Início

Questões de Concursos Gestor em Ciências e Tecnologia

Resolva questões de Gestor em Ciências e Tecnologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q601682 | Biblioteconomia, Gestor em Ciências e Tecnologia, FJP MG, FUMARC

Analise as seguintes afirmativas concernentes à análise de assunto:

1. A análise de assunto de uma área do conhecimento possibilita ao bibliotecário a criação de linguagens de indexação adequadas para representar os assun-tos de documentos dessa mesma área.
2. A análise conceitual do documento e da questão apresentada pelo usuário resulta em termos que representam a chave para a recuperação da informa-ção.
3. A análise de assunto é o processo que possibilita ao bibliotecário identificar os elementos bibliográficos de um documento.

A opção CORRETA é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

63Q628660 | Informática, Banco de Dados, Gestor em Ciências e Tecnologia, FJP MG, FUMARC

"Coleção de operações que formam uma única unidade lógica de trabalho e que a-presenta como características a atomicidade, a consistência, o isolamento e a dura-bilidade". Dentro do conceito geral de banco de dados, essa afirmativa pode ser en-tendida como sendo a definição de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

64Q454056 | Direito do Trabalho, Normas Especiais de Tutela do Trabalho, Gestor em Ciências e Tecnologia, FJP MG, FUMARC

São direitos trabalhistas constitucionalmente estendidos ao funcionário público, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

66Q355676 | Contabilidade Geral, Princípios orçamentários, Gestor em Ciências e Tecnologia, FJP MG, FUMARC

A reunião de todas as receitas e despesas da gestão econômica em questão, em um único orçamento, evitando dessa forma uma pluralidade orçamentária, constitui o denominado principio da:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

67Q601522 | Biblioteconomia, Desenvolvimento de coleções, Gestor em Ciências e Tecnologia, FJP MG, FUMARC

Figueiredo (1982) propõe metodologia para avaliação de coleção de referência em bibliotecas brasileiras. Entre os objetivos da avaliação proposta pela pesquisadora NÃO se inclui a formação de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

68Q619247 | Informática, Arquitetura de redes, Gestor em Ciências e Tecnologia, FJP MG, FUMARC

Levando em consideração as afirmativas abaixo sobre Redes de Computadores, escolha a opção CORRETA.

I – Redes Locais (LANs) são redes privadas de tamanho restrito e apresentam uma alta taxa de erros de transmissão.
II – Redes Metropolitanas (MANs) podem ser públicas ou privadas e podem trafegar dados e voz.
III – Redes de Longa Distância (WANs), também conhecidas como redes geografi-camente distribuídas, são compostas por hospedeiros (hosts) conectados por sub-redes de comunicação.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

69Q604238 | Biblioteconomia, Desenvolvimento de coleções, Gestor em Ciências e Tecnologia, FJP MG, FUMARC

Analise as seguintes afirmativas relativas às características das fontes de informação brasileiras e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) As enciclopédias publicadas no Brasil são traduções e adaptações de obras estrangeiras e o país não conta, até hoje, com uma enciclopédia nacional.

(  ) O Almanaque Abril traz, nas edições referentes ao Brasil, uma seção de obituário, relacionando as principais personalidades falecidas no ano, com dados biográficos sucintos sobre cada uma.

(  ) No Brasil, o IBICT pode ser considerado como a maior autoridade na produção de fontes de informação geográfica, especialmente as fontes estatísticas e cartográficas.

A seqüência CORRETA, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

70Q618266 | Informática, Modelo de Entidade Relacionamento, Gestor em Ciências e Tecnologia, FJP MG, FUMARC

Dentro do Modelo de Entidade-Relacionamento, é recomendável aplicar-se a técnica de especialização em uma entidade quando:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

71Q603941 | Biblioteconomia, Gestor em Ciências e Tecnologia, FJP MG, FUMARC

Analise as seguintes afirmativas concernentes à descrição de documentos:

1. É menos subjetiva e menos complexa do que a catalogação de assunto, por basear-se em dados mais facilmente identificáveis e passíveis de normaliza-ção.
2. É baseada em padrões que constituem um conjunto ordenado de dados bibli-ográficos.
3. É um processo que possibilita que o sistema de recuperação da informação alcance maior grau de especificidade.

A opção CORRETA é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

72Q418015 | Direito Civil, Pessoas, Gestor em Ciências e Tecnologia, FJP MG, FUMARC

A cessação da incapacidade, para os menores, pode se dar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

73Q469576 | Direito Tributário, Gestor em Ciências e Tecnologia, FJP MG, FUMARC

Quanto aos sujeitos da obrigação tributária, marque a opção INCORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

74Q642486 | Informática, Redes de computadores, Gestor em Ciências e Tecnologia, FJP MG, FUMARC

É o mecanismo de resolução de nomes mais utilizado e também um serviço indis-pensável para o funcionamento da infra-estrutura da Internet:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

75Q618423 | Informática, Linguagem SQL, Gestor em Ciências e Tecnologia, FJP MG, FUMARC

I. Validar campos de entrada de dados e tratar mensagens de erro são boas práti-cas para diminuir o risco de um ataque de Buffer Overflow ou SQL Injection.

II. Na estratégia de Defesa em Profundidade, usamos múltiplos mecanismos redun-dantes e, em caso de falha ou comprometimento de um destes mecanismos, a-inda haverá alguma proteção.

III. Em caso de falha, as defesas devem manter a ameaça excluída, ao invés de admiti-la. Este é o princípio da estratégia de Falhar com Segurança. 

As afirmativas CORRETAS são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

76Q627852 | Informática, Tipos, Gestor em Ciências e Tecnologia, FJP MG, FUMARC

Utilizando o sistema operacional Windows XP, o usuário JOAO criou uma pasta para seus documentos particulares e alterou as permissões NTFS de forma que apenas ele tenha acesso a essa pasta. O administrador do computador, onde a pasta foi criada, deseja acessar as informações criadas por JOAO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

77Q356664 | Contabilidade Geral, Balanço Patrimonial, Gestor em Ciências e Tecnologia, FJP MG, FUMARC

Assinale a afirmativa INCORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

78Q619584 | Informática, Arquitetura de redes, Gestor em Ciências e Tecnologia, FJP MG, FUMARC

Utilizando a máscara de endereçamento de rede 255.255.240.0, marque qual dos seguintes hosts NÃO está na mesma rede:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

79Q603013 | Biblioteconomia, Biblioteconomia, Gestor em Ciências e Tecnologia, FJP MG, FUMARC

O Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas – SNBP – apresenta os seguintes obje-tivos, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

80Q601796 | Biblioteconomia, Automação de Bibliotecas, Gestor em Ciências e Tecnologia, FJP MG, FUMARC

Entre os critérios de avaliação de bases de dados, NÃO se inclui:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.