Questões de Concursos: Geofísico Júnior Geologia

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Geofísico Júnior Geologia. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q212687 | Geologia, Geofísico Júnior Geologia, Petrobras, CESGRANRIO

Com base nas estruturas características dos diversos ambientes deformacionais, analise as afirmações abaixo.

I - As estruturas em flor, positiva e negativa, são características de zonas transcorrentes e transformantes.
II - Nas estruturas em flor negativas, verifica-se movimentação direcional e normal.
III - Os duplexes estruturais são exclusivos dos regimes compressivos.
IV - Os cavalos, que são corpos rochosos limitados por falhas, podem desenvolver-se em regimes compressivos, direcionais e distensivos.

São corretas APENAS as afirmações

32 Q211439 | Geologia, Geofísico Júnior Geologia, Petrobras, CESGRANRIO

As bacias sedimentares são depressões da superfície terrestre, nas quais ocorre ou ocorreu o depósito de sedimentos. A relação INCORRETA entre a bacia sedimentar e seu ambiente tectônico característico de formação é

33 Q212246 | Geologia, Geofísico Júnior Geologia, Petrobras, CESGRANRIO

As bacias da margem equatorial apresentam

34 Q211536 | Física, Geofísico Júnior Geologia, Petrobras, CESGRANRIO

Tendo em vista os princípios de propagação de ondas, considere as afirmativas abaixo.

I O Princípio de Huygens estabelece que cada ponto em uma frente de onda funciona como uma fonte de ondas secundárias (elementares), que compõe a frente de onda em uma nova posição ao longo da propagação.

II A difração é um fenômeno que ocorre com as ondas quando elas passam por um orifício ou contornam um objeto cuja dimensão é da mesma ordem de grandeza que o seu comprimento de onda.

III O Princípio de Fermat estabelece que a luz se propaga entre dois pontos sem obstáculos no menor tempo possível. No caso da sísmica, como consequência deste princípio, o caminho percorrido por uma onda em um meio heterogêneo é uma linha reta.

IV O Princípio da Superposição estabelece que a combinação linear de diferentes entradas de um sistema linear e invariante no tempo é igual a esta combinação aplicada às saídas geradas por cada entrada original separadamente. Desta forma, o efeito de um conjunto de ondas sísmicas em meios elásticos pode ser analisado pela soma dos seus efeitos individuais.

V O Princípio da Reciprocidade diz que a permuta das posições ocupadas pela fonte e pelo receptor não altera a trajetória do raio. Tal princípio é válido somente em meios homogêneos.

São corretas as afirmativas

35 Q211893 | Geologia, Geofísico Júnior Geologia, Petrobras, CESGRANRIO

A supersequência rifte da bacia Potiguar foi depositada em suas porções emersa e submersa, durante o Cretáceo Inferior. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo.

I - A supersequência rifte pode ser subdividida em duas fases, durante as quais se observou a passagem de um regime tectônico distensivo inicial, com altas taxas de subsidência, para uma fase posterior de implantação de um regime transcorrente.
II - Falhas normais, com direção preferencial NE-SW, definem meio-grábens assimétricos e altos internos do embasamento, que representam importantes elementos estruturais que condicionam em parte os sistemas petrolíferos da bacia.
III - Os sistemas deposicionais que caracterizam a fase inicial do rifte representam ambientes lacustrinos, flúvio-deltaicos e fandeltas.
IV - O topo da seção rifte é marcado por uma forte discordância angular sobre a qual se depositaram os sedimentos da formação Alagamar, que marca a passagem dos sistemas deposicionais continentais para marinhos.
V - Os folhelhos marinhos da fase Rifte, pertencentes à formação Pendências são considerados os principais geradores dessa bacia.
Estão corretas APENAS as afirmativas

36 Q212136 | Geologia, Geofísico Júnior Geologia, Petrobras, CESGRANRIO

Os leques aluviais são depósitos sedimentares em forma de leque (ou cone) encontrados comumente em áreas de sopé de regiões montanhosas. Os leques aluviais,

38 Q212776 | Física, Geofísico Júnior Geologia, Petrobras, CESGRANRIO

Um corpo de massa igual a 1 kg realiza movimento harmônico simples, tal que sua posição é descrita pela equação x = 2cos(?t ?) (SI). A energia cinética no instante t = 3 s, em joules, tem intensidade

39 Q211921 | Geologia, Geofísico Júnior Geologia, Petrobras, CESGRANRIO

Uma rocha sedimentar clástica possui as seguintes características: grãos do arcabouço com tamanho variando entre 0,177 a 1,410 mm, Q55F28L17 (valor recalculado para 100% da composição do arcabouço), 20% de epimatriz e 10% de cimento ferruginoso. Com base nessas características,

40 Q212777 | Física, Geofísico Júnior Geologia, Petrobras, CESGRANRIO

As substâncias, ou materiais terrestres, não apresentam o mesmo comportamento magnético quando submetidas à ação de um campo magnético. Dependendo das características do campo magnético (BM) adquirido pela substância, quando na presença do campo magnético externo B0, as substâncias são consideradas

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.