Questões de Concursos Gestão

Resolva questões de Gestão comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q993712 | Gestão de Pessoas, Criatividade e Inovação, Gestão, IBGE, IBFC, 2021

Quando uma organização busca desenvolver talentos, busca despertar suas potencialidades permitindo que essas aflorem e cresçam até o nível desejado de resultados. Para isso, estimulam a participação de seus funcionários em eventos que possibilitem e levem à reflexão em temas que colaborem com o seu trabalho. Sobre esses eventos, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q993713 | Administração Geral, Planejamento Estratégico, Gestão, IBGE, IBFC, 2021

Planejamento estratégico é o processo de definir os objetivos de longo prazo da organização. Um processo sistemático de planejamento estratégico é uma sequência de análises e decisões que compreendem alguns componentes. Assinale a alternativa que não apresente um desses componentes.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q993743 | Administração Geral, Liderança e Motivação, Gestão, IBGE, IBFC, 2021

Motivação e liderança são conceitos interligados e estudados na escola de relações humanas. Sobre liderança e o líder, analise as afirmativas abaixo:
I. Líder de um time é aquele capaz de coordenar esforços para a obtenção de um objetivo comum. II. O bom líder é aquele que consegue despertar o que há de melhor no outro, conciliando os interesses individuais e particulares com os objetivos comuns. III. Ao líder é delegado o poder e responsabilidade de facilitar a existência de condições propícias à realização do trabalho.
Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q993744 | Administração Geral, Normas do Conselho Federal de Administração, Gestão, IBGE, IBFC, 2021

Sobre o trabalho do administrador, analise as afirmativas abaixo:


I. Um dos principais componentes do trabalho do administrador é a tomada de decisão.

II. As decisões são escolhas que os gestores fazem, como resultado do julgamento de alternativas.

III. As alternativas originam-se da análise de situações que oferecem problemas e oportunidades.


Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q993745 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional em Gestão de Pessoas, Gestão, IBGE, IBFC, 2021

Competências são os conhecimentos, as habilidades e as atitudes necessárias para uma pessoa desempenhar atividades. Assinale a alternativa que contém a competência que o gerente usa para liderar sua equipe, trabalhar com seus colegas, superiores e clientes e relacionar-se com todas as outras pessoas de sua rede de contatos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q993746 | Administração Geral, Melhoria Contínua e Qualidade Total, Gestão, IBGE, IBFC, 2021

Qualidade indica uma das principais medidas do desempenho das organizações e faz parte do dia a dia dos administradores. Qualidade está ligada a algumas características, dentre elas ______ que é a qualidade planejada, a definição de como o produto deve ser.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q993747 | Administração Geral, Eficiência, Gestão, IBGE, IBFC, 2021

Avaliar o desempenho das organizações é algo muito importante. Todas as organizações são sistemas de recursos que perseguem objetivos. Sendo assim, o desempenho de uma organização pode ser avaliado pela medida em que os objetivos são realizados.
Assinale a alternativa que apresenta o nome que se dá ao realizar tarefas de maneira correta, sem erros sem atrasos, de maneira inteligente, com o mínimo de esforço e o maior aproveitamento dos recursos disponíveis.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q993748 | Administração Geral, Gráficos, Gestão, IBGE, IBFC, 2021

Todos os processos da Administração são processos de tomar decisões. As decisões são tomadas para resolver problemas ou aproveitar oportunidades. O processo de tomar decisões é uma atividade humana, passível de erros. Sendo assim, há técnicas para estruturar o processo decisório ajudando a eliminar improvisação e aumentar o grau de certeza na tomada de decisão. Assinale, dentre as alternativas, aquela que apresenta a técnica correta na fase de tomada de decisão chamada “escolha de uma ALTERNATIVA”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q993749 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Gestão, IBGE, IBFC, 2021

Motivação para o trabalho é um estado psicológico de disposição, interesse ou vontade de perseguir ou realizar uma tarefa ou meta. Sobre esse assunto, analise as afirmativas abaixo:
I. A motivação para o trabalho é resultante de uma interação complexa entre os motivos internos das pessoas e os estímulos da situação ou ambiente. II. São exemplos de motivos internos: necessidade, interesse e recompensa. III. São exemplos de motivos externos: valores, incentivos e punições.
Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q993750 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Gestão, IBGE, IBFC, 2021

A motivação humana é um tema tratado na administração. Maslow escreveu em seu livro Motivação e Personalidade sua teoria da hierarquização das necessidades humanas. A necessidade, que é o desejo dos indivíduos de renovar e reciclar seu potencial e tornar-se cada vez mais o que cada um seria capaz de ser é uma das necessidades da teoria da hierarquização das necessidades humanas de Maslow. Assinale a alternativa em que está o nome dessa necessidade descrita acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q993751 | Administração Geral, Liderança e Motivação, Gestão, IBGE, IBFC, 2021

Liderança no trabalho é um tema que deve ser tratado dentro das empresas. Sobre esse tema analise as afirmativas abaixo:
I. Liderança situacional tem como premissa o nível de desenvolvimento dos membros da equipe. II. Liderança situacional tem como premissa a situação a ser enfrentada e resolvida. III. O único responsável por uma boa liderança é o líder.
Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q993752 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional em Gestão de Pessoas, Gestão, IBGE, IBFC, 2021

Desempenho humano é o ato ou efeito de cumprir ou executar determinada missão ou meta previamente traçada. Avaliação de desempenho é o instrumento gerencial que permite ao administrador mensurar os resultados obtidos por um empregado ou por um grupo, em período e área específicos. Sobre os objetivos e as utilidades de se fazer avaliação de desempenho, assinale a alternativa incorreta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q993753 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional em Gestão de Pessoas, Gestão, IBGE, IBFC, 2021

Sobre Avaliação de Desempenho, analise as afirmativas abaixo:


I. Um campo que influencia na obtenção de resultados positivo numa avaliação de desempenho é o querer e o saber.

II. Um campo que influencia na obtenção de resultados positivo numa avaliação de desempenho são as metas.

III. Um campo que influencia na obtenção de resultados positivo numa avaliação de desempenho são as possibilidades.


Assinale a alternativa correta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q993754 | Administração Geral, Comportamento Organizacional e Trabalho em Equipe, Gestão, IBGE, IBFC, 2021

Sistemas são conjuntos de componentes ou partes interdependentes de um todo, alguma forma de interação. A visão sistêmica melhora o entendimento e a explicação sobre o relacionamento entre as partes de um conjunto e desse conjunto com seu meio. Sobre a visão sistêmica da Administração, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q993755 | Administração Geral, Comportamento Organizacional e Trabalho em Equipe, Gestão, IBGE, IBFC, 2021

Sobre Administração, analise as afirmativas abaixo:


I. Administração é processo porque tem o significado de norte, de caminho a ser percorrido e buscar um resultado comum.

II. Administração é solução de problemas porque é uma atividade contínua.

III. Administração é coordenação porque o administrador é como um maestro e precisa reger a empresa.


Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q993757 | Direito Administrativo, Agentes públicos e Lei 8112 de 1990, Gestão, IBGE, IBFC, 2021

A Lei nº 8.112/1990 trata em seu artigo 127 das denominadas “penalidades disciplinares”. Acerca das disposições da supracitada lei, assinale a alternativa que apresente uma penalidade disciplinar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q993759 | Direito Administrativo, Agentes públicos e Lei 8112 de 1990, Gestão, IBGE, IBFC, 2021

Acerca da prescrição da ação penal e as disposições da Lei nº 8.112/1990, analise as afirmativas abaixo e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A ação disciplinar prescreverá em 8 (oito) anos, quanto às infrações puníveis com demissão. ( ) A ação disciplinar prescreverá em 180 (cento e oitenta) dias, quanto às infrações puníveis com advertência. ( ) A ação disciplinar prescreverá em 2 (dois) anos, quando às infrações puníveis com suspensão.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q993760 | Legislação Federal, Gestão, IBGE, IBFC, 2021

Leia abaixo uma regra deontológica prevista no Código de Ética Profissional do Servidor Público do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE):
III - A ___ da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a ___ do ato administrativo. Para melhor exercício de sua função pública no IBGE, o servidor deve ter consciência da relevância das informações estatísticas e geocientíficas, a fim de atender ao direito à ___ de modo imparcial e com igualdade de acesso. É imprescindível que o servidor do IBGE zele pela qualidade dos processos de produção das informações oficiais, adotando critérios de boas práticas tanto nas atividades finalísticas quanto nas atividades de apoio.
(Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv98031.p df. Acesso em 21 mar.2021, p.09 e ss)
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q993761 | Administração Pública, Normas dos Conselhos Estaduais de Administração, Gestão, IBGE, IBFC, 2021

O Código de Ética Profissional do Servidor Público do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) traz em seu bojo os principais deveres do servidor público do IBGE. Acerca dos deveres fundamentais do servidor do IBGE, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.