Início

Questões de Concursos Gestão de Sistema RF de Estação Terrena TG02

Resolva questões de Gestão de Sistema RF de Estação Terrena TG02 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q1050673 | Física, Força Gravitacional e Satélites, Gestão de Sistema RF de Estação Terrena TG02, INPE, FGV, 2024

A posição do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC) foi calculada por um subsistema hipotético de determinação de posição. O SGDC está localizado a uma altitude igual a 36000km e na longitude 74,82° Oeste. A posição orbital designada para o satélite é 75⁠º Oeste. O raio médio da Terra é aproximadamente igual a 6400km.

A distância entre a posição orbital designada e a posição atual do SGDC é, aproximadamente, igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q1050675 | Mecânica, Metrologia, Gestão de Sistema RF de Estação Terrena TG02, INPE, FGV, 2024

Os equipamentos de referência em tempo de sistemas baseados em PTP (Precision Time Protocol) utilizam sinais de sistemas de posicionamento global sincronizados com relógios internos para garantir uma precisão da ordem de centenas de nanosegundos.

O modo de operação na qual os sinais de referência são baseados apenas no relógio interno, após a perda de conexão com o sistema de posicionamento global, é conhecido como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q909601 | Telecomunicações, Gestão de Sistema RF de Estação Terrena TG02, INPE, FGV, 2024

Os sistemas de antenas para controle espacial tornam-se bastante simplificados quando a distância do satélite para a estação terrena é fixa em todos os instantes de tempo, pois isso minimiza a necessidade de controle de alinhamento dos feixes das antenas ou das variações de ganho do sinal.

O tipo de órbita que possui essa característica de distância fixa durante todo o tempo é a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q909610 | Telecomunicações, Sistemas de Transmissão e Modulação, Gestão de Sistema RF de Estação Terrena TG02, INPE, FGV, 2024

Deseja-se determinar a velocidade radial de um satélite em baixa órbita a partir da comparação da frequência do sinal transmitido por uma estação terrestre (𝑓1) e da frequência do sinal recebido pelo satélite (𝑓2).

Sabendo-se que, em um determinado instante, 𝑓1 = 18𝐺𝐻𝑧 e 𝑓2 = 18.000.144𝑘𝐻𝑧, a velocidade radial do satélite é, aproximadamente, igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q909615 | Telecomunicações, Sistemas de Transmissão e Modulação, Gestão de Sistema RF de Estação Terrena TG02, INPE, FGV, 2024

O Subsistema de rastreamento, telemetria e telecomando (Tracking, Telemetry and Command – TT&C) é o responsável por fornecer o gerenciamento e o controle para manter o satélite operacional e em órbita.

Um enlace dedicado entre o satélite e Estação Terrestre (ET) é estabelecido para o tráfego de dados relativos a TT&C.

Relacione as atividades relacionadas por este subsistema às suas definições.

1. Telemetria

2. Rastreamento

3. Comando

( ) receber sinais de controle da ET para iniciar manobras e alterar o estado ou o modo de operação de equipamentos.

( ) transmitir à ET os dados de medidas dos diversos sensores, bem como informações do funcionamento dos equipamentos e confirmação da execução dos comandos enviados pela Estação de TT&C.

( ) realizar medidas da altitude e da velocidade radial do satélite, com o objetivo de determinar sua posição e órbita.

Assinale a opção que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q909616 | Telecomunicações, Sistemas de Transmissão e Modulação, Gestão de Sistema RF de Estação Terrena TG02, INPE, FGV, 2024

Para garantir operação remota eficaz do satélite, sendo mantido em órbita nominal e operando corretamente, um ou mais dos elementos definidos a seguir são necessários:

I. Estação de Rastreio e Controle (ERC). Esta estação é responsável por enviar comandos para o satélite e receber seus dados de telemetria.

II. Unidade de Controle do Satélite (UCS): A UCS está localizada a bordo do satélite e é responsável por receber e executar os telecomandos enviados pela ERC.

III. Sistema de Telemetria do Satélite (STS). Este sistema é responsável por coletar e transmitir dados do satélite de volta para a ERC, incluindo informações sobre o status do satélite, saúde dos sistemas e dados de carga útil.

Assinale a opção que indica os elementos necessários.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q909618 | Telecomunicações, Sistemas de Transmissão e Modulação, Gestão de Sistema RF de Estação Terrena TG02, INPE, FGV, 2024

Em um enlace de telemetria estabelecido entre o satélite e a estação terrestre utilizando-se modulação BPSK sem codificação, observou-se o incremento da probabilidade de quadros perdidos.

Com o objetivo de mitigar esta condição, assinale a opção que apresenta a estratégia que pode ser implementada.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q909606 | Telecomunicações, Sistemas de Transmissão e Modulação, Gestão de Sistema RF de Estação Terrena TG02, INPE, FGV, 2024

A Recomendação ITU-R AS.363.5 estabelece que a faixa de frequência preferencial para os enlaces do sistema de telemetria e telecomando de um satélite devem estar entre 1 e 8GHz. Normalmente, estes enlaces utilizam portadoras entre 2025 e 2300MHz.

Esta porção do espectro, que está contida na faixa de 2GHz a 4GHz, é conhecida como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q909617 | Telecomunicações, Sistemas de Transmissão e Modulação, Gestão de Sistema RF de Estação Terrena TG02, INPE, FGV, 2024

A antena é um componente passivo fundamental em satélites, responsável por conectar uma onda eletromagnética presente em um guia de onda ou cabo coaxial ao espaço livre. Um satélite pode empregar diferentes tipos de antenas, incluindo as parabólicas, helicoidais e omnidirecionais, entre outras.

Sobre as antenas, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) O ganho de uma antena é a medida de sua capacidade de concentrar a energia do sinal eletromagnético em uma direção específica.

( ) Quanto ao perfil de irradiação, as antenas em geral têm um lóbulo principal e um dado número de lóbulos secundários.

( ) Antenas altamente direcionais têm baixo ganho e se concentram em uma pequena área de cobertura, enquanto antenas omnidirecionais têm alto ganho e abrangem áreas amplas.

As afirmativas são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q909620 | Física, Gestão de Sistema RF de Estação Terrena TG02, INPE, FGV, 2024

Entre as técnicas de determinação da altitude de um satélite em órbita, aquela que possui a maior precisão, da ordem de milímetros, está baseada em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q909605 | Telecomunicações, Gestão de Sistema RF de Estação Terrena TG02, INPE, FGV, 2024

Deseja-se implementar em um sistema de comunicações uma técnica de codificação de informação que consiste no envio de uma palavra código de 5 bits que representa 2 bits de mensagem, conforme tabela abaixo.

Informação

Palavra código

00

00000

01

00111

10

11001

11

11110

Se uma palavra código é recebida com erros de transmissão, escolhe-se, durante o processo de decodificação, a palavra código com a menor distância Hamming da palavra código recebida.

Durante a comunicação de um octeto, o receptor recebeu o seguinte trem de bits 11001001110111011010.

O valor transmitido, em decimal, foi igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q909609 | Telecomunicações, Sistemas de Transmissão e Modulação, Gestão de Sistema RF de Estação Terrena TG02, INPE, FGV, 2024

Um sistema hipotético de telemetria realiza a medida da altitude de um satélite a partir do tempo total de viagem de ida e volta do sinal transmitido pela estação terrestre ao satélite. O sinal transmitido é um tom com frequência fixa 𝑓 modulando em AM a portadora do sistema de telemetria. O tempo total de viagem é calculado a partir da comparação da fase do sinal transmitido e recebido pela estação terrestre. O sistema deverá ser utilizado para o monitoramento de satélites a 20000km de altitude e o tempo de processamento do sinal pelo satélite é desprezível.

Sabendo-se que a velocidade da luz é igual a 3 × 108m/s, a frequência máxima 𝑓 do tom para que não haja ambiguidade da altitude é, aproximadamente, igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q1050674 | Telecomunicações, Princípios de Telecomunicações, Gestão de Sistema RF de Estação Terrena TG02, INPE, FGV, 2024

Uma estação terrestre possui a capacidade de calcular a velocidade radial (𝑉𝑟) de um satélite transparente a partir do efeito Doppler nos enlaces de subida e descida. O transponder do satélite opera no modo coerente, sendo a frequência do sinal na saída do transponder 10% maior do que a frequência do sinal na entrada do transponder. O sinal transmitido pela estação é uma portadora com frequência igual a 𝑓𝑢 e a velocidade radial do satélite é muito menor do que a velocidade da luz, 𝑐.

A frequência do sinal recebido pela estação terrestre é, aproximadamente, igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q1060375 | Telecomunicações, Sistema Via Satélite, Gestão de Sistema RF de Estação Terrena TG02, INPE, FGV, 2024

Um satélite está a uma distância de 10000km de uma estação de controle no solo e recebe um sinal na banda V em 50GHz.

Assinale a opção que indica o valor que melhor se aproxima da atenuação do espaço livre que esse sinal sofre entre a estação no solo e o satélite.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q909612 | Telecomunicações, Gestão de Sistema RF de Estação Terrena TG02, INPE, FGV, 2024

Uma portadora de frequência igual a 3MHz e amplitude igual a 10 Volts pico-a-pico é modulada em amplitude por um tom na frequência de 2kHz e amplitude igual a 1,6 volts pico-a-pico.

Para um índice de modulação igual a 0,5, o sinal modulado pode ser representado analiticamente por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q909611 | Telecomunicações, Gestão de Sistema RF de Estação Terrena TG02, INPE, FGV, 2024

Deseja-se transmitir 8Mbps utilizando uma largura de banda igual a 2MHz.

De acordo com o teorema da capacidade de Hartley Shannon, a relação sinal ruído mínima necessária é aproximadamente igual a

Dados: log10 2 ~0,3, log10 3 ~0,48

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.