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Questões de Concursos Gestão Hospitalar

Resolva questões de Gestão Hospitalar comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q1006420 | Gestão de Saúde e Administração Hospitalar, Gestão Estratégica em Serviços de Saúde, Gestão Hospitalar, EBSERH, VUNESP, 2020

O Relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) ressalta a importância dos recursos humanos nos sistemas de saúde. Está importância vem se difundindo a partir da percepção de gestores, trabalhadores e representantes do governo de que a formação, o desempenho e a gestão de recursos humanos afetam diretamente a qualidade dos serviços prestados e o grau de satisfação dos usuários. Logo, uma gestão estratégica de pessoas nas organizações de saúde é fundamental
Com base no texto, leia as afirmativas:
I. os processos de gestão de pessoas deixaram de ser executados por meio de ações isoladas e passaram a buscar atender as necessidades dos negócios, alinhadas com a missão, visão e valores organizacionais.
II. os gestores de pessoas têm papel fundamental neste processo, pois são eles os responsáveis pela missão de disseminar a cultura e a prática estratégica da gestão de pessoas.
III. a gestão de pessoas precisa ser estratégica, com ações organizadas para satisfazer as necessidades dos negócios e propiciar um ciclo contínuo de melhoria do desempenho individual e organizacional.
IV. as organizações muitas vezes deixam a desejar em questões importantes para o fortalecimento dos resultados individuais das pessoas e consequentemente organizacionais.
V. a inabilidade dos gestores e a falta de competências conceituais, técnicas e humanas, corroboram para este processo retardatário no qual a gestão de pessoas ainda se encontra.
Assinale a alternativa que representa a resposta correta.
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22Q1006409 | Administração Geral, Planejamento Estratégico, Gestão Hospitalar, EBSERH, VUNESP, 2020

Texto associado.
Considere o texto a seguir para responder à questão:

Um hospital geral de médio porte localizado no interior de São Paulo com atendimento realizado ao SUS e convênios, contratou um novo gestor para reverter a crise institucional da organização. Crise decorrente, principalmente, por problemas financeiros que o setor enfrenta. Tendo a sobrevivência da organização como objetivo primordial, o novo gestor hospitalar apresentou à assembleia geral da mantenedora um plano de recuperação que evidencia uma gestão moderna, defendendo como prioritário o desenvolvimento de planejamento estratégico, envolvendo investimentos na ampliação do hospital, aumento do atendimento a convênios, bem como a revitalização financeira. Paralelemente, realizou diversas reuniões internas, identificando problemas de conflito entre colaboradores, colaboradores e lideranças, absenteísmo, alta taxa de turnover, reclamações de clientes, taxa de ocupação hospitalar reduzida, problemas de infraestrutura entre outros. Pode-se considerar que planejamento estratégico se constitui em ferramenta imprescindível ao gestor hospitalar, sendo uma forma de pensar no futuro, de maneira integrada ao processo decisório e articulada aos resultados.
Assinale a alternativa que representa a resposta correta.
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23Q1049667 | Gestão de Saúde e Administração Hospitalar, Estrutura Organizacional Hospitalar, Gestão Hospitalar, EBSERH, IBFC, 2023

Considerando as inovações implementadas para a microeficiência da gestão hospitalar, analise as afirmativas abaixo.
I. A contenção da autonomia decisória médica, que desconsidera custos e se concentra na cultura de decisão técnica, é vista como uma medida geradora de despesas.

II. A constituição de viabilidades para melhoria da qualidade e infraestrutura por meio de serviços de terceiros é uma prática que visa a otimização dos recursos hospitalares.
III. A flexibilização na divisão de trabalho contribui para uma gestão mais eficiente, permitindo uma melhor adaptação às demandas e necessidades específicas.
IV. A introdução de novos métodos de controle, a incorporação de tecnologias e o estabelecimento de metas contratuais são elementos que visam a modernização e aprimoramento da gestão hospitalar.
V. O fortalecimento dos processos de pagamento em relação aos hospitais é uma estratégia que sustenta a constituição do quase-mercado.
Assinale a alternativa correta
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24Q1006410 | Gestão de Saúde e Administração Hospitalar, Planejamento Estratégico Hospitalar, Gestão Hospitalar, EBSERH, VUNESP, 2020

Em um hospital de retaguarda localizado em São Paulo, a equipe gerencial identificou a necessidade de melhorar os processos, sejam administrativos ou assistenciais, com o intuito de padronizar as ações de todos os colaboradores. Para tal, foi contratada uma empresa de consultoria. Em um segundo momento, após o mapeamento dos processos, tarefa trabalhosa em função da resistência de alguns colaboradores, a intenção foi criar indicadores para melhorar a performance organizacional e conquistar melhores resultados, seja do ponto de vista assistencial ou gerencial.
Com base no texto, é correto afirmar que no primeiro momento a organização hospitalar preocupou- sem em melhorar
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25Q1021004 | Gestão de Saúde e Administração Hospitalar, Estrutura Organizacional Hospitalar, Gestão Hospitalar, EBSERH, VUNESP, 2020

Para a elaboração do planejamento estratégico a organização hospitalar deverá possuir alguns pressupostos, a começar pela missão, visão, valores, objetivos e metas organizacionais. Considere a seguinte afirmativa: “Ser reconhecida pela excelência no atendimento, ensino, pesquisa e gestão em saúde.” (https://www.santacasasp.org.br/portal/site/)
De acordo com a afirmativa, assinale a alternativa correta.
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26Q1006414 | Gestão de Saúde e Administração Hospitalar, Planejamento em Gestão de Saúde, Gestão Hospitalar, EBSERH, VUNESP, 2020

A hotelaria hospitalar pode ser considerada como a introdução de técnicas, procedimentos e serviços diferenciados com benefícios sociais, físicos, psicológicos e emocionais para pacientes e familiares de um hospital.
Considerando o texto mencionado, assinale a alternativa que representa a resposta correta.
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27Q1049672 | Gestão de Saúde e Administração Hospitalar, Gestão Estratégica em Serviços de Saúde, Gestão Hospitalar, EBSERH, IBFC, 2023

Considerando as competências da Divisão Administrativa-Financeira, especificamente do Setor de Administração, assinale a alternativa incorreta sobre uma das responsabilidades relacionadas à gestão dos convênios celebrados pelo hospital.
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28Q1006415 | Gestão de Saúde e Administração Hospitalar, Organização em Gestão de Saúde, Gestão Hospitalar, EBSERH, VUNESP, 2020

Para que as organizações hospitalares prestem serviços de modo a atender as necessidades dos pacientes precisam dispor de profissionais qualificados, recursos e equipamentos de alta tecnologia, juntamente com eficiência na gestão financeira. Há diferentes técnicas utilizadas para a análise financeira, dentre as quais se destacam a análise de indicadores. O uso de indicadores se faz necessário para analisar o resultado dos cuidados de saúde e fornecer informações que auxiliem na tomada de decisões de modo a melhorar a qualidade dos serviços prestados à população. Dentre os indicadores financeiros tem-se a liquidez corrente.
Em uma organização hospitalar onde o índice de liquidez corrente passou de 1,4 em um determinado ano para 0,94 no ano seguinte, é correto afirmar que
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29Q1006416 | Gestão de Saúde e Administração Hospitalar, Gestão de Equipamentos e de Unidades Operacionais, Gestão Hospitalar, EBSERH, VUNESP, 2020

A construção de um prédio para estruturação de uma clínica leva, hipoteticamente, 2 anos. No início da construção foram gastos R$ 250.000,00 e ao final do 1º ano foram gastos mais R$ 250.000,00 para que as obras fossem terminadas. Espera-se que ao final do 2º ano o prédio seja vendido por R$ 800.000,00. A dúvida dos empreendedores é se esse é um bom investimento dada uma taxa de retorno mínima de 20% ao ano, que os empreendedores consideraram adequada frente ao risco do negócio.
Assinale a alternativa que representa a resposta correta.
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30Q1020619 | Gestão de Pessoas, Administração de Recursos Humanos em Gestão de Pessoas, Gestão Hospitalar, EBSERH, IBFC, 2020

A Gestão de Pessoas é desabada constantemente, e em muitas organizações suas políticas estão desalinhadas com a realidade vivenciada e os parâmetros exigidos pelo mundo moderno. Analise as afirmativas abaixo:
I. A Gestão de Pessoas deve atuar como ferramenta que agregue e integre todos os setores, buscando de maneira eficaz contribuir para alcançar os objetivos da organização. II. A Gestão de Pessoas é desafiada constantemente, e em muitas organizações suas políticas estão desalinhadas com a realidade vivenciada e os parâmetros exigidos pelo mundo moderno. III. O olhar da gestão de pessoas deve ser voltado para as pessoas como parceiros da organização, quando integrados na forma de parceiros, as pessoas tendem a fazer investimentos na organização. IV. A Gestão de Pessoas deve mais trabalhar para as pessoas e não com as pessoas, saber identificar nelas, qualidades e potencialidades que possam fazer a diferença na tomada de decisão.
Assinale a alternativa correta sobre gestão de pessoas:
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31Q1006421 | Gestão de Saúde e Administração Hospitalar, Organização em Gestão de Saúde, Gestão Hospitalar, EBSERH, VUNESP, 2020

Com base em uma ampla pesquisa de campo, Frederick Herzberg desenvolveu a teoria dos dois fatores. Leia as afirmativas a seguir:
I. Os fatores de higiene estão relacionados as condições intrínsecas e extrínsecas sob as quais o trabalho é realizado.
II. A distinção entre os fatores de motivação e os de higiene, ajudam a gerencia a provocar nos indivíduos um desempenho elevado. Para maximizar a produtividade das pessoas, é absolutamente necessário satisfazer as suas necessidades de manutenção e prover a motivação.
III. Fatores de higiene: as pessoas falavam de elementos intrínsecos ao trabalho.
IV. Fatores de motivação: as pessoas falavam de fatores extrínsecos ao trabalho.
Assinale a alternativa correta.
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32Q1049669 | Legislação Federal, Lei N 13 019 de 2014, Gestão Hospitalar, EBSERH, IBFC, 2023

Com base nas informações sobre a Lei 13.019/2014 e seus impactos na gestão de parcerias entre a administração pública e Organizações da Sociedade Civil (OSC), assinale a alternativa correta.
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33Q1006422 | Gestão de Saúde e Administração Hospitalar, Indicadores de Desempenho em Serviços de Saúde, Gestão Hospitalar, EBSERH, VUNESP, 2020

Considerando que o gestor de uma organização de saúde pretenda identificar, entre as diversas causas de riscos aos pacientes aquelas mais frequentes, com o intuito de ordenar os problemas e possibilitar a centralização de esforços sobre os problemas mais relevantes, a ferramenta a ser adotada é:
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34Q1020620 | Gestão de Pessoas, Cargos e Salários, Gestão Hospitalar, EBSERH, IBFC, 2020

Depois de atrair o candidato e consumar a contratação, é necessário desenvolver políticas que atendam o proposto no processo de seleção e atrelar as responsabilidades do cargo. Para promover a manutenção do funcionário na empresa, frente às demandas por eles impostas, uma boa maneira é procurar desenvolvê-lo em suas atividades. Para os principais métodos de desenvolvimento de pessoas no cargo atual, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Rotação de cargos. Significa a movimentação das pessoas em várias posições na organização no esforço de expandir suas habilidades, conhecimentos e capacidades. ( ) Atribuição de comissões. Significa uma oportunidade para a pessoa participar de comissões de trabalho compartilhando da tomada de decisões, aprender pela absorção dos outros e pesquisar problemas específicos da organização. ( ) Estudo de casos. É um método de desenvolvimento no qual a pessoa se defronta com uma descrição escrita de um problema organizacional para ser problema real e apresentar alternativas de solução, desenvolvendo habilidades de análise, comunicação e persuasão. ( ) Treinamento fora da empresa. Uma recente tendência é a utilização de treinamento externo, muitas vezes relacionado com a busca de novos conhecimentos, atitudes e comportamentos que não existem dentro da organização e que precisam ser obtidos fora dela.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
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35Q1020621 | Administração Geral, Novas Abordagens da Administração, Gestão Hospitalar, EBSERH, IBFC, 2020

A grande maioria das empresas ainda não sabe ainda como lidar com novas gerações de profissionais, que logo estarão inserindo-se ao mercado de trabalho. Além de terem nascido e convivido com a tecnologia desde criança eles são também preocupados com o meio ambiente. Assinale a alternativa do significado da denominação “Z”, das pessoas da geração “Z”.
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36Q1020627 | Marketing, Produtos e Marcas, Gestão Hospitalar, EBSERH, IBFC, 2020

A cultura inovadora é fundamental para a perpetuação das organizações em um mercado extremamente competitivo e dinâmico. Sobre o termo modelo de ciclo de vida do serviço, assinale a alternativa correta acerca dos seus cinco estágios.
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37Q1006411 | Gestão de Saúde e Administração Hospitalar, Planejamento Estratégico Hospitalar, Gestão Hospitalar, EBSERH, VUNESP, 2020

A Farmácia Hospitalar é uma unidade de caráter clínico e assistencial, responsável pela provisão segura e racional de medicamentos, podendo estar vinculada à direção clínica e/ou administrativa da organização hospitalar. Suas atribuições são diversas, envolvendo atividades gerais de assistência farmacêutica (seleção, programação, aquisição, armazenamento, distribuição e dispensação de medicamentos), além de gerenciamento, atividades especializadas e ensino e pesquisa. Atualmente, espera- -se que o serviço de farmácia contribua diretamente para os resultados da assistência prestada aos pacientes e não atue apenas nas atividades de provisão de produtos e serviços. Para isto, é essencial que a estrutura da farmácia seja adequada e os procedimentos operacionais bem definidos. Em se tratando de distribuição de medicamentos, é correto o que se afirma em:
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38Q1006419 | Gestão de Saúde e Administração Hospitalar, Indicadores de Desempenho em Serviços de Saúde, Gestão Hospitalar, EBSERH, VUNESP, 2020

Os Sistemas de Informação em Saúde (SIS) configuram- -se como ferramentas para a produção de informações que direcionem o processo decisório dos profissionais dos serviços dos diferentes níveis de atenção à saúde. Assim, as informações são detectadas em tempo real auxiliando no planejamento e execução de ações de acordo com a realidade e especificidade do serviço.
Considerando o texto, assinale a alternativa que representa a resposta correta.
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39Q1020624 | Administração Geral, Gestão da Qualidade, Gestão Hospitalar, EBSERH, IBFC, 2020

O Modelo para realizar melhorias de Langley et al é composto de três questões fundamentais e do ciclo de aprendizagem e melhoria, chamado Ciclo de Shewhart. Os objetivos do ciclo são desenvolver uma mudança, testar a mudança e implementar a mudança. A partir do conhecimento, o ciclo fornece estrutura para aprendizado e uma maneira sistemática para realizar a mudança, composta de 4 etapas. Assinale a alternativa correta que apresenta as 4 etapas fundamentais.
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40Q1020628 | Administração Geral, Gestão da Qualidade, Gestão Hospitalar, EBSERH, IBFC, 2020

____é uma ferramenta eficiente na criação de uma visão geral do processo (missão/objetivo, início e fim) e de seus relacionamentos com outros processos da organização (processos clientes e fornecedores internos) e com fornecedores e clientes externos, tornando visível as entradas e saídas que fluem entre as funções e mostrando o que está acontecendo na empresa em vários aspectos. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
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