Questões de Concursos: Grupo Comunicação Jornalista Publicidade e Propaganda Relações Públicas

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1 Q1000807 | Jornalismo, Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, Grupo Comunicação Jornalista Publicidade e Propaganda Relações Públicas, EBSERH, FGV, 2024

Analisando o noticiário sobre mortes, o professor João Batista de Abreu Jr. afirma que de todos os tipos de morte – violenta ou natural – a que mais merece silêncio por parte dos meios de comunicação é, sem dúvida, o suicídio (ABREU, 2020).

Sobre a abordagem do tema na imprensa, o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros

2 Q1000811 | Administração Geral, Missão, Grupo Comunicação Jornalista Publicidade e Propaganda Relações Públicas, EBSERH, FGV, 2024

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) apresentou, em 2023, sua Estratégia de Longo Prazo 2024-2028 e seu Plano de Negócios 2024, que estabelecem diretrizes que guiarão a atuação da empresa na gestão dos hospitais universitários federais nos anos seguintes. A Ebserh anuncia que pretende “consolidar-se como uma rede de hospitais universitários de excelência para o Sistema Único de Saúde (SUS)”.

No contexto de um mapa estratégico, a frase entre aspas deve ser comunicada como a(o) atual

3 Q1000801 | Marketing, Fundamentos Teóricos do Marketing, Grupo Comunicação Jornalista Publicidade e Propaganda Relações Públicas, EBSERH, FGV, 2024

Com o crescimento do marketing digital e da publicidade na web, novos termos e siglas surgiram.

Veja alguns:

1. Churn Rate
2. CPC
3. Conteúdo evergreen
4. CTR
5. Share of Engagement
6. UGC

Esses termos podem ser definidos como:

( ) métrica que compara não apenas as interações, mas quantas pessoas engajaram com o seu conteúdo e com o do seu concorrente;
( ) tipo de conteúdo, como por exemplo um guia de dicas de saúde, que permanece relevante ao longo do tempo;
( ) conteúdo criado pelos próprios usuários das redes sociais, que pode incluir avaliações, fotos, vídeos e postagens relacionadas a uma marca ou um produto;
( ) taxa de cliques encontrada ao dividir o número de cliques recebidos pela quantidade de vezes em que o anúncio foi exibido;
( ) taxa que mostra quantos clientes foram perdidos em um determinado período em relação ao total que se tinha nesse mesmo espaço de tempo;
( ) um dos mais populares formatos de precificação para campanhas de publicidade on-line, que contempla o valor que será pago a cada clique recebido no anúncio.

A correspondência correta, na ordem apresentada, é

4 Q1000803 | Jornalismo, Principais Teorias e Escolas, Grupo Comunicação Jornalista Publicidade e Propaganda Relações Públicas, EBSERH, FGV, 2024

Um dos textos clássicos da Teoria da Comunicação é a Obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica, de Walter Benjamin. Avalie se, para o autor,

I. por princípio a obra de arte sempre foi reprodutível. O que os homens tinham feito sempre pode ser imitado por homens. Tal imitação foi exercitada por alunos para praticarem a arte, por mestres para divulgação das obras e, finalmente, por terceiros ávidos de lucro;
II. a reprodução técnica mais perfeita retoma o aqui e agora da obra de arte: reconstrói sua aura de autenticidade. A reprodução manual, que, regra geral, é considerada uma falsificação deixa de ser considerada falsa através da reprodução técnica, que é aceita como original;
III. a reprodutibilidade técnica da obra de arte altera a relação das massas com a arte, tornando-as cada vez mais exigentes e críticas frente às produções mediadas por equipamentos que garantem a objetividade como ocorre no cinema e na fotografia.

Está correto o que se afirma em

5 Q1000805 | Comunicação Social, Lei de Acesso à Informação na Comunicação Social, Grupo Comunicação Jornalista Publicidade e Propaganda Relações Públicas, EBSERH, FGV, 2024

Os procedimentos previstos na Lei nº 12.527, de 2011, têm como uma de suas diretrizes a observância da publicidade como preceito geral e do sigilo como exceção.

Contudo, a Lei de Acesso à Informação prevê que a informação em poder dos órgãos e entidades públicas, observado o seu teor e em razão de sua imprescindibilidade à segurança da sociedade ou do Estado, poderá ser classificada como

6 Q1000806 | Comunicação Social, Multiplicidade de Conceitos, Grupo Comunicação Jornalista Publicidade e Propaganda Relações Públicas, EBSERH, FGV, 2024

Embora alguns autores afirmem que o conceito de comunicação pública ainda está em construção, já é possível identificar algumas de suas características.

Sobre elas, avalie as afirmativas a seguir.

I. Comunicação pública deve possibilitar que o cidadão expresse suas posições certo de que será ouvido com interesse, que participe ativamente, obtenha orientação, educação e diálogo.
II. A centralidade do processo de comunicação pública restringe-se à instância governamental, que exerce seu direito de definir quais informações devem (ou não) ser disponibilizadas aos cidadãos.
III. A comunicação pública é um bem de natureza individual, e cada cidadão é o único responsável por identificar e solicitar as informações que acredita ter direito.

Está correto o que se afirma em

7 Q1000808 | Jornalismo, Inteligência Artificial no Jornalismo, Grupo Comunicação Jornalista Publicidade e Propaganda Relações Públicas, EBSERH, FGV, 2024

Segundo previsão publicada pelo Instituto Reuters, no início de 2025, a utilização de tecnologias de IA pelas organizações noticiosas continua a aumentar em todas as categorias, com a automatização de back-end (60%) considerada muito importante pelos editores entrevistados, muitos dos quais lançaram kits de ferramentas de IA para apoiar novos fluxos de trabalho este ano. A grande maioria (87%) afirma que as redações estão sendo total ou parcialmente transformadas pela IA, com apenas 13% afirmando nem tanto ou nada”.

Sobre o uso da IA no jornalismo contemporâneo, é correto afirmar que

8 Q1000809 | Relações Públicas, Planejamento Estratégico, Grupo Comunicação Jornalista Publicidade e Propaganda Relações Públicas, EBSERH, FGV, 2024

Avalie as afirmativas a seguir sobre a função estratégica das relações públicas.

I. As relações públicas contribuem para a efetividade de uma organização quando buscam sobrepor os objetivos da empresa às expectativas dos públicos estratégicos, mas dificilmente agregam valor ao negócio.
II. As relações públicas são uma subárea da comunicação, cuja função de planejar e gerir os assuntos públicos e as políticas corporativas para a manutenção dos relacionamentos da organização com seus públicos estratégicos.
III. As relações públicas buscam estabelecer, desenvolver e manter, de forma planejada, vínculos e relacionamentos com pessoas, organizações, públicos e a sociedade, de modo que esses relacionamentos sejam benéficos para os envolvidos.

Está correto apenas o que se afirma em

9 Q1000810 | Relações Públicas, Eventos, Grupo Comunicação Jornalista Publicidade e Propaganda Relações Públicas, EBSERH, FGV, 2024

Leia o texto a seguir sobre a identificação do target para a divulgação de eventos:

Sobre a seleção do público-alvo, é importante desenvolver uma política de segmentação, pois, ao se desenvolver uma campanha de comunicação/divulgação de um evento, o ideal é que ela seja pensada e estruturada visando à satisfação dos interesses de um grupo bastante restrito/direcionado de indivíduos, por meio de um processo denominado segmentação. (NOGUEIRA et al. 2020).

O critério que privilegia variáveis como idade, sexo, renda, classe social, estado civil, ocupação, etnia e quantidade de filhos refere-se à segmentação

10 Q1000812 | Comunicação Social, Inteligência Artificial na Comunicação Social, Grupo Comunicação Jornalista Publicidade e Propaganda Relações Públicas, EBSERH, FGV, 2024

Sobre o impacto das Inteligências Artificiais Generativas, lei o fragmento de texto a seguir.

O cenário da IA Generativa vem se alterando em ritmo acelerado, nos dois anos desde o lançamento do ChatGPT. Tanto as Big Techs, diretamente envolvidas no desenvolvimento e lançamento de modelos cada vez maiores e mais potentes, como uma cultura de empreendedorismo por meio de startups em busca de aproveitar o boom de financiamentos, contribuem para um cenário extremamente dinâmico.
(SAMPAIO, R.C.; SABBATINI, M.; LIMONGI, R.,2024).

Hoje, já é possível buscar IAs em repositórios, como os citados a seguir, à exceção de um. Assinale-o
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