Questões de Concursos: Gestão de Sistema RF de Estação Terrena TG02

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Gestão de Sistema RF de Estação Terrena TG02. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q909601 | Telecomunicações, Gestão de Sistema RF de Estação Terrena TG02, INPE, FGV, 2024

Os sistemas de antenas para controle espacial tornam-se bastante simplificados quando a distância do satélite para a estação terrena é fixa em todos os instantes de tempo, pois isso minimiza a necessidade de controle de alinhamento dos feixes das antenas ou das variações de ganho do sinal.

O tipo de órbita que possui essa característica de distância fixa durante todo o tempo é a

22 Q909606 | Telecomunicações, Sistemas de Transmissão e Modulação| Redes de Acesso e Infraestrutura, Gestão de Sistema RF de Estação Terrena TG02, INPE, FGV, 2024

A Recomendação ITU-R AS.363.5 estabelece que a faixa de frequência preferencial para os enlaces do sistema de telemetria e telecomando de um satélite devem estar entre 1 e 8GHz. Normalmente, estes enlaces utilizam portadoras entre 2025 e 2300MHz.

Esta porção do espectro, que está contida na faixa de 2GHz a 4GHz, é conhecida como

23 Q909609 | Telecomunicações, Sistemas de Transmissão e Modulação| Redes de Acesso e Infraestrutura, Gestão de Sistema RF de Estação Terrena TG02, INPE, FGV, 2024

Um sistema hipotético de telemetria realiza a medida da altitude de um satélite a partir do tempo total de viagem de ida e volta do sinal transmitido pela estação terrestre ao satélite. O sinal transmitido é um tom com frequência fixa 𝑓 modulando em AM a portadora do sistema de telemetria. O tempo total de viagem é calculado a partir da comparação da fase do sinal transmitido e recebido pela estação terrestre. O sistema deverá ser utilizado para o monitoramento de satélites a 20000km de altitude e o tempo de processamento do sinal pelo satélite é desprezível.

Sabendo-se que a velocidade da luz é igual a 3 × 108m/s, a frequência máxima 𝑓 do tom para que não haja ambiguidade da altitude é, aproximadamente, igual a

24 Q909610 | Telecomunicações, Sistemas de Transmissão e Modulação| Redes de Acesso e Infraestrutura, Gestão de Sistema RF de Estação Terrena TG02, INPE, FGV, 2024

Deseja-se determinar a velocidade radial de um satélite em baixa órbita a partir da comparação da frequência do sinal transmitido por uma estação terrestre (𝑓1) e da frequência do sinal recebido pelo satélite (𝑓2).

Sabendo-se que, em um determinado instante, 𝑓1 = 18𝐺𝐻𝑧 e 𝑓2 = 18.000.144𝑘𝐻𝑧, a velocidade radial do satélite é, aproximadamente, igual a

25 Q909615 | Telecomunicações, Sistemas de Transmissão e Modulação| Redes de Acesso e Infraestrutura, Gestão de Sistema RF de Estação Terrena TG02, INPE, FGV, 2024

O Subsistema de rastreamento, telemetria e telecomando (Tracking, Telemetry and Command – TT&C) é o responsável por fornecer o gerenciamento e o controle para manter o satélite operacional e em órbita.

Um enlace dedicado entre o satélite e Estação Terrestre (ET) é estabelecido para o tráfego de dados relativos a TT&C.

Relacione as atividades relacionadas por este subsistema às suas definições.

1. Telemetria

2. Rastreamento

3. Comando

( ) receber sinais de controle da ET para iniciar manobras e alterar o estado ou o modo de operação de equipamentos.

( ) transmitir à ET os dados de medidas dos diversos sensores, bem como informações do funcionamento dos equipamentos e confirmação da execução dos comandos enviados pela Estação de TT&C.

( ) realizar medidas da altitude e da velocidade radial do satélite, com o objetivo de determinar sua posição e órbita.

Assinale a opção que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada.

26 Q909616 | Telecomunicações, Sistemas de Transmissão e Modulação| Redes de Acesso e Infraestrutura, Gestão de Sistema RF de Estação Terrena TG02, INPE, FGV, 2024

Para garantir operação remota eficaz do satélite, sendo mantido em órbita nominal e operando corretamente, um ou mais dos elementos definidos a seguir são necessários:

I. Estação de Rastreio e Controle (ERC). Esta estação é responsável por enviar comandos para o satélite e receber seus dados de telemetria.

II. Unidade de Controle do Satélite (UCS): A UCS está localizada a bordo do satélite e é responsável por receber e executar os telecomandos enviados pela ERC.

III. Sistema de Telemetria do Satélite (STS). Este sistema é responsável por coletar e transmitir dados do satélite de volta para a ERC, incluindo informações sobre o status do satélite, saúde dos sistemas e dados de carga útil.

Assinale a opção que indica os elementos necessários.

27 Q909603 | Telecomunicações, Gestão de Sistema RF de Estação Terrena TG02, INPE, FGV, 2024

A temperatura de ruído da antena é um parâmetro importante no dimensionamento de enlaces via rádio. Em enlaces para sistemas de controle espacial, a temperatura de ruído da antena apresenta certas características específicas.

Pode-se citar como uma dessas características o que se apresenta em:

28 Q909611 | Telecomunicações, Gestão de Sistema RF de Estação Terrena TG02, INPE, FGV, 2024

Deseja-se transmitir 8Mbps utilizando uma largura de banda igual a 2MHz.

De acordo com o teorema da capacidade de Hartley Shannon, a relação sinal ruído mínima necessária é aproximadamente igual a

Dados: log10 2 ~0,3, log10 3 ~0,48

29 Q909612 | Telecomunicações, Gestão de Sistema RF de Estação Terrena TG02, INPE, FGV, 2024

Uma portadora de frequência igual a 3MHz e amplitude igual a 10 Volts pico-a-pico é modulada em amplitude por um tom na frequência de 2kHz e amplitude igual a 1,6 volts pico-a-pico.

Para um índice de modulação igual a 0,5, o sinal modulado pode ser representado analiticamente por

30 Q909618 | Telecomunicações, Sistemas de Transmissão e Modulação| Redes de Acesso e Infraestrutura, Gestão de Sistema RF de Estação Terrena TG02, INPE, FGV, 2024

Em um enlace de telemetria estabelecido entre o satélite e a estação terrestre utilizando-se modulação BPSK sem codificação, observou-se o incremento da probabilidade de quadros perdidos.

Com o objetivo de mitigar esta condição, assinale a opção que apresenta a estratégia que pode ser implementada.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.