Questões de Concursos Gestor Governamental

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21Q413827 | Direito Ambiental, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

A instalação de usina nuclear depende de definição de sua localização através de:

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22Q322153 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

Referindo-se a educação não-formal, a nova escola deve reconhecer a existência de demandas individuais e coletivas, orientar-se para a liberdade do sujeito pessoal, para a comunicação intercultural e para a gestão democrática da sociedade e suas mudanças. Para tanto, essa escola deve se estruturar a partir dos seguintes princípios, EXCETO:

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23Q339457 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

Para acessar um determinado arquivo em um computador, o operador necessita digitar uma seqüência alfanumérica formada por cinco símbolos distintos, sendo duas letras e três algarismos. Se o operador memorizou os símbolos, mas esqueceu a seqüência, então, o maior número de tentativas que precisa fazer para acessar o arquivo é:

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24Q325630 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

Segundo Góes (2004), o conceito "educandos com necessidades educacionais especiais" abarca os alunos que durante o processo educacional apresentarem:

I. dificuldades acentuadas de aprendizagem ou limitações no processo de desenvolvimento que dificultem o acompanhamento das atividades curriculares;

II. dificuldades de comunicação e sinalização diferenciadas dos demais alunos, demandando a utilização de diferentes formas de linguagens;

III. altas habilidades/superdotação e grande facilidade de aprendizagem.

A opção CORRETA é:

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25Q812795 | Legislação Federal, Lei n 9455 1997 Lei da Tortura, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

Sobre o crime de tortura, é INCORRETO afirmar que:

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26Q321311 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

Considerando os estudos realizados sobre Educação Inclusiva, marque com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) Para qualquer tipo de deficiência, é importante a estimulação precoce entre 0 e 3 anos e a escolarização (comum ou especial) a partir de 3 anos.

( ) No período da Educação Infantil e nas etapas do Ensino Fundamental, recomenda-se que os alunos surdos estudem em classes especiais para surdos (escolas comuns ou especiais) de modo que haja um ambiente lingüístico comum a todos.

( ) A deficiência múltipla é a associação, no mesmo indivíduo, de duas ou mais deficiências primárias, com comprometimentos que acarretam atrasos no desenvolvimento global e na capacidade adaptativa. Não há relação de dependência de uma deficiência com a outra e não há predomínio de nenhuma delas.

( ) A deficiência física não implica perda cognitiva, portanto, pode se beneficiar dos programas de ensino em escolas comuns, desde que possua, além dos profissionais de educação, profissionais de reabilitação (fisioterapeuta, terapeuta educacional, fonoaudiólogo) e de saúde (ortopedista, neurologista, oftalmologista, pediatra, etc.).

( ) É importante estimular a pessoa cega a fazer suas atividades do modo mais independente possível. Ela deve ser tratada de acordo com a idade cronológica que tem e o currículo será o mesmo para o aluno deficiente visual e o aluno vidente, com adaptações necessárias.

A seqüência CORRETA, de cima para baixo, é:

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27Q427011 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

Com base na Constituição da República, assinale a matéria sujeita à competência legislativa concorrente:

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28Q542054 | Probabilidade e Estatística, Sinos, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

Marque V ou F conforme sejam verdadeiras ou falsas as afirmativas. Quando os dados apresentam uma distribuição assimétrica à direita:

( ) a mediana é maior que a média.

( ) a distribuição é unimodal.

( ) a cauda à esquerda é menor que a cauda à direita.

( ) o desvio-padrão é menor que a variância.

( ) a maioria das observações são menores que a média.

A seqüência CORRETA, de cima para baixo, é:

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29Q432390 | Direito Constitucional, Direitos e Garantias Fundamentais, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

A Constituição Federal de 1988 consagra importantes dispositivos à proteção da liberdade, limitando as penas contra a vida, a integridade e a liberdade. Sobre esse assunto, é correto afirmar, EXCETO:

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30Q466577 | Direito Tributário, Impostos, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

Assinale a alternativa que NÃO contém princípio (critério) constitucional específico a ser observado pela legislação ordinária, no tocante ao imposto sobre renda e proventos de qualquer natureza:

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31Q729029 | Direito Internacional, Estado Proteção Internacional dos Direitos Humanos, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

Ainda sobre a seletividade discricionária no Direito Internacional dos Direitos Humanos, é CORRETO afirmar:

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32Q324145 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

São finalidades do Projeto Político Pedagógico, EXCETO:

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33Q324929 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

Um novo paradigma do conhecimento está surgindo das interfaces e das novas conexões que se formam entre saberes outrora isolados e partidos e dos encontros da subjetividade humana como o cotidiano, o social, o cultural. Assim, os sistemas escolares também estão montados a partir de um pensamento que recorta a realidade, que permite dividir os alunos em normais e deficientes, as modalidades de ensino em regular e especial, os professores em especialistas nesta e naquela manifestação das diferenças. A lógica dessa organização é marcada por uma visão:

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34Q532736 | Engenharia Civil, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

As instalações prediais de água fria devem ser projetadas de modo que, durante a vida útil do edifício que as contém, atendam aos seguintes requisitos, EXCETO:

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35Q808918 | Legislação Federal, Crimes Hediondos e Abuso de Autoridade, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

Sobre os crimes hediondos, é INCORRETO afirmar que:

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36Q414529 | Direito Ambiental, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

Constitui bem ambiental de domínio dos Estados:

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37Q342695 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

Em um carro viajam seis pessoas das quais três estão habilitadas para dirigir. O total de maneiras distintas que se pode acomodar essas pessoas no carro para a viagem é:

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38Q323350 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

A estrutura básica da elaboração do Projeto Político Pedagógico na linha do Planejamento Participativo é composta de três grandes elementos, a saber:

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39Q319573 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

Para a identificação das necessidades educacionais especiais dos alunos e a tomada de decisões quanto ao atendimento necessário, a escola deve realizar, com assessoramento técnico, avaliação do aluno no processo de ensino e aprendizagem, contando, para tal, com:

I. a experiência de seu corpo docente, seus diretores, coordenadores, orientadores e supervisores educacionais;

II. o funcionamento de novas escolas que preenchem os requisitos de infraestrutura definidos;

III. o setor responsável pela educação especial do respectivo sistema;

IV. a colaboração da família e a cooperação dos serviços de Saúde, Assistência Social, Trabalho, Justiça e Esporte, bem como do Ministério Público, quando necessário.

Estão CORRETOS os itens:

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40Q326073 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

Segundo Perrenoud, "a razão de ser da escola é fazer aprender, todo o resto é apenas meio" (2004, p. 55). Os ciclos de aprendizagem têm o interesse de possibilitar um maior número de alunos em melhores condições para aprender. Para aprender, é preciso encontrar-se, tão freqüentemente quanto possível:

I. em uma situação que não ameace a identidade, a segurança e a solidariedade dos que aprendem;

II. em uma situação mobilizadora, que tenha sentido e que provoque uma atividade na qual o aprendiz se envolva pessoal e duradouramente;

III. em uma situação que solicite o sujeito em sua zona próxima de aprendizagem (menor desequilíbrio possível, obstáculo transponível).

A opção CORRETA é:

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