alta (EDA) que detectou esofagite de refluxo, com presença de erosões contínuas (ou convergentes) entre os ápices de pelo menos duas pregas, envolvendo menos do que 75% do órgão. Qual é a Classificação de Los Angeles?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q1006977 | Medicina, Gastroenterologia, EBSERH, IBFC, 2022

Paciente de 55 anos, masculino, diabético, hipertenso, dislipidêmico, com quadro de dor epigástrica há 3 meses. Faz uso de AAS 100mg/dia cronicamente. Nega melena, hematoquezia e hematêmese. Sobre o caso exposto, assinale a alternativa que apresenta conduta inicial correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q1006979 | Medicina, Gastroenterologia, EBSERH, IBFC, 2022

Assinale a alternativa correta sobre o Helicobacter pylori (H. pylori).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q1006980 | Medicina, Cirurgia Geral, Gastroenterologia, EBSERH, IBFC, 2022

Em relação à indicação para tratamento endoscópico do adenocarcinoma precoce de estômago, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q1006984 | Medicina, Hepatologia, Gastroenterologia, EBSERH, IBFC, 2022

Homem de 50 anos apresentou melena e hematêmese há 2 dias, sem dor epigástrica. É portador de hepatite autoimune, com classificação METAVIR F4 à biópsia hepática. Ao exame físico encontrava-se com pressão arterial de 60 x 45 mmHg, frequência cardíaca de 118 bpm, descorada, ictérica, com eritema palmar, flapping, ascite, circulação colateral, edema de membros inferiores e melena ao toque. Iniciada a infusão imediata de cristaloide. Hemograma: hemoglobina de 9.8 g/dl e plaquetas de 85.000/mm3 . Diante deste quadro clínico, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q1006987 | Medicina, Gastroenterologia, EBSERH, IBFC, 2022

Homem, 45 anos, usuário crônico de anti-inflamatórios por lombalgia é internado por melena. A endoscopia evidenciou uma úlcera gástrica em parede posterior do bulbo duodenal, medindo cerca de 10 mm de diâmetro, com coto vascular visível em sua base, sem sangramento no momento. De acordo com esse caso, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.