Questões de Concursos Gestor de Políticas Públicas para Saúde

Resolva questões de Gestor de Políticas Públicas para Saúde comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

81Q840578 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Gestor de Políticas Públicas para Saúde, SES DF, IADES, 2020

  A violência e os acidentes têm se tornado um grave problema de saúde pública, que afeta a saúde individual e a coletiva, acarretando grande incremento na morbimortalidade da população nas últimas décadas.

SILVA, M. M. A.; MORAIS-NETO, O. L.; MASCARENHAS, M. D. M.; PAIVA, E. A.; LIMA, C. M.; CARVALHO, M. G. O. Violências como um problema de saúde pública. In: ROUQUAYROL, M. Z.; GURGEL, M. (Org.) Rouquayrol: epidemiologia & Saúde. 8. Ed. Rio de Janeiro: Medbook, 2018, com adaptações.

No que se refere a esse assunto, julgue o item a seguir.

A violência autoinfligida ou autoprovocada ocorre quando a pessoa produz violência diretamente contra si, por meio de um comportamento suicida, ou por meio da automutilação.

  1. ✂️
  2. ✂️

82Q840258 | Enfermagem, Legislação em Saúde, Gestor de Políticas Públicas para Saúde, SES DF, IADES, 2020

   Os sistemas de informações em saúde (SIS) têm basicamente o objetivo de aquisição do conhecimento que deve fundamentar a gestão. A informação a respeito de nascidos vivos é indispensável para a gestão dos serviços de saúde, sendo utilizada nas atividades de planejamento da assistência ao parto e ao nascituro, assim como na construção de indicadores de saúde e demográficos. O Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc) foi implantado oficialmente a partir de 1990, com o objetivo de coletar dados acerca dos nascimentos informados em todo o território nacional e fornecer dados quanto à natalidade para todos os níveis do sistema de saúde.

Disponível em: <http://svs.aids.gov.br/> . Acesso em: 2 dez. 2020, com adaptações.


Considerando as informações apresentadas no texto, julgue o item a seguir. 

É correto afirmar que a cobertura das informações a respeito de nascidos vivos é alta e homogênea na maioria das unidades da federação.
  1. ✂️
  2. ✂️

83Q842351 | Enfermagem, Legislação em Saúde, Gestor de Políticas Públicas para Saúde, SES DF, IADES, 2020

Em relação às Redes de Atenção à Saúde (RAS), julgue o item a seguir.
A governança das RAS está relacionada à gerência dos pontos de atenção à saúde, dos sistemas de apoio e dos sistemas logísticos, sendo transversal a todas as redes temáticas de atenção à saúde.
  1. ✂️
  2. ✂️

84Q844541 | Odontologia, SUS, Gestor de Políticas Públicas para Saúde, SES DF, IADES, 2020

Com base na Política Nacional de Humanização do Sistema Único de Saúde (SUS), julgue os itens a seguir. 
O conceito de humanização está calcado na valorização dos diferentes sujeitos envolvidos no processo de produção de saúde: usuários, trabalhadores e gestores. Os valores que norteiam essa política são a autonomia e o protagonismo dos sujeitos, a corresponsabilidade entre eles, o estabelecimento de vínculos solidários, a construção de redes de cooperação e a gestão participativa.
  1. ✂️
  2. ✂️

85Q845001 | Enfermagem, Administração em Enfermagem, Gestor de Políticas Públicas para Saúde, SES DF, IADES, 2020

A respeito dos instrumentos do processo de gestão pública em saúde, julgue o item a seguir.

A Programação Pactuada e Integrada da Assistência, instituída no Sistema Único de Saúde (SUS), tem como um dos objetivos realizar a orientação da alocação de recursos financeiros federais de custeio da assistência à saúde.

  1. ✂️
  2. ✂️

86Q840540 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Gestor de Políticas Públicas para Saúde, SES DF, IADES, 2020

  Epidemias, endemias e surtos de diversas etiologias são registrados e tomam variadas proporções. Suas repercussões são observadas diretamente na assistência aos doentes e na vigilância epidemiológica.

ROUQUAYROL, M.Z.; BARBOSA, L.M.N.; MACHADO, C.B. Processo endômenico e epidêmico.In: ROUQUAYROL, M.Z.; GURGEL, M. (Org.) Rouquaynol: epidemiologia & saúde. 8. ed. Rio de Janeiro: Medbook, 2018, com adaptações.

No que tange a esse assunto, julgue o item a seguir.

Dá-se o nome de endemia a uma ocorrência epidêmica restrita a um espaço extremamente delimitado, como por exemplo, colégio, quartel, edifício de apartamentos, entre outros.

  1. ✂️
  2. ✂️

87Q843384 | Enfermagem, Legislação em Saúde, Gestor de Políticas Públicas para Saúde, SES DF, IADES, 2020

   Os sistemas de informações em saúde (SIS) têm basicamente o objetivo de aquisição do conhecimento que deve fundamentar a gestão. A informação a respeito de nascidos vivos é indispensável para a gestão dos serviços de saúde, sendo utilizada nas atividades de planejamento da assistência ao parto e ao nascituro, assim como na construção de indicadores de saúde e demográficos. O Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc) foi implantado oficialmente a partir de 1990, com o objetivo de coletar dados acerca dos nascimentos informados em todo o território nacional e fornecer dados quanto à natalidade para todos os níveis do sistema de saúde.

Disponível em: <http://svs.aids.gov.br/> . Acesso em: 2 dez. 2020, com adaptações.


Considerando as informações apresentadas no texto, julgue o item a seguir. 

A codificação e a transcrição dos dados é efetuada pelas Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde, e ao Ministério da Saúde compete, por meio do Datasus, a guarda, a preservação e o acesso seguros das bases de dados dos SIS.
  1. ✂️
  2. ✂️

88Q855005 | Direito Constitucional, Ordem Social, Gestor de Políticas Públicas para Saúde, SES DF, IADES, 2020

A Constituição Federal, capítulo II - Da Seguridade Social, seção II - Da Saúde, aborda, dos arts. 196 ao 200, temas direcionados para a saúde, que devem ser de conhecimento de todo profissional da área. No que concerne a esse assunto, julgue o item a seguir.
Compete à União estabelecer o piso salarial nacional das atividades de agente comunitário de saúde e de agente de combate às endemias.
  1. ✂️
  2. ✂️

89Q843187 | Direito Sanitário, Sistema Único de Saúde SUS, Gestor de Políticas Públicas para Saúde, SES DF, IADES, 2020

A Lei no 8.080/1990 estabelece, no artigo 12 do respectivo capítulo III, “Da Organização, da Direção e da Gestão”, a criação de comissões intersetoriais de âmbito nacional, subordinadas ao Conselho Nacional de Saúde (CNS), integradas pelos ministérios e órgãos competentes e por entidades representativas da sociedade civil. Com objetivo de ampliar a participação social, o CNS conta com 18 comissões intersetoriais, que acompanham e fiscalizam as ações e serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil.

Acerca do exposto, julgue os itens a seguir. 
O Conass e o Conasems receberão recursos do orçamento geral da União por meio do Fundo Nacional de Saúde (FNS), para auxiliar no custeio das respectivas despesas institucionais, podendo ainda celebrar convênios com a União. Os Conselhos de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) são reconhecidos como entidades que representam os entes municipais, no âmbito estadual, para tratar de matérias referentes à saúde, desde que vinculados institucionalmente ao Conasems, na forma que dispuserem os respectivos estatutos.
  1. ✂️
  2. ✂️

90Q841666 | Direito Sanitário, Portarias do Ministério da Saúde, Gestor de Políticas Públicas para Saúde, SES DF, IADES, 2020

A Constituição Federal de 1988 instituiu o Sistema Único de Saúde (SUS) visando assegurar o acesso universal às ações e aos serviços de saúde aos cidadãos, a igualdade da integralidade da assistência, capaz de atuar pela promoção, prevenção, proteção e recuperação da saúde. Para se operar a política de saúde, incluindo a de promoção da saúde, é necessária a consolidação de práticas voltadas para indivíduos e coletividades em ações articuladas em todos os territórios. Nesse contexto, a Portaria no 2.446/2014 redefine a Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS).


Acerca da PNPS, julgue os itens a seguir.  
A PNPS adota, como um de seus princípios, a sustentabilidade que diz respeito às práticas sustentáveis da agroagricultura e do extrativismo e o acesso permanente da população à água potável.
  1. ✂️
  2. ✂️

91Q844868 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Gestor de Políticas Públicas para Saúde, SES DF, IADES, 2020

A Atenção Primária à Saúde é a base do Sistema Único de Saúde (SUS) e já foi regida por outras portarias, sendo a mais recente a Portaria n° 2.436/2017, que aprova a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do SUS. No que se refere a esse tema, julgue o item a seguir.

A população adscrita por equipe de Atenção Básica (eAB) e de Saúde da Família (eSF) recomendada é de, no máximo, 4 mil habitantes, sendo a média recomendada de 3 mil habitantes, localizada dentro do seu território, garantindo os princípios e as diretrizes da Atenção Básica.

  1. ✂️
  2. ✂️

92Q841819 | Nutrição, Nutrição e Saúde Pública, Gestor de Políticas Públicas para Saúde, SES DF, IADES, 2020

A organização da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) é realizada por meio de linhas de ação para o alcance do seu propósito. Quanto às diretrizes da PNAN (2013), julgue os itens a seguir. 
A atenção nutricional deve fazer parte do cuidado integral na Rede de Atenção à Saúde (RAS), tendo a gestão bipartite como coordenadora do cuidado e ordenadora da rede.
  1. ✂️
  2. ✂️

93Q842355 | Direito Sanitário, Portarias do Ministério da Saúde, Gestor de Políticas Públicas para Saúde, SES DF, IADES, 2020

Considerando a Portaria no 2.436/2017 do Ministério da Saúde, que aprova a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), e conhecimentos correlatos à Rede de Atenção à Saúde (RAS), julgue os itens a seguir
Embora não haja ordem e nem grau de importância entre os diferentes pontos da rede, a Atenção Primária à Saúde (APS) tem papel fundamental de ordenar a RAS.
  1. ✂️
  2. ✂️

94Q855139 | Direito Constitucional, Ordem Social, Gestor de Políticas Públicas para Saúde, SES DF, IADES, 2020

A Constituição Federal, capítulo II - Da Seguridade Social, seção II - Da Saúde, aborda, dos arts. 196 ao 200, temas direcionados para a saúde, que devem ser de conhecimento de todo profissional da área. No que concerne a esse assunto, julgue o item a seguir.
A União aplicará anualmente, em ações e serviços públicos de saúde, recursos mínimos derivados da aplicação de percentuais sobre a receita corrente líquida do res pectivo exercício financeiro, devendo ser inferior a 15%.
  1. ✂️
  2. ✂️

95Q853896 | Direito Constitucional, Ordem Social, Gestor de Políticas Públicas para Saúde, SES DF, IADES, 2020

A Constituição Federal, capítulo II - Da Seguridade Social, seção II - Da Saúde, aborda, dos arts. 196 ao 200, temas direcionados para a saúde, que devem ser de conhecimento de todo profissional da área. No que concerne a esse assunto, julgue o item a seguir.
Os secretários municipais de saúde devem destinar recursos públicos para instituições privadas com fins lucrativos, para fortalecer a saúde no Sistema Único de Saúde (SUS).

  1. ✂️
  2. ✂️

96Q842694 | Odontologia, SUS, Gestor de Políticas Públicas para Saúde, SES DF, IADES, 2020

Avaliar o Sistema Único de Saúde (SUS) em toda sua complexidade requer olhar multifacetado sobre todas as esferas de gestão e demanda a consideração de, pelo menos, três dimensões distintas: avaliação da satisfação de usuários e trabalhadores; dos serviços de saúde e dos dados secundários estruturados a partir de bases de dados nacionais do SUS.

OLIVEIRA, Ana Emília Figueiredo de; REIS, Regimarina Soares. Gestão Pública em Saúde: os desafios da avaliação em saúde. São Luís: UNASUL, 2016, com adaptações.

Considerando as questões de monitoramento e avaliação do SUS, julgue os itens a seguir. 
O PMAQ-AB avaliava os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), pois esses serviços, assim como o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), compõem a Atenção Primária.
  1. ✂️
  2. ✂️

97Q841266 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Gestor de Políticas Públicas para Saúde, SES DF, IADES, 2020

A epidemiologia foi definida por Last como o estudo da distribuição e dos determinantes de estados ou eventos relacionados à saúde em populações específicas, e sua aplicação na prevenção e controle dos problemas de saúde. Essa definição deixa claro que os epidemiologistas estão preocupados não somente com a incapacidade, doença ou morte, mas também, com a melhoria dos indicadores de saúde e com maneiras de promover saúde. O termo doença compreende todas as mudanças desfavoráveis em saúde, incluindo acidentes e doenças mentais.

BONITA, R.; BEAGLEHOLE, R.; KJLLSTROM, T. Epidemiologia Básica. 2. ed. São Paulo: Grupo Editora Nacional, 2010. p. 2013.

A respeito do exposto, julgue os itens a seguir. 
Na perspectiva da integralidade da atenção à saúde e visando a estabelecer processos de trabalho que considerem os determinantes, os riscos e os danos à saúde é essencial a integração entre a vigilância em saúde e a atenção básica.
  1. ✂️
  2. ✂️

98Q846188 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Gestor de Políticas Públicas para Saúde, SES DF, IADES, 2020

  A reorganização dos serviços e a reorientação das práticas e do processo de trabalho em saúde têm sido temas centrais do debate conceitual e político no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

TEIXEIRA, C. F.; VLASBÔAS, A. L. Q. Modelos de atenção à saúde no SUS: transformação, mudança ou conservação. In:PAIM, J. S.; ALMEIDA-FILHO, N. (Org.) Saúde coletiva: teoria e prática. Rio de Janeiro: MedBook, 2014, com adaptações.

Considerando os modelos e as práticas de atenção à saúde, julgue o item a seguir.

A medicina familiar elege a família como foco do cuidado à saúde, resgatando a ideia da incorporação tecnológica ao cuidado individual e da tendência à especialização do atendimento.

  1. ✂️
  2. ✂️

99Q844987 | Gestão de Saúde e Administração Hospitalar, Estrutura Organizacional Hospitalar, Gestor de Políticas Públicas para Saúde, SES DF, IADES, 2020

   Os recursos financeiros federais administrados pelo Fundo Nacional de Saúde (FNS) destinam-se a financiar as ações e os serviços públicos em saúde das entidades integrantes do Sistema Único de Saúde (SUS). Parte desse recurso é transferido para os estados, o Distrito Federal e os municípios, a fim de que realizem, de forma descentralizada, ações e serviços de saúde. A partir de janeiro de 2018, os recursos do Ministério da Saúde, destinados a despesas com ações e serviços públicos de saúde (...) serão organizados e transferidos na forma dos seguintes blocos de financiamento: Bloco de Custeio das Ações e Serviços Públicos de Saúde; e Bloco de Investimento na Rede de Serviços Públicos de Saúde.

Disponível em: <https://www.conasems.org.br>. Acesso em: 2 dez. 2020, com adaptações.


Com base no texto, no que se refere à gestão de recursos financeiros, julgue o item a seguir.

A comprovação da aplicação dos recursos repassados pelo FNS aos fundos de saúde dos estados, do Distrito Federal e dos municípios será realizada por meio do Relatório de Gestão, que deve ser elaborado anualmente e submetido também ao respectivo Conselho de Saúde.
  1. ✂️
  2. ✂️

100Q839851 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Gestor de Políticas Públicas para Saúde, SES DF, IADES, 2020

O Decreto n° 7.508/2011 regulamenta a Lei n° 8.080/1990, para dispor acerca da organização do Sistema Único de Saúde (SUS), do planejamento da saúde, da assistência à saúde e da articulação interfederativa, e dá outras providências. Com base nesse assunto, julgue o item a seguir.

O Termo de Compromisso de Gestão, previsto no Decreto n° 7.508/2011, é o acordo de colaboração firmado entre os entes federativos com a finalidade de organizar e integrar as ações e os serviços de saúde.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.