Início

Questões de Concursos Geografia e História

Resolva questões de Geografia e História comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q944173 | Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural, Geografia e História, UECE, UECE CEV, 2020

Atente para descrição contida no seguinte excerto: “[...] uma feição morfológica, desenvolvida durante períodos em que as condições climáticas favoreceram a operação de processoshidrodinâmicos e de meteorização específicos, que propiciaram a elaboração de uma superfície de erosão, ligeiramente inclinada, contando todas as estruturas e rochas, independentemente de sua natureza”.

Passos, E.; Bigarella J. J. Superfícies de erosão. In: Geomorfologia do Brasil. Cunha, S. B.; Guerra, A, J, T. (org.)3° ed. Rio de Janeiro. Bertrand Brasil. 2003.


O trecho acima refere-se a uma feição morfológica ou superfície de erosão conhecida como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

102Q943506 | Geografia, Geografia e História, UECE, UECE CEV, 2021

No que concerne às principais características que definem a geografia regional do Brasil, assinale a afirmação verdadeira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

103Q946648 | Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural, Geografia e História, UECE, UECE CEV, 2019

“A degradação de recursos naturais incorre em perda das características desejáveis dos recursos. A perda de produtividade na produção de mercadorias, tais como madeira e carne bovina, representa uma forma óbvia de degradação, assim como declínios em indicadores de produção em potencial, tais como a fertilidade do solo e o volume de madeira. No contexto da Amazônia, a forma mais importante de degradação é a perda da renda em potencial dos serviços ambientais, tais como a manutenção de biodiversidade (FEARNSIDE, 1999), a ciclagem de água (FEARNSIDE, 2004) e o armazenamento de carbono (FEARNSIDE; BARBOSA, 2003). ”

Fearnside, P.M. 2009. Degradação dos recursos naturais na Amazônia brasileira: Implicações para o uso de sistemas agroflorestais. In: R. Porro (ed.) Alternativa Agroflorestal na Amazônia em Transformação. World Agroforestry Centre (ICRAF) & EMBRAPA Amazônia Oriental, Belém, Pará.

Considerando a temática do trecho acima, que trata da degradação ambiental no contexto da Amazônia brasileira, atente para as seguintes afirmações:

I. Os sistemas agroflorestais (SAFs) são importantes para pequenos agricultores, por serem formas de produção mais sustentáveis e ambientalmente menos danosas do que a pastagem na região.

II. O desmatamento é a forma mais óbvia de degradação na Amazônia; além do desmatamento, há degradação significativa através de fogos de superfície, especialmente em anos de El Niño.

III. A exploração de madeireira, além de causar degradação direta da floresta por remoção de biomassa, também aumenta a vulnerabilidade da floresta a incêndios.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

104Q944172 | Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural, Geografia e História, UECE, UECE CEV, 2020

Erosão é um processo que possui causas multifatoriais, tornando-se um problema verificado em diversos tipos de solo em todo Brasil. Com a erosão, ocorrem impactos diversos que se refletem em perdas agrícolas, deterioração de áreas urbanas, comprometimento de alguns setores em bacias hidrográficas, entre outros. Com o avanço e a consolidação de pesquisas que investigam esse problema, surgiram estratégias, técnicas e práticas de manejo e conservação do solo tais como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

105Q944204 | História, Geografia e História, UECE, UECE CEV, 2020

A formação das comunidades da diáspora sefardita foi um processo longo e complexo que durou quase dois séculos, estendendo-se da área mediterrânea do norte da África até os portos comerciais da Europa e para as colônias portuguesas, holandesas e inglesas do continente americano. A diáspora sefardita teve seu início
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

106Q950108 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Geografia e História, UECE, UECE CEV, 2018

No que tange aos primeiros ancestrais dos seres humanos, os hominídeos, considere as seguintes afirmações:
I. O Homo erectus utilizou instrumentos de pedra e o fogo. II. O Homo neanderthalensis deu origem ao homem moderno. III. O Homo habilis viveu no princípio do Pleistoceno inferior.
É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

107Q950111 | Conhecimentos Gerais, Geografia e História, UECE, UECE CEV, 2018

A partir do século V d.C., a língua latina, utilizada em todo o Império Romano, passou a ser influenciada pelos idiomas falados por populações que invadiram o Império, especialmente os germânicos e os árabes, dando surgimento às Línguas Românicas, também conhecidas como Línguas Neolatinas. São línguas neolatinas que surgiram do encontro do latim com outros idiomas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

108Q950115 | Atualidades, Geografia e História, UECE, UECE CEV, 2018

Na América Latina, alguns presidentes que foram eleitos por meios constitucionais legais e usufruíam de aceitação popular foram destituídos, como ocorreu em Honduras em 2009 e no Paraguai em 2012. Os respectivos presidentes depostos foram
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

109Q943513 | Geografia, Geografia e História, UECE, UECE CEV, 2021

Atente para as seguintes afirmações em relação às principais correntes do pensamento geográfico:

I. A corrente denominada Geografia Cultural e Humanista prioriza as representações simbólicas e identitárias que estruturam uma atitude e uma percepção do indivíduo com relação ao espaço vivido, ao lugar, à paisagem e ao nível do cotidiano.

II. A Geografia Teorética, também chamada de Quantitativa, surgiu imbuída de objetividade, generalidade, lógica formal matemática, uso de técnicas computacionais e exatidão como principais condições de análise do espaço, e assim passou a desenvolver a pesquisa científica em Geografia.

III. Como crítica ao capitalismo e como reação à própria Geografia Tradicional e Quantitativa, surgiu, em meados da década de 1960, a Geografia Crítica Radical, postulando que o espaço tem um papel tão ativo quanto as outras estruturas das esferas de reprodução social, fazendo parte da dialética do modo de produção que o funda, dentre as quais predomina a estrutura econômica.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

110Q943526 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, Geografia e História, UECE, UECE CEV, 2021

Atente para o trecho a seguir: “[...] o tráfico negreiro se tornou uma considerável fonte de renda para a Coroa, por meio de um amplo sistema de taxação. [...] por volta de 1630, um escravo africano entrava no Brasil com uma taxação equivalente a 20% do seu preço no porto de embarque. Na segunda metade do século XVII, as taxas de exportação de africanos subiram para 28%, tornando-os ‘a mercadoria’ mais tributada de todo o império lusitano”.

FARIA, R.M.; MIRANDA, M.L.; CAMPOS, H.G. Estudos de

História. 1.ed. São Paulo: FTD, 2010, p. 257.

Coleção estudos de história; v.1.


Baseado nas informações do excerto e no que se sabe sobre o tráfico negreiro, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

111Q943541 | História, Expansão Comercial a Marítima a busca de novos mundos, Geografia e História, UECE, UECE CEV, 2021

Os séculos XIV, XV e XVI são conhecidos como a época das grandes navegações. Por trás desse movimento, encontravam-se as monarquias absolutas da Europa que orientavam essa expansão com uma política econômica conhecida como Mercantilismo, que considerava
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

112Q946651 | Geografia, Vegetação, Geografia e História, UECE, UECE CEV, 2019

“Como a vegetação é um dos componentes mais importantes da biota, seu estado de conservação e de continuidade definem a existência ou não de hábitats para as espécies, a manutenção de serviços ambientais e o fornecimento de bens essenciais à sobrevivência de populações humanas.”

Disponível em: https://www.mma.gov.br/biomas.html


O texto acima trata da conservação da vegetação como recurso natural. A partir dessa premissa, aponta-se, como uma das práticas de conservação dos recursos naturais, a criação de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

113Q944179 | Atualidades, Geografia e História, UECE, UECE CEV, 2020

A partir de uma análise de conjuntura, relacione, corretamente, os casos recentes que demarcaram importantes mudanças no quadro geopolítico da América do Sul aos diferentes países onde se manifestaram, numerando as afirmações abaixo, de acordo com a seguinte indicação:

1. Bolívia 2. Peru 3. Venezuela 4. Argentina
( ) Após o retorno de um governo de centro-esquerda ao poder no país mergulhado em crise econômica e alto índice de desemprego herdados do último governo de características neoliberais, medidas tais como taxação de grandes fortunas, congelamento de preços e intervenção em empresas etc. vem sendo tomadas no país.
( ) Após uma onda de crise política que marcou o final do último governo eleito, uma nova eleição legitimou em primeiro turno à volta ao poder de um governo de esquerda, do mesmo partido do ex-presidente, que agora tem como foco resolver os problemas internos daquele país.
( ) O país arrasta-se em meio a uma crise política decorrente de corrupção, tendo vários políticos investigados pela Operação Lava Jato. Empresas como Odebrecht e Braskem admitem ter pagado milhões em propina para obterem favorecimentos ilícitos, envolvendo diretamente seu ex-presidente e a líder do principal partido do país, o que levou a uma crise, em 2016, fazendo a disputa entre o então governo e oposição se acirrar profundamente.
( ) O atual governo, com baixíssima legitimidade, enfrenta a pior crise da história moderna do país, cuja economia vem sendo assolada por inflação exorbitante, e a sociedade por carestias em todos os setores, fuga de investimentos, radicalização e perseguição política e aguda crise social.


A sequência correta, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

114Q944191 | História, Brasil Monárquico Segundo Reinado 1831 1889, Geografia e História, UECE, UECE CEV, 2020

“Na Europa, o pensamento liberal, cujo lema era ‘liberdade, igualdade e fraternidade’, decepcionara a muitos, gerando várias correntes socialistas que criticavam a desigualdade social. [...] Os liberais radicais do Recife agrupavam-se no Diário Novo para debater as novas ideias. Os líderes do partido eram pessoas de várias tendências, sobretudo progressistas, inconformadas com o quadro político-social de sua província, dominado pela oligarquia agrária.”
BARBEIRO, Heródoto et al. História: volume único para o Ensino Médio (coleção de olho no mundo do trabalho). São Paulo: Scipione, 2004, p. 346-7.

O Movimento revoltoso, ocorrido em Pernambuco, em 1848, que foi influenciado por esses ideários europeus é denominado de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

115Q944197 | História, Geografia e História, UECE, UECE CEV, 2020

No que concerne à História da África, atente para o seguinte excerto:
“O certo é que, ao contrário do que a literatura colonialista acostumou a opinião pública europeia a pensar, a África não era uma terra “selvagem”, refratária ao progresso e aos valores da civilização. Um exemplo encontra-se no reino Bamun, situado na atual República dos Camarões”.

MACEDO, J.R. História da África. São Paulo: Contexto, 2019, pp. 132-135).


Escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir sobre o reino Bamun.
( ) A islamização do reino permitiu melhores condições de resistir ao avanço cristão europeu. ( ) O rei Njoya (1875-1933), durante seu reinado, conseguiu, por meio de ações diplomáticas, evitar que Bamun sucumbisse aos interesses colonialistas britânicos. ( ) Foi abolida a religião nacional e foram proibidas a leitura dos livros sagrados e a entrada de missionários alemães no reino. ( ) A abertura da economia permitiu a introdução de tecnologia e da indústria.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

116Q950091 | História e Geografia de Estados e Municípios, Geografia e História, UECE, UECE CEV, 2018

Atente ao que se diz a seguir sobre a relação entre meio ambiente e expansão dos espaços urbanos/metropolitanos no Brasil.
I. Nas capitais brasileiras, o desenvolvimento tecnológico permitiu que os habitantes consumissem menor quantidade de recursos naturais, reduzindo os custos com o tratamento de resíduos sólidos e com o reaproveitamento do lixo urbano. II. Nos grandes centros urbanos brasileiros, o aumento da degradação ambiental é consequência exclusiva da ação dos indivíduos pertencentes aos grupos mais pobres da sociedade, que poluem rios e lagoas com efluentes domésticos e lançam seus resíduos sólidos indiscriminadamente sobre ruas ou terrenos abandonados. III. Em duas décadas, a motorização individual se ampliou consideravelmente nas pequenas, médias e grandes cidades do Brasil, e isso justifica o aumento dos congestionamentos e a redução da qualidade no transporte urbano.
Está correto o que se afirma somente em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

117Q950110 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Geografia e História, UECE, UECE CEV, 2018

Após o fim do Império Romano do Ocidente em 476 d.C., o panorama político e cultural europeu encontrou-se extremamente fragmentado e, aos poucos, iniciou-se o processo feudal. Considerando essa proposição, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir sobre a periodização relativa ao feudalismo.
( ) Entre os séculos VI-VIII formaram-se os reinos romanos-bárbaros. ( ) No ano de 800 d.C. Carlos Magno criou o Sacro Império Romano-Germânico. ( ) O Sacro Império Romano-Germânico foi dividido em três partes em 843. ( ) O sistema Feudal firmou-se em toda a Europa entre os séculos IX e XI d.C.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

118Q943523 | Geografia, Relevo, Geografia e História, UECE, UECE CEV, 2021

Analise as seguintes afirmações que tratam sobre o relevo brasileiro e do Continente Sul-Americano.

I. Dentre as estruturas de relevo brasileiras ocorrem bacias de sedimentação recente, como a do Pantanal Mato-Grossense e a Bacia Amazônica Ocidental (Bacia do Solimões), que apresentam sedimentos cambrianos e pré-cambrianos.

II. No relevo brasileiro, as formações litológicas são predominantemente antigas. No entanto, as formas do relevo são mais recentes, em virtude dos efeitos da tectônica meso-cenozoica, permitindo que os desgastes erosivos produzam continuamente novas feições ao modelado.

III. As formas do relevo brasileiro têm, dentre os seus mecanismos de origem, as formações litológicas e os arranjos estruturais antigos, além de processos mais recentes e o constante desgaste erosivo provocados por climas pretéritos e atuais.

IV. Dentre as grandes estruturas que definem os macrocompartimentos dos relevos encontrados no Brasil e na América do Sul, encontram-se os crátons, ou plataformas; os cinturões orogênicos antigos e recentes; as grandes bacias sedimentares paleomesozoicas e as bacias sedimentares cenozoicas.

Está correto o que se afirma somente em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

119Q946661 | Geografia, Geografia e História, UECE, UECE CEV, 2019

Com relação às principais correntes da Geografia, assinale a afirmação verdadeira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

120Q946665 | História e Geografia de Estados e Municípios, Geografia e História, UECE, UECE CEV, 2019

Filipe Camarão, Henrique Dias, André Vidal de Negreiros e João Fernandes Vieira são personagens que participaram da Insurreição Pernambucana, que foi
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.