Início

Questões de Concursos Geofísico Júnior

Resolva questões de Geofísico Júnior comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q791069 | Engenharia Química, Geofísico Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Em uma margem continental do tipo convergente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q544467 | Física, Geofísico Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Uma importante característica de uma onda mecânica é a energia associada ao movimento do meio provocada por sua passagem. A densidade de energia E de uma onda é o total de energia calculada em uma unidade infinitesimal de volume no ponto de passagem. Considerando-se uma onda esférica e harmônica P com deslocamento radial, sua expressão em uma determinada posição r da origem é dada por u = Acos(#t 1 ), para os valores de A = 0,1 m, # = 100 rad/s e 1 = /3 rad. Sabendo-se que a densidade do meio é de 2000 kg/m3, qual o valor da densidade volumétrica de energia em kJ/m3?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q791081 | Engenharia Química, Geofísico Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A deposição de sedimentos numa bacia de margem continental passiva é determinada pela quantidade de espaço disponível e pela taxa sedimentar, podendo os dois serem variáveis ao longo do tempo. A esse respeito, tem-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q791391 | Engenharia Química, Geofísico Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A geocronologia é o ramo da geologia que trata da datação absoluta das rochas, portanto fornece a idade da ocorrência de um evento. Para a datação utilizam-se radioisótopos, além de eventos de abrangência global com idades conhecidas. A esse respeito, tem-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q791840 | Engenharia Química, Geofísico Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A bacia de Campos localiza-se na margem continental sudeste do Brasil. A evolução geológica dessa bacia apresenta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q791437 | Engenharia Química, Geofísico Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A precipitação do sal ocorre quando o soluto atinge o ponto de saturação salina daquele componente. Dessa maneira, a deposição de camadas salinas ocorre, em uma sequência ou sucessão de precipitação progressiva, na bacia de deposição. Qual é a sequência ideal de precipitação na água do mar?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q791955 | Engenharia Química, Geofísico Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Diversos ambientes recentes apresentam acumulações de sedimentos carbonáticos. Nesse contexto, com relação à formação de depósitos carbonáticos atuais, tem-se que as(os)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q546013 | Física, Geofísico Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Durante soterramento da rocha geradora, a matéria orgânica passa por transformações que podem resultar na geração de petróleo. No contexto dessas transformações, a(o)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q544994 | Física, Geofísico Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Um corpo de massa 2m repousa sobre a superfície de um planeta de forma esférica e homogêneo, de raio R e massa M. Sendo G a constante gravitacional, qual a energia mínima necessária para transportá-lo até um ponto distante 3R do centro deste planeta?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q791766 | Engenharia Química, Geofísico Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Um elevador de peso igual a 8.000 N parte do repouso e sobe verticalmente 50 m em 5 s, em movimento uniformemente acelerado. Desprezando-se as forças dissipativas e as massas dos cabos de sustentação e sabendo-se que a aceleração gravitacional local é igual a 10 m/s2, a potência, em kW, solicitada é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q546703 | Física, Geofísico Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Parte do sucesso do método de reflexão sísmica deve- -se ao fato de que os dados brutos são processados de modo a produzir uma seção sísmica que é uma imagem da estrutura geológica. Sobre algumas etapas desse processamento, considere as afirmativas abaixo.

I - A migração sísmica em tempo desloca eventos inclinados para as suas possíveis posições corretas, além de colapsar as difrações.

II - A migração sísmica em tempo pode ser feita somente depois do empilhamento das famílias de ponto médio comum (CMP - Commom Mid-Point).

III - A família de ponto médio comum (CMP) está no núcleo do processamento sísmico, pois as equações são simples e supõem camadas horizontais e uniformes funcionando muito bem para camadas sedimentares deformadas, além de aumentar a relação sinal-ruído ao se efetuar correção e empilhamento dos traços dessa família.

IV - A correção estática de elevação corrige o erro provocado por elevações da superfície nas posições do tiro e dos geofones. Já a correção estática de intemperismo corrige os efeitos causados pela camada superficial.

São corretas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q791824 | Engenharia Química, Geofísico Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

As bacias sedimentares são depressões da superfície terrestre, nas quais ocorre ou ocorreu o depósito de sedimentos. A relação INCORRETA entre a bacia sedimentar e seu ambiente tectônico característico de formação é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q791698 | Engenharia Química, Geofísico Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Considerando-se as propriedades magnéticas dos materiais, tem-se que materiais

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q545079 | Física, Geofísico Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Uma onda sísmica composta pela soma de duas ondas de frequências 25 Hz e 50 Hz, ambas com intensidade igual a 1, propaga-se por uma distância de 800 m. Sem se levar em consideração a divergência esférica, a perda, em dB, de cada uma das frequências, respectivamente, sabendo que o coeficiente de atenuação do meio é 34 0.5 dB/ e a velocidade de propagação é 2000 m/s, é Dados Intensidade: I = I0 .e?3x Perda em dB = 10 log (I0/I1) = 4,3 ln (I0/I1), onde I0 é a intensidade inicial e I1 é o sinal atenuado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q544235 | Física, Geofísico Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Analise as afirmativas a seguir.

I - Materiais diamagnéticos imersos em campos magnéticos externos desenvolvem dipolo magnético alinhado em sentido a este campo e tendem a migrar de regiões de campo magnético mais intenso para regiões de campo magnético menos intenso.

II - Materiais ferromagnéticos imersos em campos magnéticos externos desenvolvem dipolo magnético alinhado em sentido a este campo e tendem a migrar de regiões de campo magnético menos intenso para regiões de campo magnético mais intenso.

III - Materiais paramagnéticos imersos em campos magnéticos externos desenvolvem dipolo magnético alinhado em sentido contrário a este campo e tendem a migrar de regiões de campo magnético mais intenso para regiões de campo magnético menos intenso.

IV - Materiais paramagnéticos imersos em campos magnéticos externos desenvolvem dipolo magnético alinhado em sentido contrário a este campo e tendem a migrar de regiões de campo magnético menos intenso para regiões de campo magnético mais intenso.

São corretas APENAS as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q544148 | Física, Geofísico Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Para o sistema de equações lineares AX = B, possível e determinado, fatora-se a matriz A usando a equação PA = LU, onde L e U são matrizes triangulares inferior e superior, respectivamente, e P uma matriz de permutação. Fazendo essa fatoração, a solução em X deste sistema pode ser escrita na forma
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q545151 | Física, Geofísico Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Tendo em vista os princípios de propagação de ondas, considere as afirmativas abaixo. I - O Princípio de Huygens estabelece que cada ponto em uma frente de onda funciona como uma fonte de ondas secundárias (elementares), que compõe a frente de onda em uma nova posição ao longo da propagação. II - A difração é um fenômeno que ocorre com as ondas quando elas passam por um orifício ou contornam um objeto cuja dimensão é da mesma ordem de grandeza que o seu comprimento de onda. III - O Princípio de Fermat estabelece que a luz se propaga entre dois pontos, sem obstáculos, no menor tempo possível, sendo que no caso da sísmica, como consequência desse princípio, o caminho percorrido por uma onda em um meio heterogêneo é uma linha reta. IV - O Princípio da Superposição estabelece que a combinação linear de diferentes entradas de um sistema linear e invariante no tempo é igual a essa combinação aplicada às saídas geradas pelas entradas originais separadamente, uma de cada vez, sendo que dessa forma o efeito de um conjunto de ondas sísmicas em meios elásticos pode ser analisado pela soma dos seus efeitos individuais. V - O Princípio da Reciprocidade diz que a permuta das posições ocupadas pela fonte e pelo receptor altera a trajetória do raio, este princípio é válido somente em meios homogêneos. São corretas APENAS as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q544389 | Física, Geofísico Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Com relação às armadilhas de petróleo e gás, analise as afirmações a seguir. I - Armadilhas estruturais são associadas a elementos tectônicos (dobras e/ou falhas) já existentes anteriormente à deposição do pacote sedimentar envolvido com a acumulação de petróleo ou gás. II - A movimentação ascendente de sal produz diversos tipos de armadilhas (denominadas de armadilhas diapíricas), podendo apresentar aspectos comuns a armadilhas estruturais e estratigráficas. III - Armadilhas estratigráficas são produzidas por processos deposicionais ou pós-deposicionais, não envolvendo mudanças litológicas. IV - Armadilhas estruturais do tipo anticlinal são de fácil reconhecimento e com elevado potencial para acumulação de hidrocarbonetos. São corretas APENAS as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q546131 | Física, Geofísico Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Sobre a propagação das ondas em meios elásticos, pode-se afirmar que I – as ondas são caracterizadas pela amplitude, frequência, pelo comprimento de onda e pela velocidade de propagação, sendo que entre essas grandezas, as que dependem exclusivamente da fonte emissora são amplitude e frequência; II – a frequência e a amplitude das ondas variam quando há mudança de meio; III – uma onda cisalhante, ao passar de um meio de maior velocidade para um de menor velocidade, seus raios refratados se aproximam da normal a interface desses meios; IV – na passagem de uma onda cisalhante por uma mudança de meio, são geradas duas ondas refletidas e duas refratadas; V – quando o raio de uma onda compressional, de incidência normal, penetra em um meio de maior velocidade relativa ao seu meio de origem gera dois raios refratados, um de onda compressional e outro de onda cisalhante, ambos normais à superfície. São verdadeiras as sentenças
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q791376 | Engenharia Química, Geofísico Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Na conceituação moderna, a sequência deposicional constitui uma sucessão de tratos de sistemas deposicionais. Esses são definidos pela geometria estratal nas superfícies limitantes, pela sua posição dentro de uma sequência deposicional e pelo padrão interno de empilhamento. Nessas circunstâncias, tem-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.