Questões de Concursos Geoprocessamento

Resolva questões de Geoprocessamento comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q920301 | Arquitetura, Meio Ambiente na Arquitetura, Geoprocessamento, IPHAN, FGV, 2025

A matriz de Leopold é uma ferramenta clássica e amplamente utilizada na área de Avaliação de Impacto Ambiental para identificar, descrever e avaliar os potenciais impactos ambientais de um determinado projeto ou atividade.
Assinale a opção que indica os tipos de projetos para os quais a Matriz de Leopold é indicada como a ferramenta mais adequada para a avaliação de impactos ambientais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q920302 | Arquitetura, Morfologia Urbana, Geoprocessamento, IPHAN, FGV, 2025

Devido ao elevado potencial de danos ambientais, as barragens para depósitos de rejeitos de mineração devem ser minuciosamente monitoradas com o intuito de identificar eventuais deslocamentos e deformações decorrentes de alterações estruturais que requerem ações corretivas.
Assinale a opção que indica a geotecnologia mais adequada para o monitoramento de deformações em uma barragem de mineração de grande extensão, permitindo a detecção de movimentos milimétricos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q920303 | Arquitetura, Políticas Públicas, Geoprocessamento, IPHAN, FGV, 2025

Os instrumentos de gestão ambiental são ferramentas desenvolvidas para planejar, monitorar e implementar políticas ambientais, com o objetivo de garantir o uso sustentável dos recursos naturais e a preservação do meio ambiente.
Para avaliar a compatibilidade de um projeto de mineração com as áreas de conservação ambiental e as terras indígenas, assinale a opção que indica o instrumento de gestão ambiental mais adequado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q920304 | Arquitetura, Geoprocessamento em Arquitetura, Geoprocessamento, IPHAN, FGV, 2025

Diversas tecnologias de aquisição de dados geoespaciais desenvolvidas nas últimas décadas foram motivadas pelas demandas de monitoramento ambiental. Já outras foram adaptadas para essa finalidade, em virtude da aderência de suas potencialidades a esta aplicação específica. Sendo assim, rastreadores, satélites e drones e outros recursos foram incorporados nas metodologias mais atuais.
Assinale a opção que descreve, corretamente, a principal função dos drones de imageamento no processo de licenciamento ambiental.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q920305 | Arquitetura, Meio Ambiente na Arquitetura, Geoprocessamento, IPHAN, FGV, 2025

No contexto de um Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), é necessário selecionar formas eficazes de representação de fenômenos observados sobre a área de estudo.
Considerando a necessidade de geração de um mapa de potencial solar, assinale a opção que apresenta a forma mais eficiente de representar a distribuição espacial da irradiação incidente na área de estudo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q920306 | Arquitetura, Geoprocessamento em Arquitetura, Geoprocessamento, IPHAN, FGV, 2025

Um município pretende desenvolver um SIG com a finalidade de apoiar a implantação de um plano de manejo para uma unidade de conservação. Com isso, pretende-se operacionalizar o monitoramento da conformidade das atividades com as exigências legais relacionadas à preservação daquela área.
Assinale a opção que indica a principal funcionalidade a ser implementada no SIG para atingir esse objetivo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q920307 | Arquitetura, Geoprocessamento em Arquitetura, Geoprocessamento, IPHAN, FGV, 2025

O desenvolvimento tecnológico das aeronaves remotamente pilotadas e dos sensores que podem ser nelas embarcados permitiu aprimorar processos que, antes, eram executados empregando aeronaves de grande porte e imagens de satélite.
Assinale a opção que apresenta uma desvantagem do emprego de drones no planejamento da recuperação de áreas degradadas em decorrência de um deslizamento de terra, em comparação com as imagens de satélite.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q920308 | Arquitetura, Geoprocessamento em Arquitetura, Geoprocessamento, IPHAN, FGV, 2025

Para avaliar a recuperação de uma área de manguezal após uma inundação, planeja-se monitorar o crescimento da vegetação por meio de avaliação periódica de imagens de satélite.
Assinale a opção que indica as faixas do espectro eletromagnético às quais o sensor escolhido deve ser sensível.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q920309 | Arquitetura, Geoprocessamento em Arquitetura, Geoprocessamento, IPHAN, FGV, 2025

Embora a integração da Internet das Coisas (IoT) e os Sistemas de Informações Geográficas (SIG) ofereça grandes benefícios, algumas limitações podem ser observadas.
Assinale a opção que apresenta um fator que pode inviabilizar o uso de IoT.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q920310 | Arquitetura, Geoprocessamento em Arquitetura, Geoprocessamento, IPHAN, FGV, 2025

A integração da Internet das Coisas (IoT) com a especificação Sensor Web Enablement (SWE), desenvolvida pelo Open Geospatial Consortium (OGC), representa um avanço significativo para a coleta, o armazenamento e o compartilhamento de dados geoespaciais provenientes de sensores.
Assinale a opção que corresponde a um serviço descrito na especificação SWE que facilita a integração com IoT.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q920311 | Arquitetura, Geoprocessamento em Arquitetura, Geoprocessamento, IPHAN, FGV, 2025

Mapas temáticos representam a distribuição espacial de variáveis observadas sobre a superfície terrestre, definindo faixas de valores conforme critérios que enfatizem certas características.
Considerando a criação de um mapa de declividades para fins de análise de viabilidade ambiental, assinale a opção que indica o critério de classificação que representa de forma mais eficaz os valores observados.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q920312 | Arquitetura, Morfologia Urbana, Geoprocessamento, IPHAN, FGV, 2025

Florações de algas nocivas são caracterizadas pela proliferação excessiva de certas espécies de algas ou cianobactérias em ambientes aquáticos, como lagos, rios, estuários e oceanos, que podem causar impactos negativos ao ecossistema, à saúde humana e às atividades econômicas.
Assinale a opção que indica os produtos de sensoriamento remoto mais adequados para monitorar a qualidade da água em um corpo d'água costeiro, detectando a presença de florações de algas nocivas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q920313 | Arquitetura, Morfologia Urbana, Geoprocessamento, IPHAN, FGV, 2025

A análise de impactos ambientais em uma área degradada inclui a identificação de zonas de recarga de aquíferos, ou seja, os locais que permitem, nos períodos de maior disponibilidade, o armazenamento de excedentes hídricos em meio subterrâneo.
Assinale a opção que indica os conjuntos de dados geoespaciais mais relevante para essa identificação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q920314 | Arquitetura, Geoprocessamento em Arquitetura, Geoprocessamento, IPHAN, FGV, 2025

A integração de GPS e drones é uma solução extremamente eficaz para gerar imagens georreferenciadas com alta precisão e flexibilidade, oferecendo benefícios significativos em termos de análise espacial, de mapeamento e de monitoramento ambiental. Para isso, é necessário adequar os métodos de posicionamento com GPS às particularidades do levantamento.
Assinale a opção que apresenta o método de posicionamento que utiliza o GPS e permite o armazenamento de coordenadas precisas às imagens geradas por drones durante o voo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q920315 | Arquitetura, Geoprocessamento em Arquitetura, Geoprocessamento, IPHAN, FGV, 2025

O monitoramento contínuo de áreas licenciadas é essencial para proteger regiões sensíveis, como unidades de conservação e áreas de preservação permanente (APPs). O geoprocessamento oferece ferramentas avançadas para integrar, analisar e gerar informações úteis à gestão ambiental.
De acordo com essa tecnologia, assinale a opção que apresenta a aplicação voltada para o monitoramento ambiental dessas áreas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q920316 | Arquitetura, Morfologia Urbana, Geoprocessamento, IPHAN, FGV, 2025

O mapeamento de risco pode proporcionar informações que ajudem na gestão preventiva e corretiva de desastres, na proteção de vidas humanas, na redução de danos materiais e na recuperação de áreas afetadas.
Em comparação com outros métodos de mapeamento de áreas de risco de contaminação do solo e da água, assinale a opção que indica a principal vantagem da utilização de mapas temáticos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q920317 | Arquitetura, Geoprocessamento em Arquitetura, Geoprocessamento, IPHAN, FGV, 2025

Em situações de emergência, como os recentes desastres naturais causados por fortes chuvas no Sudeste do Brasil, tecnologias avançadas desempenham um papel fundamental no mapeamento de áreas de risco e na tomada de decisões rápidas.
No caso de deslizamentos de terra e inundações, para o monitoramento e análise das áreas afetadas com base em dados geoespaciais, assinale a opção que indica a ferramenta mais comumente usada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q920318 | Arquitetura, Geoprocessamento em Arquitetura, Geoprocessamento, IPHAN, FGV, 2025

A análise de riscos ambientais é um processo sistemático que visa identificar, avaliar e gerenciar os potenciais riscos associados a fatores ambientais que possam causar impactos negativos em seres humanos, ecossistemas e infraestrutura. Ela é fundamental para identificar e avaliar áreas suscetíveis a desastres naturais, como a erosão do solo.
Assinale a opção que indica o método ou a técnica amplamente usada para identificar áreas vulneráveis à erosão do solo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q920319 | Arquitetura, Geoprocessamento em Arquitetura, Geoprocessamento, IPHAN, FGV, 2025

Ferramentas de geoprocessamento tornaram-se indispensáveis para o estudo de áreas vulneráveis. Essas ferramentas permitem integrar dados geoespaciais, como informações topográficas, uso do solo e características climáticas, para criar modelos e mapas que auxiliam no planejamento urbano e na mitigação de desastres naturais, como deslizamentos e enchentes.
Assinale a opção que descreve corretamente uma aplicação do geoprocessamento no monitoramento e gestão de riscos ambientais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q993436 | Engenharia de Agrimensura, Geoprocessamento, IBGE, AOCP, 2019

De acordo com as bases da Semiologia Gráfica, a Cartografia é considerada uma linguagem universal, não convencional e, portanto, monossêmica. Assim, é correto afirmar que, em um sistema monossêmico,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.