Questões de Concursos Gestão Governamental

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101Q1024079 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Gestão Governamental, Prefeitura de Niterói RJ, FGV, 2024

Texto associado.
Text I


Embarking on the ESG journey


Efforts to mitigate the accelerating effects of climate change and address perceived historical social inequities are two powerful issues driving change globally. These movements have enhanced awareness of how all organizations impact, influence, and interact with society and the environment.
They also have spurred organizations to better recognize and manage ESG risks (i.e., risks associated with how organizations operate in respect to their impact on the world around them). This broad risk category includes areas that are dynamic and often driven by factors that can be difficult to measure objectively, such as inclusion, ethical behavior, corporate culture, and embracing sustainability across the organization.
Still, there is growing urgency for organizations to understand and manage ESG risks, particularly as investors and regulators focus on organizations producing high-quality reporting on sustainability efforts. What’s more, that pressure is being reflected increasingly in executive performance as more organizations tie incentive compensation metrics to ESG goals.
Additional risk areas associated with ESG are varied and can include reliance on third-party data, potential reputational damage from faulty reporting, and the real possibility that an organization’s explicit commitments to meet specific sustainability goals could grow into a material weakness.
As ESG reporting becomes increasingly common, it should be treated with the same care as financial reporting. Organizations need to recognize that ESG reporting must be built on a strategically crafted system of internal controls and accurately reflect how an organization’s ESG efforts relate to each other, the organization’s finances, and value creation. […] Seeking out objective assurance on all ESG-related risk management processes from a qualified, independent, and properly resourced internal audit function should be part of any ESG strategy.


Adapted from: https://www.theiia.org/globalassets/documents/ communications/2021/june/white-paper-internal-audits-role-in-esg-reporting.pdf
The phrasal verb that may replace “mitigate” in “Efforts to mitigate” (1st paragraph), without significant change in meaning, is
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102Q1050279 | Direito Processual Civil, Competência no Processo Civil, Gestão Governamental, TCE PA, FGV, 2024

Analise as afirmativas a seguir.

I. A prevenção do juízo é definida pelo registro ou a distribuição da petição inicial.
II. A competência determinada em razão da pessoa é derrogável por convenção das partes.
III. É competente o foro do lugar onde está a sede, para a ação em que for ré pessoa jurídica.
IV. Para as ações fundadas em direito real sobre imóveis é competente o foro de situação da coisa.

Está correto o que se afirma em
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103Q1050282 | Direito Penal, Noções Fundamentais, Gestão Governamental, TCE PA, FGV, 2024

Assinale a opção que contém, respectivamente, uma espécie de pena permitida e uma espécie de pena proibida, de forma expressa, pela Constituição Federal de 1988:
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104Q1050284 | Direito Ambiental, Responsabilidade Ambiental, Gestão Governamental, TCE PA, FGV, 2024

Em 24/01/2012, em patrulhamento realizado em uma ocupação irregular no Bairro Alfa, em Belém (PA), a Polícia Militar Ambiental constatou que Adriana teria desmatado área de preservação permanente de restinga no bioma Amazônico e que estava construindo uma residência no local. Na ocasião, Adriana disse que adquiriu o imóvel um ano antes, já com área desmatada, e que, na ocasião, o vendedor informou que ela poderia construir normalmente. Diante da ausência de licença ambiental, a autoridade lavrou auto de infração e embargou a obra.

Posteriormente, em nova fiscalização ocorrida em 18/02/2012, constatou-se que Adriana descumpriu o embargo e deu prosseguimento à edificação da residência. Foi, então, lavrado novo auto de infração.

O Ministério Público foi informado e instaurou inquérito civil para apuração dos fatos.

No curso desse inquérito civil, o Ministério Publico requisitou que o Município informasse as providências que foram ou seriam adotadas, no exercício do poder de polícia, para coibir a prática ilegal. Ainda durante o curso do inquérito civil, a Polícia Militar Ambiental fez nova fiscalização no local e constatou que a residência embargada de Adriana permanece erguida e que existe outro imóvel, de propriedade de Antônio, em idêntica situação no local. Em resposta, o Município informou teve ciência das construções, mas não houve concessão de licença ambiental para a construção; e que a área investigada integra ocupação irregular.

A responsabilidade civil do Município por dano ambiental, em caso de omissão de cumprimento adequado do seu dever de fiscalizar, será
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105Q1044162 | Administração Geral, Gestão da Qualidade, Gestão Governamental, Prefeitura de Niterói RJ, FGV, 2024

A Gestão da Qualidade é fundamental para alcançar a excelência nos serviços públicos, assegurando eficiência, transparência e atendimento efetivo às necessidades da sociedade.
No contexto da qualidade total, assinale a opção que apresenta o principal objetivo do empowerment.
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106Q1037530 | Direito Digital, Lei N 13 709 de 2018, Gestão Governamental, Prefeitura de Niterói RJ, FGV, 2024

De acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), o tratamento de dados pessoais somente poderá ser realizado em algumas hipóteses, como nas elencadas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.
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107Q1037533 | Direito Constitucional, Funções Essenciais à Justiça, Gestão Governamental, Prefeitura de Niterói RJ, FGV, 2024

Em uma investigação criminal conduzida pelo Promotor de Justiça da Comarca Alfa, foram requisitadas informações ao Secretário Municipal de Urbanismo do Município Beta a respeito dos alvarás de construção expedidos por esta estrutura orgânica nos dois últimos exercícios, em empreendimentos nos quais a sociedade empresária X figurava como construtora ou incorporadora.
Ao receber a requisição, o Secretário concluiu corretamente, à luz da sistemática constitucional, que o Promotor de Justiça
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108Q1037544 | Administração Geral, Gestão da Qualidade, Gestão Governamental, Prefeitura de Niterói RJ, FGV, 2024

O ciclo do planejamento (PDCA) é uma abordagem contínua que envolve as etapas de Planejar (Plan), Executar (Do), Verificar (Check) e Agir (Act), permitindo a melhoria contínua dos processos e resultados na organização.
Assinale a opção que apresenta um princípio essencial para um programa de melhoria contínua no PDCA.
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109Q1060074 | Português, Interpretação de Textos, Gestão Governamental, TCE PA, FGV, 2024

Assinale a opção que apresenta o texto que deve ser classificado como descritivo.
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110Q1037547 | Gerência de Projetos, Pmbok e Processos de Gerenciamento de Projetos, Gestão Governamental, Prefeitura de Niterói RJ, FGV, 2024

O Guia dos Conhecimentos sobre a Gestão de Projetos (Guide to the Project Management Body of Knowledge – PMBOK Guide©) oferece diretrizes e melhores práticas para gerentes de projetos, abrangendo conceitos, processos e ferramentas essenciais para a execução de projetos.
Assinale a opção que apresenta dois princípios essenciais na gestão de projetos.
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111Q1037550 | Administração Geral, Organizações, Gestão Governamental, Prefeitura de Niterói RJ, FGV, 2024

As ferramentas de análise organizacional são fundamentais para avaliar e otimizar a estrutura, os processos e o desempenho de uma organização, permitindo uma melhor tomada de decisões e a identificação de oportunidades de melhoria e crescimento.
Assinale a opção que apresenta o tipo de diagrama matemático que utiliza coordenadas cartesianas para representar os valores de duas ou mais variáveis em um gráfico, onde uma variável é plotada em função da outra, permitindo identificar correlações que podem ser positivas, negativas ou nulas.
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112Q1060082 | Tratados Internacionais, Tratados Internacionais de Defesa e Segurança, Gestão Governamental, TCE PA, FGV, 2024

No âmbito das normas internacionais voltadas para o combate à corrupção, a Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional, objeto do Decreto nº 5.015/2004, é designada como Convenção de
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113Q1060085 | Direito Administrativo, Entidades Paraestatais ou Terceiro Setor, Gestão Governamental, TCE PA, FGV, 2024

Quanto às Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público, assinale a afirmativa incorreta.
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114Q1060088 | Direito Financeiro, O Orçamento Aspectos Gerais, Gestão Governamental, TCE PA, FGV, 2024

Em relação ao controle externo da execução orçamentária, assinale a afirmativa correta.
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115Q1060090 | Direito Financeiro, O Orçamento Aspectos Gerais, Gestão Governamental, TCE PA, FGV, 2024

A emenda ao orçamento que propõe acréscimo ou inclusão de dotações só poderá ser aprovada se estiver compatível com o Plano Plurianual e com a Lei de Diretrizes Orçamentárias.
Avalie se devem ser indicados os recursos necessários, admitidos apenas os provenientes de anulação de despesas, excluídas as que incidem em

I. dotações para pessoal e seus encargos; II. serviço da dívida; III. transferências tributárias constitucionais para Estados, Municípios e o Distrito Federal.

Está correto o que se afirma em
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116Q1060091 | Direito Financeiro, A Receita Pública, Gestão Governamental, TCE PA, FGV, 2024

Relacione as receitas orçamentárias com suas respectivas definições.

1. Receitas públicas originárias

2. Receitas correntes

3. Receitas públicas derivadas

4. Receitas de Capital




( ) são as arrecadadas por meio da exploração de atividades econômicas pela Administração Pública. Resultam, principalmente, de rendas do patrimônio mobiliário e imobiliário do Estado, de preços públicos, de prestação de serviços comerciais e de venda de produtos industriais ou agropecuários.

( ) são as obtidas pelo Poder Público por meio da soberania estatal. Decorrem de norma constitucional ou legal e, por isso, são auferidas de forma impositiva, como, por exemplo, as receitas tributárias.

( ) aumentam as disponibilidades financeiras do Estado, em geral com efeito positivo sobre o Patrimônio Líquido.

( ) aumentam as disponibilidades financeiras do Estado, mas não provocam efeito sobre o Patrimônio Líquido.


Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
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117Q1064241 | Administração Pública, Gestão de Politicas Públicas, Gestão Governamental, TCE PA, FGV, 2024

Na avaliação de políticas públicas espera-se um estudo de relação causal entre o objetivo e o resultado proposto pelo programa, ou mesmo entre a proposta defendida e o impacto social esperado.

(...)

Na classificação dos estudos da avaliação de políticas públicas, “o primeiro consiste no levantamento das necessidades e estudos de factibilidade que irão orientar a formulação e o desenvolvimento do programa. Inclui a definição de seus objetivos, âmbito de aplicação, caracterização de beneficiários e de suas necessidades.

(CHRISPINO, Álvaro. Introdução ao estudo das políticas públicas. Ed. FGV, 2016, p. 134-136).


O texto se refere à classificação dos estudos da avaliação de políticas públicas denominada
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118Q1024083 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Gestão Governamental, Prefeitura de Niterói RJ, FGV, 2024

Texto associado.
Text I


Embarking on the ESG journey


Efforts to mitigate the accelerating effects of climate change and address perceived historical social inequities are two powerful issues driving change globally. These movements have enhanced awareness of how all organizations impact, influence, and interact with society and the environment.
They also have spurred organizations to better recognize and manage ESG risks (i.e., risks associated with how organizations operate in respect to their impact on the world around them). This broad risk category includes areas that are dynamic and often driven by factors that can be difficult to measure objectively, such as inclusion, ethical behavior, corporate culture, and embracing sustainability across the organization.
Still, there is growing urgency for organizations to understand and manage ESG risks, particularly as investors and regulators focus on organizations producing high-quality reporting on sustainability efforts. What’s more, that pressure is being reflected increasingly in executive performance as more organizations tie incentive compensation metrics to ESG goals.
Additional risk areas associated with ESG are varied and can include reliance on third-party data, potential reputational damage from faulty reporting, and the real possibility that an organization’s explicit commitments to meet specific sustainability goals could grow into a material weakness.
As ESG reporting becomes increasingly common, it should be treated with the same care as financial reporting. Organizations need to recognize that ESG reporting must be built on a strategically crafted system of internal controls and accurately reflect how an organization’s ESG efforts relate to each other, the organization’s finances, and value creation. […] Seeking out objective assurance on all ESG-related risk management processes from a qualified, independent, and properly resourced internal audit function should be part of any ESG strategy.


Adapted from: https://www.theiia.org/globalassets/documents/ communications/2021/june/white-paper-internal-audits-role-in-esg-reporting.pdf
The text concludes with a
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119Q1026441 | Raciocínio Lógico, Problemas Lógicos, Gestão Governamental, TCE PA, FGV, 2024

O campeonato interestelar de wongwong será disputado por 24.225 jogadores. Cada partida de wongwong é disputada por dois jogadores e, como resultado, ao final há um vencedor e um perdedor. O campeonato será todo eliminatório, ou seja, em cada partida o perdedor é eliminado e o vencedor prossegue na disputa.

Assim, o número de partidas desse campeonato será igual a
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120Q1050296 | Contabilidade Pública, Normas e Legislações de Contabilidade Pública, Gestão Governamental, TCE PA, FGV, 2024

Leia o texto a seguir:

A Lei no 4.320, de 1964, traz normas para elaboração dos orçamentos e balanços do setor público em seus três níveis. De acordo com esse dispositivo, é possível identificarmos despesas que foram empenhadas pelo ente público, mas que não serão pagas até o dia 31 de dezembro do ano corrente, assim como também há a possibilidade de autorizações de despesas não computadas ou insuficientemente dotadas na Lei de Orçamento.

O texto trata, respectivamente, dos conceitos de
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