Questões de Concursos Geofísico Júnior

Resolva questões de Geofísico Júnior comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q546412 | Física, Geofísico Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Um corpo em movimento harmônico simples de período 1,0 s tem energia total igual a 16,0 J. Se sua massa é igual a 2,0 kg, então sua aceleração máxima, em m/s2, é de intensidade igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q545138 | Física, Geofísico Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Sobre método potencial gravitacional, analise as proposições a seguir.

I - A densidade de domos salinos é normalmente menor que a densidade das rochas por eles penetradas, tendo como consequência uma redução local de gravidade, havendo, portanto, o desenvolvimento de uma anomalia caracterizada por um mínimo gravimétrico.

II - Os dados gravimétricos são inversamente proporcionais ao cubo da distância entre o ponto de observação e a fonte geológica.

III - Ao efetuar um levantamento gravimétrico em uma região, não existe solução única para a distribuição de densidade que gera a gravidade observada.

IV - O potencial gravitacional obedece à equação de Laplace nos pontos do espaço onde a densidade for menor que 2 g/cm3.

É(São) correta(s) a(s) proposição(ções)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q791413 | Engenharia Química, Geofísico Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A micropaleontologia se ocupa com o estudo de fósseis diminutos. Através de lupas e microscópios possantes, são estudados vários grupos de protozoários, metazoários e algas, habitantes de ambientes aquosos, além de pólen e esporos de vegetais superiores. Com relação a esses estudos micropaleontológicos, analise as afirmativas a seguir.

I - Os cocolitoforídeos são organismos fotossintetizantes que vivem na zona fótica e apresentam associações ricas e diversificadas no cinturão tropical e regiões offshore, onde as águas apresentam baixos teores de nutrientes.

II - Os ostracodes são predominantemente bentônicos e ocorrem em ambientes lacustres, transicionais e marinhos rasos e são amplamente utilizados na interpretação dos depósitos pré-rifte e rifte das bacias marginais brasileiras.

III - Foraminíferos bentônicos são encontrados desde o ambiente transicional ao hadal e são utilizados na interpretação paleoecológica e paleoambiental, quando não são corroídos na zona de compensação da calcita.

IV - Pólens e esporos são células reprodutoras de vegetais que, em sedimentos marinhos, são alóctones e, devido à grande dispersão, permitem correlações cronoestratigráficas entre depósitos formados em diferentes contextos ambientais.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q545142 | Física, Geofísico Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Uma corda de densidade linear igual a 2,0 kg/m é tracionada por uma força de 50,0 N. Nessas condições, um pulso senoidal irá propagar-se com amplitude de 0,20 m e frequência angular de 10,0 s-1. A potência média, em unidades do S.I., transmitida por esta onda é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q791161 | Engenharia Química, Geofísico Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A supersequência rifte da bacia Potiguar foi depositada em suas porções emersa e submersa, durante o Cretáceo Inferior. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo.

I - A supersequência rifte pode ser subdividida em duas fases, durante as quais se observou a passagem de um regime tectônico distensivo inicial, com altas taxas de subsidência, para uma fase posterior de implantação de um regime transcorrente.

II - Falhas normais, com direção preferencial NE-SW, definem meio-grábens assimétricos e altos internos do embasamento, que representam importantes elementos estruturais que condicionam em parte os sistemas petrolíferos da bacia.

III - Os sistemas deposicionais que caracterizam a fase inicial do rifte representam ambientes lacustrinos, flúvio-deltaicos e fandeltas.

IV - O topo da seção rifte é marcado por uma forte discordância angular sobre a qual se depositaram os sedimentos da formação Alagamar, que marca a passagem dos sistemas deposicionais continentais para marinhos.

V - Os folhelhos marinhos da fase Rifte, pertencentes à formação Pendências são considerados os principais geradores dessa bacia.

Estão corretas APENAS as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q545151 | Física, Geofísico Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Tendo em vista os princípios de propagação de ondas, considere as afirmativas abaixo. I - O Princípio de Huygens estabelece que cada ponto em uma frente de onda funciona como uma fonte de ondas secundárias (elementares), que compõe a frente de onda em uma nova posição ao longo da propagação. II - A difração é um fenômeno que ocorre com as ondas quando elas passam por um orifício ou contornam um objeto cuja dimensão é da mesma ordem de grandeza que o seu comprimento de onda. III - O Princípio de Fermat estabelece que a luz se propaga entre dois pontos, sem obstáculos, no menor tempo possível, sendo que no caso da sísmica, como consequência desse princípio, o caminho percorrido por uma onda em um meio heterogêneo é uma linha reta. IV - O Princípio da Superposição estabelece que a combinação linear de diferentes entradas de um sistema linear e invariante no tempo é igual a essa combinação aplicada às saídas geradas pelas entradas originais separadamente, uma de cada vez, sendo que dessa forma o efeito de um conjunto de ondas sísmicas em meios elásticos pode ser analisado pela soma dos seus efeitos individuais. V - O Princípio da Reciprocidade diz que a permuta das posições ocupadas pela fonte e pelo receptor altera a trajetória do raio, este princípio é válido somente em meios homogêneos. São corretas APENAS as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q544389 | Física, Geofísico Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Com relação às armadilhas de petróleo e gás, analise as afirmações a seguir. I - Armadilhas estruturais são associadas a elementos tectônicos (dobras e/ou falhas) já existentes anteriormente à deposição do pacote sedimentar envolvido com a acumulação de petróleo ou gás. II - A movimentação ascendente de sal produz diversos tipos de armadilhas (denominadas de armadilhas diapíricas), podendo apresentar aspectos comuns a armadilhas estruturais e estratigráficas. III - Armadilhas estratigráficas são produzidas por processos deposicionais ou pós-deposicionais, não envolvendo mudanças litológicas. IV - Armadilhas estruturais do tipo anticlinal são de fácil reconhecimento e com elevado potencial para acumulação de hidrocarbonetos. São corretas APENAS as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q791692 | Engenharia Química, Geofísico Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Com base nas estruturas características dos diversos ambientes deformacionais, analise as afirmações abaixo.

I - As estruturas em flor, positiva e negativa, são características de zonas transcorrentes e transformantes.

II - Nas estruturas em flor negativas, verifica-se movimentação direcional e normal.

III - Os duplexes estruturais são exclusivos dos regimes compressivos.

IV - Os “cavalos”, que são corpos rochosos limitados por falhas, podem desenvolver-se em regimes compressivos, direcionais e distensivos.

São corretas APENAS as afirmações

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q791437 | Engenharia Química, Geofísico Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A precipitação do sal ocorre quando o soluto atinge o ponto de saturação salina daquele componente. Dessa maneira, a deposição de camadas salinas ocorre, em uma sequência ou sucessão de precipitação progressiva, na bacia de deposição. Qual é a sequência ideal de precipitação na água do mar?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q791694 | Engenharia Química, Geofísico Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Ciclo de Wilson é o ciclo completo pelo qual passam os domínios oceânicos. Essa ideia foi originalmente proposta por J. Tuso Wilson. O Ciclo de Wilson

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q546703 | Física, Geofísico Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Parte do sucesso do método de reflexão sísmica deve- -se ao fato de que os dados brutos são processados de modo a produzir uma seção sísmica que é uma imagem da estrutura geológica. Sobre algumas etapas desse processamento, considere as afirmativas abaixo.

I - A migração sísmica em tempo desloca eventos inclinados para as suas possíveis posições corretas, além de colapsar as difrações.

II - A migração sísmica em tempo pode ser feita somente depois do empilhamento das famílias de ponto médio comum (CMP - Commom Mid-Point).

III - A família de ponto médio comum (CMP) está no núcleo do processamento sísmico, pois as equações são simples e supõem camadas horizontais e uniformes funcionando muito bem para camadas sedimentares deformadas, além de aumentar a relação sinal-ruído ao se efetuar correção e empilhamento dos traços dessa família.

IV - A correção estática de elevação corrige o erro provocado por elevações da superfície nas posições do tiro e dos geofones. Já a correção estática de intemperismo corrige os efeitos causados pela camada superficial.

São corretas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q791698 | Engenharia Química, Geofísico Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Considerando-se as propriedades magnéticas dos materiais, tem-se que materiais

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q791443 | Engenharia Química, Geofísico Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A bacia do Recôncavo é um rifte intracontinental abortado durante o Eocretáceo, cuja evolução geológica é dividida nas fases tectônicas Pré-rifte, Rifte e Pós-rifte. Com respeito a essa bacia, afirma-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q791955 | Engenharia Química, Geofísico Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Diversos ambientes recentes apresentam acumulações de sedimentos carbonáticos. Nesse contexto, com relação à formação de depósitos carbonáticos atuais, tem-se que as(os)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q544148 | Física, Geofísico Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Para o sistema de equações lineares AX = B, possível e determinado, fatora-se a matriz A usando a equação PA = LU, onde L e U são matrizes triangulares inferior e superior, respectivamente, e P uma matriz de permutação. Fazendo essa fatoração, a solução em X deste sistema pode ser escrita na forma
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q791447 | Engenharia Química, Geofísico Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Armadilhas são feições ou estruturas que permitem a acumulação dos hidrocarbonetos dentro dos reservatórios. Com respeito às armadilhas de petróleo estruturais e estratigráficas, afirma-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q791714 | Engenharia Química, Geofísico Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A Lei do Resfriamento de Newton estabelece que a temperatura T de um objeto, colocado há t minutos em um ambiente com temperatura constante Ta, é dada por T = Ta + C.ekt, onde C e k são constantes, e as temperaturas T e Ta são medidas em graus Celsius. Considere que um objeto, cuja temperatura inicial é de 24 oC, é colocado em um ambiente de temperatura constante de 18 oC, e que, após 15 minutos, a temperatura do objeto é de 21 oC. A temperatura desse objeto 30 minutos após ter sido colocado no citado ambiente é, em graus Celsius, de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q790970 | Engenharia Química, Geofísico Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Diagênese refere-se a qualquer mudança química, física ou biológica sofrida por um sedimento após a sua deposição, excluindo alteração superficial e metamorfismo. Com relação à diagênese, é característica do seu processo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q791482 | Engenharia Química, Geofísico Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A bacia do Paraná abriga uma sucessão sedimentar-magmática com idades entre o Neo-Ordoviciano e o Neocretáceo, que se estendem pelo sul do Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai. A respeito da bacia do Paraná, afirma-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q791748 | Engenharia Química, Geofísico Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

As rochas sedimentares carbonáticas perfazem de 25% a 35% das seções estratigráficas. Com relação à formação dos sistemas deposicionais carbonáticos, qual dos processos descritos abaixo corresponde à formação das rochas carbonáticas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.