Início

Questões de Concursos Geólogo

Resolva questões de Geólogo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


201Q897067 | Geologia, Geoquímica, Geólogo, Prefeitura de Camaquã RS, Creative Group, 2024

De qualidade gemeológica, não tem dureza alta, a limpidez e o brilho da maioria das outras gemas, mas mesmo sem essas propriedades pode possuir valores altos no mercado por conta de sua beleza especial resultante de um jogo interno de cores que é mais percebido na superfície da pedra. Era uma gema muito conhecida e apreciada na Roma antiga.
Pode-se afirmar que a pedra o qual trecho faz alusão possui a seguinte fórmula química.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

202Q897070 | Geologia, Geoquímica, Geólogo, Prefeitura de Camaquã RS, Creative Group, 2024

Os minerais são compostos químicos naturais que possuem estrutura cristalina definida. Na mineralogia, a dureza é uma das propriedades fundamentais para a identificação dos minerais, sendo medida pela escala de Mohs. Sobre a relação entre a dureza de um mineral e a sua estrutura cristalina, marque a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

203Q897065 | Geologia, Mineralogia, Geólogo, Prefeitura de Camaquã RS, Creative Group, 2024

A composição mineralógica das rochas relacionada com sua cor, textura, tamanho dos grãos e propriedades definem a sua classificação geológica. Diante disso, assinale a alternativa que apresenta apenas rochas definidas como metamórficas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

204Q901660 | Português, Formação das Palavras Composição, Geólogo, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2024

Texto associado.

O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


Pellets de hidrogel removem água do biodiesel


No início dos anos 2010, pesquisadores da Faculdade de Engenharia Química da Universidade Estadual de Campinas (FEQ-Unicamp) perceberam que, como a proporção de biodiesel misturada ao diesel de origem fóssil iria crescer, seria exigida a adoção de tecnologias para controle do teor de água no combustível, já que o biodiesel tem grande afinidade com a água. Naquela época, a mistura era de 5% de biodiesel e o aumento gradual nos anos seguintes dessa proporção era previsto pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). O diesel tradicional é usado como combustível em caminhões, ônibus e alguns automóveis. Ocorre que, para os motores funcionarem a contento com a mistura de diesel e biodiesel, seria necessário remover a água presente no biocombustível, fabricado no Brasil principalmente a partir de soja ou gordura animal. Altos teores de água, entre outros problemas, podem causar corrosão em tanques e tubulações, além do entupimento de bicos de injeção, ocasionando problemas nos veículos.


"O primeiro passo foi entender a afinidade de cada um dos combustíveis com a água", conta o engenheiro químico Leonardo Fregolente, um dos membros da equipe e desde 2017 professor da FEQ-Unicamp. Um dos trabalhos iniciais do grupo, composto também pelas pesquisadoras Maria Regina Wolf Maciel e Patrícia Fregolente, foi publicado em 2012 na Journal of Chemical and Engineering Data . O estudo mostrou que o biodiesel tem capacidade de carregar de 1.500 a 1.980 miligramas (mg) de água por quilograma (kg) de combustível, cerca de 10 a 15 vezes mais do que o diesel fóssil, dependendo da sua temperatura − quanto mais quente, maior a absorção. Além disso, o biodiesel tem alta capacidade de absorver umidade do ar, 6,5 vezes mais do que o diesel.


Segundo o trabalho divulgado na Journal of Chemical and Engineering Data , em 10 dias o combustível fica saturado com a água que tira do ar. No entanto, se durante o processo ou depois a temperatura cair, a capacidade de reter a água diminuirá e parte dela se separará do combustível, acumulando-se no fundo de tanques e outros equipamentos.


No início de junho deste ano, o professor Fregolente não escondeu a satisfação ao mostrar à Revista Pesquisa FAPESP o resultado de mais de uma década de trabalho: tubinhos ou pellets transparentes vazados, com cerca de 5 milímetros (mm) de comprimento, mergulhados em um líquido, um tipo de biodiesel. Tecnicamente conhecidos como recheios, os tubinhos de hidrogel podem ser feitos com um polímero sintético, a poliacrilamida, pertencente a um grupo de compostos químicos que têm como característica a capacidade de atrair as moléculas de água.


Em laboratório, o material passou por uma reação química chamada hidrólise: foi tratado com hidróxido de sódio (NaOH), também conhecido como soda cáustica, e sua capacidade de absorver água livre aumentou quase 27 vezes — de 37 gramas (g) de água para cada g de hidrogel para 987 g de água —, como detalhado em artigo de 2023 na Chemical Engineering Science.


Os recheios de hidrogel poderiam em princípio ser usados para reduzir a umidade durante a produção, no transporte, nos postos de combustível ou diretamente nos tanques dos veículos. "Controlando o teor de água, é possível manter a qualidade da mistura do biodiesel com o diesel por mais tempo", diz Fregolente, acrescentando que o material pode ser utilizado várias vezes.


A engenheira química Letícia Arthus, que trabalha com o pesquisador, explica que o tipo de hidrogel que conseguem fazer pode ser modulado dependendo da aplicação e da necessidade de remoção de água. "A acrilamida, principal matéria-prima do hidrogel de poliacrilamida, custa R$ 5 por kg, e 1 g de hidrogel absorve até 35 g de água", diz ela. "Se o hidrogel for produzido a partir do acrilato de sódio, que custa em torno de R$ 400 por kg, sua capacidade de reter água sobe para quase 1 kg de água por grama de hidrogel." Estudos de custos da inovação, que chegou ao estágio de protótipo, estão em andamento e serão importantes para revelar o impacto de sua adoção sobre o custo final do combustível. O grupo já solicitou o registro de cinco patentes.


Retirado e adaptado de: FLORESTI, Felipe.; FIORAVANTI, Carlos. Pellets de hidrogel removem água do biodiesel. Revista Pesquisa FAPESP. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/pellets-de-hidrogel-remo vem-agua-do-biodiesel/ Acesso em: 09 jul., 2024.

Assinale a alternativa na qual todas as palavras tenham sido formadas pelo mesmo processo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

205Q901667 | Geologia, Mineralogia, Geólogo, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2024

Os minerais são os constituintes básicos das rochas. Considerando os minerais e os princípios da mineralogia, analise as alternativas apresentadas a seguir:

I.Por definição, um mineral é uma substância sólida cristalina, de origem natural e de composição química específica. II.Os átomos dos minerais são organizados segundo um arranjo tridimensional ordenado. III.As propriedades físicas dos minerais utilizadas em seu reconhecimento são relacionadas à sua estrutura.

É correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

206Q901666 | Geologia, Hidrogeologia, Geólogo, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2024

Com relação aos fatores de contaminação dos aquíferos, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

207Q979265 | Geologia, Pedologia, Geólogo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A pedogênese constitui o processo de formação dos solos em decorrência da combinação de diversos fatores.

Assinale a alternativa que apresenta os principais fatores que controlam esse processo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

208Q901682 | Geologia, Geoquímica, Geólogo, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2024

Considerando a geoquímica endógena, analise as alternativas apresentadas a seguir:

I.Rubídio (Rb), Potássio (K) e Bário (Ba) são exemplos de elementos litófilos de grande raio iônico (LILE). II.Diagramas binários que relacionam elementos maiores são comumente utilizados na classificação de rochas ígneas, mas não são utilizados para classificação de rochas sedimentares e metamórficas. III.A mobilidade dos elementos é controlada por mudanças mineralógicas e a natureza do fluido.

É correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

209Q895301 | Geologia, Geoquímica, Geólogo, Prefeitura de Cruz Alta RS, FUNDATEC, 2024

A classificação e a nomenclatura de rochas ígneas obedece a critérios composicionais e texturais. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

210Q901665 | Informática, Intranet e Extranet, Geólogo, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2024

Assinale a alternativa que corretamente identifica o conceito de intranet:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

211Q895304 | Geologia, Geomorfologia, Geólogo, Prefeitura de Cruz Alta RS, FUNDATEC, 2024

As características químicas, isotópicas e mineralógicas de rochas ígneas são distintas nos diferentes ambientes tectônicos em que são geradas. Sobre rochas ígneas e ambientes de formação, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

212Q979258 | Direito Ambiental, Política Nacional de Recursos Hídricos, Geólogo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Na estruturação da Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH), instituída pela Lei Federal no 9.433/1997, os Comitês de Bacia Hidrográfica (CBH) integram o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos. No estado de São Paulo, os CBH estão organizados dentro das Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos.

Pela sua localização, o município de Itatiba está inserido no
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

213Q901664 | Informática, Malware vírus, Geólogo, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2024

Sobre conceitos de tecnologia de informação, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

214Q901689 | Geologia, Geologia Estrutural, Geólogo, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2024

A deformação é o processo pelo qual as rochas têm sua geometria original modificada, um processo que se dá e pode ser observado em diferentes escalas. Com relação aos diferentes processos, estilos e escalas de deformação, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

215Q901673 | Geologia, Estratigrafia, Geólogo, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2024

Segundo o Código Estratigráfico da Comissão Internacional de Estratigrafia da International Union of Geological Sciences (IUGS), o conceito de estratigrafia vem do latim stratum + grego graphia , é a descrição de todos os corpos rochosos que formam a crosta terrestre e sua organização em unidades distintivas, úteis e mapeáveis com base em suas propriedades ou atributos inerentes, a fim de estabelecer sua distribuição e relação no espaço, sua sucessão no tempo e para interpretar a história geológica. Com relação aos princípios da estratigrafia, analise as afirmações a seguir:

I.O princípio da horizontalidade original estabelece que os sedimentos são depositados sob influência da gravidade como camadas quase horizontais. II.O princípio da superposição estipula que, em uma sequência não perturbada por processos tectônicos, cada camada de rocha sedimentar é mais nova que aquela sotoposta e mais antiga que a sobreposta. III.As relações de corte são utilizadas para datação relativa de rochas e posicionamento estratigráfico das diferentes unidades mapeadas em uma região. IV.O princípio da sucessão faunística postula que os grupos de fósseis no registro geológico seguem uma ordem determinada e invariável. Se esta ordem é conhecida, é possível determinar a idade relativa entre camadas a partir de seu conteúdo fossilífero.

É correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

216Q901684 | Geologia, Geoquímica, Geólogo, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2024

Ciclos geoquímicos são padrões de transferência ou fluxo dos elementos químicos de um componente do sistema Terra a outro. Nesse contexto, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

217Q897071 | Geologia, Geomorfologia, Geólogo, Prefeitura de Camaquã RS, Creative Group, 2024

Considerando a influência combinada da geologia e da topografia em um ambiente montanhoso, analise as afirmativas a seguir:

I. Em áreas de relevo acidentado, a orientação das camadas sedimentares em relação à declividade do terreno é irrelevante para a análise de risco geotécnico, uma vez que a resistência do solo depende exclusivamente da composição mineralógica.
II. A presença de camadas rochosas inclinadas no sentido da encosta, com fraturas e falhas geológicas, aumenta significativamente o risco de deslizamento, especialmente em terrenos com alta declividade.
III. A análise topográfica, associada à identificação de zonas de cisalhamento e zonas de falhas geológicas, é essencial para a definição de áreas críticas de instabilidade em encostas.
IV. O mapeamento geológico-estrutural, em conjunto com a modelagem digital do terreno (MDT), permite prever com precisão a ocorrência de rupturas de taludes em áreas montanhosas, eliminando completamente a necessidade de monitoramento in loco.
Pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

218Q901683 | Geologia, Mineralogia, Geólogo, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2024

Com relação aos recursos minerais, analise as afirmações a seguir:

I.Recurso Mineral qualifica materiais rochosos, que efetiva ou potencialmente possam ser utilizados pelo ser humano para variados fins, que abrangem desde minerais a elementos químicos específicos. II.Reserva Mineral representa volumes rochosos com determinadas características indicativas de seu aproveitamento econômico, podendo ser classificada como inferida, indicada ou medida. III.Teor se refere ao grau de concentração da substância de interesse em um depósito mineral. IV.O indício ou ocorrência mineral permite a definição de uma jazida mineral.

É correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

219Q979257 | Geologia, Mineralogia, Geólogo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Os minerais apresentam algumas características físicas e químicas que possibilitam a sua classificação, sendo que, em uma delas, eles são subdivididos em dois grupos: metálicos e não metálicos.

Nesse sentido, é correto afirmar que os minerais são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

220Q895303 | Geologia, Geoquímica, Geólogo, Prefeitura de Cruz Alta RS, FUNDATEC, 2024

A lavra de jazidas de minérios que contém sulfetos tem como um grande impacto ambiental a geração de Drenagem Ácida de Mina (DAM), a qual afeta recursos hídricos superficiais e subterrâneos. Sobre a DAM, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.