Início

Questões de Concursos Geografia

Resolva questões de Geografia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


381Q1074019 | Meteorologia, Climatologia, Geografia, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

A intensificação das mudanças climáticas globais é um dos maiores desafios da humanidade, com evidências respaldadas por dados atmosféricos e oceânicos consistentes. Entre os indicadores abaixo, identifique aquele que não configura evidência do atual aquecimento global:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

382Q901240 | Geografia, Geografia, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Na atualidade, o ensino da geografia tem ressaltado a importância de compreender as interações entre sociedade e natureza, especialmente em contextos de intensificação das mudanças ambientais globais. Considerando essa abordagem, quais das práticas abaixo são fundamentais para ensinar a relação sociedade-natureza de maneira crítica e integrada?

1. Incorporar a análise de casos locais de impacto ambiental, como o desmatamento na Amazônia, relacionando-os com processos globais.

2. Focar exclusivamente nos aspectos físicos da geografia, deixando as questões sociais para disciplinas específicas de ciências humanas.

3. Promover a conscientização ambiental através de projetos interdisciplinares que abordem a sustentabilidade.

4. Utilizar recursos tecnológicos, como mapas interativos e imagens de satélite, para explorar as mudanças ambientais e suas causas.

5. Priorizar a memorização de conceitos geográficos tradicionais, sem a necessidade de contextualização social.


Alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

383Q900514 | Geografia, Modernização Agrícola, Geografia, Prefeitura de São Domingos do Capim PA, IVIN, 2024

A modernização da agricultura, desencadeada no Brasil a partir de 1950, tornou-se expressiva principalmente a partir da instituição do Sistema Nacional de Crédito Rural (SNCR). Com os incentivos federais, o ritmo da modernização da agropecuária foi acelerado e sua abrangência espacial foi ampliada em razão da implantação de indústria de bens de produção e de insumos básicos para a agricultura.

Fonte: Antonio Nivaldo Hespanhol (2007).


Considerando a temática modernização no espaço agrário brasileiro, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

384Q902606 | Geografia, Geografia, IFES, IF ES, 2024

A origem dos conflitos étnicos na África relaciona-se à partilha colonial do continente no final do século XIX e às fronteiras artificiais criadas nesse período. Grande parte dessas fronteiras foi mantida após os processos de independência dos países africanos. As fronteiras são chamadas artificiais porque foram delimitadas arbitrariamente de acordo com os interesses dos colonizadores, não respeitando as diferenças étnicas, religiosas e culturais. Como no restante da África, as fronteiras estabelecidas no(s) país(es) __________________________ reuniram realidades étnicas e religiosas distintas: o centronorte abriga população majoritariamente muçulmana e que se expressa em língua árabe; o Noroeste – região de Darfur – reúne, além de muçulmanos, grupos de origem centro-africana; o sul tem maioria cristã, mas há também grupos animistas de diversas etnias (LUCCI et al, 2016).
A alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna do texto é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

385Q906449 | Geografia, Geografia, SEEDPR, Consulplan, 2024

O PIB per capita, a concentração de renda, o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e o Índice de Gini são indicadores fundamentais para a análise econômica e social de um país. Sobre PIB per capita, concentração de renda, IDH e Índice de Gini, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

386Q679378 | Geografia, Energia, Geografia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

O país alcançou autossuficiência de petróleo e ainda tem um grande potencial hidrelétrico a explorar, mas precisa investir em outras fontes não poluentes para impedir um crise energética no futuro. (SCIENTIFIC AMERICAN, 2019).
Sobre a matriz energética brasileira e as suas implicações, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

387Q906451 | Geografia, Geografia, SEEDPR, Consulplan, 2024

A globalização, a mundialização e a atuação das empresas transnacionais são fenômenos interligados que moldaram profundamente o mundo contemporâneo. Esses conceitos, embora relacionados, possuem características distintas. Relacione adequadamente os conceitos com suas respectivas características.
1. Globalização.
2. Mundialização.
3. Empresas transnacionais.
4. Hibridização cultural.
( ) Processo que envolve a expansão e integração das economias nacionais, resultando em uma crescente interdependência econômica, política e social entre os países, com destaque para o aumento do comércio internacional e dos fluxos financeiros.
( ) Difusão global de práticas culturais, sociais e ideológicas, levando à criação de uma cultura mundial que atravessa fronteiras, influenciando desde hábitos de consumo até valores sociais.
( ) Corporações que operam em múltiplos países, aproveitando as vantagens comparativas de cada região, para maximizar lucros e influenciar economias locais e globais, com grande poder de negociação junto aos Estados nacionais. ( ) Fenômeno em que culturas distintas se misturam e criam novas formas culturais, influenciadas tanto por tradições locais quanto por influências globais, resultando em uma complexa dinâmica cultural.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

388Q902613 | Geografia, Clima, Geografia, IFES, IF ES, 2024

Os domínios morfoclimáticos são regiões de grande dimensão territorial, nos quais a paisagem apresenta características morfológicas, climáticas e fitogeográficas diferentes daquelas preponderantes em outros domínios naturais. Entre os domínios morfoclimáticos do Brasil, está aquele da Caatinga, que envolve uma superfície de 720 mil km² (LUCCI et al, 2016). Acerca desse domínio morfoclimático, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

389Q906456 | Geografia, Geografia, SEEDPR, Consulplan, 2024

O espaço não é um objeto científico afastado da ideologia e da política; sempre foi político e estratégico. Se o espaço tem uma aparência de neutralidade e indiferença em relação a seus conteúdos e, desse modo, parece ser “puramente formal” (...), é precisamente por ter sido ocupado e usado (...). O espaço foi formado e moldado a partir de elementos históricos e naturais, mas esse foi um processo político. O espaço é político e ideológico.
(Henri Lefebvre, citado em SOJA, 1993, pág. 102.)
Com base no fragmento e em outros conhecimentos a respeito da categoria espaço geográfico na história do pensamento geográfico, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

390Q906218 | Geografia, Geografia, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Saco de Feijão

De que me serve um saco cheio de dinheiro Pra comprar um quilo de feijão (Me diga gente) De que me serve um saco cheio de dinheiro Pra comprar um quilo de feijão
No tempo dos derréis e do vintém Se vivia muito bem, sem haver reclamação Eu ia no armazém do seu Manoel com um tostão Trazia um quilo de feijão
Depois que inventaram o tal cruzeiro Eu trago um embrulhinho na mão E deixo um saco de dinheiro Ai, ai, meu Deus


Francisco Santana. Saco de feijão. Álbum: Nos Botequins da Vida. Rio de Janeiro: RCA, 1977.

A letra da canção remete ao conceito de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

391Q906220 | Geografia, Geografia, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Para imaginar linhas de longitude que dividem a Terra de um polo a outro, primeiro é preciso conceber a Terra como um globo. Pitágoras, no século VI a.C., chegou a essa conclusão, provavelmente porque viu navios desaparecendo no horizonte.

DASH, John. O Prêmio da Longitude. São Paulo: Cia das Letras, 2002. p.33.

A medida em questão pensada por Pitágoras, permitiu séculos depois, a delimitação
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

392Q909839 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Geografia, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

“A ultrapassagem dessa condição meramente descritiva exige o domínio de conceitos e generalizações. Estes permitem novas formas de ver o mundo e de compreender, de maneira ampla e crítica, as múltiplas relações que conformam a realidade, de acordo com o aprendizado do conhecimento da ciência geográfica.”

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Geografia: ensino fundamental e médio. Brasília-DF: Ministério da Educação. MEC, 2018. p.361.

A fim de superar a aprendizagem descritiva, o componente Geografia da BNCC é dividido em unidades temáticas comuns ao longo do Ensino Fundamental.

A unidade que aborda noções de pertencimento e identidade é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

393Q909841 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Geografia, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Para melhor compreender a evolução do modo de produção capitalista, um dos temas abordados é a transformação do espaço e da economia mundial a partir das revoluções industriais. Nesse ínterim, surge um novo paradigma nos modelos produtivos: a produção flexível, que tem como objetivo alcançar o desejo dos consumidores, reduzir estoques de matéria-prima e implementar tecnologia para reduzir custos e elevar a qualidade.
De acordo com a Base Curricular, o objeto de conhecimento “Transformações do espaço na sociedade urbano-industrial” está inserido em qual unidade temática da Geografia?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

394Q1004331 | Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural, Geografia, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

O estudo das interações entre o ser humano e o meio ambiente, especialmente em uma perspectiva geográfica, envolve compreender como essas relações são simultaneamente dinâmicas e condicionadas por fatores naturais, sociais e culturais. Nesse sentido, qual das alternativas abaixo melhor representa a ideia central de que o ser humano não é apenas um agente passivo, mas um sujeito ativo nas transformações do meio ambiente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

395Q910404 | Geografia, Geografia, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

A partir do final do século XX, a despeito das velozes e intensas transformações globais, a Geografia não vivenciou grandes mudanças capazes de apoiar significativamente a constituição de novos paradigmas. O que se vê é que essa ciência tem utilizado referências teórico‑metodológicas de diversas correntes epistemológicas.
MONTES CLAROS. Secretaria Municipal de Educação. Referencial Curricular dos Anos Finais do Ensino Fundamental. 6º ao 9º ano.
Temáticas culturais, ambientais, políticas, econômicas e sociais são disposições que podem ser observadas nas orientações para o ensino da Geografia, constantes na Base Nacional Comum Curricular.
Qual é outra tendência contemporânea no ensino de Geografia?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

396Q902985 | Geografia, Geografia, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

A categoria geográfica que melhor explica os conflitos geopolíticos entre Israel e Palestina é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

397Q902230 | Geografia, Geografia, IFSC, FUNDATEC, 2024

Sobre as camadas da atmosfera da Terra, de acordo com Mendonça e Danni-Oliveira (2007), a __________ encontra-se em uma zona de rarefação do ar, o que diminui a capacidade de seus gases reterem energia solar, por isso ocorre queda de temperatura.


Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

398Q895321 | Geografia, Geografia, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

O Ecoponto é uma área pública licenciada para transbordo e triagem, destinada ao recebimento de pequenas quantidades de resíduos volumosos, resíduos da construção civil, podas e materiais recicláveis, entregues voluntariamente por munícipes ou catadores. Serão aceitos no Ecoponto: Resíduos de Construção civil (Entulho – até 1m³ por entrega), Móveis e Equipamentos Domésticos, Sobras de Poda, Pneus (máximo de 4 unidades por entrega), Material de Coleta Seletiva (Papel, Plástico, Vidro, Metal), Óleo de Cozinha, Resíduos Eletrônicos, Pilhas, Baterias de equipamentos eletrônicos e Madeiras. Não serão aceitos lixo orgânico; animais mortos e lixo hospitalar, contaminantes e químicos. Volumes acima de 1 metro cúbico devem ser encaminhados para empresas recicladoras ou aterros privados licenciados.
Disponível em: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/ecopontos/ Acesso: 14 set. 2023.

Cidades que estão na vanguarda de ações sustentáveis, como a apresentada no texto, se caracterizam por ações como:

I. Complexa e eficiente impermeabilização dos solos, captando o chorume e encaminhando-o para tratamento e transformação em materiais utilizáveis.
II. Estrutura de captação do metano que se desprende do lixo em putrefação, também com direcionamento a reuso econômico.
III. Recebimento e transformação de potenciais materiais poluentes gasosos ou sólidos que colocam em risco o meio ambiente, transformando-o em créditos de carbono ou abastecendo indústrias especializadas.

Está correto o que afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

399Q902241 | Geografia, Geografia, IFSC, FUNDATEC, 2024

Segundo Castro (2005), analise as assertivas abaixo sobre o processo de globalização e assinale a alternativa correta.


I. A globalização é um processo que se intensificou na década de 1970 com avanços tecnológicos aplicados à informática e às telecomunicações, principalmente para melhorar a vida da população de baixa renda.


II. O processo de globalização gira em torno dos avanços tecnológicos e dos benefícios sociais que as grandes corporações proporcionaram às populações dos países em desenvolvimento.


III. O processo de globalização pode ser resumido em dois polos de debate: um que opõe a existência ou não de uma economia global e outro que debate sobre a ação ou a desaparição do Estado-nação.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

400Q907874 | Geografia, Geografia Física, Geografia, IFSE, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

As mudanças climáticas extremas vivenciadas desde o ano passado colocaram o planeta em estado de alerta máximo. Segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), 2023 é considerado o mais quente em 174 anos de medições meteorológicas, superando 2016, com 1,29°C acima da média, e 2020, com 1,27°C a mais que o normal. Apesar dos esforços para minimizar os efeitos da crise, 2024 deve ser ainda mais preocupante.

DOURADO, Isabel. Meio ambiente entra em alerta máximo em 2024. Disponível em:https://www.correiobraziliense.com.br/brasil/2024/01/6781580-meio-ambiente-entra-em-alerta-maximo-em-2024.html . Acesso em: 25 mai. 2024.


As consequências das alterações climáticas se devem ao aquecimento das águas do Pacífico, pelo fenômeno conhecido como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.