Início

Questões de Concursos Geografia e História

Resolva questões de Geografia e História comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q944178 | Geografia, Geografia e História, UECE, UECE CEV, 2020

Leia atentamente os seguintes excertos:

“[...] as dinâmicas da natureza tornaram-se de tal modo dependentes da atividade antrópica, que não se pode mais, no limite, falar propriamente de ‘natureza’ como algo irredutivelmente diverso da esfera do humano [...]”; “Um mundo feito à imagem e semelhança do homem contemporâneo está nascendo sob nossos olhos [...]. Com ele se abole a cisão, inaugural na consciência de si do homem, entre a esfera do humano e a do não humano”; “[Nele], a natureza deixou de ser uma variável independente do homem e se tornou, em última instancia, uma relação social”.

MARQUES, Luiz. Capitalismo e colapso ambiental. Campinas: Ed. da Unicamp, 2015, pp. 581, 595 e 400.

Os excertos acima fazem referência a uma nova época do período geológico quaternário, denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

102Q950108 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Geografia e História, UECE, UECE CEV, 2018

No que tange aos primeiros ancestrais dos seres humanos, os hominídeos, considere as seguintes afirmações:
I. O Homo erectus utilizou instrumentos de pedra e o fogo. II. O Homo neanderthalensis deu origem ao homem moderno. III. O Homo habilis viveu no princípio do Pleistoceno inferior.
É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

103Q943529 | História, Brasil Monárquico Primeiro Reinado 1822 1831, Geografia e História, UECE, UECE CEV, 2021

Apesar de liderado também pelo comerciante Domingos José Martins, a forte presença de religiosos como João Ribeiro Pessoa de Melo Montenegro (Padre João Ribeiro), Pedro de Sousa Tenório (Vigário Tenório), José Inácio Ribeiro de Abreu e Lima (Padre Roma) e Joaquim da Silva Rabelo (Frei Caneca) marcou o movimento, de influência iluminista, em oposição aos impostos e à presença portuguesa na administração pública, conhecido como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

104Q946648 | Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural, Geografia e História, UECE, UECE CEV, 2019

“A degradação de recursos naturais incorre em perda das características desejáveis dos recursos. A perda de produtividade na produção de mercadorias, tais como madeira e carne bovina, representa uma forma óbvia de degradação, assim como declínios em indicadores de produção em potencial, tais como a fertilidade do solo e o volume de madeira. No contexto da Amazônia, a forma mais importante de degradação é a perda da renda em potencial dos serviços ambientais, tais como a manutenção de biodiversidade (FEARNSIDE, 1999), a ciclagem de água (FEARNSIDE, 2004) e o armazenamento de carbono (FEARNSIDE; BARBOSA, 2003). ”

Fearnside, P.M. 2009. Degradação dos recursos naturais na Amazônia brasileira: Implicações para o uso de sistemas agroflorestais. In: R. Porro (ed.) Alternativa Agroflorestal na Amazônia em Transformação. World Agroforestry Centre (ICRAF) & EMBRAPA Amazônia Oriental, Belém, Pará.

Considerando a temática do trecho acima, que trata da degradação ambiental no contexto da Amazônia brasileira, atente para as seguintes afirmações:

I. Os sistemas agroflorestais (SAFs) são importantes para pequenos agricultores, por serem formas de produção mais sustentáveis e ambientalmente menos danosas do que a pastagem na região.

II. O desmatamento é a forma mais óbvia de degradação na Amazônia; além do desmatamento, há degradação significativa através de fogos de superfície, especialmente em anos de El Niño.

III. A exploração de madeireira, além de causar degradação direta da floresta por remoção de biomassa, também aumenta a vulnerabilidade da floresta a incêndios.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

105Q946649 | Geografia, Geografia e História, UECE, UECE CEV, 2019

Os relevos e as feições cársticas se originam em rochas solúveis, afetadas pela ação da água. Sua evolução é comandada por processos geoquímicos e físicos. Considerando este tipo de relevo e suas feições, analise as seguintes afirmações:

I. Entre as rochas mais favoráveis à carstificação, encontram-se as carbonática, como os calcários, os mármores, os granitos e a dolomita.

II. Os relevos cársticos evoluem segundo os mesmos processos, que geram outras feições não cársticas, porém somam-se os processos de dissolução e abatimentos, condicionados pela natureza da rocha e pelo sistema hídrico.

III. O desenvolvimento do carste é favorecido quando a região carbonática possui topografia, no mínimo, moderadamente acidentada.

É correto o que se afirma somente em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

106Q946665 | História e Geografia de Estados e Municípios, Geografia e História, UECE, UECE CEV, 2019

Filipe Camarão, Henrique Dias, André Vidal de Negreiros e João Fernandes Vieira são personagens que participaram da Insurreição Pernambucana, que foi
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

107Q946681 | História, Guerra Fria e seus desdobramentos, Geografia e História, UECE, UECE CEV, 2019

O muro de Berlim foi destruído no dia 9 de novembro de 1989; com ele caiu o símbolo concreto da Guerra Fria e terminou uma fase histórica importante do mundo contemporâneo. O muro, que cercava a zona oeste da cidade, foi construído na noite entre os dias 12 e 13 de agosto de 1961, pelo governo da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

108Q944189 | História, Mercantilismo, Geografia e História, UECE, UECE CEV, 2020

Atente para o seguinte excerto de um texto baseado nos estudos da historiadora Mary Del Priore a respeito da cultura e do cotidiano de um período do Brasil Colônia:
“(...) no Brasil de 1650 não existiam tabus como o da virgindade obrigatória até o casamento. Quebrado em tempos modernos, esse tabu ainda estava por nascer em 1600, e até o século XVIII era difícil achar alguém que se casasse sem antes ter tido relações sexuais. Mas o motivo era bem diferente do atual. É que, naquela época, ter filhos era muito importante. A mulher precisava provar ao homem que era fértil, engravidando antes do compromisso, uma regra consentida por toda a comunidade — inclusive pela Igreja, desde que tudo terminasse em casamento."
ALVES, Januária Cristina. O lado feminino do Brasil colonial: a vida das mulheres no século XVI. In: Revista Super Interessante. São Paulo, Editora Abril, v.79, 1994.


O trecho acima apresenta a ideia de que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

109Q944191 | História, Brasil Monárquico Segundo Reinado 1831 1889, Geografia e História, UECE, UECE CEV, 2020

“Na Europa, o pensamento liberal, cujo lema era ‘liberdade, igualdade e fraternidade’, decepcionara a muitos, gerando várias correntes socialistas que criticavam a desigualdade social. [...] Os liberais radicais do Recife agrupavam-se no Diário Novo para debater as novas ideias. Os líderes do partido eram pessoas de várias tendências, sobretudo progressistas, inconformadas com o quadro político-social de sua província, dominado pela oligarquia agrária.”
BARBEIRO, Heródoto et al. História: volume único para o Ensino Médio (coleção de olho no mundo do trabalho). São Paulo: Scipione, 2004, p. 346-7.

O Movimento revoltoso, ocorrido em Pernambuco, em 1848, que foi influenciado por esses ideários europeus é denominado de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

110Q950089 | Atualidades, Política, Geografia e História, UECE, UECE CEV, 2018

Os últimos trinta anos ficaram marcados por uma tendência cada vez maior de expansão global das relações capitalistas. No entanto, recentemente, surgiram movimentos que questionam a globalização desenfreada e o internacionalismo liberal, defendendo, em seu lugar, um forte regionalismo ou o fechamento comercial de fronteiras nacionais. Entre as muitas variedades destes movimentos NÃO se incluem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

111Q944204 | História, Geografia e História, UECE, UECE CEV, 2020

A formação das comunidades da diáspora sefardita foi um processo longo e complexo que durou quase dois séculos, estendendo-se da área mediterrânea do norte da África até os portos comerciais da Europa e para as colônias portuguesas, holandesas e inglesas do continente americano. A diáspora sefardita teve seu início
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

112Q944187 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, Geografia e História, UECE, UECE CEV, 2020

Entre 1500 e 1822, o Brasil esteve sob o domínio e a administração portuguesa. Atente para o que se diz a seguir sobre esse período:

I. O Governo-Geral do Brasil foi estabelecido em 1621 como forma de reunir o Estado do Brasil e o Estado do Maranhão em um só governo sediado em Salvador.
II. A transferência da capital do Brasil de Salvador para o Rio de Janeiro ocorreu em 1763, mesmo ano em que a colônia foi elevada a Vice-Reino.
III. Em 1815 ocorreu a elevação do Brasil a Reino Unido com Portugal e Algarves, entretanto, a cidade do Rio de Janeiro já era sede do império colonial português desde 1808.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

113Q950109 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Geografia e História, UECE, UECE CEV, 2018

As Guerras Púnicas, que se constituíram por uma série de combates entre Roma e Cartago no período entre o século III e o século II a.C., assinalaram uma mudança radical na história de Roma e do mundo antigo, porque
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

114Q950111 | Conhecimentos Gerais, Geografia e História, UECE, UECE CEV, 2018

A partir do século V d.C., a língua latina, utilizada em todo o Império Romano, passou a ser influenciada pelos idiomas falados por populações que invadiram o Império, especialmente os germânicos e os árabes, dando surgimento às Línguas Românicas, também conhecidas como Línguas Neolatinas. São línguas neolatinas que surgiram do encontro do latim com outros idiomas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

115Q950115 | Atualidades, Geografia e História, UECE, UECE CEV, 2018

Na América Latina, alguns presidentes que foram eleitos por meios constitucionais legais e usufruíam de aceitação popular foram destituídos, como ocorreu em Honduras em 2009 e no Paraguai em 2012. Os respectivos presidentes depostos foram
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

116Q943513 | Geografia, Geografia e História, UECE, UECE CEV, 2021

Atente para as seguintes afirmações em relação às principais correntes do pensamento geográfico:

I. A corrente denominada Geografia Cultural e Humanista prioriza as representações simbólicas e identitárias que estruturam uma atitude e uma percepção do indivíduo com relação ao espaço vivido, ao lugar, à paisagem e ao nível do cotidiano.

II. A Geografia Teorética, também chamada de Quantitativa, surgiu imbuída de objetividade, generalidade, lógica formal matemática, uso de técnicas computacionais e exatidão como principais condições de análise do espaço, e assim passou a desenvolver a pesquisa científica em Geografia.

III. Como crítica ao capitalismo e como reação à própria Geografia Tradicional e Quantitativa, surgiu, em meados da década de 1960, a Geografia Crítica Radical, postulando que o espaço tem um papel tão ativo quanto as outras estruturas das esferas de reprodução social, fazendo parte da dialética do modo de produção que o funda, dentre as quais predomina a estrutura econômica.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

117Q944197 | História, Geografia e História, UECE, UECE CEV, 2020

No que concerne à História da África, atente para o seguinte excerto:
“O certo é que, ao contrário do que a literatura colonialista acostumou a opinião pública europeia a pensar, a África não era uma terra “selvagem”, refratária ao progresso e aos valores da civilização. Um exemplo encontra-se no reino Bamun, situado na atual República dos Camarões”.

MACEDO, J.R. História da África. São Paulo: Contexto, 2019, pp. 132-135).


Escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir sobre o reino Bamun.
( ) A islamização do reino permitiu melhores condições de resistir ao avanço cristão europeu. ( ) O rei Njoya (1875-1933), durante seu reinado, conseguiu, por meio de ações diplomáticas, evitar que Bamun sucumbisse aos interesses colonialistas britânicos. ( ) Foi abolida a religião nacional e foram proibidas a leitura dos livros sagrados e a entrada de missionários alemães no reino. ( ) A abertura da economia permitiu a introdução de tecnologia e da indústria.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

118Q950091 | História e Geografia de Estados e Municípios, Geografia e História, UECE, UECE CEV, 2018

Atente ao que se diz a seguir sobre a relação entre meio ambiente e expansão dos espaços urbanos/metropolitanos no Brasil.
I. Nas capitais brasileiras, o desenvolvimento tecnológico permitiu que os habitantes consumissem menor quantidade de recursos naturais, reduzindo os custos com o tratamento de resíduos sólidos e com o reaproveitamento do lixo urbano. II. Nos grandes centros urbanos brasileiros, o aumento da degradação ambiental é consequência exclusiva da ação dos indivíduos pertencentes aos grupos mais pobres da sociedade, que poluem rios e lagoas com efluentes domésticos e lançam seus resíduos sólidos indiscriminadamente sobre ruas ou terrenos abandonados. III. Em duas décadas, a motorização individual se ampliou consideravelmente nas pequenas, médias e grandes cidades do Brasil, e isso justifica o aumento dos congestionamentos e a redução da qualidade no transporte urbano.
Está correto o que se afirma somente em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

119Q950100 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, Geografia e História, UECE, UECE CEV, 2018

O governo de Felipe I à frente do reino português (1581-1598) marcou o início da União Ibérica, período em que os dois reinos ibéricos foram governados pelo mesmo soberano, após a guerra de sucessão portuguesa. Este mesmo monarca, chamado Felipe II, na Espanha, originou a dinastia filipina.
Em relação ao Brasil, a chegada do rei espanhol ao trono português teve como consequência
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

120Q943506 | Geografia, Geografia e História, UECE, UECE CEV, 2021

No que concerne às principais características que definem a geografia regional do Brasil, assinale a afirmação verdadeira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.