Mais importante do que dar conta de um rol de conteúdos extremamente longo, sem relação com a vivência do
aluno e com aquilo que ele já detém como conhecimento
primeiro, é saber como esses conteúdos são produzidos. Nesse contexto, o processo de descoberta diante
de um espaço determinado, extremamente dinâmico e
em constante transformação, pode aguçar a reflexão do
aluno para produzir conhecimentos que não estão nos
livros didáticos. Ver a paisagem, seja ela qual for, no lugar em que o aluno mora ou outra fora de seu espaço de
vivência, pode suscitar interrogações que, com o suporte
do professor, ajudarão a revelar e mostrar o que existe
por trás do que se vê ou do que se ouve. Um projeto de
ensino fundamentado numa metodologia que oportunize
ao aluno a apreensão do espaço social, físico e biológico,
torna-se, portanto, fundamental no ensino básico. (Nídia Pontuschka;,Tomoko Iyda Paganelli; Núria Hanglei CACETE.
Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2007. Adaptado)
O texto faz referência a uma metodologia de ensino
denominada
a) pesquisa-ação.
b) estudo do meio.
c) sensibilização espacial.
d) estudo de recepção.
e) observação semiestruturada.